Language
home » decoração têxtil lar » decor e lar » mercado

Mercado

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Além de projetar ambientes, o arquiteto João Armentano também valoriza o design de interiores

Arquiteto dos mais prestigiados no Brasil, João Armentano também se realiza quando cria e decora ambientes
João Armentano, talento nato para transformar simplicidade em sofisticação

Determinado, perfeccionista, intuitivo, ousado. Qualquer um destes adjetivos define bem o perfil de João Armentano, este paulistano de 47 anos, casado com Cristina há 25, pai de três filhos e um dos nomes mais conhecidos do país quando o assunto é arquitetura e design de interiores. Preferido das celebridades – entre seus clientes estão estilistas, artistas famosos, apresentadores de TV e empresários, já projetou hotéis, casas noturnas, escritórios corporativos e, claro, residências, especialmente lofts, uma de suas paixões, afinal foi ele um dos pioneiros a trazer a novidade para o Brasil, há sete anos. Mas, ao contrário de muitos arquitetos, que não gostam de ser comparados com decoradores, João Armentano orgulha-se também de criar ambientes. Freqüentador do Salão Internacional do Móvel de Milão e participante, desde 1992, da Casa Cor – a maior mostra brasileira de design e decoração, ele fica feliz ao ver o brilho nos olhos de seus clientes quando consegue materializar seus sonhos. “Na arquitetura, você pode ordenar os espaços e o design de interiores torna o ambiente personalizado. O ideal é a integração de ambos. Eu faço as duas coisas”.

A paixão pela arquitetura vem da infância e tornou-se latente devido às constantes viagens que fazia ao exterior com a família por causa da profissão de médico de seu pai.

“Acho que nasci arquiteto, pois desde criança sou muito observador e detalhista. Na escola não tem matéria que ensine como construir a arte. Isso é intuitivo. Eu capto o que as pessoas desejam e minha sensibilidade permite concretizar estes sonhos”.

Formado pela Universidade Brás Cubas de São Paulo, abriu sua empresa, a J. Armentano Arquitetura S/C, em 1987. Em duas décadas de profissão assinou dezenas de projetos arquitetônicos e decorou outros tantos, entre eles, o arrojado Hotel Unique, em São Paulo, obra projetada por Ruy Ohtake e consagrada internacionalmente pelo ineditismo do design. Diversas vezes premiado pelo Núcleo Brasileiro de Decoração como melhor profissional do país, Armentano tem clientes também no exterior. “Nosso escritório realiza trabalhos na Bélgica, Espanha, Estados Unidos e Argentina. Hoje, com a globalização e a informática, você consegue enviar uma planta para Dubai tão rápido quanto em São Paulo”.

Casa Cor 2007 “O Apartamento do marido apaixonado”

Com uma agenda lotada e tempo cronometrado para dar conta de tantos compromissos, João Armentano é ágil no raciocínio, direto nas palavras, e extremamente atencioso com seus clientes, afinal, como ele mesmo diz, “o segredo é ouvir o que as pessoas têm a dizer”. Em seu amplo escritório, localizado no topo do moderníssimo Loft Office, na Vila Olímpia, cujo projeto tem a sua assinatura, ele recebeu a equipe da IT Interior Latin America para esta rápida conversa.
  
Interior: Como um autêntico cosmopolita, o que na vida urbana você mais gosta e o que mais detesta?
João Armentano:
Gosto muito do acesso à vida cultural e me incomodo um pouco com o barulho e, claro, com o trânsito da cidade.

Interior: Com o mundo globalizado, observa-se que na arquitetura, assim como na moda e na música, há uma tendência de valorização do passado. Isso é uma forma de reeditar o que já foi bom ou é falta de imaginação para criar coisas novas?
João Armentano:
De fato, existe uma busca no mundo inteiro pelo resgate de valores e formas que contemplam os elementos naturais. Com tanta tecnologia e informação, as pessoas ficaram mais individualistas. Neste contexto, há sim um movimento de valorização da qualidade de vida. Na arquitetura isso é refletido, por exemplo, na utilização de tijolos aparentes, que dão um aspecto mais artesanal à construção, no uso do vidro, que permite a iluminação natural, e de outros materiais como madeira e pedras.

Interior: Você esteve no Salão do Móvel de Milão. O que apontaria como tendência em termos de design de móveis e decoração para a próxima temporada?
João Armentano:
Vou anualmente à feira de Milão e noto que a indústria moveleira evolui de forma lenta. Não há, digamos assim, uma explosão de inovação imediata. As mudanças estão nos detalhes sutis como, por exemplo, um novo acabamento, uma textura diferenciada, etc., e também na versatilidade cada vez maior dos móveis e objetos de decoração. Na realidade, três ou quatro empresas formadoras de opinião, geralmente de pequeno ou médio porte, ousam em lançar novos conceitos e formas. As grandes só incorporam novas idéias depois de um certo tempo.

João Armentano, talento nato para transformar simplicidade em sofisticação

Interior: E por que isso acontece?
João Armentano: As pessoas vêem o lado do mercado. É ele que dita as regras. Mas, às vezes, eu me pergunto quem é o mercado? Quem afinal define se vamos gostar do cinza ou do branco? Uma casa pode conter elementos de moda, mas não necessariamente precisa estar na moda. O que ela deve ter é autenticidade, conforto e praticidade.
Interior: O Brasil é criativo ou ainda se espelha no que vem da Europa, dos EUA?
João Armentano:
O brasileiro é uma soma de culturas. Inegavelmente, temos influência de europeus, índios, negros, etc. Além disso, nosso país possui uma natureza bela e rica, que estimula qualquer criador. Somos sim criativos. Nossos escritórios de arquitetura e nossas agências são premiados no exterior. Há seis anos participei da Casa Foa (evento de decoração e arquitetura realizado na Argentina). Fui muito bem recebido e conquistei alguns clientes lá.

Interior: O perfil dos consumidores argentinos é muito diferente dos brasileiros? Existe uma identidade latino-americana de design?
João Armentano:
Ambos têm em comum a busca pela qualidade e beleza nos seus projetos. A questão da identidade é um aspecto mais pessoal.

Interior: Você já assinou ou pensa em assinar algum produto na linha de têxteis para o lar ou móveis? 
Armentano:
Sim, já fizemos uma parceria muito interessante na linha de têxteis (não revela detalhes), mas no momento não temos nada neste campo.
 
Interior: Seu estilo se caracteriza por ambientes de linhas retas e clean. Há quem diga que o excesso de minimalismo torna a casa fria, sem alma. O que pensa sobre isso?
Armentano:
Em um ambiente clean, você sempre tem que colocar um objeto ou um móvel para quebrar o gelo. Agora, tem que saber fazer isto, é preciso conhecer a dose certa de cada coisa para que o conjunto fique harmonioso e bonito... este é o meu estilo.

Ambiente clean, estilo preferido do arquiteto


Interior: O que acha do Exotismo que está em voga na decoração, por exemplo, nas misturas de barroco com hi-tech no mesmo ambiente? Qual é seu conceito de ousadia no design?
Armentano:
É válido desde que torne o ambiente agradável; ousadia é tudo o que foge do convencional, mas nem tudo que é ousado é de bom-gosto.

 Interior: Espaços pequenos e individuais refletem o estilo de vida das cidades. Está crescendo a oferta de produtos e serviços para pessoas que moram sozinhas. O que fazer para tornar as pessoas felizes dentro de espaços tão pequenos?
Armentano:
Esta tendência tem aumentado e podemos tirar vantagem do conceito da integração de ambientes com vários usos (aí entra a idéia de loft). Hoje as pessoas querem ambientes interligados e que dão a sensação de espaços amplos. Não é a dimensão dos ambientes que traz a “felicidade” das pessoas, mas as sensações que podemos criar dentro deles.
  
Interior: A “Caixa de Morar”, novidade sua na Casa Cor 2006, foi um projeto conceitual ou houve interesse de algum cliente em torná-la realidade? 
Armentano:
Foi conceitual e também uma proposta para o aproveitamento de pequenos espaços.

Interior: Em que se inspirou para criar seu ambiente na Casa Cor 2007, “O apartamento do marido apaixonado”?
Armentano:
A idéia foi fazer uma intervenção dentro de um ambiente já existente, com uma arquitetura mais “clássica”. Uma intervenção bem contemporânea e harmoniosa, trabalhando bastante o design do mobiliário. O apartamento é para uma pessoa que vive na cidade, mas com um ar romântico de apaixonado, todos os seus móveis foram pensados nesse sentido. Uma das idéias principais foi explorar os materiais já comuns, porém com novos usos, por exemplo, vidros nas portas, mesas, bancadas, etc.

Interior: Objetos com design e projetos arquitetônicos geralmente são acessíveis a poucas pessoas. Você é a favor da popularização do design?
Armentano:
Acredito que o design tende a fazer parte da vida das pessoas cada vez mais.

 Interior: Que forma terá a casa do futuro? Como fazer para tornar nossas casas mais humanas e ambientalmente corretas?
Armentano:
A casa do futuro pertence ao futuro. Mas o futuro é nossa responsabilidade, portanto devemos respeitar o meio ambiente na hora da escolha dos produtos que vão fazer parte da nossa casa.
 
Interior: Qual o projeto que lhe trouxe mais satisfação até hoje?
Armentano:
Se eu mencionar um, vou cometer injustiça com os outros porque, parece incrível, mas eu curto todos e sempre quero realizar o próximo...

 

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Márcia Mariano

Data de publicação: 31/08/2007

Conteúdo relacionado


Altenburg aposta em retomada do consumo e apresenta lançamentos no segmento de cama
Aproveitando a semana de SPFW, a Altenburg Têxtil entrou no clima das passarelas e apresentou nos dias 30 e 31 de agosto, em São Paulo, um desfile inusitado aos clientes lojistas.Com o tema “Jardim Secreto”, modelos entraram no catwalk em looks confeccionados com lençóis, colchas e revestimento de travesseiro, apresentando assim, os lançamentos da marca para as temporadas de Primavera/ Verão.  2017-09-06 - Tags: altenburg textil spfw travesseiros inteligentes colecao boulevard jardim secreto

Trussardi apresenta novo posicionamento em campanha publicitária
A Trussardi lança uma nova campanha publicitária e, com ela, apresenta um novo conceito. De acordo com a gerente da marca, Bianka Eickenberg, a Trussardi pensou na mulher para construir seu novo posicionamento.  2016-08-30 - Tags: trussardi onewg comunicação decoracao textil lar home textile

Setor de têxtil para decoração mostra lançamentos em São Paulo
A ABUP Têxtil, salão brasileiro de negócios para empresas, fabricantes e distribuidores do segmento de têxteis para decoração, completa sua segunda edição em São Paulo, mostrando tendências, lançamentos e reunindo fornecedores e compradores interessados em novidades no nicho.  2016-08-25 - Tags: paranatex kacyumara tramare abup textil

Resultados do Intertextile Shanghai Home Textiles
Pela primeira vez no Centro de Convenções e Exibições Nacionais, em Shangai, na China, a edição de outono do Intertextile Shangai Home Textiles teve alta aceitação de expositores e compradores, que consideraram o evento como o de maior sucesso até o momento. A feira foi a maior em seus 21 anos de história em termos de expositores (1402 de 30 países contra 1334 expositores em 2014) enquanto os visitantes tiveram uma pequena queda (foram 42.048 de 97 países contra 42.189 de 94 países no último ano).  2015-10-07 - Tags: intertextile shangai home textiles china messe frankfurt wendy wen intertextile design boutique espaco de estampas digitais tirotex moldova

23ª edição da Proposte 2015
EXCLUSIVO: A 23ª edição da Proposte, Cernobbio's World trouxe o Preview de tecidos de decoração e cortinas, foi um sucesso. Os estandes mantiveram um fluxo constante de compradores, de nada menos que 66 países diferentes, mais uma vez com grande ansiedade para examinar as ricas coleções de decoração de interiores em busca de novos elementos em termos de fibras, fios, design, tecelagem técnica, acabamento e cores.  2015-05-15 - Tags: decoração feira proposte 2015 milano têxtil

Exclusivo: Coleção infantil tem algodão 100% orgânico
A Lepper Baby lança coleção mini orgânica, produzida com algodão 100% orgânico e fibras naturais. Peças chegam às lojas em março e já estarão disponíveis no comércio de Joinville para depois conquistar o Brasil.  2015-02-10 - Tags: lepper colecao colore mercado textil lar algodao organico

Döhler dobra produção e aumenta share no Brasil
Carlos Alexandre Döhler, diretor comercial de uma das mais importantes e longevas indústrias têxteis do país, a catarinense Döhler, enfatiza falhas na gestão do segmento têxtil e aponta soluções para que este mercado volte a ser competitivo e envolva os novos hábitos do comprador brasileiro.  2014-09-19 - Tags: dohler carlos alexandre dohler santa catarina

Texfair: novos caminhos a percorrer
Maior feira brasileira de confeccionados para vestuário, têxteis-lar e malharia avalia segmentação de mercado.  2012-02-01 - Tags: texfair sintex

“Balzaquiana” com muito estilo
A Dalutex, uma das malharias mais modernas do País, completa 30 anos fazendo moda.  2012-01-26 - Tags: dalutex

Semana do design em São Paulo
A maior cidade brasileira se prepara para promover evento que valoriza a criatividade dos brasileiros  2008-08-31

São Paulo está organizando para novembro a Semana Internacional do Design
A maior cidade brasileira se prepara para promover evento que valoriza a criatividade dos brasileiros.  2008-08-31

Criadores de espaços discutem o futuro
Encontro em São Paulo debate questões sobre profissão e perspectivas para os designers de interiores  2008-07-31

Diva Castro, especialista em pesquisa e desenvolvimento de produtos, conta segredos da moda-lar
Especialistas e mercado percebem mudanças nas relações de consumo de têxtil-lar.  2008-02-28

Decosit reúne quatro eventos
Salões europeus promovem sinergia para atender ao mercado de decoração. Decosit acontece simultaneamente a quatro salões  2007-08-31 - Tags: decotec

O luxo está de volta
Produtores de têxteis-lar buscam novas alternativas de mercado. O setor aposta em novo conceito de luxo, que prima pelo conforto e diferenciação  2007-08-31 - Tags: texfair

Um nome que virou marca
Com uma fórmula peculiar de apresentar seus produtos, Sylvia Design se diferencia no varejo de móveis  2007-08-31 - Tags: .

O construtor de sonho
Arquiteto dos mais prestigiados no Brasil, João Armentano também se realiza quando cria e decora ambientes  2007-08-31 - Tags: .

Sylvia Design, uma lição de marketing pessoal
Com uma fórmula peculiar de apresentar seus produtos, Sylvia Design se diferencia no varejo de móveis.  2007-08-31 - Tags: fenavem abimad

Karsten investe em novos mercados
Com 125 anos de história, a Karsten redefine metas e investe em marketing para crescer 30% no mercado interno  2007-08-31 - Tags: santa catarina keep fresh

Além de projetar ambientes, o arquiteto João Armentano também valoriza o design de interiores
Arquiteto dos mais prestigiados no Brasil, João Armentano também se realiza quando cria e decora ambientes  2007-08-31 - Tags: joao armentano