Language
home » decoração têxtil lar » decor e lar » mercado

Mercado

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Texfair: novos caminhos a percorrer

 

Desde que foi inaugurada em maio de 2000, na cidade Blumenau (SC), com apenas 120 marcas, a Texfair do Brasil – Feira Internacional da Indústria Têxtil vem se  consolidando como o principal evento lançador de artigos confeccionados para o varejo. A feira, que começou recebendo um público aproximado de 7 000 compradores, a maioria da região sul, hoje atrai visitantes de todo o país e também do exterior. A última edição, realizada em 2010, reuniu mais de 400 marcas de vestuário, malharia, cama, mesa, banho e decoração, recebendo um total de 24.600 visitantes. Devido a este crescimento, ultimamente vem se cogitando a sua segmentação, uma vez que o mercado de vestuário também mudou e as datas de lançamento das coleções estão cada vez mais antecipadas. Mas, por enquanto, "ainda não tem solução definitiva", garante Renato Valim, diretor executivo do Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário de Blumenau (Sintex), promotor da feira. Ele diz, porém, que fará uma pesquisa junto aos expositores, na próxima edição, (veja box) para definir novos rumos para o evento. Evolução e desafios Em seus dez anos de realização, a Texfair já recebeu mais de 185  mil visitantes.

A expectativa dos organizadores é que a visitação cresça ainda mais, já que o Brasil vive um bom momento econômico. Além disso, com a valorização do real e devido à crise econômica de 2008/09, as empresas têxteis, especialmente as do setor de cama, mesa e banho, que tradicionalmente exportavam para Europa e Estados Unidos, decidiram focar mais o mercado interno e sul-americano. O fato de ser a única feira têxtil abrangente no segmento de têxteis-lar (cama, mesa, banho e tecidos de decoração) a Texfair é aguardada com muita expectativa pelos fabricantes destes produtos, – que nela fazem o lançamento de suas coleções. Outra peculiaridade é que o evento é promovido pelo  Sintex, entidade que representa os interesses de 3.500 empresas, com base em 18 municípios e 40 mil trabalhadores. Quando inaugurou a primeira edição da Texfair, nos Pavilhões da Proeb, atual Vila Germânica, o presidente do Sintex, Ulrich Khun, tinha um desafio, fazer com que a feira situada na região sul do país se transformasse num pólo irradiador de lançamentos para o varejo nacional. “Apesar da grande  concentração de indústrias locais, a feira não foi regional. O setor passava por muitas transformações e as feiras têxteis existentes não satisfaziam as necessidades do mercado. Aí, criouse um vácuo. Faltava um local para um encontro profissional do setor.

Foi então que começamos a olhar o mundo”, disse na época o dirigente. De 2000 até hoje, a Texfair não só cresceu em número de visitantes e expositores como também  diversificou sua atuação. Em 2006, lançou o desfile/show Texfashion, uma forma criativa de exibir os produtos dos expositores. No ano seguinte, após a inauguração das novas instalações do Parque Vila Germânica, chegou a marca de 200 empresas participantes da feira. Com o apoio da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), por meio do Programa Estratégico da Cadeia Têxtil Brasileira (Texbrasil), criado em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) – a Texfair também passou a promover ações de intercâmbios comerciais e tecnológicos entre expositores e compradores de vários países.

Para a 11ª edição, que acontece de 18 a 21 de maio, o Sintex pretende dar continuidade ao projeto Al Invest, iniciado na Texfair 2009, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) que trouxe 13 empresas européias (italianas, suecas, polonesas e inglesas) para realização de negócios durante a feira. O Programa Al Invest foi criado em 1994 pela Comissão Européia e consiste em uma rede de operadores com a missão de facilitar e fortalecer a cooperação econômica entre a Europa e a América Latina.

Modelo Ideal

Conversamos com o diretor executivo do Sintex, Renato Valim, sobre o atual perfil da Texfair e suas possíveis mudanças. Acompanhe.

ITT Press: Depois de uma década de sucesso, este modelo de feira, que reúne num mesmo espaço confecção, malharia e têxteis-lar, ainda é ideal?
 

Renato Valim: Chegamos a 11º edição com a feira totalmente comercializada.
Deveremos ter mais de 200 expositores e acima de 400 marcas. Temos uma pressão maior do setor de cama, mesa e banho porque eles necessitam de estandes grandes para ambientar os espaços onde serão expostos os produtos.

ITT Press: Esta visibilidade maior dos têxteis-lar sugere que a Texfair é uma feira mais voltada para este mercado?

Renato Valim: Desde o seu início, a feira contempla os segmentos de confecção, cama, mesa, banho e malharia.

ITT Press: Mas algumas confecções e malharias têm deixado de expor na Texfair. Já se fala no mercado que a feira deveria ter duas edições, uma para vestuário e outra para moda lar. O que há de concreto nisso?

Renato Valim: O que está acontecendo é uma incompatibilidade de datas por parte de alguns segmentos específicos dentro do setor. As grandes malharias, que antes lançavam seus produtos em meados de junho, anteciparam para a última semana de maio, afim de atender o varejo que compra primavera/verão neste período. Já para as confecções, que possuem marcas próprias e/ou trabalham com sistema de private label, a data da Texfair em maio é considerada “tarde”, pois essas empresas disponibilizam seus produtos no mercado no início de abril. Muitas delas fazem até seis coleções para atender lojistas específicos. O problema é que para as confecções de pequeno e médio porte – grande maioria no país – o mês de abril é muito cedo para lançamento de coleção. Elas não têm a mesma logística e nem a mesma condição das grandes. Portanto, a data da Texfair está perfeitamente adequada para a maioria das indústrias do nosso setor.

ITT Press: Mas e o setor de cama, mesa, banho e decoração. Como fica nessa disputa de datas?

Renato Valim: Para este setor, a feira pode ser realizada tanto em abril, quanto maio ou junho. Eles só fazem um lançamento de coleção por ano e o período ideal é no primeiro semestre.

ITT Press: Para atender os interesses dos três segmentos que participam da feira não seria ideal fazer duas edições por ano, segmentadas?

Renato Valim: Há dois anos, o presidente do Sintex, Ulrich Kuhn, aventou a possibilidade de realizar uma feira para têxteis-lar e outra para confecção em função da nova dinâmica do mercado. Mas, por enquanto, não há nenhuma solução definitiva sobre isso. Anualmente fazemos uma pesquisa junto aos expositores para avaliar o evento. Este ano, faremos uma sondagem para discutir não só esta, mas outras questões de interesse dos expositores. Se for desejo do mercado, haverá duas feiras.

ITT Press: Com todo o crescimento da feira e, caso venha ocorrer duas edições por ano do evento, Blumenau está preparada para atender a demanda dos visitantes?
 

Renato Valim: Vamos continuar trazendo compradores, subsidiando a estadia, etc. A cidade está se adequando e já há projetos de uma nova rede hoteleira e da duplicação da rodoviária. Enquanto esta solução não vem, estabelecemos uma parceria com a rede hoteleira do Balneário Camboriú (distante cerca de 20 quilômetros do aeroporto de Navegantes), que tem capacidade para ofertar mais de 20 mil leitos. Não tenho dúvidas de que a 11 ª edição da Texfair do Brasil será, mais uma vez, um sucesso.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Fonte: ITT Press Trends
Edição: 77
Ano: 2010
Fotos: Edson Pelence

Data de publicação: 08/11/2010

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


​​Altenburg inicia o ano com participação em dois eventos internacionais
De olho nas tendências internacionais em produtos e varejo, a Altenburg começou 2018 com representantes em dois maiores eventos do mundo nestes segmentos. Uma comitiva da companhia, liderada pelo presidente Rui Altenburg, esteve em Frankfurt, na Alemanha, participando da Heimtextil.  2018-01-17 - Tags: altenburg rui altenburg frankfurt tiago altenburg ilton tarnovski

Travesseiros com fibras Tencel® chegam ao mercado após testes com manequim térmico
Fibras de liocel da marca Tencel®, produzidas pela empresa austríaca Lenzing, foram testadas para uso em travesseiros durante feira têxtil e agora já estão prontos para conquistar o mercado de têxteis-lar. Estudos mostraram que seu uso, além do conforto e bem-estar, proporciona melhor desempenho no que se refere ao gerenciamento de umidade, volume e facilidade de cuidados.  2018-01-12 - Tags: tencel thermal manikin sherlock test pillows fibers ohenstein institut fur textilinnovation ggmbh lenzing ag heimtextil 2018

Heimtextil torna o futuro tangível
Projete você mesmo e torne o futuro tangível. Esta e a experiência que todos os visitantes da Heimtextil – Trade Fair for Home and Contract Textiles estão usufruindo através do parque temático intitulado “O futuro e urbano”.  2018-01-11 - Tags: heimtextil trade fair for home and contract textiles trend area heimtextil navigator

Oeko-Tex® apresenta etiqueta para têxteis-lar na Heimtextil 2018
A conscientização do consumidor em relação aos produtos têxteis está em constante expansão e, hoje em dia, outras questões influenciam cada vez mais as decisões de compra. Um dos requisitos tem sido o segmento de toalhas e roupas de cama.  2018-01-09 - Tags: made in green georg dieners texteis lar oeko tex heimtextil 2018

Heimtextil 2018 olha para o futuro
De 09 a 12 de janeiro de 2018, no Messe Frankfurt, em Frankfurt am Main, a Heimtextil mostrará as novas tendências para a temporada 2018/2019, através do “Theme Park”.  2017-12-15 - Tags: color experience heimtextil 2018 olaf schmidt theme park the future is urban texteis lar decoracao

Decorelli® apresenta toalhas para decorar a mesa no Natal
Para receber os familiares e amigos na ceia ou almoço de Natal, a escolha certa da toalha que irá compor a decoração da mesa pode fazer toda diferença. Além de trazer o clima especial com cores e motivos natalinos, o item pode garantir praticidade e facilidade na hora da limpeza.  2017-11-13 - Tags: decorelli polipropileno natal toalhas de mesa isolamento acustico noite feliz

Amir Slama lança estampa exclusiva para Tok&Stok
Em parceria desde 2009 com a Tok&Stok, maior rede de móveis maior rede de móveis e acessórios do país, o estilista Amir Slama lança mais uma estampa exclusiva para a marca, intitulada Resort Noir. A coleção inédita de Slama reúne diversos produtos como louças, almofadas, toalha, entre outros.  2017-11-08 - Tags: tok&stok amir slama resort noir loucas almofadas toalhas lifestyle

Novo site Decorelli® tem ferramenta para visualizar as toalhas de mesa nos ambientes
Para auxiliar na escolha da estampa da toalha de mesa, seja da cozinha, sala de jantar, área gourmet ou de churrasqueira, a Cipatex® lança o novo site da linha Decorelli® (www.decorelli.com.br) com informações mais detalhadas sobre os produtos e funções interativas.  2017-10-27 - Tags: cipatex toalhas de mesa decorelli pvc decoracao textil

By Kamy participa da Casa Vogue Experience
A by Kamy participa do mais importante evento de design e arquitetura da Globo Condé Nast, o Casa Vogue Experience, que está em sua 3° edição. A mostra acontece de 18 a 22 de outubro, no EBAC (Escola Britânica de Artes Criativas), em São Paulo.  2017-10-17 - Tags: by kamy tapetes casa vogue experience 2017 ebac francesca alzati

Sexta empresa mais longeva do país, Karsten faz 135 anos e inaugura centro de memória
A Karsten, sexta empresa mais longeva do país, completa 135 anos celebrando sua história e o fato de ser uma das companhias mais inovadoras do país. Uma das líderes em cama, mesa, banho e tecidos para decoração, a companhia colhe os resultados de investimentos em gestão de marca e em tecnologias inéditas, como a SoftMax.  2017-10-06 - Tags: karsten 135 anos softmax memorias karsten johann karsten karsten karsten design karsten decor karsten ateliê casa in

Karsten lança coleção exclusiva em parceria com clientes
Ouvir e entender os consumidores é regra mais do que clara para a grande maioria das empresas. E, para que isso aconteça, é preciso fazer com que seu cliente tenha apego pela marca não só pelos produtos com qualidade, mas também pelo relacionamento e como ela conversa com seu público.  2017-09-29 - Tags: karsten blumenau decoracao textil lar guilherme graciano picolli

Heimtextil apresenta as tendências do outono/ inverno 2018-19
A urbanização é uma das palavras-chave do nosso tempo. Mais da metade da população mundial já vive nas cidades. As inspirações para o outono/ inverno 2018-19, localizadas no Theme Park, serão apresentadas na próxima Heimtextil que contecerá entre os dias 9 a 12 de janeiro de 2018, em Frankfurt am Main e revelará como a atual vida urbana poderá vir a afetar a maneira de viver e trabalhar no futuro.  2017-09-21 - Tags: tendencias home textil heimtextil flexible space the re-made space the healthy space the maker space

Área externa de reality recebe revestimentos de alta performance
Localizada em Itapecerica da Serra, na região metropolitana de São Paulo, a nova sede do reality show "A Fazenda" ganhou um estilo diferente das edições anteriores. Com uma decoração mais clean e moderna, o cenário mistura elementos rústicos e industriais, em uma composição que garante conforto e aconchego.  2017-09-15 - Tags: itapecerica da serra cipatex revestimento corano garden nautic plus michelangelo mazzotta a fazenda grupo cipatex

Celina Dias apresenta coleção de René Gruau
Celina Dias, referência em tecidos e papéis de parede, recebe com exclusividade no Brasil a coleção René Gruau, autor do icônico pôster do La Dolce Vita, filme de Federico Fellini. Lançamento da Zinc, marca internacional que pertence ao Grupo Romo, a linha de tecidos e painéis decorativos já está disponível para encomenda no showroom da Celina Dias, localizado na Alameda Gabriel Monteiro da Silva.  2017-09-14 - Tags: celina dias wallpaper rene grau decoracao tecidos decoracao la dolce vita

Altenburg aposta em retomada do consumo e apresenta lançamentos no segmento de cama
Aproveitando a semana de SPFW, a Altenburg Têxtil entrou no clima das passarelas e apresentou nos dias 30 e 31 de agosto, em São Paulo, um desfile inusitado aos clientes lojistas.Com o tema “Jardim Secreto”, modelos entraram no catwalk em looks confeccionados com lençóis, colchas e revestimento de travesseiro, apresentando assim, os lançamentos da marca para as temporadas de Primavera/ Verão.  2017-09-06 - Tags: altenburg textil spfw travesseiros inteligentes colecao boulevard jardim secreto

Altenburg lança travesseiros tecnológicos
Líder na fabricação, venda e distribuição de travesseiros no Brasil, com mais de 1 milhão de unidades/mês, a Altenburg Têxtil une a expertise de mais de 90 anos de mercado com a alta tecnologia e traz para consumidor brasileiro, a Linha Tech de Travesseiros Inteligentes.  2017-09-04 - Tags: altenburg store altenburg textil airflow thermosense tencel

Grife de tapetes apresenta peças protagonizadas por um dos símbolos de boa sorte orientais
De origem chinesa, a Carpa - que também é conhecida como Koi ou Karpa Koi - é um peixe que vive em água doce. Cheia de simbolismos, ela tem diversos significados místicos na cultura oriental, como um sinal de boa sorte, sucesso, virilidade, sabedoria e resistência.  2017-08-31 - Tags: by kamy colecao carpa tapetes textil algodao seda india

Estampas inspiradas na natureza são as novidades da Paranatex na 4ª Abup Têxtil
A Paranatex Têxtil fará o lançamento da coleção Paradiso na 4ª Abup Têxtil que acontece de 29 de agosto a 01 de setembro no Centro de Eventos Pro Magno, em São Paulo. A empresa com mais de 50 anos no mercado traz estampas inspiradas em elementos da natureza.  2017-08-30 - Tags: abup textil pro magno paranatex decoracao textil lar paradiso

Da moda à decoração sem escalas
Artefacto faz homenagem à grife de Zilah e Stephanie Garcia com a criação de loft inspirado na personalidade da marca  2017-08-23 - Tags: decoracao artegacto homenagem grife zilah stephanie garcia loft marca

Boas expectativa para têxteis lar em 2017
Alta na produção e nas importações devem movimentar o segmento de artigos têxteis para o lar em 2017, aponta IEMI  2017-08-21 - Tags: texteis para o lar abup iemi alta crescimento