Language
home » decoração têxtil lar » decor e lar » mercado

Mercado

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Conceito de alto padrão

Realizada de 18 a 21 de fevereiro no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, a 3º edição da Abimad – Feira Brasileira de Moveis e Acessórios de Alta Decoração – ilustrou a evolução estética do design e da qualidade dos produtos destinados a um mercado exigente.
Os estandes de alto nível criativo dos expositores e seu profissionalismo, desenvolvido no atendimento aos clientes, comprovaram o amplo significado atribuído ao evento. Participaram da feira mais de 160 empresas moveleiras, ocupando 26 mil metros quadrados de área de exposição; aproximadamente 10 mil profissionais do setor de decoração entre arquitetos, designers, decoradores e compradores visitaram o evento que também recebeu número significativo de importadores oriundos de vários países.

Sofisticação: chave do sucesso
O comprador que visitou a feira é um profissional sofisticado, geralmente proprietário ou executivo de estabelecimentos comercias que são verdadeiras boutiques de luxo do setor de decoração. Por isso, na feira foi possível ver nos estandes móveis de diversos estilos, que representam as últimas tendências do setor para um consumidor final de classes média e alta, freqüentador de lojas requintadas.
O visual de um produto é o primeiro elemento a atrair a atenção do consumidor; sendo motivado, ele entrará na loja para verificar outros aspectos, como conforto e qualidade.
Contudo, a cor e o tecido de revestimento do estofado causam o primeiro impacto e podem motivar a venda. O design, isto é, a forma do móvel, é sem dúvida outro item que atribui ao móvel o status de diferenciado e deve estar aliado ao conforto e durabilidade do produto. Preço é importante, porém, não é fator determinante neste segmento. O comprador profissional conhece bem o valor de cada artigo e sabe que seu consumidor não compra por impulso, mas por sedução, ou melhor, por conceito, pois o móvel é parte de um estilo de vida que leva em conta a beleza, a qualidade e, finalmente, o preço. INTERIOR destacou alguns lançamentos na Abimad 2006, confira.


ds
Enele Estofados e Móveis
Braços removíveis, chaises deslocáveis e almofadas retráteis são algumas das características da Enele Estofados e Móveis, que aposta no conceito multifuncional. São móveis com visual moderno que se transformam conforme as necessidades do consumidor, modificando o ambiente. A empresa vende para lojas multimarcas de todo o Brasil e também desenvolve projetos especiais para redes de varejo. Segundo Ana Maria Lazaron, do setor de marketing e exportação, o público geralmente prefere o tecido chenile em várias versões, “pois é um material bonito, durável e tem preço competitivo”.
Brasil Post
Especializada em móveis com estrutura de alumínio e fibras torcidas manualmente fio a fio (do gênero junco ou ratã), a Brasil Post oferece produtos para ambientes externos com a mesma qualidade e conforto dos destinados à áreas internas. “A garantia da qualidade, a seriedade no cumprimento dos prazos de entrega e o design criado pela arquiteta Regina Liborio são os diferenciais de nossos móveis”, informa o proprietário Luciano Fernandes.
Além das feiras e salões de decoração da Europa
ds
ds
Bell’ Art
Para desenvolver seus estofados – sofás-cama, poltronas, chaises, sofás – a Bell’ Art realiza pesquisas junto aos lojistas de decoração, pulverizados por todo o Brasil.
O design é inspirado nas tendências internacionais pela designer Ruth Borgmann, responsável pela linha mais fashion da empresa. Os tecidos mais requisitados pelos compradores são cheniles (nacionais) e camurças (importadas), além da seda que está reconquistando o mercado para linhas de alto padrão. Segundo o executivo José Freiberger, as exportações são direcionadas principalmente para os Estados Unidos, Chile e Porto Rico, mas ele informou que houve consultas de novos mercados, como os países árabes, durante a feira.
Abarca Móveis
Para atender as necessidades do mercado urbano, em que os ambientes têm espaços cada mais reduzidos, Abarca Móveis lançou estofados com menor profundidade, porém muito confortáveis. A empresa tem lojas próprias no Lar Center, Interlar, Shopping Casa e Móvel para atender o mercado nacional, que representa 60% de suas vendas. O restante é exportado principalmente para o Chile e Estados Unidos. A empresa utiliza os materiais conforme a região de vendas. Nas cidades litorâneas, por exemplo, a preferência dos consumidores é por tecidos sintéticos e couro. Mas o 100% algodão e suas mesclas com viscose continuam em alta no mercado, assim como os tons neutros. Tapetes, almofadas coloridas e peças decorativas criam os contrastes e quebram a monotonia dos tons pálidos.
ds
ds
Tissot
Para Guilherme Tissot, proprietário da empresa que leva seu nome, design e proporções estéticas representam o diferencial de qualquer móvel. Obrigatórias são qualidade e durabilidade que implicam na estrutura interna do móvel e na matéria-prima. A Tissot é fabricante de móveis de madeira (jequitibá, carvalho entre outras), e produz só poltronas estofadas, como as que estavam na feira, em estilo neo-clássico, revestidas com diversos tipos de chenile, camurças sintéticas e mesclas de algodão viscose.
Gold Line Estofados
Para Mercia Minotto Batista, executiva da Gold Line Estofados, visual bonito, conforto e forma são os principais aspectos de um produto que induz à compra. “Desde que o mercado adotou linhas contemporâneas, todos os móveis ficaram iguais” comenta, acrescentando que para atrair compradores, o fabricante precisa agregar valor ao produto. No caso da Gold Line Estofados, este diferencial está nos detalhes em alumínio e aço e revestimentos têxteis criteriosamente escolhidos que realçam tanto as linhas retas quanto curvas. “Se o tecido não casar esteticamente com a peça pode matar o móvel”, enfatiza. Segundo ela, atualmente, os tecidos nacionais levam vantagem sobre os importados, pela qualidade e beleza. A empresa utiliza tecidos Fiama em 60% de sua produção. Alguns revestimentos especiais, como o couro sintético por exemplo, são importados.
ds

ds
Nordeste Móveis
A Nordeste Móveis, empresa que produz duas linhas distintas de produtos: contemporânea, dirigida a um público de faixa etária dos 22 aos 45 anos e clássica, preferida por consumidores acima dos 45 anos, faz uma pesquisa referencial e monitoramento constante de mercado para manter sua produção sempre atualizada. O design do móvel, construído, em sua maioria, em madeira de lei, e a padronagem nos tecidos indicam o público alvo, como nessas peças expostas na feira: no clássico, chenile liso em caramelo, no contemporâneo, jacquard floral.
Abitare Home
Tatiana Portella, proprietária e criadora dos artigos decorativos da Abitare Home, comenta que uma das exigências dos lojistas, além do design diferenciado, é o acabamento perfeito.
“Nossos artigos são confeccionados em grande parte com tecidos importados, adquiridos nas feiras têxteis do exterior. Mas compramos também materiais brasileiros”. As almofadas são artesanais, bordadas com fios de seda, contas, vidrilhos e cristais, dão um toque de luxo nos ambientes.
ds
ds
Milar Sofás
Com mais de 50 modelos de vanguarda por temporada, a Milar Sofás se considera uma empresa lançadora de tendências. Seus produtos são desenvolvidos com base nas opiniões e sugestões colhidas junto a arquitetos e designers de interiores. A empresa, que valoriza o design e o acabamento dos revestimentos, apóia-se em mostruários com cerca de 90 tecidos oferecidos para seleção dos clientes, sendo a maior parte de fabricação nacional.
Vila Nobre
A Vila Nobre mostrou ousadia ao expor um sofá recoberto em denim délavé esgarçado. A peça, que deverá realçar o cenário do programa de TV Caldeirão do Huck, foi registrada no INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial, para salvaguardar os direitos de criação. Para o executivo Fabrício Folle, a criatividade do design é fundamental para se diferenciar no mercado. “A empresa contratou recentemente dois profissionais para criar em colaboração com o setor de produção. A seleção do tecido cabe ao lojista, sendo necessária harmonia entre o design, o estilo e o material de revestimento”, explica.
A Vila Nobre inspira-se nas tendências italianas e exporta atualmente para Angola, Chile e América Central, criando artigos específicos para cada mercado. Fabrício Folle diz que os decoradores já se cansaram do chenile tradicional e estão procurando novidades. “É preciso renovar, as novas listras são uma opção interessante e as sedas estão voltando como revestimento de moda”, informa.
ds

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Texto: Laís Pearson
Fotos: Osvaldo F.

Data de publicação: 16/05/2006

Conteúdo relacionado


India Decor & Fashion traz têxteis e decoração artesanal a São Paulo
Reunindo artesãos e fabricantes de artigos como cachecóis de seda, tecidos de puro algodão, viscose, linho, fios de lã, bordados, vestuário e acessórios e têxteis-lar a India Decor & Fashion 2020 será realizada nos dias 23 e 24 de março no Centro de Convenções Frei Caneca, 6º andar do complexo do shopping, em São Paulo.  2020-02-20 - Tags: india decor fashion 2020 centro de convencoes frei caneca amit kumar mishra digvijay nath hotmarking epch

Intertextile Shanghai Home Textiles comemora 25 anos
De um começo humilde, em outubro de 1995, a Intertextile Shanghai Home Textiles comemorou 25 anos de sucesso, por ocasião da edição de Outono, realizada no final de agosto, em Xangai. A feira reuniu 1.147 expositores de 27 países e regiões e 35 mil visitantes nacionais e internacionais.  2019-10-04 - Tags: messe frankfurt intertextile shanghai textiles feiras centro nacional de exposicoes e convencoes

Fabricante de têxteis-lar brasileira quer conquistar mercado americano
Com 45 anos de atuação no setor têxtil nacional e crescimento médio de 10% ao ano, o Grupo Frelanzza aposta na internacionalização para continuar sua trajetória de desenvolvimento e inovação, com um produto 100% fabricado no Brasil.  2019-08-23 - Tags: frelanzza textil brasil smartbed fabio monti pedro mario issa pedro

Presidente da Altenburg recebe homenagem da Confederação Nacional da Indústria
Uma das mais importantes condecorações da Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Ordem ao Mérito Industrial, será entregue a um empresário catarinense. Rui Altenburg, presidente da maior produtora de travesseiros do país, a Altenburg, recebe a homenagem em 24 de maio, na sede da Fiesc, em Florianópolis (SC).  2019-05-03 - Tags: confederacao nacional da industria cni ordem ao merito industrial rui altenburg altenburg

Altenburg abre primeira unidade no Paraguai
Com uma meta de crescimento de 25% em 2018, a Altenburg, indústria têxtil brasileira, fundada em Santa Catarina há 95 anos, iniciou em fevereiro as operações de sua primeira unidade em Ciudad del Este, no Paraguai, ocupando uma área de 4 mil metros quadrados e gerando cerca de 40 empregos diretos.  2018-08-05 - Tags: rui altenburg investimentos industria textil textil altenburg ecommerce

Altenburg inaugura no Paraguai a primeira unidade fora do país
Um novo e importante passo para a história da Altenburg foi consolidado na última sexta-feira (16). A companhia, que é a líder nacional no mercado de travesseiros e referência também em cama e banho, inaugurou a primeira unidade no exterior.  2018-03-23 - Tags: altenburg hogar textil ciudad del este rui altenburg mercado textil lar

Quais são as tendências no varejo têxtil-lar para 2018?
Para quem trabalha no varejo há sempre muitas novidades no mercado, principalmente em se tratando de decoração, como as cortinas e toalhas de renda que garantem boas vendas por estarem sempre na moda e deixarem o ambiente moderno e elegante.  2018-01-31 - Tags: omniconsumidor interlar varejo mercado textil lar decoracao marketing whatsapp

Altenburg aposta em retomada do consumo e apresenta lançamentos no segmento de cama
Aproveitando a semana de SPFW, a Altenburg Têxtil entrou no clima das passarelas e apresentou nos dias 30 e 31 de agosto, em São Paulo, um desfile inusitado aos clientes lojistas.Com o tema “Jardim Secreto”, modelos entraram no catwalk em looks confeccionados com lençóis, colchas e revestimento de travesseiro, apresentando assim, os lançamentos da marca para as temporadas de Primavera/ Verão.  2017-09-06 - Tags: altenburg textil spfw travesseiros inteligentes colecao boulevard jardim secreto

Trussardi apresenta novo posicionamento em campanha publicitária
A Trussardi lança uma nova campanha publicitária e, com ela, apresenta um novo conceito. De acordo com a gerente da marca, Bianka Eickenberg, a Trussardi pensou na mulher para construir seu novo posicionamento.  2016-08-30 - Tags: trussardi onewg comunicação decoracao textil lar home textile

Setor de têxtil para decoração mostra lançamentos em São Paulo
A ABUP Têxtil, salão brasileiro de negócios para empresas, fabricantes e distribuidores do segmento de têxteis para decoração, completa sua segunda edição em São Paulo, mostrando tendências, lançamentos e reunindo fornecedores e compradores interessados em novidades no nicho.  2016-08-25 - Tags: paranatex kacyumara tramare abup textil

Resultados do Intertextile Shanghai Home Textiles
Pela primeira vez no Centro de Convenções e Exibições Nacionais, em Shangai, na China, a edição de outono do Intertextile Shangai Home Textiles teve alta aceitação de expositores e compradores, que consideraram o evento como o de maior sucesso até o momento. A feira foi a maior em seus 21 anos de história em termos de expositores (1402 de 30 países contra 1334 expositores em 2014) enquanto os visitantes tiveram uma pequena queda (foram 42.048 de 97 países contra 42.189 de 94 países no último ano).  2015-10-07 - Tags: intertextile shangai home textiles china messe frankfurt wendy wen intertextile design boutique espaco de estampas digitais tirotex moldova

23ª edição da Proposte 2015
EXCLUSIVO: A 23ª edição da Proposte, Cernobbio's World trouxe o Preview de tecidos de decoração e cortinas, foi um sucesso. Os estandes mantiveram um fluxo constante de compradores, de nada menos que 66 países diferentes, mais uma vez com grande ansiedade para examinar as ricas coleções de decoração de interiores em busca de novos elementos em termos de fibras, fios, design, tecelagem técnica, acabamento e cores.  2015-05-15 - Tags: decoração feira proposte 2015 milano têxtil

Exclusivo: Coleção infantil tem algodão 100% orgânico
A Lepper Baby lança coleção mini orgânica, produzida com algodão 100% orgânico e fibras naturais. Peças chegam às lojas em março e já estarão disponíveis no comércio de Joinville para depois conquistar o Brasil.  2015-02-10 - Tags: lepper colecao colore mercado textil lar algodao organico

Döhler dobra produção e aumenta share no Brasil
Carlos Alexandre Döhler, diretor comercial de uma das mais importantes e longevas indústrias têxteis do país, a catarinense Döhler, enfatiza falhas na gestão do segmento têxtil e aponta soluções para que este mercado volte a ser competitivo e envolva os novos hábitos do comprador brasileiro.  2014-09-19 - Tags: dohler carlos alexandre dohler santa catarina

Texfair: novos caminhos a percorrer
Maior feira brasileira de confeccionados para vestuário, têxteis-lar e malharia avalia segmentação de mercado.  2012-02-01 - Tags: texfair sintex

“Balzaquiana” com muito estilo
A Dalutex, uma das malharias mais modernas do País, completa 30 anos fazendo moda.  2012-01-26 - Tags: dalutex

Semana do design em São Paulo
A maior cidade brasileira se prepara para promover evento que valoriza a criatividade dos brasileiros  2008-08-31

São Paulo está organizando para novembro a Semana Internacional do Design
A maior cidade brasileira se prepara para promover evento que valoriza a criatividade dos brasileiros.  2008-08-31

Criadores de espaços discutem o futuro
Encontro em São Paulo debate questões sobre profissão e perspectivas para os designers de interiores  2008-07-31

Diva Castro, especialista em pesquisa e desenvolvimento de produtos, conta segredos da moda-lar
Especialistas e mercado percebem mudanças nas relações de consumo de têxtil-lar.  2008-02-28