Language
home » decoração têxtil lar » decor e lar » mercado

Mercado

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Texfair: novos caminhos a percorrer

 

Desde que foi inaugurada em maio de 2000, na cidade Blumenau (SC), com apenas 120 marcas, a Texfair do Brasil – Feira Internacional da Indústria Têxtil vem se  consolidando como o principal evento lançador de artigos confeccionados para o varejo. A feira, que começou recebendo um público aproximado de 7 000 compradores, a maioria da região sul, hoje atrai visitantes de todo o país e também do exterior. A última edição, realizada em 2010, reuniu mais de 400 marcas de vestuário, malharia, cama, mesa, banho e decoração, recebendo um total de 24.600 visitantes. Devido a este crescimento, ultimamente vem se cogitando a sua segmentação, uma vez que o mercado de vestuário também mudou e as datas de lançamento das coleções estão cada vez mais antecipadas. Mas, por enquanto, "ainda não tem solução definitiva", garante Renato Valim, diretor executivo do Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário de Blumenau (Sintex), promotor da feira. Ele diz, porém, que fará uma pesquisa junto aos expositores, na próxima edição, (veja box) para definir novos rumos para o evento. Evolução e desafios Em seus dez anos de realização, a Texfair já recebeu mais de 185  mil visitantes.

A expectativa dos organizadores é que a visitação cresça ainda mais, já que o Brasil vive um bom momento econômico. Além disso, com a valorização do real e devido à crise econômica de 2008/09, as empresas têxteis, especialmente as do setor de cama, mesa e banho, que tradicionalmente exportavam para Europa e Estados Unidos, decidiram focar mais o mercado interno e sul-americano. O fato de ser a única feira têxtil abrangente no segmento de têxteis-lar (cama, mesa, banho e tecidos de decoração) a Texfair é aguardada com muita expectativa pelos fabricantes destes produtos, – que nela fazem o lançamento de suas coleções. Outra peculiaridade é que o evento é promovido pelo  Sintex, entidade que representa os interesses de 3.500 empresas, com base em 18 municípios e 40 mil trabalhadores. Quando inaugurou a primeira edição da Texfair, nos Pavilhões da Proeb, atual Vila Germânica, o presidente do Sintex, Ulrich Khun, tinha um desafio, fazer com que a feira situada na região sul do país se transformasse num pólo irradiador de lançamentos para o varejo nacional. “Apesar da grande  concentração de indústrias locais, a feira não foi regional. O setor passava por muitas transformações e as feiras têxteis existentes não satisfaziam as necessidades do mercado. Aí, criouse um vácuo. Faltava um local para um encontro profissional do setor.

Foi então que começamos a olhar o mundo”, disse na época o dirigente. De 2000 até hoje, a Texfair não só cresceu em número de visitantes e expositores como também  diversificou sua atuação. Em 2006, lançou o desfile/show Texfashion, uma forma criativa de exibir os produtos dos expositores. No ano seguinte, após a inauguração das novas instalações do Parque Vila Germânica, chegou a marca de 200 empresas participantes da feira. Com o apoio da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), por meio do Programa Estratégico da Cadeia Têxtil Brasileira (Texbrasil), criado em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) – a Texfair também passou a promover ações de intercâmbios comerciais e tecnológicos entre expositores e compradores de vários países.

Para a 11ª edição, que acontece de 18 a 21 de maio, o Sintex pretende dar continuidade ao projeto Al Invest, iniciado na Texfair 2009, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) que trouxe 13 empresas européias (italianas, suecas, polonesas e inglesas) para realização de negócios durante a feira. O Programa Al Invest foi criado em 1994 pela Comissão Européia e consiste em uma rede de operadores com a missão de facilitar e fortalecer a cooperação econômica entre a Europa e a América Latina.

Modelo Ideal

Conversamos com o diretor executivo do Sintex, Renato Valim, sobre o atual perfil da Texfair e suas possíveis mudanças. Acompanhe.

ITT Press: Depois de uma década de sucesso, este modelo de feira, que reúne num mesmo espaço confecção, malharia e têxteis-lar, ainda é ideal?
 

Renato Valim: Chegamos a 11º edição com a feira totalmente comercializada.
Deveremos ter mais de 200 expositores e acima de 400 marcas. Temos uma pressão maior do setor de cama, mesa e banho porque eles necessitam de estandes grandes para ambientar os espaços onde serão expostos os produtos.

ITT Press: Esta visibilidade maior dos têxteis-lar sugere que a Texfair é uma feira mais voltada para este mercado?

Renato Valim: Desde o seu início, a feira contempla os segmentos de confecção, cama, mesa, banho e malharia.

ITT Press: Mas algumas confecções e malharias têm deixado de expor na Texfair. Já se fala no mercado que a feira deveria ter duas edições, uma para vestuário e outra para moda lar. O que há de concreto nisso?

Renato Valim: O que está acontecendo é uma incompatibilidade de datas por parte de alguns segmentos específicos dentro do setor. As grandes malharias, que antes lançavam seus produtos em meados de junho, anteciparam para a última semana de maio, afim de atender o varejo que compra primavera/verão neste período. Já para as confecções, que possuem marcas próprias e/ou trabalham com sistema de private label, a data da Texfair em maio é considerada “tarde”, pois essas empresas disponibilizam seus produtos no mercado no início de abril. Muitas delas fazem até seis coleções para atender lojistas específicos. O problema é que para as confecções de pequeno e médio porte – grande maioria no país – o mês de abril é muito cedo para lançamento de coleção. Elas não têm a mesma logística e nem a mesma condição das grandes. Portanto, a data da Texfair está perfeitamente adequada para a maioria das indústrias do nosso setor.

ITT Press: Mas e o setor de cama, mesa, banho e decoração. Como fica nessa disputa de datas?

Renato Valim: Para este setor, a feira pode ser realizada tanto em abril, quanto maio ou junho. Eles só fazem um lançamento de coleção por ano e o período ideal é no primeiro semestre.

ITT Press: Para atender os interesses dos três segmentos que participam da feira não seria ideal fazer duas edições por ano, segmentadas?

Renato Valim: Há dois anos, o presidente do Sintex, Ulrich Kuhn, aventou a possibilidade de realizar uma feira para têxteis-lar e outra para confecção em função da nova dinâmica do mercado. Mas, por enquanto, não há nenhuma solução definitiva sobre isso. Anualmente fazemos uma pesquisa junto aos expositores para avaliar o evento. Este ano, faremos uma sondagem para discutir não só esta, mas outras questões de interesse dos expositores. Se for desejo do mercado, haverá duas feiras.

ITT Press: Com todo o crescimento da feira e, caso venha ocorrer duas edições por ano do evento, Blumenau está preparada para atender a demanda dos visitantes?
 

Renato Valim: Vamos continuar trazendo compradores, subsidiando a estadia, etc. A cidade está se adequando e já há projetos de uma nova rede hoteleira e da duplicação da rodoviária. Enquanto esta solução não vem, estabelecemos uma parceria com a rede hoteleira do Balneário Camboriú (distante cerca de 20 quilômetros do aeroporto de Navegantes), que tem capacidade para ofertar mais de 20 mil leitos. Não tenho dúvidas de que a 11 ª edição da Texfair do Brasil será, mais uma vez, um sucesso.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Fonte: ITT Press Trends
Edição: 77
Ano: 2010
Fotos: Edson Pelence

Data de publicação: 08/11/2010

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Decameron leva para casa o Prêmio A' Design Award
Considerado um dos prêmios mais conceituados do mundo, o A' Design Award, que acontece todos os anos na cidade de Como, nos arredores de Milão, avalia projetos do mundo todo em 100 categorias diferentes, em quatro níveis: Platinum, Gold, Silver e Bronze.  2018-05-11 - Tags: poltrona hug a design award 2018 period winners furniture sofa spot

Campanha apresenta coleção Moda Casa Havan
O tempo pode até passar, mas a Havan acompanha você em todos os momentos. Com esta mensagem, a rede de lojas de departamentos lança a campanha “O tempo todo com você”, em que apresenta as novidades em Moda Casa. O objetivo é destacar, principalmente, os lançamentos de cama, mesa e banho com as tendências em cores e estampas para a estação mais aconchegante do ano.  2018-04-25 - Tags: marca havan havan moda casa decor casa havan cama mesa banho

Kartell e La DoubleJ anunciam colaboração que celebra o lifestyle italiano
Kartell e La DoubleJ anunciam colaboração que será lançada no Salone del Mobile, de Milão, em abril de 2018. A Kartell, mundialmente renomada por seu design de alta qualidade, e La DoubleJ, nova marca milanesa especializada em tecidos com estampas de inspiração vintage, se unem em um casamento entre o plástico e as estampas.  2018-04-20 - Tags: kartell la doublej lorenza luti jj martin estampas vintage mobiliario decoracao

Trousseau apresenta nova coleção de Inverno 2018 'Trousseau Special Moments'
Adriana e Romeu Trussardi Neto apresentam a nova coleção de Inverno 2018 Trousseau Special Moments. Inspirada no DNA da marca, a novidade imprime o lifestyle intrínseco Trousseau que, entre outros atributos, visa proporcionar momentos únicos. A campanha foi fotografada nas casas de clientes e amigos da marca e traz um pouco do olhar de cada um deles sobre o que é um momento especial.  2018-04-17 - Tags: trousseau special moments romeu trussardi neto trousseau lifestyle adriana trussardi inverno 2018

By Kamy participa de mostra A Casa como Casa
Para valorizar a história, ressaltando a importância do casal Bardi para a cultura brasileira, o Instituto Bardi/Casa de Vidro apresenta a exposição A Casa como Casa, que reproduz a decoração da sala da Casa de Vidro na época em que eles viviam ali, dos tapetes aos móveis.  2018-04-13 - Tags: instituto bardi by kamy francesca alzati casa de vidro a casa como casa

Cores de drinques famosos nos novos itens da coleção Blend Fashion
Blue Lagoon, Pink Lemonade e Espresso Martini combinam as referências mundiais com uma tendência das passarelas: o colorblock. Plush estampado é outra novidade no mix de uma das principais marcas do país no segmento.  2018-04-13 - Tags: blend fashion blue lagoon pink lemonade espresso martini patricio higino decoracao

Lar do futuro: tendências em estilo de vida urbano
Sob o lema "O futuro é urbano", a Heimtextil, feira internacional têxtil para o lar, realizada em Frankfurt, em janeiro, mostrou as tendências para 2018-2019, revelando que atualmente, mais da metade da população do mundo vive nas cidades, cujo fenômeno pode influenciar nosso ambiente de casa e trabalho.  2018-04-10 - Tags: messe frankfurt heimtextil oasis urbano minimalismo suave relaxe e recarregue tendencias em design parque tematico

Herchcovitch;Alexandre desenvolve três novas estampas para a Zelo
A marca Herchcovitch;Alexandre lança três novas estampas em parceria com a Zelo, referência em cama mesa e banho. Os novos produtos chegam às lojas de todo o Brasil oferecendo tendências de moda e aconchego para o quarto, em jogos de cama e edredons dupla face, confeccionados em percal 180 fios 100% algodão.  2018-04-06 - Tags: herchcovitch alexandre zelo edredons 180 fios algodao jogos de cama

Altenburg inaugura no Paraguai a primeira unidade fora do país
Um novo e importante passo para a história da Altenburg foi consolidado na última sexta-feira (16). A companhia, que é a líder nacional no mercado de travesseiros e referência também em cama e banho, inaugurou a primeira unidade no exterior.  2018-03-23 - Tags: altenburg hogar textil ciudad del este rui altenburg mercado textil lar

Artefacto inaugura mostra com a sétima arte como inspiração
A Artefacto inaugurou no dia 9 de março, a mostra Decor+Cinema, reconhecida como referência em decoração e design. Com 10 ambientes assinados por renomados profissionais, inspirados pela sétima arte a homenagear títulos, temas, personagens, diretores, histórias ou cenas antológicas, que relembrem momentos dos longa-metragens e sua influência.  2018-03-13 - Tags: decor cinema da artefacto artefacto decoracao mostra showroom chris hamoui debora aguiar denise barretto erika queiroz fabio morozini joao armentano leo maia marta de sa mauricio karam patricia penna ricardo pessuto

Codex Home lança coleção Acqua Frame para área externa
A Codex Home apresenta a coleção Acqua Frame, composta por almofadas especialmente desenvolvidas para a área externa. As peças são fabricadas em lycra, um dos materiais mais usados na indústria têxtil, tem uma excelente absorção de umidade e acabamento macio, que proporciona um conforto especial ao produto. O material leve, possui secagem rápida e ótima elasticidade.  2018-02-26 - Tags: codex home acqua frame almofadas lycra studio codex silvia napoli decor

Abup Têxtil apresenta novidades para tecidos de decoracao
O ABUP Têxtil caminha para a sua quinta edição como o maior salão brasileiro de negócios para empresas, fabricantes e distribuidores do segmento. A feira exibe as principais novidades e dita as próximas tendências em tapetes, cortinas, almofadas, complementos, tecidos de decoração e produtos de cama, mesa e banho.  2018-02-21 - Tags: abup abup textil decoracao textil lar feira textil

Altenburg abre primeira unidade fabril no exterior
Com uma meta de crescimento de 25% em 2018, a Altenburg está com tudo pronto para a abertura de mais uma unidade fabril – a primeira no exterior. A quinta planta começa a operar nas próximas semanas em Ciudad del Leste, no Paraguai, com uma área de 4 mil metros quadrados e cerca de 40 empregos diretos.  2018-02-16 - Tags: altenburg ciudad del leste paraguai rui altenburg america latina unidade fabril

Mais espaços e maior sinergia na Heimtextil 2019
Heimtextil, a feira líder em têxteis-lar, está programada para os dias 8 a 11 de janeiro de 2019, em Frankfurt am Main, com mais espaço e novas sinergias para os compradores. Com base em discussões com expositores e também com pesquisa realizada entre os visitantes, a Messe Frankfurt desenvolveu um novo conceito da Heimtextil  2018-02-15 - Tags: heimtextil olaf schmidt messe frankfurt frankfurt janeiro 2019

Os principais lançamentos do mercado de decoração
Novo formato do ABUP SHOW após o ingresso das maiores indústrias nacionais, a ABUP HOME & GIFT é a maior e mais completa feira de decoração e utilidades domésticas da América Latina. A feira oferece a melhor seleção de produtos para casa e os principais lançamentos de decoração, presentes, utilidades domésticas, mesa posta e artigos para cama, mesa e banho das grandes marcas da indústria e de importados.  2018-02-07 - Tags: abup home & gift sao paulo expo projeto celula feira na rosenbaum elisabeth wey rita lobo

Quais são as tendências no varejo têxtil-lar para 2018?
Para quem trabalha no varejo há sempre muitas novidades no mercado, principalmente em se tratando de decoração, como as cortinas e toalhas de renda que garantem boas vendas por estarem sempre na moda e deixarem o ambiente moderno e elegante.  2018-01-31 - Tags: omniconsumidor interlar varejo mercado textil lar decoracao marketing whatsapp

​​Altenburg inicia o ano com participação em dois eventos internacionais
De olho nas tendências internacionais em produtos e varejo, a Altenburg começou 2018 com representantes em dois maiores eventos do mundo nestes segmentos. Uma comitiva da companhia, liderada pelo presidente Rui Altenburg, esteve em Frankfurt, na Alemanha, participando da Heimtextil.  2018-01-17 - Tags: altenburg rui altenburg frankfurt tiago altenburg ilton tarnovski

Travesseiros com fibras Tencel® chegam ao mercado após testes com manequim térmico
Fibras de liocel da marca Tencel®, produzidas pela empresa austríaca Lenzing, foram testadas para uso em travesseiros durante feira têxtil e agora já estão prontos para conquistar o mercado de têxteis-lar. Estudos mostraram que seu uso, além do conforto e bem-estar, proporciona melhor desempenho no que se refere ao gerenciamento de umidade, volume e facilidade de cuidados.  2018-01-12 - Tags: tencel thermal manikin sherlock test pillows fibers ohenstein institut fur textilinnovation ggmbh lenzing ag heimtextil 2018

Heimtextil torna o futuro tangível
Projete você mesmo e torne o futuro tangível. Esta e a experiência que todos os visitantes da Heimtextil – Trade Fair for Home and Contract Textiles estão usufruindo através do parque temático intitulado “O futuro e urbano”.  2018-01-11 - Tags: heimtextil trade fair for home and contract textiles trend area heimtextil navigator

Oeko-Tex® apresenta etiqueta para têxteis-lar na Heimtextil 2018
A conscientização do consumidor em relação aos produtos têxteis está em constante expansão e, hoje em dia, outras questões influenciam cada vez mais as decisões de compra. Um dos requisitos tem sido o segmento de toalhas e roupas de cama.  2018-01-09 - Tags: made in green georg dieners texteis lar oeko tex heimtextil 2018