Language
home » decoração têxtil lar » decor e lar » mercado

Mercado

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Sylvia Design, uma lição de marketing pessoal

Com uma fórmula peculiar de apresentar seus produtos, Sylvia Design se diferencia no varejo de móveis

 

Ela se chama Sylvia Araújo, uma brasileira nascida na pequena Barro, cidade banhada por riachos e cercada pela Serra de São Gonçalo, ao Sul do Estado do Ceará. Como muitos imigrantes que saem da região nordeste em busca de oportunidades na metrópole, veio para São Paulo com 16 anos de idade. “Meu sonho era proporcionar uma vida melhor para meus pais e irmãos (cinco ao todo)”.

Passados 21 anos, Sylvia é uma mulher realizada. Seu nome virou uma marca – Sylvia Design, e está estampado em quatro lojas de móveis espalhadas pela capital paulista. O faturamento ela não revela, mas assegura que faz cerca de 90 entregas por dia, a maioria sofás e poltronas, de segunda a sábado, inclusive para outros estados. “Hoje, eu poderia ter 20 lojas pelo país, mas estou satisfeita com o que tenho. O sucesso de um negócio está, antes de tudo, na capacidade do empresário de enxergar os seus limites para que as coisas não fujam do controle”, ensina. E ela pratica o que diz. “Trabalho diariamente junto com a minha equipe. Visito todas as lojas e faço questão de atender pessoalmente meus clientes”.

Com estabelecimentos nos bairros de Santana, Jardim Aricanduva, Aeroporto e Rodovia Raposo Tavares, Sylvia vende estofados, salas de jantar, home-theater e dormitórios. O showroom é trocado toda semana e os móveis têm um prazo limite de 30 dias para ficar em exposição.

“O que não vende vai para o ‘cafofo’ (área destinada à liquidação) com descontos de até 70%. Nada fica encalhado”.

Mulher - gato: a empresária ficou famosa pelo criativo apelo de marketing
A mulher-gato
A trajetória meteórica de Sylvia – ela fundou a primeira loja em Santana há seis anos – se deve à sua impressionante capacidade de comunicação, de ação e, principalmente, ao carisma pessoal. Sem nunca ter feito curso de Marketing, “me formei na escola da vida”, gosta de enfatizar, ela incorporou personagens hilariantes que ajudaram a consolidar sua imagem em um setor que geralmente prima pela sobriedade e sutileza.

A qualquer momento, Sylvia pode se transformar em Mulher Maravilha, Coelinho da Páscoa, Emília (boneca criada pelo escritor Monteiro Lobato) ou Mulher-Gato, heroína dos quadrinhos com quem, aliás, ela mais se identifica e cuja fantasia a consagrou. “Para mim não há diferença entre vender móveis, carros ou roupas. Em todas estas circunstâncias, você está lidando com a emoção e com o desejo das pessoas. E para conquistá-las, vale tudo, desde que, é claro, seja mantida a ética profissional”.

Mas será que esta fórmula não afasta os clientes mais exigentes? “É óbvio que não agradamos todo mundo, mas com certeza, somos respeitados pelo ineditismo e pela maneira carinhosa e divertida com que atendemos nosso público”, responde a empresária, que garante ter em sua clientela tanto atores de TV quanto donas-de-casa.

Em uma de suas lojas, de 600 metros quadrados, tal diversidade pode ser conferida.

Há sugestões para ambientes que vão do clássico ao contemporâneo; do sofá simples de chenile aos modelos mais arrojados em capitonê, mesas e racks de embúia popular a conjunto de sala em vidro e aço inox. “Nosso maior foco é a classe C, onde está situada grande parte dos consumidores que compra móveis parcelando em até 12 vezes, e que só conseguem trocar a mobília, em média, a cada três anos”.



E para conquistá-la, o que precisa?
Quem não quer ter seus produtos expostos em inserções diárias no MixTV, um dos canais de televendas mais assistidos do mercado? Além de divulgar sua marca neste programa, Sylvia Design também já fez aparições nas Redes Record, Bandeirantes e foi convidada para o talk-show do apresentador Jô Soares. Com tanta exposição na mídia é natural que sua agenda de fornecedores seja concorrida, mas ela faz exigências.

“Em primeiro lugar está a qualidade do produto. É preciso ser confortável, ergonômico e atender às expectativas do meu cliente. Segundo, a pontualidade da entrega e a assistência ao ponto de venda. É fundamental também que a empresa seja idônea, e nós verificamos este perfil, porque, infelizmente, existe muito aventureiro no mercado.”

Para se manter atualizada sobre as tendências, Sylvia visita as principais feiras de móveis do país. “Visito a Fenavem, a Abimad, a feira de Bento Gonçalves, entre outras. Sempre encontro novidades, mas só compro aquilo que realmente sei que vou vender. Gosto de atuar em parceria com meus fornecedores.”

E será que Sylvia Design pensa em abrir lojas fora de São Paulo ou mesmo no Mercosul? “Não. Nossa marca é conhecida, mas ainda somos jovens no varejo moveleiro. Quero consolidar meu espaço. Graças a Deus, apesar das dificuldades que o mercado enfrenta hoje, eu, por enquanto, não sei o que é crise”.

O giro rápido das vendas é um dos trunfos da loja
De balconista a empresária
Sylvia Araújo conquistou o primeiro emprego em 1986, como empacotadora numa loja do Jumbo Electro (atual Grupo Pão de Açúcar). Quando completou 18 anos, foi promovida vendedora. Mas isso não era suficiente, ela queria mais. Um dia, passando pela rua Theodoro Sampaio, conhecida pela concentração de lojas de móveis, vislumbrou a possibilidade de ganhar muito dinheiro vendendo sofás e poltronas. “Consegui trabalhar numa grande loja de móveis, que na época tinha oito filiais em São Paulo. Lá fiquei por 12 anos e cheguei à gerência. Só me afastei do trabalho por causa da maternidade (Sylvia tem um filho de 9 anos). Quando me preparava para retornar ao mercado de trabalho, meu marido me disse: você tem cabeça de patrão, porque não abre sua loja?” E foi justamente o que ela fez. Em 2001, com oito mil reais que conseguira economizar, abriu sua primeira loja na Rua Ataliba Leonel, com móveis sob consignação. Hoje, emprega 120 funcionários, tem uma frota própria de cinco caminhões e um projeto. “Quero dobrar minha área de expedição e continuar investindo na qualificação dos meus vendedores, pois o que realmente garante o sucesso de uma loja é a satisfação constante de seus clientes”.
 

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Márcia Mariano

Data de publicação: 31/08/2007

Conteúdo relacionado


Altenburg aposta em retomada do consumo e apresenta lançamentos no segmento de cama
Aproveitando a semana de SPFW, a Altenburg Têxtil entrou no clima das passarelas e apresentou nos dias 30 e 31 de agosto, em São Paulo, um desfile inusitado aos clientes lojistas.Com o tema “Jardim Secreto”, modelos entraram no catwalk em looks confeccionados com lençóis, colchas e revestimento de travesseiro, apresentando assim, os lançamentos da marca para as temporadas de Primavera/ Verão.  2017-09-06 - Tags: altenburg textil spfw travesseiros inteligentes colecao boulevard jardim secreto

Trussardi apresenta novo posicionamento em campanha publicitária
A Trussardi lança uma nova campanha publicitária e, com ela, apresenta um novo conceito. De acordo com a gerente da marca, Bianka Eickenberg, a Trussardi pensou na mulher para construir seu novo posicionamento.  2016-08-30 - Tags: trussardi onewg comunicação decoracao textil lar home textile

Setor de têxtil para decoração mostra lançamentos em São Paulo
A ABUP Têxtil, salão brasileiro de negócios para empresas, fabricantes e distribuidores do segmento de têxteis para decoração, completa sua segunda edição em São Paulo, mostrando tendências, lançamentos e reunindo fornecedores e compradores interessados em novidades no nicho.  2016-08-25 - Tags: paranatex kacyumara tramare abup textil

Resultados do Intertextile Shanghai Home Textiles
Pela primeira vez no Centro de Convenções e Exibições Nacionais, em Shangai, na China, a edição de outono do Intertextile Shangai Home Textiles teve alta aceitação de expositores e compradores, que consideraram o evento como o de maior sucesso até o momento. A feira foi a maior em seus 21 anos de história em termos de expositores (1402 de 30 países contra 1334 expositores em 2014) enquanto os visitantes tiveram uma pequena queda (foram 42.048 de 97 países contra 42.189 de 94 países no último ano).  2015-10-07 - Tags: intertextile shangai home textiles china messe frankfurt wendy wen intertextile design boutique espaco de estampas digitais tirotex moldova

23ª edição da Proposte 2015
EXCLUSIVO: A 23ª edição da Proposte, Cernobbio's World trouxe o Preview de tecidos de decoração e cortinas, foi um sucesso. Os estandes mantiveram um fluxo constante de compradores, de nada menos que 66 países diferentes, mais uma vez com grande ansiedade para examinar as ricas coleções de decoração de interiores em busca de novos elementos em termos de fibras, fios, design, tecelagem técnica, acabamento e cores.  2015-05-15 - Tags: decoração feira proposte 2015 milano têxtil

Exclusivo: Coleção infantil tem algodão 100% orgânico
A Lepper Baby lança coleção mini orgânica, produzida com algodão 100% orgânico e fibras naturais. Peças chegam às lojas em março e já estarão disponíveis no comércio de Joinville para depois conquistar o Brasil.  2015-02-10 - Tags: lepper colecao colore mercado textil lar algodao organico

Döhler dobra produção e aumenta share no Brasil
Carlos Alexandre Döhler, diretor comercial de uma das mais importantes e longevas indústrias têxteis do país, a catarinense Döhler, enfatiza falhas na gestão do segmento têxtil e aponta soluções para que este mercado volte a ser competitivo e envolva os novos hábitos do comprador brasileiro.  2014-09-19 - Tags: dohler carlos alexandre dohler santa catarina

Texfair: novos caminhos a percorrer
Maior feira brasileira de confeccionados para vestuário, têxteis-lar e malharia avalia segmentação de mercado.  2012-02-01 - Tags: texfair sintex

“Balzaquiana” com muito estilo
A Dalutex, uma das malharias mais modernas do País, completa 30 anos fazendo moda.  2012-01-26 - Tags: dalutex

Semana do design em São Paulo
A maior cidade brasileira se prepara para promover evento que valoriza a criatividade dos brasileiros  2008-08-31

São Paulo está organizando para novembro a Semana Internacional do Design
A maior cidade brasileira se prepara para promover evento que valoriza a criatividade dos brasileiros.  2008-08-31

Criadores de espaços discutem o futuro
Encontro em São Paulo debate questões sobre profissão e perspectivas para os designers de interiores  2008-07-31

Diva Castro, especialista em pesquisa e desenvolvimento de produtos, conta segredos da moda-lar
Especialistas e mercado percebem mudanças nas relações de consumo de têxtil-lar.  2008-02-28

Decosit reúne quatro eventos
Salões europeus promovem sinergia para atender ao mercado de decoração. Decosit acontece simultaneamente a quatro salões  2007-08-31 - Tags: decotec

O luxo está de volta
Produtores de têxteis-lar buscam novas alternativas de mercado. O setor aposta em novo conceito de luxo, que prima pelo conforto e diferenciação  2007-08-31 - Tags: texfair

Um nome que virou marca
Com uma fórmula peculiar de apresentar seus produtos, Sylvia Design se diferencia no varejo de móveis  2007-08-31 - Tags: .

O construtor de sonho
Arquiteto dos mais prestigiados no Brasil, João Armentano também se realiza quando cria e decora ambientes  2007-08-31 - Tags: .

Sylvia Design, uma lição de marketing pessoal
Com uma fórmula peculiar de apresentar seus produtos, Sylvia Design se diferencia no varejo de móveis.  2007-08-31 - Tags: fenavem abimad

Karsten investe em novos mercados
Com 125 anos de história, a Karsten redefine metas e investe em marketing para crescer 30% no mercado interno  2007-08-31 - Tags: santa catarina keep fresh

Além de projetar ambientes, o arquiteto João Armentano também valoriza o design de interiores
Arquiteto dos mais prestigiados no Brasil, João Armentano também se realiza quando cria e decora ambientes  2007-08-31 - Tags: joao armentano