Language
home » decoração têxtil lar » decor e lar » mercado

Mercado

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Quais são as tendências no varejo têxtil-lar para 2018?

Para quem trabalha no varejo há sempre muitas novidades no mercado, principalmente em se tratando de decoração, como as cortinas e toalhas de renda que garantem boas vendas por estarem sempre na moda e deixarem o ambiente moderno e elegante. Mas como será que estão as tendências no varejo para este ano? E o comportamento dos consumidores? O que mudou? O que fazer para tornar atraente um ponto de venda?

Hoje existe o Omniconsumidor, um consumidor seletivo que usa a tecnologia para a decisão de compra, que pode ser realizada em vários canais. Não dá mais para separar o mundo físico do digital. Algumas pessoas quando vão em lojas pesquisam sites de empresas para comparar preços e ver opções de um mesmo produto, como cores e tamanho. Isso ocorre porque a Internet é uma prateleira sem fim, já as lojas têm limitações de espaço. Os clientes também gostam de ver e testar os produtos ao vivo.

De olho nessa tendência, a Interlar tem uma caixa para display que facilita a disposição e apresentação dos produtos no varejo, fácil de manusear, dos clientes sentirem os tecidos rendados das cortinas e toalhas. “Se eu não ajudar o meu cliente, o produto pode ficar espalhado na loja sem apelo de venda”, afirma Ricardo Luiz Oenning, diretor da Interlar. Tanto na loja física como na virtual é preciso dar atenção especial ao estoque, para que o consumidor feche a compra.

O atendimento personalizado que já é tendência no varejo, em 2018 entrará com força total. É possível também melhorar o pós-venda, entendendo os questionamentos dos clientes e suas demandas, para encontrar soluções mais eficientes. As ações de marketing são fundamentais para fidelizar o perfil que mais compra com o negócio.

“Investimos muito em Marketing, porque é preciso destacar-se da concorrência, ter personalidade e linguagem próprias. Autenticidade e naturalidade são qualidades cada vez mais valorizadas pelo consumidor e é isso que a Interlar passa aos seus clientes. A decoração exige uma venda mais qualificada, com conhecimento”, esclarece Flávia Gaedke, Gerente de Marketing da Interlar.

Mensagens por WhatsApp são comuns para a comunicação entre empresas e clientes. Com qualquer que seja a informação o consumidor fica por dentro das novidades e ações, integrando e fidelizando ainda mais o relacionamento. E o varejo ganha uma nova modalidade de pagamento, o smartphone. Especialistas indicam que nos próximos anos os mobiles vão substituir os cartões de crédito.

Quanto ao ponto de venda, ele está mudando de função para ser um ponto de relacionamento, afinal a compra é consequência de um processo de relacionamento bem conduzido, por isso a loja física não pode ser apenas um showroom, os vendedores têm que atender bem, explicar, tirar as dúvidas, precisam gostar de pessoas e de se relacionar.

O site também é um canal importante e que ganha importância na hora da compra, impactando diretamente o cliente. Por isso, quanto mais criativo, maior é a probabilidade de atrair a atenção e facilitar na escolha de produtos e serviços.

Portanto, a Interlar investe em um site que exibe um portfólio com as Linhas de Cortinas e Toalhas de Renda Portuguesa com a Coleção Provence e apresenta as Linhas Premium, Clássica, Valência e Color, além do catálogo completo de produtos e um blog com as principais notícias da empresa e do setor de decoração e varejo.

Os produtos para a decoração das cozinhas também estão em alta com seus espaços gourmets e os desenhos são os mais variados, como os de cupcakes, que compõem as cortinas, toalhas de mesa, as capas para botijão de gás, galão de água e trilhos, tudo combinando para dar mais graciosidade ao espaço.

Neste caso, no ponto de venda pode-se criar ações diferenciadas, por exemplo, utilizar uma experiência sensorial para alavancar vendas, oferecendo cupcakes para degustar, incentivando a visão e o tato, além do delicioso paladar dos bolinhos.

As vendas têm uma boa saída, pois as peças são 100% poliéster, as cortinas com acabamento em ilhós cromado apresentam a opção com ou sem forro, garantindo um ótimo caimento e não encolhem.

Para deslanchar o negócio, o empresário deve investir também em vídeos e prestar atenção nas próximas tendências desse formato. Uma pesquisa da Cisco aponta que em 2020, 82% do tráfego da internet será provocado por vídeos, sendo que atualmente 86% dos brasileiros que estão online assistem a vídeos. E 80% das pessoas lembram dos vídeos que assistiram nos últimos 30 dias, segundo a pesquisa da Video Brewery. E dentro desse grupo, 46% dos consumidores que viram os anúncios foram influenciados a buscar mais informações sobre o produto, a empresa e até mesmo a efetuar a compra.

Ao que tudo indica o varejo híbrido deve dominar o mercado e manter os consumidores nos pontos de venda. Tanto que as lojas estão criando ambientes com produtos de segmentos diferentes. No mesmo local onde se vendem objetos de decoração são oferecidos outros produtos complementares e serviços, atendendo o mesmo perfil de consumidor. Fazer essa mistura é um desafio, mas é uma tendência mundial.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Fonte: Facto Comunicação
Fotos: Divulgação

Data de publicação: 31/01/2018

Conteúdo relacionado


Quais são as tendências no varejo têxtil-lar para 2018?
Para quem trabalha no varejo há sempre muitas novidades no mercado, principalmente em se tratando de decoração, como as cortinas e toalhas de renda que garantem boas vendas por estarem sempre na moda e deixarem o ambiente moderno e elegante.  2018-01-31 - Tags: omniconsumidor interlar varejo mercado textil lar decoracao marketing whatsapp

Altenburg aposta em retomada do consumo e apresenta lançamentos no segmento de cama
Aproveitando a semana de SPFW, a Altenburg Têxtil entrou no clima das passarelas e apresentou nos dias 30 e 31 de agosto, em São Paulo, um desfile inusitado aos clientes lojistas.Com o tema “Jardim Secreto”, modelos entraram no catwalk em looks confeccionados com lençóis, colchas e revestimento de travesseiro, apresentando assim, os lançamentos da marca para as temporadas de Primavera/ Verão.  2017-09-06 - Tags: altenburg textil spfw travesseiros inteligentes colecao boulevard jardim secreto

Trussardi apresenta novo posicionamento em campanha publicitária
A Trussardi lança uma nova campanha publicitária e, com ela, apresenta um novo conceito. De acordo com a gerente da marca, Bianka Eickenberg, a Trussardi pensou na mulher para construir seu novo posicionamento.  2016-08-30 - Tags: trussardi onewg comunicação decoracao textil lar home textile

Setor de têxtil para decoração mostra lançamentos em São Paulo
A ABUP Têxtil, salão brasileiro de negócios para empresas, fabricantes e distribuidores do segmento de têxteis para decoração, completa sua segunda edição em São Paulo, mostrando tendências, lançamentos e reunindo fornecedores e compradores interessados em novidades no nicho.  2016-08-25 - Tags: paranatex kacyumara tramare abup textil

Resultados do Intertextile Shanghai Home Textiles
Pela primeira vez no Centro de Convenções e Exibições Nacionais, em Shangai, na China, a edição de outono do Intertextile Shangai Home Textiles teve alta aceitação de expositores e compradores, que consideraram o evento como o de maior sucesso até o momento. A feira foi a maior em seus 21 anos de história em termos de expositores (1402 de 30 países contra 1334 expositores em 2014) enquanto os visitantes tiveram uma pequena queda (foram 42.048 de 97 países contra 42.189 de 94 países no último ano).  2015-10-07 - Tags: intertextile shangai home textiles china messe frankfurt wendy wen intertextile design boutique espaco de estampas digitais tirotex moldova

23ª edição da Proposte 2015
EXCLUSIVO: A 23ª edição da Proposte, Cernobbio's World trouxe o Preview de tecidos de decoração e cortinas, foi um sucesso. Os estandes mantiveram um fluxo constante de compradores, de nada menos que 66 países diferentes, mais uma vez com grande ansiedade para examinar as ricas coleções de decoração de interiores em busca de novos elementos em termos de fibras, fios, design, tecelagem técnica, acabamento e cores.  2015-05-15 - Tags: decoração feira proposte 2015 milano têxtil

Exclusivo: Coleção infantil tem algodão 100% orgânico
A Lepper Baby lança coleção mini orgânica, produzida com algodão 100% orgânico e fibras naturais. Peças chegam às lojas em março e já estarão disponíveis no comércio de Joinville para depois conquistar o Brasil.  2015-02-10 - Tags: lepper colecao colore mercado textil lar algodao organico

Döhler dobra produção e aumenta share no Brasil
Carlos Alexandre Döhler, diretor comercial de uma das mais importantes e longevas indústrias têxteis do país, a catarinense Döhler, enfatiza falhas na gestão do segmento têxtil e aponta soluções para que este mercado volte a ser competitivo e envolva os novos hábitos do comprador brasileiro.  2014-09-19 - Tags: dohler carlos alexandre dohler santa catarina

Texfair: novos caminhos a percorrer
Maior feira brasileira de confeccionados para vestuário, têxteis-lar e malharia avalia segmentação de mercado.  2012-02-01 - Tags: texfair sintex

“Balzaquiana” com muito estilo
A Dalutex, uma das malharias mais modernas do País, completa 30 anos fazendo moda.  2012-01-26 - Tags: dalutex

Semana do design em São Paulo
A maior cidade brasileira se prepara para promover evento que valoriza a criatividade dos brasileiros  2008-08-31

São Paulo está organizando para novembro a Semana Internacional do Design
A maior cidade brasileira se prepara para promover evento que valoriza a criatividade dos brasileiros.  2008-08-31

Criadores de espaços discutem o futuro
Encontro em São Paulo debate questões sobre profissão e perspectivas para os designers de interiores  2008-07-31

Diva Castro, especialista em pesquisa e desenvolvimento de produtos, conta segredos da moda-lar
Especialistas e mercado percebem mudanças nas relações de consumo de têxtil-lar.  2008-02-28

Decosit reúne quatro eventos
Salões europeus promovem sinergia para atender ao mercado de decoração. Decosit acontece simultaneamente a quatro salões  2007-08-31 - Tags: decotec

O luxo está de volta
Produtores de têxteis-lar buscam novas alternativas de mercado. O setor aposta em novo conceito de luxo, que prima pelo conforto e diferenciação  2007-08-31 - Tags: texfair

Um nome que virou marca
Com uma fórmula peculiar de apresentar seus produtos, Sylvia Design se diferencia no varejo de móveis  2007-08-31 - Tags: .

O construtor de sonho
Arquiteto dos mais prestigiados no Brasil, João Armentano também se realiza quando cria e decora ambientes  2007-08-31 - Tags: .

Sylvia Design, uma lição de marketing pessoal
Com uma fórmula peculiar de apresentar seus produtos, Sylvia Design se diferencia no varejo de móveis.  2007-08-31 - Tags: fenavem abimad

Karsten investe em novos mercados
Com 125 anos de história, a Karsten redefine metas e investe em marketing para crescer 30% no mercado interno  2007-08-31 - Tags: santa catarina keep fresh