Language
home » decoração têxtil lar » decor e lar » mercado

Mercado

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Texfair: novos caminhos a percorrer

 

Desde que foi inaugurada em maio de 2000, na cidade Blumenau (SC), com apenas 120 marcas, a Texfair do Brasil – Feira Internacional da Indústria Têxtil vem se  consolidando como o principal evento lançador de artigos confeccionados para o varejo. A feira, que começou recebendo um público aproximado de 7 000 compradores, a maioria da região sul, hoje atrai visitantes de todo o país e também do exterior. A última edição, realizada em 2010, reuniu mais de 400 marcas de vestuário, malharia, cama, mesa, banho e decoração, recebendo um total de 24.600 visitantes. Devido a este crescimento, ultimamente vem se cogitando a sua segmentação, uma vez que o mercado de vestuário também mudou e as datas de lançamento das coleções estão cada vez mais antecipadas. Mas, por enquanto, "ainda não tem solução definitiva", garante Renato Valim, diretor executivo do Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário de Blumenau (Sintex), promotor da feira. Ele diz, porém, que fará uma pesquisa junto aos expositores, na próxima edição, (veja box) para definir novos rumos para o evento. Evolução e desafios Em seus dez anos de realização, a Texfair já recebeu mais de 185  mil visitantes.

A expectativa dos organizadores é que a visitação cresça ainda mais, já que o Brasil vive um bom momento econômico. Além disso, com a valorização do real e devido à crise econômica de 2008/09, as empresas têxteis, especialmente as do setor de cama, mesa e banho, que tradicionalmente exportavam para Europa e Estados Unidos, decidiram focar mais o mercado interno e sul-americano. O fato de ser a única feira têxtil abrangente no segmento de têxteis-lar (cama, mesa, banho e tecidos de decoração) a Texfair é aguardada com muita expectativa pelos fabricantes destes produtos, – que nela fazem o lançamento de suas coleções. Outra peculiaridade é que o evento é promovido pelo  Sintex, entidade que representa os interesses de 3.500 empresas, com base em 18 municípios e 40 mil trabalhadores. Quando inaugurou a primeira edição da Texfair, nos Pavilhões da Proeb, atual Vila Germânica, o presidente do Sintex, Ulrich Khun, tinha um desafio, fazer com que a feira situada na região sul do país se transformasse num pólo irradiador de lançamentos para o varejo nacional. “Apesar da grande  concentração de indústrias locais, a feira não foi regional. O setor passava por muitas transformações e as feiras têxteis existentes não satisfaziam as necessidades do mercado. Aí, criouse um vácuo. Faltava um local para um encontro profissional do setor.

Foi então que começamos a olhar o mundo”, disse na época o dirigente. De 2000 até hoje, a Texfair não só cresceu em número de visitantes e expositores como também  diversificou sua atuação. Em 2006, lançou o desfile/show Texfashion, uma forma criativa de exibir os produtos dos expositores. No ano seguinte, após a inauguração das novas instalações do Parque Vila Germânica, chegou a marca de 200 empresas participantes da feira. Com o apoio da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), por meio do Programa Estratégico da Cadeia Têxtil Brasileira (Texbrasil), criado em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) – a Texfair também passou a promover ações de intercâmbios comerciais e tecnológicos entre expositores e compradores de vários países.

Para a 11ª edição, que acontece de 18 a 21 de maio, o Sintex pretende dar continuidade ao projeto Al Invest, iniciado na Texfair 2009, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) que trouxe 13 empresas européias (italianas, suecas, polonesas e inglesas) para realização de negócios durante a feira. O Programa Al Invest foi criado em 1994 pela Comissão Européia e consiste em uma rede de operadores com a missão de facilitar e fortalecer a cooperação econômica entre a Europa e a América Latina.

Modelo Ideal

Conversamos com o diretor executivo do Sintex, Renato Valim, sobre o atual perfil da Texfair e suas possíveis mudanças. Acompanhe.

ITT Press: Depois de uma década de sucesso, este modelo de feira, que reúne num mesmo espaço confecção, malharia e têxteis-lar, ainda é ideal?
 

Renato Valim: Chegamos a 11º edição com a feira totalmente comercializada.
Deveremos ter mais de 200 expositores e acima de 400 marcas. Temos uma pressão maior do setor de cama, mesa e banho porque eles necessitam de estandes grandes para ambientar os espaços onde serão expostos os produtos.

ITT Press: Esta visibilidade maior dos têxteis-lar sugere que a Texfair é uma feira mais voltada para este mercado?

Renato Valim: Desde o seu início, a feira contempla os segmentos de confecção, cama, mesa, banho e malharia.

ITT Press: Mas algumas confecções e malharias têm deixado de expor na Texfair. Já se fala no mercado que a feira deveria ter duas edições, uma para vestuário e outra para moda lar. O que há de concreto nisso?

Renato Valim: O que está acontecendo é uma incompatibilidade de datas por parte de alguns segmentos específicos dentro do setor. As grandes malharias, que antes lançavam seus produtos em meados de junho, anteciparam para a última semana de maio, afim de atender o varejo que compra primavera/verão neste período. Já para as confecções, que possuem marcas próprias e/ou trabalham com sistema de private label, a data da Texfair em maio é considerada “tarde”, pois essas empresas disponibilizam seus produtos no mercado no início de abril. Muitas delas fazem até seis coleções para atender lojistas específicos. O problema é que para as confecções de pequeno e médio porte – grande maioria no país – o mês de abril é muito cedo para lançamento de coleção. Elas não têm a mesma logística e nem a mesma condição das grandes. Portanto, a data da Texfair está perfeitamente adequada para a maioria das indústrias do nosso setor.

ITT Press: Mas e o setor de cama, mesa, banho e decoração. Como fica nessa disputa de datas?

Renato Valim: Para este setor, a feira pode ser realizada tanto em abril, quanto maio ou junho. Eles só fazem um lançamento de coleção por ano e o período ideal é no primeiro semestre.

ITT Press: Para atender os interesses dos três segmentos que participam da feira não seria ideal fazer duas edições por ano, segmentadas?

Renato Valim: Há dois anos, o presidente do Sintex, Ulrich Kuhn, aventou a possibilidade de realizar uma feira para têxteis-lar e outra para confecção em função da nova dinâmica do mercado. Mas, por enquanto, não há nenhuma solução definitiva sobre isso. Anualmente fazemos uma pesquisa junto aos expositores para avaliar o evento. Este ano, faremos uma sondagem para discutir não só esta, mas outras questões de interesse dos expositores. Se for desejo do mercado, haverá duas feiras.

ITT Press: Com todo o crescimento da feira e, caso venha ocorrer duas edições por ano do evento, Blumenau está preparada para atender a demanda dos visitantes?
 

Renato Valim: Vamos continuar trazendo compradores, subsidiando a estadia, etc. A cidade está se adequando e já há projetos de uma nova rede hoteleira e da duplicação da rodoviária. Enquanto esta solução não vem, estabelecemos uma parceria com a rede hoteleira do Balneário Camboriú (distante cerca de 20 quilômetros do aeroporto de Navegantes), que tem capacidade para ofertar mais de 20 mil leitos. Não tenho dúvidas de que a 11 ª edição da Texfair do Brasil será, mais uma vez, um sucesso.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Fonte: ITT Press Trends
Edição: 77
Ano: 2010
Fotos: Edson Pelence

Data de publicação: 08/11/2010

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Tok&Stok lança coleção especial de decoração para as festas de fim de ano
As festas de final de ano se aproximam e ter a casa pronta para receber visitas, vai além de uma convenção social, costume cultural ou religioso. Decorar para este período é, acima de tudo, um sinal de afeto e neste sentido, todo detalhe importa.  2019-11-01 - Tags: xmas spirit encanto noel glowing star tokstok

Timeless é tema de coleção primavera/verão da casa moysés
Uma reflexão sobre o tempo, sobre como o gastamos ou sobre como desfrutamos dele. Esse é o tema da Coleção Timeless de Primavera/ Verão da casa moysés, tradicional marca de cama e banho, que tem como expertise a criação de produtos sofisticados, feitos a partir de matérias primas de altíssima qualidade e design para perdurar através do tempo.  2019-10-18 - Tags: colecao timeless casa moyses cama e banho produtos sofisticados

Calor e alegria pedem passagem em decoração inspirada na primavera
Os dias mais quentes e a presença intensa da natureza durante a primavera traz junto um clima leve e jovial. Na decoração, as peças podem acomodar as estrelas da estação que são as plantas ou apresentar a atmosfera fresca e agradável em seu próprio design.  2019-10-17 - Tags: toque final decor valeria redivo jordao primavera decoracao

Sherwin-Williams apresenta experiência interativa com realidade virtual no SPFW N48
A marca estreante no evento é uma das patrocinadoras oficiais, que nesta temporada apresentará no seu Lounge de 50 m², as últimas novidades do universo das cores e da decoração para o público que curte e acompanha a moda. E uma ação interativa com a criação de uma experiência de realidade virtual, por meio do app ColorSnap.  2019-10-15 - Tags: colormix 2020 patricia fecci spfw n48 sherwin williams color marketing group realidade virtual app

Rhodia e Ecosimple apresentam tecido desenvolvido para o mercado de decoração
A Rhodia, empresa do Grupo Solvay é apoiadora da 3ª Edição da Mostra+Sustentável, que acontece entre os dias 04 de setembro a 13 de outubro, na Fundação Síndrome de Down (FSD) em Campinas. Em parceria com a EcoSimple, empresa pioneira na produção de tecidos sustentáveis no Brasil, a Rhodia implementou o uso da sua poliamida biodegradável, Amni Soul Eco®.  2019-10-07 - Tags: rhodia grupo solvay mostra sustentavel ecosimple amni soul eco

Intertextile Shanghai Home Textiles comemora 25 anos
De um começo humilde, em outubro de 1995, a Intertextile Shanghai Home Textiles comemorou 25 anos de sucesso, por ocasião da edição de Outono, realizada no final de agosto, em Xangai. A feira reuniu 1.147 expositores de 27 países e regiões e 35 mil visitantes nacionais e internacionais.  2019-10-04 - Tags: messe frankfurt intertextile shanghai textiles feiras centro nacional de exposicoes e convencoes

Maison By Kamy recebe edição do Archaton pela segunda vez
Nos dias 4 e 5 de outubro, a Maison by Kamy recebe pela segunda vez, mais uma edição do Archaton – maior workshop Arch&Design das Américas, que tem como objetivo desafiar profissionais de arquitetura e decoração a projetarem um ambiente em um período de 24 horas e terá Francesca Alzati, arquiteta e diretora de identidade da grife de tapetes, como membro da Comissão Julgadora.  2019-09-27 - Tags: maison kamy archaton arch design alzati

Exposição Mesas Decoradas apresenta tendências para o setor
A edição 2019 da exposição "Mesas Decoradas" já está aberta para visitação no Riviera Shopping Center, o primeiro e mais charmoso centro de compras do litoral norte de São Paulo, em Bertioga (SP). O publico terá até o dia 10 de outubro para conferir dicas e tendências de decoração, trazidas por 11 especialistas, para montar a "mesa perfeita".  2019-09-19 - Tags: mesas decoradas exposiçao riviera shopping center bertioga mesa perfeita clara blumenfeld ana carolina dalla vecchia lucilia braga

ABUP na Maison & Objet Paris
Através do Projeto Setorial para internacionalização das empresas fabricantes do segmento Casa, a ABUP - Associação Brasileira das Empresas de Utilidades e Presentes, em parceria com a Apex-Brasil - Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, participa da Maison & Objet Paris, uma das maiores feiras de decoração e design com curadoria do mundo, de 6 a 10 de setembro, na capital francesa.  2019-09-06 - Tags: projeto setorial internacionalização abup apex brasil decoraçao maison objet

Karsten Decor se inspira na cultura escandinava para coleção Tramê
Utilizar tecidos para decorar os ambientes de uma casa é uma opção fácil e versátil. Existem possibilidades infinitas quando se trata de tecidos para decoração, já que há uma variedade enorme de cores, texturas e estampas no mercado. Em meio às novidades, a coleção Tramê 2019 da Karsten Decor transmite conforto e contemporaneidade em tecidos com tramas mescladas.  2019-09-02 - Tags: tecidos karsten decoraçao ambientes texturas cores estampas karsten decor

Döhler oferece curso de artesanato gratuito em São Luís
Após o sucesso em 2013, o evento “Momento Döhler” volta a São Luís, no Maranhão, com a participação contagiante de Marcelo Darghan, artesão e apresentador de TV com milhares de seguidores nas redes sociais e que ministra cursos de artesanato por todo o país.  2019-08-27 - Tags: dohler sao luis marcelo darghan rio poty hotel curso artesanato maranhao produtos dohler elisabeth dohler

Fabricante de têxteis-lar brasileira quer conquistar mercado americano
Com 45 anos de atuação no setor têxtil nacional e crescimento médio de 10% ao ano, o Grupo Frelanzza aposta na internacionalização para continuar sua trajetória de desenvolvimento e inovação, com um produto 100% fabricado no Brasil.  2019-08-23 - Tags: frelanzza textil brasil smartbed fabio monti pedro mario issa pedro

Loja faz promoção de estofados e lança serviço de impermeabilização
A Tok&Stok inicia a tradicional ação promocional em suas linhas de sofás e cadeiras. Mais de 600 itens poderão ser encontrados com preços até 40% off, colocando à disposição do público uma grande variedade de estilos e o melhor do design com preços especiais.  2019-08-21 - Tags: tok stok sofas office kids garden sao paulo estofados

Feiras para o segmento têxtil-lar acontecem simultaneamente em São Paulo
A 39ª Home & Gift e a 8ª Têxtil & Home, as duas melhores e mais completas feiras da América Latina nos segmentos de decoração, presentes, utilidades domésticas, mobiliário, têxtil decorativo e artesanato serão realizadas no período de 14 a 18 de agosto de 2019, no Pro Magno Centro de Eventos.  2019-08-09 - Tags: home gift textil america latina feira mercosul uniao europeia pro magno centro de eventos eventos decoracao presentes utilidades domesticas

ABCasa Fair contará com apoio e participação da ABVTEX
A ABCasa Fair já é um evento obrigatório para profissionais do setor, graças às inovações, tendências, serviços e o atendimento de excelência que oferece ao seu público. O evento que acontece na cidade de São Paulo, no Expo Center Norte, de 16 a 20 de agosto, conta com o apoio institucional e a participação da ABVTEX.  2019-08-02 - Tags: abcasa fair abvtex edmundo lima flavio pignataro abcasa programa abvtex

Casacor RP recebe ação para arrecadar fundos para projeto de prevenção ao Câncer
Vestir-se é como contar uma história. Entre os dias 7 de agosto e 22 de setembro a Casacor Ribeirão Preto, em parceria com a grife paulistana Onelady, traz diversas ações que aliam arquitetura e moda e colocam em evidência o poder e a versatilidade feminina.  2019-07-24 - Tags: casacor onelady vesatilidade feminina adriana fontana amigoh albert einstein hospital

Linha Decorelli Arte da Cipatex® ganha novas versões
A Cipatex®, líder em revestimentos sintéticos, anuncia o lançamento de dez novas estampas para complementar o portfólio da linha Decorelli Arte. Desenvolvido com vantagens técnicas e versatilidade, o produto atende os mercados de decoração e artesanato.  2019-07-02 - Tags: cipatex poa coracao estrelas star bolinhas xadrez gotinhas fox safari zig folk

Trapos&Fiapos apresenta estandartes e novos modelos de tapetes
A empresa piauiense Trapos&Fiapos, que há 35 anos transforma a matéria-prima brasileira em poesia para a casa, apresenta novos produtos exclusivos. São tapetes, passadeiras e estandartes criados pela idealizadora da marca, Tereza do Carmo Melo que, em parceria com o designer Sergio J.Matos, desenvolveu peças que exaltam o trabalho handmade de artesãos.  2019-07-01 - Tags: design trapos fiapos estandartes tereza do carmo melo sergio j matos artesoes piaui

Abup e Apex-Brasil assinam programa de apoio para setor de têxtil-lar
A ABUP- Associação Brasileira das Empresas de Utilidades e Presentes firmou com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) um convênio para a internacionalização das empresas associadas fabricantes do segmento Casa.  2019-06-28 - Tags: apex brasil abup decoracao produtos para casa mercado exportacao segmento casa

Trousseau apresenta coleção inédita assinada por Arthur Casas
Conhecida por produtos de altíssima qualidade e padrão irretocável, e reconhecida como uma das marcas de maior prestígio nacional em seu segmento, a Trousseau lança coleção assinada por ninguém menos que Arthur Casas.  2019-06-24 - Tags: atelier trousseau trousseau arthur casas pimacotton decoracao cama mesa banho