Language
home » decoração têxtil lar » decor e lar » mercado

Mercado

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Texfair: novos caminhos a percorrer

 

Desde que foi inaugurada em maio de 2000, na cidade Blumenau (SC), com apenas 120 marcas, a Texfair do Brasil – Feira Internacional da Indústria Têxtil vem se  consolidando como o principal evento lançador de artigos confeccionados para o varejo. A feira, que começou recebendo um público aproximado de 7 000 compradores, a maioria da região sul, hoje atrai visitantes de todo o país e também do exterior. A última edição, realizada em 2010, reuniu mais de 400 marcas de vestuário, malharia, cama, mesa, banho e decoração, recebendo um total de 24.600 visitantes. Devido a este crescimento, ultimamente vem se cogitando a sua segmentação, uma vez que o mercado de vestuário também mudou e as datas de lançamento das coleções estão cada vez mais antecipadas. Mas, por enquanto, "ainda não tem solução definitiva", garante Renato Valim, diretor executivo do Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário de Blumenau (Sintex), promotor da feira. Ele diz, porém, que fará uma pesquisa junto aos expositores, na próxima edição, (veja box) para definir novos rumos para o evento. Evolução e desafios Em seus dez anos de realização, a Texfair já recebeu mais de 185  mil visitantes.

A expectativa dos organizadores é que a visitação cresça ainda mais, já que o Brasil vive um bom momento econômico. Além disso, com a valorização do real e devido à crise econômica de 2008/09, as empresas têxteis, especialmente as do setor de cama, mesa e banho, que tradicionalmente exportavam para Europa e Estados Unidos, decidiram focar mais o mercado interno e sul-americano. O fato de ser a única feira têxtil abrangente no segmento de têxteis-lar (cama, mesa, banho e tecidos de decoração) a Texfair é aguardada com muita expectativa pelos fabricantes destes produtos, – que nela fazem o lançamento de suas coleções. Outra peculiaridade é que o evento é promovido pelo  Sintex, entidade que representa os interesses de 3.500 empresas, com base em 18 municípios e 40 mil trabalhadores. Quando inaugurou a primeira edição da Texfair, nos Pavilhões da Proeb, atual Vila Germânica, o presidente do Sintex, Ulrich Khun, tinha um desafio, fazer com que a feira situada na região sul do país se transformasse num pólo irradiador de lançamentos para o varejo nacional. “Apesar da grande  concentração de indústrias locais, a feira não foi regional. O setor passava por muitas transformações e as feiras têxteis existentes não satisfaziam as necessidades do mercado. Aí, criouse um vácuo. Faltava um local para um encontro profissional do setor.

Foi então que começamos a olhar o mundo”, disse na época o dirigente. De 2000 até hoje, a Texfair não só cresceu em número de visitantes e expositores como também  diversificou sua atuação. Em 2006, lançou o desfile/show Texfashion, uma forma criativa de exibir os produtos dos expositores. No ano seguinte, após a inauguração das novas instalações do Parque Vila Germânica, chegou a marca de 200 empresas participantes da feira. Com o apoio da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), por meio do Programa Estratégico da Cadeia Têxtil Brasileira (Texbrasil), criado em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) – a Texfair também passou a promover ações de intercâmbios comerciais e tecnológicos entre expositores e compradores de vários países.

Para a 11ª edição, que acontece de 18 a 21 de maio, o Sintex pretende dar continuidade ao projeto Al Invest, iniciado na Texfair 2009, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) que trouxe 13 empresas européias (italianas, suecas, polonesas e inglesas) para realização de negócios durante a feira. O Programa Al Invest foi criado em 1994 pela Comissão Européia e consiste em uma rede de operadores com a missão de facilitar e fortalecer a cooperação econômica entre a Europa e a América Latina.

Modelo Ideal

Conversamos com o diretor executivo do Sintex, Renato Valim, sobre o atual perfil da Texfair e suas possíveis mudanças. Acompanhe.

ITT Press: Depois de uma década de sucesso, este modelo de feira, que reúne num mesmo espaço confecção, malharia e têxteis-lar, ainda é ideal?
 

Renato Valim: Chegamos a 11º edição com a feira totalmente comercializada.
Deveremos ter mais de 200 expositores e acima de 400 marcas. Temos uma pressão maior do setor de cama, mesa e banho porque eles necessitam de estandes grandes para ambientar os espaços onde serão expostos os produtos.

ITT Press: Esta visibilidade maior dos têxteis-lar sugere que a Texfair é uma feira mais voltada para este mercado?

Renato Valim: Desde o seu início, a feira contempla os segmentos de confecção, cama, mesa, banho e malharia.

ITT Press: Mas algumas confecções e malharias têm deixado de expor na Texfair. Já se fala no mercado que a feira deveria ter duas edições, uma para vestuário e outra para moda lar. O que há de concreto nisso?

Renato Valim: O que está acontecendo é uma incompatibilidade de datas por parte de alguns segmentos específicos dentro do setor. As grandes malharias, que antes lançavam seus produtos em meados de junho, anteciparam para a última semana de maio, afim de atender o varejo que compra primavera/verão neste período. Já para as confecções, que possuem marcas próprias e/ou trabalham com sistema de private label, a data da Texfair em maio é considerada “tarde”, pois essas empresas disponibilizam seus produtos no mercado no início de abril. Muitas delas fazem até seis coleções para atender lojistas específicos. O problema é que para as confecções de pequeno e médio porte – grande maioria no país – o mês de abril é muito cedo para lançamento de coleção. Elas não têm a mesma logística e nem a mesma condição das grandes. Portanto, a data da Texfair está perfeitamente adequada para a maioria das indústrias do nosso setor.

ITT Press: Mas e o setor de cama, mesa, banho e decoração. Como fica nessa disputa de datas?

Renato Valim: Para este setor, a feira pode ser realizada tanto em abril, quanto maio ou junho. Eles só fazem um lançamento de coleção por ano e o período ideal é no primeiro semestre.

ITT Press: Para atender os interesses dos três segmentos que participam da feira não seria ideal fazer duas edições por ano, segmentadas?

Renato Valim: Há dois anos, o presidente do Sintex, Ulrich Kuhn, aventou a possibilidade de realizar uma feira para têxteis-lar e outra para confecção em função da nova dinâmica do mercado. Mas, por enquanto, não há nenhuma solução definitiva sobre isso. Anualmente fazemos uma pesquisa junto aos expositores para avaliar o evento. Este ano, faremos uma sondagem para discutir não só esta, mas outras questões de interesse dos expositores. Se for desejo do mercado, haverá duas feiras.

ITT Press: Com todo o crescimento da feira e, caso venha ocorrer duas edições por ano do evento, Blumenau está preparada para atender a demanda dos visitantes?
 

Renato Valim: Vamos continuar trazendo compradores, subsidiando a estadia, etc. A cidade está se adequando e já há projetos de uma nova rede hoteleira e da duplicação da rodoviária. Enquanto esta solução não vem, estabelecemos uma parceria com a rede hoteleira do Balneário Camboriú (distante cerca de 20 quilômetros do aeroporto de Navegantes), que tem capacidade para ofertar mais de 20 mil leitos. Não tenho dúvidas de que a 11 ª edição da Texfair do Brasil será, mais uma vez, um sucesso.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Fonte: ITT Press Trends
Edição: 77
Ano: 2010
Fotos: Edson Pelence

Data de publicação: 08/11/2010

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Karsten lança coleção de Natal celebrando o Tempo
O tempo do Natal nos convida a preparar a casa e o coração e experimentar mais uma vez aquela nostalgia acolhedora que nos envolve a cada ano. O Natal tem o poder de encantar, de reunir e renovar a esperança no amor. É tempo de agradecer, presentear e dividir o melhor de nós com quem mais amamos. Para celebrar o Natal e o Tempo, a Karsten preparou uma coleção especial com 17 lançamentos.  2018-11-01 - Tags: tempo do natal karsten natal decoracao tempo toalhas de mesa sempre limpa venturini

Arte têxtil aparece novamente nas paredes mostrando novas interpretações e usos
Tire da cabeça a ideia de que tapeçaria e arazzo são coisas do passado. Eles voltaram a enfeitar os ambientes, agora em versões únicas, que evidenciam os mínimos detalhes. E qual é a diferença entre arazzo e tapeçaria? Francesca Alzati, diretora criativa da By Kamy, pioneira em explorar novas plataformas de arte, explica a diferença.  2018-10-18 - Tags: by kamy francesca alzati arazzo tapecaria mezzo punto decoracao arte textil artes decorativas

Heimtextil expande oferta em móveis e tecidos decorativos
Com mais de 400 fabricantes internacionais, a gama de produtos decorativos, bem como estofados e couro artificial está mais ampla do que nunca. A principal feira mundial de têxteis para o lar que acontecerá entre os dias 8 a 11 de janeiro de 2019, em Frankfurt am Main para a temporada 2019/2020, estará expandindo ainda mais a oferta de produtos e serviços.  2018-10-11 - Tags: frankfurt am main heimtextil 2019 gruppo mastrotto manifattura tessile di nole martinelli ginetto mca prosetex e sirio tendaggi. boelert & moens de poortere frères symphony mills decoracao interior architecture hospitality expo

Feira homenageia os artistas e artesãos no Unibes Cultural
A próxima edição da Feira na Rosenbaum também homenageia os artistas e artesãos da Ilha do Ferro. O povoado, localizado no município de Pão de Açúcar, em Alagoas, fica na margem do Rio São Francisco e concentra uma das maiores populações de artesãos do Brasil.  2018-10-02 - Tags: unibes cultural feira na rosenbaum cris rosenbaum fabiano al makul

32 anos produzindo têxteis para decoração de forma ecológica e sustentável
O Brasil é o quinto maior produtor textil do mundo, atrás da China, Índia, Estados Unidos e Paquistão. E tem a oportunidade de ganhar relevância global nas áreas de algodão orgânico, de acordo com o estudo “Cadeia Global de Valor”, da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT). A previsão é de maior destaque para produtos que envolvam sustentabilidade na sua produção.  2018-09-28 - Tags: ecocert paraiba santa luzia redes armando dantas embrapa slow living pet

Ronaldo Fraga na melhor conexão com o hotel Grand Mercure
Grand Mercure é a marca da AccorHotels mais enraizada nas tradições e histórias das localidades onde se encontra, proporcionando uma rica experiência aos seus clientes. Para trazer ainda mais personalidade à marca no Brasil, a AccorHotels escolheu um embaixador que capta a essência da cultura brasileira: Ronaldo Fraga.  2018-09-28 - Tags: grand mercure accorhotels ronaldo fraga artigos para casa grand mercure recife boa viagem

Altenburg lança travesseiro com regulagem de altura voltado para hotelaria
Maior produtora de travesseiros do Brasil e uma das mais importantes marcas de cama e banho do país, a Altenburg traz novidades também para um segmento fundamental para o negócio: as hospedagens e spas. Com uma divisão dedicada especialmente ao setor, a companhia lança em setembro um produto inovador: um travesseiro com regulagem de altura.  2018-09-21 - Tags: equipotel altenburg rose molon smart zip toque de pluma travesseiros hotelaria

Estilista carioca imprime sua moda autoral e autêntica em móveis e objetos
Inaugurado em agosto no Shopping Leblon, o primeiro endereço do ad.studio por Paloma Danemberg reafirma sua vocação para levar o antiquário ao século 21 com o lançamento de uma seleção de móveis e objetos customizados por Isabela Capeto. Nome de peso da moda carioca, Isabela aplicou tecidos com estamparia exclusiva em objetos garimpados mundo afora por Paloma Danemberg como cadeiras, poltronas, abajures e chaveiros.  2018-09-19 - Tags: shopping leblon isabela capeto paloma danemberg antonio bokel decoracao mobiliario

'Toward Utopia' norteia as tendências que serão apresentadas na Heimtextil 2019
Heimtextil, a maior e mais importante feira internacional de têxteis-lar, será realizada de 8 a 11 de janeiro de 2019, em Frankfurt am Main. Sendo a primeira feira do ano do setor, ela é um barômetro para todo o ano comercial. O evento considerado líder congrega, além do design e das tendências de interiores, fabricantes, distribuidores e designers internacionais que apresentam seus produtos e inovações para uma grande audiência de visitantes e profissionais de todo o mundo.  2018-09-06 - Tags: heimtextil frankfurt am main toward utopia heimtextil 2019 franklintill toward utopia embrace indulgence escape reality pursue play

Adriana Barra assina espaço conceitual durante para a Vallvé
A designer Adriana Barra, precursora de uma onda de estamparia no país, emprestou seu olhar e curadoria para desenhar um espaço conceitual criado para a Vallvé, marca brasileira tradicional no conceito de salas de banho. O ambiente trata-se de uma sala de banho idealizada por Adriana Barra e batizada de Botaniponica.  2018-09-04 - Tags: adriana barra vallve botaniponica japonismo arnaldo danemberg decoracao estamparia papel de parede

WGSN aposta na Neo Mint para cor do ano de 2020
Um tom de verde suave, mentolado e relaxante, chamado de "Neo Mint", vai dominar o décor e as passarelas em 2020 segundo a WGSN, empresa líder mundial em tendências e previsões. Outras cores que já apareceram em anos anteriores, como laranja, amarelo, roxo e azul, voltarão com novas nuances para agradar uma geração moderna e conectada.  2018-08-29 - Tags: wgsn neo mint nasa purist blue cassis cantaloupe mellow yellow 2020

Métodos tradicionais e novas técnicas se fundem nas coleções de Paula Ferber Casa
Depois de anos de trabalho na indústria da moda, em especial a calçadista, Paula Ferber cria coleção de objetos para casa em 2017, um alegre enclave de peças inspiradas em experiências criativas de sua vida. Ao herdar uma fábrica de artesãos em Muzambinho – MG, a designer dá continuidade ao ofício do artesanato em tressê e crochê realizados por moradores da cidade preservando saberes e desenvolvimento local.  2018-08-28 - Tags: paula ferber paula ferber linha casa paula ferber muzambinho paula ferber vernah dw

Donatelli Tecidos apresenta coleção assinada por Maraí Valente
Assinada pela designer Maraí Valente do estúdio Pellle, a coleção WOODBLOCK tem como inspiração a técnica de estamparia conhecida como Woodblocks, blocos esculpidos em madeira. A técnica de impressão originária da China, dinastia Tang 618-906, foi introduzida na Índia, no estado do Rajastão, há apenas quatrocentos anos e hoje é mundialmente conhecida como Bagru.  2018-08-24 - Tags: woodblock marai valente estudio pellle estamparia tecelares xilogravura donatelli tecidos

Design Weekend: Manifesto Tramas das Artes
"A arte pode ser qualquer coisa desde que o artista diga que sim.". Icônica frase de Marcel Duchamp, artista francês tido como o mestre da ideia de ready made como objeto de arte, transportando com audácia elementos da vida cotidiana para o universo desbravador das artes.  2018-08-17 - Tags: design weekend luisa editore monica millan nicole tomazi niobe xando gilvan samico di cavalcanti tarsila do amaral daniella bauer by kamy manifesto tramas das artes

Sublimação vira tendência no setor de festas e eventos
Painéis desenvolvidos a partir de impressão sublimática são cada vez mais utilizados na decoração e temas que vão desde personagens de desenhos animados até paisagens que ganham vivacidade através da técnica.  2018-08-16 - Tags: impressao digital sublimatica associacao brasileira de eventos global quimica & moda decoracao

Abup Home & Gift apresenta o Projeto Célula com o melhor do design brasileiro
A Abup Home & Gift, que acontece de 15 a 18 de agosto oferece a melhor seleção de produtos para casa e os principais lançamentos de decoração, presentes, utilidades domésticas, mesa posta e artigos para cama, mesa e banho das grandes marcas da indústria e de importados.  2018-08-15 - Tags: projeto celula marco 500 feira na rosenbaum abup home & gift abup cris rosenbaum casa bonita mcassab anova trade imeltron cosi home greghi design marcia limmanii marcos quintas mercatto casa m.o.a. estúdio modifica designer monica carvalho & klaus schneider objeto comum o designer artesao paola muller traço objetos studiopod sui objetos suka braga wet and wood

Doural Jardins tem novo showroom de tapetes
Localizada na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, a Doural Jardins agora com um super Showroom de Tapetes! No espaço, totalmente repaginado para proporcionar mais conforto aos clientes e para abrigar uma quantidade enorme de opções, é possível encontrar tapetes Abdalla, São Carlos, Cartago, Tapetah, entre outras marcas.  2018-08-02 - Tags: alameda gabriel monteiro da silva showroom de tapetes abdalla sao carlos cartago tapetah

Abup Têxtil reúne principais players do mercado têxtil para decoração e têxtil-lar
Em sua sexta edição, o Abup Têxtil, configura como o maior salão brasileiro de negócios para empresas, fabricantes e distribuidores do segmento. A feira dita as tendências em tapetes, cortinas, almofadas, complementos, tecidos de decoração e produtos de cama, mesa e banho e exibe os principais lançamentos.  2018-07-27 - Tags: abup textil textil mercado textil decoracao altenburg corttex

Altenburg lança novidades na Abup Têxtil 2018 em São Paulo
Os visitantes irão se surpreender com a participação da Altenburg na Abup Têxtil 2018, que vai de 6 a 9 de agosto no Pro Magno, em São Paulo (SP). A marca, conhecida por ser a principal produtora de travesseiros do Brasil e uma das líderes no mercado de peças para a cama, vai apresentar novidades no evento e ainda promover a troca de conhecimento entre os visitantes e a equipe de estilo.  2018-07-23 - Tags: abup textil 2018 altenburg pro magno patricia higino decoracao

Promoção de jovens talentos na Heimtextil 2019
A união entre jovens empresas e os futuros criadores de produtos têxteis apresentarão suas inspirações e desenvolvimentos inovadores na próxima edição da Heimtextil, de 8 a 11 de janeiro de 2019, em Frankfurt am Main. Com um amplo programa de promoção de talentos e uma nova competição, a Heimtextil está colocando os profissionais recém-chegados no centro das atenções.  2018-07-13 - Tags: olaf schmidt messe frankfurt heimtextil 2019 house of textile design textil decoracao