Language
home » decoração têxtil lar » decor e lar » mercado

Mercado

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Texfair: novos caminhos a percorrer

 

Desde que foi inaugurada em maio de 2000, na cidade Blumenau (SC), com apenas 120 marcas, a Texfair do Brasil – Feira Internacional da Indústria Têxtil vem se  consolidando como o principal evento lançador de artigos confeccionados para o varejo. A feira, que começou recebendo um público aproximado de 7 000 compradores, a maioria da região sul, hoje atrai visitantes de todo o país e também do exterior. A última edição, realizada em 2010, reuniu mais de 400 marcas de vestuário, malharia, cama, mesa, banho e decoração, recebendo um total de 24.600 visitantes. Devido a este crescimento, ultimamente vem se cogitando a sua segmentação, uma vez que o mercado de vestuário também mudou e as datas de lançamento das coleções estão cada vez mais antecipadas. Mas, por enquanto, "ainda não tem solução definitiva", garante Renato Valim, diretor executivo do Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário de Blumenau (Sintex), promotor da feira. Ele diz, porém, que fará uma pesquisa junto aos expositores, na próxima edição, (veja box) para definir novos rumos para o evento. Evolução e desafios Em seus dez anos de realização, a Texfair já recebeu mais de 185  mil visitantes.

A expectativa dos organizadores é que a visitação cresça ainda mais, já que o Brasil vive um bom momento econômico. Além disso, com a valorização do real e devido à crise econômica de 2008/09, as empresas têxteis, especialmente as do setor de cama, mesa e banho, que tradicionalmente exportavam para Europa e Estados Unidos, decidiram focar mais o mercado interno e sul-americano. O fato de ser a única feira têxtil abrangente no segmento de têxteis-lar (cama, mesa, banho e tecidos de decoração) a Texfair é aguardada com muita expectativa pelos fabricantes destes produtos, – que nela fazem o lançamento de suas coleções. Outra peculiaridade é que o evento é promovido pelo  Sintex, entidade que representa os interesses de 3.500 empresas, com base em 18 municípios e 40 mil trabalhadores. Quando inaugurou a primeira edição da Texfair, nos Pavilhões da Proeb, atual Vila Germânica, o presidente do Sintex, Ulrich Khun, tinha um desafio, fazer com que a feira situada na região sul do país se transformasse num pólo irradiador de lançamentos para o varejo nacional. “Apesar da grande  concentração de indústrias locais, a feira não foi regional. O setor passava por muitas transformações e as feiras têxteis existentes não satisfaziam as necessidades do mercado. Aí, criouse um vácuo. Faltava um local para um encontro profissional do setor.

Foi então que começamos a olhar o mundo”, disse na época o dirigente. De 2000 até hoje, a Texfair não só cresceu em número de visitantes e expositores como também  diversificou sua atuação. Em 2006, lançou o desfile/show Texfashion, uma forma criativa de exibir os produtos dos expositores. No ano seguinte, após a inauguração das novas instalações do Parque Vila Germânica, chegou a marca de 200 empresas participantes da feira. Com o apoio da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), por meio do Programa Estratégico da Cadeia Têxtil Brasileira (Texbrasil), criado em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) – a Texfair também passou a promover ações de intercâmbios comerciais e tecnológicos entre expositores e compradores de vários países.

Para a 11ª edição, que acontece de 18 a 21 de maio, o Sintex pretende dar continuidade ao projeto Al Invest, iniciado na Texfair 2009, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) que trouxe 13 empresas européias (italianas, suecas, polonesas e inglesas) para realização de negócios durante a feira. O Programa Al Invest foi criado em 1994 pela Comissão Européia e consiste em uma rede de operadores com a missão de facilitar e fortalecer a cooperação econômica entre a Europa e a América Latina.

Modelo Ideal

Conversamos com o diretor executivo do Sintex, Renato Valim, sobre o atual perfil da Texfair e suas possíveis mudanças. Acompanhe.

ITT Press: Depois de uma década de sucesso, este modelo de feira, que reúne num mesmo espaço confecção, malharia e têxteis-lar, ainda é ideal?
 

Renato Valim: Chegamos a 11º edição com a feira totalmente comercializada.
Deveremos ter mais de 200 expositores e acima de 400 marcas. Temos uma pressão maior do setor de cama, mesa e banho porque eles necessitam de estandes grandes para ambientar os espaços onde serão expostos os produtos.

ITT Press: Esta visibilidade maior dos têxteis-lar sugere que a Texfair é uma feira mais voltada para este mercado?

Renato Valim: Desde o seu início, a feira contempla os segmentos de confecção, cama, mesa, banho e malharia.

ITT Press: Mas algumas confecções e malharias têm deixado de expor na Texfair. Já se fala no mercado que a feira deveria ter duas edições, uma para vestuário e outra para moda lar. O que há de concreto nisso?

Renato Valim: O que está acontecendo é uma incompatibilidade de datas por parte de alguns segmentos específicos dentro do setor. As grandes malharias, que antes lançavam seus produtos em meados de junho, anteciparam para a última semana de maio, afim de atender o varejo que compra primavera/verão neste período. Já para as confecções, que possuem marcas próprias e/ou trabalham com sistema de private label, a data da Texfair em maio é considerada “tarde”, pois essas empresas disponibilizam seus produtos no mercado no início de abril. Muitas delas fazem até seis coleções para atender lojistas específicos. O problema é que para as confecções de pequeno e médio porte – grande maioria no país – o mês de abril é muito cedo para lançamento de coleção. Elas não têm a mesma logística e nem a mesma condição das grandes. Portanto, a data da Texfair está perfeitamente adequada para a maioria das indústrias do nosso setor.

ITT Press: Mas e o setor de cama, mesa, banho e decoração. Como fica nessa disputa de datas?

Renato Valim: Para este setor, a feira pode ser realizada tanto em abril, quanto maio ou junho. Eles só fazem um lançamento de coleção por ano e o período ideal é no primeiro semestre.

ITT Press: Para atender os interesses dos três segmentos que participam da feira não seria ideal fazer duas edições por ano, segmentadas?

Renato Valim: Há dois anos, o presidente do Sintex, Ulrich Kuhn, aventou a possibilidade de realizar uma feira para têxteis-lar e outra para confecção em função da nova dinâmica do mercado. Mas, por enquanto, não há nenhuma solução definitiva sobre isso. Anualmente fazemos uma pesquisa junto aos expositores para avaliar o evento. Este ano, faremos uma sondagem para discutir não só esta, mas outras questões de interesse dos expositores. Se for desejo do mercado, haverá duas feiras.

ITT Press: Com todo o crescimento da feira e, caso venha ocorrer duas edições por ano do evento, Blumenau está preparada para atender a demanda dos visitantes?
 

Renato Valim: Vamos continuar trazendo compradores, subsidiando a estadia, etc. A cidade está se adequando e já há projetos de uma nova rede hoteleira e da duplicação da rodoviária. Enquanto esta solução não vem, estabelecemos uma parceria com a rede hoteleira do Balneário Camboriú (distante cerca de 20 quilômetros do aeroporto de Navegantes), que tem capacidade para ofertar mais de 20 mil leitos. Não tenho dúvidas de que a 11 ª edição da Texfair do Brasil será, mais uma vez, um sucesso.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Fonte: ITT Press Trends
Edição: 77
Ano: 2010
Fotos: Edson Pelence

Data de publicação: 08/11/2010

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Tok&Stok oferece soluções inteligentes para a adaptação de escritórios no pós-quarentena
Com a retomada gradual das atividades em algumas cidades brasileiras, muitos escritórios estão se adaptando às novas regras de comportamento social, como o espaçamento entre as mesas e novos formatos de reuniões. Esses protocolos de segurança pós-pandemia, impactam no ambiente de trabalho e como interagimos com ele.  2020-07-10 - Tags: mauricio ferro tokestock home office organizadores espaços ambientes home office cadeiras ergonomicas ambiente de trabalho

Etna apresenta itens que aquecem o ambiente no inverno
Quando o mês de julho se aproxima já sabemos que a época mais fria do ano chegou. O inverno costuma ter temperaturas mais baixas do que o normal, por isso, a casa precisa de uma decoração muito acolhedora para suportar todo esse frio. Para aquecer os ambientes da sua casa não são necessárias mudanças complexas, alguns itens podem deixá-la quentinha e confortável.  2020-07-03 - Tags: decoracao inverno ambiente conforto aquecer decoracao mantas almofada

Nova marca de design estreia com projeto inovador e focado na nova economia
Em junho, vai ao ar a primeira plataforma baseada no desenho equilibrado e essencial, que valoriza tanto o trabalho artesanal quanto a tecnologia industrial: nasce a + 55 Design. Conceitualmente, o projeto conta com produtos complementares assinados com exclusividade, certificados com o selo de responsabilidade socioambiental FSC e com o Selo Origens - garantia de negócios sustentáveis na Amazônia que consideram a floresta e seus habitantes.  2020-06-26 - Tags: 55design tecnologia industrial trabalho artesanal responsabilidade socioambiental producao design decoracao arte clarissa schneider studio arthur casas

Intertextile Shanghai Home Textiles revela três temas para 2021
No mundo de hoje, a necessidade de construir um estilo de vida saudável e sustentável é inegavelmente maior do que nunca, e tudo começa com o lugar em que passamos a maior parte do tempo: nossas casas. Este ano, a Intertextile Shanghai Home Textiles, que acontecerá de 24 a 26 de agosto, se une novamente à Agência NellyRodi ™ para apresentar o tema do design para 2021 - "Bound" - junto com três tendências: Aquecimento, Futuro Passado; Choque.  2020-06-22 - Tags: intertextile shanghai home textiles outono tendencias 2021 xangai messe frankfurt associacao chinesa de texteis domesticos

Blue Gardenia lança fronha de seda pura Mulberry para beleza dos cabelos
Quem nunca sonhou em acordar ainda mais bonita do que quando foi dormir? Adormecer com a pele macia e os cabelos alinhados parece sonho, mas é realidade. Pensando nisso, a Blue Gardenia lançou a fronha Mulberry, confeccionada em seda 100% pura, produzida por lagartas de mariposa, que se alimentam, exclusivamente, de folhas de amoreira.  2020-06-18 - Tags: mulberry fronhas de seda pura blue gardenia seda antialergico decoracao cama

FOM fornece almofadas ergonômicas para Hospital das Clínicas SP
A FOM, tradicional fabricante de almofadas ergonômicas, desenvolveu um lote de coxins para pacientes com insuficiência respiratória devido ao covid-19 do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Os primeiros 100 kits vão ser entregues para testes, depois de concluída a primeira fase de ensaios com formatos, materiais e tecnologia de acabamento.  2020-06-15 - Tags: fom almofadas ergonomicas coxins covid 19 hospital das clinicas projeto prona pronada insuficiencia respiratoria

Camesa investe em produtos sustentáveis
Em 1972, a Organização das Nações Unidades (ONU) determinou que o dia 05 de junho seria destinado para reforçar a importância de cuidar do meio ambiente. Desde então, a data tem como objetivo chamar a atenção para os problemas ambientais e a necessidade da preservação dos recursos naturais.  2020-06-04 - Tags: camesa sustentabilidade dia do meio ambiente decoracao cama mesa banho onu meio ambiente

Etna lança campanha para ajudar cliente a encontrar o seu estilo de Décor
A Etna lança a campanha “Estilos” baseada nos padrões de decoração mais utilizados pelos amantes de décor e clientes Etna: Industrial, Retrô, Contemporâneo e Provençal. A marca realizou uma curadoria para os clientes descobrirem o próprio estilo e escolher produtos alinhados a ele para casa. Por isso, a nova aposta da empresa vem com um tom educativo, mostrando de maneira simples, fácil e visual os principais traços de cada estilo.  2020-05-29 - Tags: etna carina seixas faria estilos de decoracao decoracao estilo lifestyle industrial retro contemporaneo provençal

Stoll Itália mostra tendências para têxteis lar e decoração
A Stoll Italia sempre foi pioneira no campo de tricô inovadores para a moda. Seus padrões são apresentados regularmente nas feiras mais famosas do mundo, como Pitti Filati e ITMA. Agora, a empresa oferece inspiração para indústrias fora do seu habitual, apresentado as últimas tendências para têxteis-lar, como abajures, tapetes, cortinas, divisórias, painéis acústicos e decorativos, cadeiras, pufes e muitas outras propostas feitas com malha retilínea.  2020-05-27 - Tags: stoll italia pitti filati texteis lar decoracao malha retilinea interiores tecelagem tear de tecelagem

Fotógrafo registra a relação das pessoas com suas casas durante o isolamento
A plataforma ‘Sua casa, sua melhor companhia’, lançada em abril, pela Tok&Stok, contou com uma agenda de lives semanais comandadas pelo arquiteto e apresentador Maurício Arruda, que propôs a todos um novo olhar para suas casas e a oportunidade de, com isso, descobrir os prazeres que ela pode proporcionar, principalmente durante este difícil período de resguardo.  2020-05-22 - Tags: tokestock fotografia decoracao mauricio ferro pandemia covid19 mauricio arruda plataforma jorge bispo

Avanti Tapetes lança e-commerce para o mercado de decoração
Consolidada no mercado de decoração há 42 anos, a marca de tapetes Avanti acaba de estrear nas vendas online. Com duas lojas físicas nos maiores polos de decoração de São Paulo e do Rio de Janeiro, a Avanti passa a atender pedidos em uma loja virtual em seu site - www.avantitapetes.com.br/loja-online.  2020-05-12 - Tags: tapetes decoracao ecommerce avanti beatriz lettieri canais de atendimento loja virtual

Camesa sugere produtos para um dia das mães repleto de amor
Uma das datas mais especiais do calendário se aproxima, e traz consigo aquele desejo de presentear quem sempre está ao nosso lado. Comemorado anualmente no segundo domingo do mês de maio, o Dia das Mães é a ocasião perfeita para que os filhos possam demonstrar todo seu amor e carinho.  2020-05-06 - Tags: camesa presentes dia das maes decoracao produtos para casa mantas

Tecidos para estofados feitos a partir de resíduos marinhos reciclados
A marca Tessutica do grupo belga Beaulieu International Group (B.I.G.) anunciou sua nova linha Greencare de tecidos para estofados, criados a partir de pellets provenientes de resíduos plásticos marinhos, que podem ser reciclados novamente para novos usos. “Nossa coleção com tecidos 100% reciclados e recicláveis é certificada com o rótulo Global Recycle Standard (GRS).  2020-04-29 - Tags: beaulieu international group estofados tessutica greencare pellets residuos plasticos marinhos karl henderson residuos plasticos

Casacor Solidária: projeto ajudará instituições durante a pandemia
Reconhecida como a mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas, a Casacor, em parceria com a By Kamy, entende que somente a solidariedade e a ajuda aos mais necessitados podem conter a crise causada pela pandemia da Covid-19.  2020-04-24 - Tags: casacor casacor solidaria by kamy parceria doacoes instituicoes pandemia covid19

Camesa anuncia a campanha Mesa pra Todo Mundo
Há 40 anos, a Camesa , marca especialista em desenvolver a mais completa linha de cama, mesa, banho e decor do mercado, está presente na vida dos brasileiros. E nesse momento tão delicado de pandemia, a empresa se solidariza com a situação que está sendo vivenciada por muitas pessoas, que estão sem acesso a itens básicos de alimentação ou higiene.  2020-04-22 - Tags: mesa pra todo mundo camesa vaquinha virtual doacao cestas basicas iten de higiene colaboracao

Yamamura apresenta ideias para tornar o quarto mais relaxante
Não é segredo que o quarto é um dos cômodos preferidos do lar, em razão do conforto, bem-estar e sensação de paz que proporciona. Seja para dormir, relaxar, ver TV ou curtir uma leitura, o importante é apostar na luminosidade correta desse ambiente, evitando sensações de agitação ou desconforto.  2020-04-20 - Tags: lar casa decoracao iluminacao sensacao yamamura luminarias abajures quarto quarentena

Colchão com cristais triturados diminui ansiedade e estresse
A população das grandes metrópoles anda estressada e ansiosa. Segundo a Associação Brasileira do Sono, 73% dos brasileiros possuem algum problema para dormir e, com isso, têm a qualidade de vida comprometida. Dormir bem é essencial e o papel do colchão é importantíssimo neste processo. Pensando nisso, a Sossego Colchões acaba de trazer para o Brasil, com exclusividade, a tecnologia Biocrystal® para aplicar em seus produtos.  2020-04-15 - Tags: colchão sossego biocrystal associacao brasileira do sono feng shui decoracao

Quaker Decor lança tecido antimanchas Fibreguard
Pensando em facilitar a rotina e manter a durabilidade e as cores dos tecidos por mais tempo, a Quaker Decor possui diferentes tecnologias em seus produtos para garantir resultados duradouros. FibreGuard® é a combinação perfeita entre high-tech e proteção antimanchas que a empresa acaba de lançar no mercado.  2020-04-08 - Tags: benchmark pacific benchmark chinchila delux dove stauch azaleia stauch emerald quaker decor decoracao tecidos decoracao

Wallcovering traz ao Brasil as novidade da coleção Masureel 2020
A Wallcovering que é referência em design e tecnologia, apresenta as novas coleções que estarão disponíveis para venda no Brasil a partir deste mês. Sempre cuidadosos em oferecer ao público brasileiro o que há de mais moderno no seguimento, os diretores Rodrigo e Priscilla Schmidt foram até à Bélgica para fazer a seleção direto da fábrica de tudo o que irá compor seu catálogo em 2020.  2020-03-30 - Tags: wallcovering masureel priscilla schmidt max forrer folies bergere papel de parede decoracao

Sossego Colchões traz tecnologia Biocrystal® para o Brasil
A população das grandes metrópoles anda estressada e ansiosa. Segundo a Associação Brasileira do Sono, 73% dos brasileiros possuem algum problema para dormir e, com isso, têm a qualidade de vida comprometida. Dormir bem é essencial e o papel do colchão é importantíssimo neste processo. Pensando nisso, a Sossego Colchões acaba de trazer para o Brasil, com exclusividade, a tecnologia Biocrystal® para aplicar em seus produtos.  2020-03-24 - Tags: associacao brasileira do sono sossego colchoes biocrystall tecnologia