"Balzaquiana” com muito estilo
Para o escritor francês Honoré de Balzac (1799-1850), do qual se cunhou a expressão “balzaquiana”, a mulher só se torna plena a partir dos 30 anos. O mesmo pode-se dizer de uma empresa voltada para a moda, cuja experiência acumulada com o passar dos anos, aliada à renovação tecnológica e aperfeiçoamento do design, contribuem, decisivamente, para o seu fortalecimento no mercado. Fundada em 1980 por Ludovit Knopfler e sua esposa Hanna no bairro do Bom Retiro, em São Paulo, a Dalutex, ao longo das três últimas décadas evoluiu de uma pequena malharia com produção terceirizada para uma indústria com capacidade de produção de 2.500 ton/ano.
Com moderno parque industrial instalado em Sorocaba, interior de São Paulo e mantendo todas as etapas do processo – malharia, tinturaria (acabamento), estamparia convencional e digital, a Dalutex é uma das poucas em seu segmento a destinar 60% de sua produção para o segmento de alta moda onde se exige exclusividade em cores e estampas.
Desafios e sucesso
Tudo começou com a chegada ao Brasil, em 1968, do jovem imigrante checo Ludovit Knopfler. Instalado no Bom Retiro, região que concentrava boa parte dos comerciantes de tecidos e vestuário na época, ele começou a trabalhar como vendedor de roupas. “Foi minha primeira experiência com os têxteis.
Depois fui para uma indústria onde fiquei por 10 anos e tive um grande aprendizado. Saí de lá e montei, com minha esposa, nossa malharia em 1980. Comprávamos a matéria prima, desenvolvíamos o produto e utilizávamos os serviços de terceiros que fabricavam as malhas”, recorda o empresário.
Quando instalou suas primeiras máquinas circulares, em 1985, já ousava ao produzir tecidos finos, mistos de algodão com poliamida e jacquard feito em avançadas máquinas eletrônicas. Exigente com a qualidade e com bom gosto para o design, Knopfler foi conquistando clientes entre as marcas de moda brasileira que começavam a se fortalecer no mercado nacional. Com o crescimento dos negócios, a fábrica do Bom Retiro ficou pequena para os projetos da Dalutex. “Eu decidi que, além de fabricar a malha, iríamos fazer o tingimento e o acabamento, pois os serviços terceirizados já não atendiam aos padrões exigentes da moda”. Assim, em 1995, foi inaugurada a moderna fábrica de Sorocaba, onde foram instaladas as ramas, as máquinas de tinturaria e um moderno laboratório. Posteriormente, os teares circulares foram transferidos para a unidade industrial que, em 1998, foi acrescida do setor de estamparia convencional e digital de última geração, um dos diferenciais da empresa. “Sempre procurei investir em tecnologia de qualidade. As máquinas de tingimento, estamparia e acabamento são importadas da Itália e da Alemanha. Na malharia temos brasileiras também”, explica o empresário.
Reservado quanto à divulgação de números, Ludovit Knopfler não revela dados de investimento e faturamento, mas diz que foram gastos “milhares de dólares” em maquinário e treinamento de pessoal para fazer da Dalutex uma empresa têxtil de ponta. Com o sucesso de suas malhas a empresa dobrou sua capacidade de produção nos últimos cinco anos, passou a atuar também no segmento de tecido plano – comprado fora e beneficiado na fábrica, e criou produtos para decoração e moda praia. “Hoje, 90% do nosso negócio é moda vestuário, mas devemos sempre surpreender o mercado, por isso, decidimos fazer uma linha especial em jacquard de veludo para decoração e em janeiro deste ano, lançamos a Coleção Trópico para o segmento beachwear. Ambos foram bem recebidos pelos clientes”, comenta o empresário.
A Dalutex é comandada por Ludovit Knopfler e por seus filhos Ronit Fischer, diretora de Desenvolvimento; Rafael e Daniel Knopfler, responsáveis, respectivamente, pelas áreas industrial e comercial da empresa. “Minha esposa trabalhou conosco até 2005 e agora aconselha e apóia nossas decisões”, diz Ludovit para quem o único empecilho ao crescimento do Brasil atualmente é a falta de mão de obra qualificada. “Na época da produção de commodities em larga escala não era necessário especialização. Hoje, com o consumidor cada vez mais exigente, é preciso que o trabalhador seja preparado para lidar com tecnologia avançada. Vamos ter que formar este profissional, se quisermos ser um país desenvolvido”.
O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.
Fotos: Divulgação
Por: Márcia Mariano
Data de publicação: 19/08/2010
Conteúdo relacionado
Classic Blue é a cor Pantone para 2020
Pantone Classic Blue traz paz e serenidade, oferecendo uma sensação de proteção ao espírito humano, impactando sobre a concentração que nos leva ao equilíbrio dos pensamentos.
Fenin Fashion terá edições consecutivas em São Paulo e Gramado
A Expovest, empresa gaúcha promotora da Fenin Feiras, está preparando as edições de lançamentos da Indústria da Moda Outono/Inverno 2020, que acontecerão consecutivamente no mês de janeiro.
Brandili está entre as 15 melhores empresas para se trabalhar
Pelo terceiro ano consecutivo, a Brandili está no ranking das melhores empresas brasileiras para se trabalhar. Em 2019, a têxtil catarinense se destacou entre as 15 melhores na categoria Grandes Empresas de Santa Catarina.
Alexandre Herchcovitch participará de premiação e falará sobre moda e inovação
Representantes de 50 das mais de 600 revendas da Andrade Máquinas em todo o Brasil são esperados no maior evento do ano, realizado pela empresa, referência em distribuição de máquinas de costura no país: o prêmio Andrade & Sansei - Melhores do Ano, que será acontecerá na segunda-feira (9 de dezembro), em Guarulhos (SP).
Giorgio Armani é homenageado no British Fashion Awards 2019
Na noite do dia 2 de dezembro, no Royal Albert Hall, em Londres, aconteceu o icônico tapete vermelho do British Fashion Awards, que premia marcas de moda em diferentes categorias.
Clube Morena Rosa abre primeira loja em Curitiba no Shopping Mueller
Para as amantes das marcas do Clube Morena Rosa - Morena Rosa, Maria Valentina, Lebôh, Zinco e Iódice -, a franquia abriu sua primeira loja em Curitiba (PR), no Shopping Mueller. A inauguração aconteceu na última quinta-feira (28), com a presença do fundador da marca, Marco Franzato.
Levi’s® participa pela primeira vez da CCXP19 Brasil
Entre os dias 5 e 8 de dezembro, a Levi’s® participa pela primeira vez da CCXP19, maior festival de cultura pop que acontece no São Paulo Expo. Com uma espaço de 90m², a marca apresenta as collabs de Star Wars a lendária fantasia espacial, Stranger Things com peças que fazem parte do figurino da série e Hello Kitty um dos personagens mais queridos do mundo pop.
Febratex Group apoia OxiGênio Criativo
A terceira edição do Festival OxiGênio Criativo que comemora o primeiro aniversário do projeto conta com apoio institucional do Febratex Group marcando a primeira parceria da plataforma OxiGênio Criativo com uma empresa com atuação nacional.
Teupapel incentiva reflexão de clientes com material inovador e personalização de produtos
A possibilidade de "vestir uma ideia" é uma busca do engenheiro e músico Daniel Turcheto desde o início de sua carreira como empreendedor, há 30 anos. "Será que no futuro, a tecnologia vai permitir que cada um seja capaz de inventar a sua própria roupa?", perguntava-se. A plataforma Teupapel, criada neste ano, é o "sim" de Turcheto transformado em empreendimento.
Painel de crochê feito por ex-detentos foi cenário da Bienal na Virada da Virada
Novelos de diferentes tipos foram transformados por um grupo de egressos do sistema prisional, a partir da técnica do crochê, em um painel de 30 metros de largura por 3 metros de altura que foi exposto durante a Virada da Virada, realizada na Fundação Bienal de São Paulo.
Puma Brasil lança e-commerce com posicionamento 'Mudamos o Jogo'
Focada em sempre lançar novidades a Puma, uma das líderes mundiais no mercado esportivo, apresenta sua primeira plataforma própria de e-commerce no Brasil a puma.com.
Levis e Hohenstein firmam parceria para cadeia de suprimento no jeanswear
A Levi Strauss & Co. (LS&Co.), marca líder global em vestuário jeanswear, e o instituto alemão Hohenstein anunciaram colaboração para utilizar o sistema de certificação Eco Passport by Oeko-TEX® em toda cadeia de suprimentos.
Vanish lança loja de roupas em parceria com brechó
Fazer do planeta um lugar mais sustentável tem sido pauta de diversos debates e, claro, a discussão passa por um consumo mais consciente. Pensando nisso, Vanish Crystal White apresenta ‘The White Store’.
Sebrae e Grupo Malwee lançam 'Programa Malwee Abraça o Varejo'
O diretor comercial do Grupo Malwee, Gustavo Viana, explica que o programa Malwee Abraça o Varejo está baseado na ideia de sustentabilidade do negócio. “Nosso mantra é ser o melhor parceiro de negócio dos nossos clientes. Vamos oferecer melhores formas de negociação e benefícios comerciais para ajudá-los por meio de suporte na gestão de suas empresas".
Osklen apresenta seu novo conceito de loja interativa
A Osklen lança sua primeira loja com foco em experiência e tecnologia, reforçando sua vocação para a inovação, o design e a conectividade. A marca, que é pioneira e benchmark na sustentabilidade, com 20 anos de desenvolvimento de projetos socioambientais no Brasil, oferece aos seus clientes uma nova experiência de compra.
MOB apresenta primeira assistente virtual de estilo do Brasil
A MOB, tradicional marca de moda feminina, prepara o lançamento de uma inovação tecnológica no mercado brasileiro da moda. A marca se uniu à start up de tecnologia Catwalk e apresenta a primeira Assistente Virtual de estilo do Brasil, que vai sugerir em tempo real combinações de looks através de um clique.
Grupo Lunelli traz para o Brasil embalagens biodegradáveis
O material usado nas embalagens é feito de álcool polivinílico e é solúvel em água quente e compostável, com isso, o processo de decomposição da matéria plástica se torna muito mais rápido e eficiente, reduzindo impactos ambientais.
Oskar Metsavaht participa do Milan Fashion Film Festival
Oskar Metsavaht, diretor criativo da Osklen, integrou o júri do Milan Fashion Film Festival ao lado de grandes nomes da moda internacional, como o estilista italiano Giorgio Armani, presidente do júri.
Designer utiliza folhas e raízes para tingir naturalmente
Cultivada em um sítio de permacultura, no interior do Rio Grande do Sul, a marca gaúcha de roupas Brisa germinou, em 2016, em território frutífero. Sustentada por pilares envoltos ao consumo consciente, a marca imerge suas peças em molde minimalista, sustentável, atemporal e feitas com matéria-prima nacional em produção local.
Denim Première Vision retorna a Londres com inovações para brim contemporâneo
Seguindo o sucesso de sua primeira edição na capital do Reino Unido, em dezembro passado, e após a festejada edição de Milão, em maio desse ano, o Salão Denim Première Vision voltará a Londres, em 3 e 4 de dezembro, para apresentar as tendências de moda primavera/verão 2021.