Language
home » decoração têxtil lar » decor e lar » mercado

Mercado

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Texfair: novos caminhos a percorrer

 

Desde que foi inaugurada em maio de 2000, na cidade Blumenau (SC), com apenas 120 marcas, a Texfair do Brasil – Feira Internacional da Indústria Têxtil vem se  consolidando como o principal evento lançador de artigos confeccionados para o varejo. A feira, que começou recebendo um público aproximado de 7 000 compradores, a maioria da região sul, hoje atrai visitantes de todo o país e também do exterior. A última edição, realizada em 2010, reuniu mais de 400 marcas de vestuário, malharia, cama, mesa, banho e decoração, recebendo um total de 24.600 visitantes. Devido a este crescimento, ultimamente vem se cogitando a sua segmentação, uma vez que o mercado de vestuário também mudou e as datas de lançamento das coleções estão cada vez mais antecipadas. Mas, por enquanto, "ainda não tem solução definitiva", garante Renato Valim, diretor executivo do Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário de Blumenau (Sintex), promotor da feira. Ele diz, porém, que fará uma pesquisa junto aos expositores, na próxima edição, (veja box) para definir novos rumos para o evento. Evolução e desafios Em seus dez anos de realização, a Texfair já recebeu mais de 185  mil visitantes.

A expectativa dos organizadores é que a visitação cresça ainda mais, já que o Brasil vive um bom momento econômico. Além disso, com a valorização do real e devido à crise econômica de 2008/09, as empresas têxteis, especialmente as do setor de cama, mesa e banho, que tradicionalmente exportavam para Europa e Estados Unidos, decidiram focar mais o mercado interno e sul-americano. O fato de ser a única feira têxtil abrangente no segmento de têxteis-lar (cama, mesa, banho e tecidos de decoração) a Texfair é aguardada com muita expectativa pelos fabricantes destes produtos, – que nela fazem o lançamento de suas coleções. Outra peculiaridade é que o evento é promovido pelo  Sintex, entidade que representa os interesses de 3.500 empresas, com base em 18 municípios e 40 mil trabalhadores. Quando inaugurou a primeira edição da Texfair, nos Pavilhões da Proeb, atual Vila Germânica, o presidente do Sintex, Ulrich Khun, tinha um desafio, fazer com que a feira situada na região sul do país se transformasse num pólo irradiador de lançamentos para o varejo nacional. “Apesar da grande  concentração de indústrias locais, a feira não foi regional. O setor passava por muitas transformações e as feiras têxteis existentes não satisfaziam as necessidades do mercado. Aí, criouse um vácuo. Faltava um local para um encontro profissional do setor.

Foi então que começamos a olhar o mundo”, disse na época o dirigente. De 2000 até hoje, a Texfair não só cresceu em número de visitantes e expositores como também  diversificou sua atuação. Em 2006, lançou o desfile/show Texfashion, uma forma criativa de exibir os produtos dos expositores. No ano seguinte, após a inauguração das novas instalações do Parque Vila Germânica, chegou a marca de 200 empresas participantes da feira. Com o apoio da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), por meio do Programa Estratégico da Cadeia Têxtil Brasileira (Texbrasil), criado em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) – a Texfair também passou a promover ações de intercâmbios comerciais e tecnológicos entre expositores e compradores de vários países.

Para a 11ª edição, que acontece de 18 a 21 de maio, o Sintex pretende dar continuidade ao projeto Al Invest, iniciado na Texfair 2009, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) que trouxe 13 empresas européias (italianas, suecas, polonesas e inglesas) para realização de negócios durante a feira. O Programa Al Invest foi criado em 1994 pela Comissão Européia e consiste em uma rede de operadores com a missão de facilitar e fortalecer a cooperação econômica entre a Europa e a América Latina.

Modelo Ideal

Conversamos com o diretor executivo do Sintex, Renato Valim, sobre o atual perfil da Texfair e suas possíveis mudanças. Acompanhe.

ITT Press: Depois de uma década de sucesso, este modelo de feira, que reúne num mesmo espaço confecção, malharia e têxteis-lar, ainda é ideal?
 

Renato Valim: Chegamos a 11º edição com a feira totalmente comercializada.
Deveremos ter mais de 200 expositores e acima de 400 marcas. Temos uma pressão maior do setor de cama, mesa e banho porque eles necessitam de estandes grandes para ambientar os espaços onde serão expostos os produtos.

ITT Press: Esta visibilidade maior dos têxteis-lar sugere que a Texfair é uma feira mais voltada para este mercado?

Renato Valim: Desde o seu início, a feira contempla os segmentos de confecção, cama, mesa, banho e malharia.

ITT Press: Mas algumas confecções e malharias têm deixado de expor na Texfair. Já se fala no mercado que a feira deveria ter duas edições, uma para vestuário e outra para moda lar. O que há de concreto nisso?

Renato Valim: O que está acontecendo é uma incompatibilidade de datas por parte de alguns segmentos específicos dentro do setor. As grandes malharias, que antes lançavam seus produtos em meados de junho, anteciparam para a última semana de maio, afim de atender o varejo que compra primavera/verão neste período. Já para as confecções, que possuem marcas próprias e/ou trabalham com sistema de private label, a data da Texfair em maio é considerada “tarde”, pois essas empresas disponibilizam seus produtos no mercado no início de abril. Muitas delas fazem até seis coleções para atender lojistas específicos. O problema é que para as confecções de pequeno e médio porte – grande maioria no país – o mês de abril é muito cedo para lançamento de coleção. Elas não têm a mesma logística e nem a mesma condição das grandes. Portanto, a data da Texfair está perfeitamente adequada para a maioria das indústrias do nosso setor.

ITT Press: Mas e o setor de cama, mesa, banho e decoração. Como fica nessa disputa de datas?

Renato Valim: Para este setor, a feira pode ser realizada tanto em abril, quanto maio ou junho. Eles só fazem um lançamento de coleção por ano e o período ideal é no primeiro semestre.

ITT Press: Para atender os interesses dos três segmentos que participam da feira não seria ideal fazer duas edições por ano, segmentadas?

Renato Valim: Há dois anos, o presidente do Sintex, Ulrich Kuhn, aventou a possibilidade de realizar uma feira para têxteis-lar e outra para confecção em função da nova dinâmica do mercado. Mas, por enquanto, não há nenhuma solução definitiva sobre isso. Anualmente fazemos uma pesquisa junto aos expositores para avaliar o evento. Este ano, faremos uma sondagem para discutir não só esta, mas outras questões de interesse dos expositores. Se for desejo do mercado, haverá duas feiras.

ITT Press: Com todo o crescimento da feira e, caso venha ocorrer duas edições por ano do evento, Blumenau está preparada para atender a demanda dos visitantes?
 

Renato Valim: Vamos continuar trazendo compradores, subsidiando a estadia, etc. A cidade está se adequando e já há projetos de uma nova rede hoteleira e da duplicação da rodoviária. Enquanto esta solução não vem, estabelecemos uma parceria com a rede hoteleira do Balneário Camboriú (distante cerca de 20 quilômetros do aeroporto de Navegantes), que tem capacidade para ofertar mais de 20 mil leitos. Não tenho dúvidas de que a 11 ª edição da Texfair do Brasil será, mais uma vez, um sucesso.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Fonte: ITT Press Trends
Edição: 77
Ano: 2010
Fotos: Edson Pelence

Data de publicação: 08/11/2010

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Padrões gráficos e materiais sustentáveis dominam Heimtextil 2019
Estruturas, padrões gráficos e materiais que promovem a saúde e bem-estar são os sinais das principais tendências da Heimtextil 2019, realizada de 8 a 11 de janeiro, em Frankfurt. A feira internacional, líder para o setor de têxteis-lar, design e decoração, apresentou cenário atrativo para as inovações de 3.025 expositores de 65 países.  2019-02-15 - Tags: heimtextil 2019 padroes graficos art deco fio fantasia trevira cs tecnografica cerda fabrics essegomma mimaki tessa koops messe frankfurt

SouQ lança coleção com itens exclusivos para marcar a chegada do inverno
SouQ, marca brasileira dedicada à curadoria de produtos para lifestyle, lança coleção Inverno 2019 para a linha Casa. O mood para a curadoria das novas peças foi o aconchego e, para compor o tema da coleção, a marca traz peças que traduzem a beleza da natureza - fibras naturais, estampas e cores dão vida à coleção e materializam o conceito pensado para a nova linha.  2019-02-14 - Tags: souq lifestyle frida kahlo traudi guida decor decoracao objetos

Trisoft destaca diferenças entre isolamento e absorção sonora
Frequentar um ambiente sem precisar gritar ou expor a intimidade junto a outras pessoas pode ser o diferencial em um negócio. Ambientes com excesso de ruídos ou barulhos provenientes de ambientes internos ou externos podem desencadear problemas diretos ao comércio e inclusive à saúde de seus frequentadores e colaboradores, como o aumento de estresse, produtividade reduzida e dores de cabeça.  2019-02-13 - Tags: absorcao sonora isosoft wall fibras de garrafas pet placas de gesso acartonado trisoft mauricio cohab

Duas maiores feiras do segmento casa acontecem em fevereiro
A 38ª Abup Home & Gift e a 7ª Têxtil & Home, as duas maiores e mais completas feiras da América Latina nos segmentos de decoração, presentes, utilidades domésticas, mobiliário e linha têxtil, acontecerão no mesmo período, de 16 a 19 de fevereiro de 2019, e no mesmo espaço, no São Paulo Expo.  2019-02-11 - Tags: abup home decoracao presentes utilidades domesticas mesa posta mobiliario textil

Ativos encapsulados em roupas de cama promovem sono profundo
Milhões de pessoas no mundo sofrem de insônia ou de outros distúrbios que prejudicam a qualidade do sono. Para ajudar a revitalizar o corpo durante o repouso, a Devan Chemicals, empresa especializada em acabamento têxtil, com sede em Ronse, na Bélgica, apresentou uma linha de acabamentos funcionais R-Vital, que mistura ubiquinol (Q10), algas marinhas e óleo de tomilho, para aplicação em têxteis-lar.  2019-01-18 - Tags: devan chemicals belgica heimetextil canabidiol raiz de valeriana sleepwear kaneka corp acabamento textil

Heimtextil 2019 mostra um novo conceito para seu crescimento
Uma vez mais, a Heimtextil está acontecendo em Frankfurt am Main, de hoje, 08 até a próxima sexta-feira, dia 11 de janeiro de 2019 e com sucesso absoluto no aumento dos expositores. Na edição anterior com 3.025 expositores de 65 países, ela continua tão forte e reconhecida internacionalmente como tem sido há 15 anos.  2019-01-11 - Tags: heimtextil 2019 frankfurt am main trend space toward utopia london franklintill studio interior architecture hospitality expo bed & bath fashion

Heimtextil mostra como dormir melhor no futuro
A próxima edição da Heimtextil, que acontecerá de 8 a11 de janeiro, em Frankfurt Main, apresentará soluções para o novo “Sono! O Fórum do Futuro”, onde especialistas internacionais trarão as mais recentes descobertas e inovações têxteis que possam garantir uma noite de repouso tranquila.  2018-12-20 - Tags: heimtextil 2019 german sleep foundation future of sleep ingo fietze nick littlehales karen lohnert sleeperoo dr juliane hedderich

Tok&Stok traz decoração para as Festas de final de ano com a tendência Regional
A Tok&Stok traz tendências para todos os gostos nesse final de ano. Para as casas mais tradicionais, a tendência Regional traz adornos e enfeites para encantar moradores e convidados. A marca lança a coleção Magic Forest em tons dourados.  2018-12-19 - Tags: tendencia regional magic forest papai noel decoracao tons dourados

Decorelli® lança toalha 'Trenó' para decorar no Natal
Chega o fim do ano e o clima de Natal começa a invadir as residências. Seja na sala de jantar, na cozinha ou área gourmet, uma toalha com motivos natalinos pode proporcionar um visual especial na decoração. Inspirada no tema, a Cipatex®, por meio da marca de toalhas de mesa Decorelli®, lança este ano a estampa “Trenó”.  2018-12-14 - Tags: cipatex natal decorelli noite feliz motivos natalinos toalhas de mesa

Karl Mayer mostra tecnologia para têxteis-lar na Heimtextil
Pela primeira vez após 40 anos, a Karl Mayer, grande fabricante alemão de máquinas têxteis, estará presente na Heimtextil 2019, maior feira mundial do setor de decoração, que ocorrerá entre 8 e 11 de janeiro, em Frankfurt, participando do espaço Obertshausen, no segmento de malharia de urdume.  2018-12-14 - Tags: heimtextil 2019 karl mayer frankfurt weft fashion terry eco setor de decoracao

Marcelo Sommer lança nova coleção com duas linhas inéditas: Toile Urbaine e Lucky
O universo lúdico de Marcelo Sommer transforma-se em mais uma coleção para a Tok&Stok. O estilista preparou duas linhas inéditas, batizadas de Toile Urbaine e Lucky, para trazer mais design, sofisticação e peças incríveis e assinadas para a decoração. Os produtos acabam de chegar em todas as lojas da marca e poderão também ser encontradas no site  2018-12-07 - Tags: marcelo sommer toile urbaine lucky tok&stok toile du jouy decoracao design interiores

Decorelli Arte chega para dar estilo descontraído aos ambientes
A Cipatex® aposta em estampas descontraídas e multicoloridas para lançar uma nova linha de revestimentos sintéticos. Em 12 versões, o material pode ser usado para revestir móveis, como poltronas e pufes, levando charme e personalidade aos ambientes. É o estilo perfeito para sair do padrão tradicional e criar um ar mais despojado e criativo.  2018-12-03 - Tags: cipatex revestimentos sinteticos love paris marine cactos azulejo portugues e ornamental mosaico route locations placas marine cactos fauna quadrinhos puzzle

Toalhas de praia da Altenburg chegam com quatro estampas exclusivas
Na praia, no campo, parque ou piscina, a toalha é um item essencial para curtir o verão. Sucesso na Europa, agora a peça em formato redondo também ganha espaço na nova linha da Altenburg, uma das principais marcas de cama e banho do país.  2018-11-23 - Tags: altenburg colecao brasileirissimas patricia higino farol tropicalia iara ipanema toalhas de praia

Tok&Stok mostra como preparar a casa para as Festas de final de ano
A Tok&Stok acredita que a casa pode ter o estilo de seu morador. Assim, a coleção Festas 2018/2019 contempla também os amantes do fun design com a linha Migos&Risos. Repleta de cor, amor e com uma pitada de ousadia e irreverência, ela desperta os melhores sentimentos para as comemorações de fim de ano.  2018-11-14 - Tags: tokstok festas 2018 migosrisos papais noeis caleidocolor decoracao

Karsten lança coleção de Natal celebrando o Tempo
O tempo do Natal nos convida a preparar a casa e o coração e experimentar mais uma vez aquela nostalgia acolhedora que nos envolve a cada ano. O Natal tem o poder de encantar, de reunir e renovar a esperança no amor. É tempo de agradecer, presentear e dividir o melhor de nós com quem mais amamos. Para celebrar o Natal e o Tempo, a Karsten preparou uma coleção especial com 17 lançamentos.  2018-11-01 - Tags: tempo do natal karsten natal decoracao tempo toalhas de mesa sempre limpa venturini

Arte têxtil aparece novamente nas paredes mostrando novas interpretações e usos
Tire da cabeça a ideia de que tapeçaria e arazzo são coisas do passado. Eles voltaram a enfeitar os ambientes, agora em versões únicas, que evidenciam os mínimos detalhes. E qual é a diferença entre arazzo e tapeçaria? Francesca Alzati, diretora criativa da By Kamy, pioneira em explorar novas plataformas de arte, explica a diferença.  2018-10-18 - Tags: by kamy francesca alzati arazzo tapecaria mezzo punto decoracao arte textil artes decorativas

Heimtextil expande oferta em móveis e tecidos decorativos
Com mais de 400 fabricantes internacionais, a gama de produtos decorativos, bem como estofados e couro artificial está mais ampla do que nunca. A principal feira mundial de têxteis para o lar que acontecerá entre os dias 8 a 11 de janeiro de 2019, em Frankfurt am Main para a temporada 2019/2020, estará expandindo ainda mais a oferta de produtos e serviços.  2018-10-11 - Tags: frankfurt am main heimtextil 2019 gruppo mastrotto manifattura tessile di nole martinelli ginetto mca prosetex e sirio tendaggi. boelert & moens de poortere frères symphony mills decoracao interior architecture hospitality expo

Feira homenageia os artistas e artesãos no Unibes Cultural
A próxima edição da Feira na Rosenbaum também homenageia os artistas e artesãos da Ilha do Ferro. O povoado, localizado no município de Pão de Açúcar, em Alagoas, fica na margem do Rio São Francisco e concentra uma das maiores populações de artesãos do Brasil.  2018-10-02 - Tags: unibes cultural feira na rosenbaum cris rosenbaum fabiano al makul

32 anos produzindo têxteis para decoração de forma ecológica e sustentável
O Brasil é o quinto maior produtor textil do mundo, atrás da China, Índia, Estados Unidos e Paquistão. E tem a oportunidade de ganhar relevância global nas áreas de algodão orgânico, de acordo com o estudo “Cadeia Global de Valor”, da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT). A previsão é de maior destaque para produtos que envolvam sustentabilidade na sua produção.  2018-09-28 - Tags: ecocert paraiba santa luzia redes armando dantas embrapa slow living pet

Ronaldo Fraga na melhor conexão com o hotel Grand Mercure
Grand Mercure é a marca da AccorHotels mais enraizada nas tradições e histórias das localidades onde se encontra, proporcionando uma rica experiência aos seus clientes. Para trazer ainda mais personalidade à marca no Brasil, a AccorHotels escolheu um embaixador que capta a essência da cultura brasileira: Ronaldo Fraga.  2018-09-28 - Tags: grand mercure accorhotels ronaldo fraga artigos para casa grand mercure recife boa viagem