Language
home » decoração têxtil lar » decor e lar » mercado

Mercado

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Feiras de móveis se multiplicam

Untitled Document

 

Mercado disputado por diversos promotores acirra a concorrência regional.
O setor moveleiro conta com pelo menos 10 feiras de negócios, realizadas em anos alternados, sendo nove no eixo Sul-Sudeste e uma no Nordeste. São seis feiras de lançamentos de produtos para lojistas: Febramóvel (Gramado- RS), Fenavem (São Paulo), Móvel Sul (Bento Gonçalves-RS), Movinter (Mirassol-SP), Movelpar (Arapongas-PR), Abimad (São Paulo), Movexpo (Olinda –PE) e quatro de componentes para a indústria de móveis: FIMMA (Bento Gonçalves-RS), FIQ (Arapongas- PR), TechMóvel (São Paulo) e ForMóbile (São Paulo).
ds
Fenavem, realizada em São Paulo.
Eram 12, mas este ano, a Exponor Brasil – empresa ligada à Exponor de Portugal – e que comprou as feiras Salão do Móvel Brasil, feira de móveis, e Compomóvel, feira de componentes para a o setor, realizada em 2005, anunciou que a partir de 2007 não editará mais os dois eventos. Segundo a gerente de marketing Raquel Fernandes, “uma série de problemas no mercado acabou fazendo com que revíssemos a nossa estratégia de negócios, decidindo por não realizar estas feiras”. Indagada se a retirada de cena do Salão do Móvel (cuja última edição aconteceu de 16 a 19 de março no ITM Expo) e da Compomóvel era definitiva, Raquel limitouse a responder: “Por enquanto, a decisão é não realizá-las. Se houver mudanças, informaremos ao mercado”.
Outro anúncio surpreendente foi feito pelo diretor da Expovest, Júlio Viana, que havia firmado em 2005 uma parceria com o empresário Telmo de Freitas Gomes para a realização da primeira Febramóvel. Em janeiro deste ano, antes do evento acontecer, a Expovest se desligou do negócio. “Temos outros empreendimentos e realizamos feiras para os setores de vestuário e têxteis. Chegamos a dar suporte na divulgação da Febramóvel, mas decidimos nos desligar da organização porque o setor moveleiro não é o nosso ramo”, explica Viana.
No mercado, informações desencontradas deixaram dúvidas se a Febramóvel realmente seria realizada, mas a feira acabou acontecendo de 11 a 14 de março, em Gramado, reunindo 76 fabricantes de móveis e decoração, com um público de 5 mil visitantes e a presença de 108 importadores de 16 países.

Disputas internas
Estes exemplos são só um capítulo da luta de bastidores que se trava no disputadíssimo mercado de feiras do setor de móveis no Brasil. Também não é para menos, segundo a Abimóvel, existe no país cerca de 16 mil fabricantes. Deste total, 75% são microempresas, 21% pequenas, e apenas 4% médias e grandes. O móvel diferenciado, de alto valor agregado, é feito em sua maioria por pequenas e médias
empresas especializadas. Apesar da região Sul concentrar 70% da produção – a cidade de São Bento do Sul, em Santa Catarina, se destaca pela grande quantidade de mobília exportada – os sulistas disputam com São Paulo o posto de centro das feiras do setor. Em agosto de 2007, a Messe Frankfurt, detentora da Fenavem – Feira Internacional de Vendas e Exportações de Móveis – que já está na 24ª edição e é considerada a principal feira do país, deverá promover a Semana Moveleira nos pavilhões do Anhembi, em São Paulo, agregando toda a cadeia do segmento com a inclusão da novata TechMóvel – feira da tecnologia e fornecedores da indústria de móveis – que completou três edições em 2005. Mas se São Paulo conta com a tradicional Fenavem, Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, se orgulha de sediar a FIMMA – Feira Internacional de Máquinas, Matérias-Primas e Acessórios para a Indústria Moveleira, considerada a 6ª maior do mundo, e que será realizada de 20 a 24 de março de 2007.

Outras opções
Contudo, o mercado de feiras de móveis é tão dinâmico que não pára de surgir novos eventos. Na cidade de Olinda, em Pernambuco, será realizada de 24 a 27 de abril de 2007, a II Movexpo – Feira Nacional de Móveis para Região Nordeste. A mostra, promovida pela Multiplus com apoio do Sindimóveis-PE, é uma prova de que a regionalização de feiras ainda é forte no Brasil, dadas as características de mercado e a imensidão do próprio território brasileiro. Segundo os organizadores, a Movexpo, cuja a primeira edição aconteceu em 2005, reuniu 150 expositores e compradores de diversos estados e também importadores. Lançada há apenas 3 anos, a Feira da Abimad – Associação Brasileira das Indústrias de Móveis de Alta Decoração é uma iniciativa diferente. Formada por um grupo de 178 fabricantes associados, que se dizem dissidentes da Fenavem, da Móvel Sul e do Salão do Móvel Brasil por não atenderem suas necessidades, esta feira realizada em fevereiro em São Paulo é organizada e dirigida pelos próprios empresários que produzem móveis e artigos de decoração de alto valor agregado.

Contra-ataque
O experiente Telmo de Freitas Gomes, promotor da Febramóvel, avisa que também surpreenderá o mercado com novidades. Para quem não sabe, Freitas era diretor executivo do Salão do Móvel Brasil, cuja organização foi idealizada pelo empresário André Tissot, um dos proprietários da Sierra Móveis. “Na realidade, o Salão teve origem na Móvel Sul, em 1998, que na época reunia fabricantes de móveis de linha média, popular e uns poucos fabricantes de alto padrão, entre eles, a Sierra Móveis. Foi então que Tissot detectou que uma única feira não conseguiria atender a todos os segmentos de mercado e propôs que se fizesse um evento, voltado exclusivamente para o mercado de alta decoração. Em agosto de 1999 foi inaugurado o Sierra Park para abrigar a futura exposição. Finalmente, em 2000, o Salão do Móvel foi lançado em Gramado”. Segundo Freitas, o evento foi inovador, pois a seleção dos expositores não era por empresa e sim por produtos. “Em sua primeira edição, o Salão atraiu designers e profissionais do setor. Na edição de 2002 já contava com mais de 160 expositores”, recorda. O Salão foi
realizado em Gramado até 2004, quando foi vendido para a Exponor, juntamente com a Compomóvel. “A criação da Abimad, em 2003, dividiu o setor de alto padrão. Nesta ocasião, a Exponor que já estava no Brasil desde 1999 e conhecia o nosso trabalho, mostrou-se interessada em adquirir o Salão do Móvel e trazêlo para São Paulo. Foi o que aconteceu”, recorda Telmo de Freitas, que já virou a página e se prepara para novos desafios. Com outro sócio, Saulo Rafael Blatt, fundou a empresa Gomes e Blatt Feiras e Eventos, em Gramado, e já anuncia um contra-ataque: “Vamos concorrer com a feira da Abimad, que por sinal é uma feira muito bem organizada, no segmento de móveis de médio e alto padrão. Para a próxima edição, convidaremos algumas tecelagens de decoração para participarem da feira. A idéia é mostrar os tecidos para os decoradores e designers como propostas de tendência. Estes tecidos estarão presentes, em primeira-mão, nos móveis lançados na feira, criando sinergia entre compradores e fornecedores”. Freitas também garante que a próxima edição terá a passarela do móvel, idéia que garante ter sido sua e que chegou a ser apresentada no Salão do Móvel Brasil, já sob direção da Exponor. O empresário também estuda a possibilidade de lançar em agosto de 2007 uma nova feira, a Febralar, reunindo têxteis-lar, objetos de decoração e móveis. “Mas só iremos realizá-la se for confirmada a necessidade pelo mercado. Primeiro, vamos pesquisar”, garante.
Agora é esperar 2007 e ver os resultados. Tomara que o mercado esteja aquecido para que todos consigam bons resultados, cada um com seu foco.
ForMóbile: parceria com Abit/Sinditêxtil
Em reunião realizada no dia 21 de fevereiro entre a Móbile Feiras e Eventos, organizadora da ForMóbile - 2ª Feira Internacional de Fornecedores da Indústria Madeira Móveis e o Comitê de Tecidos para Decoração da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção - ABIT, e Sinditêxtil de São Paulo, foi fechado acordo para a realização em conjunto da I Mostra Texbrasil Decor. A mostra de tecidos acontecerá simultaneamente à ForMóbile 2006, de 1 a 4 de agosto, no Anhembi, em São Paulo (SP), das 14h às 21h. Os principais fabricantes nacionais de tecidos para móveis e decoração irão ocupar uma área de aproximadamente cinco mil metros quadrados do pavilhão para exibir suas coleções. “Será um espaço específico e personalizado, onde as empresas associadas estarão mostrando, em estandes individuais, seus lançamentos”, explica Marielza Milani, coordenadora do comitê de decoração
da ABIT. A I Mostra Texbrasil Decor será uma oportunidade para que moveleiros, designers, arquitetos, revendas e outros profissionais que trabalham com tecidos para decoração possam conhecer as últimas tendências em cores, estampas, matérias-primas e texturas. Para o diretor da ForMóbile, Alexandre Barbosa, a parceria com o grupo de empresas associadas à ABIT e ao Sinditêxtil é fundamental para fazer com que a feira fique ainda mais completa. “Este é um segmento importantíssimo para o setor moveleiro e que agora está participando da nossa feira”.
A ForMóbile, segundo os organizadores, vai reunir cerca de 400 expositores, entre as principais empresas de máquinas, matérias-primas e acessórios para o segmento. Espera-se 50% de crescimento no número de visitantes em relação à edição de 2005, que recebeu 32 mil pessoas, entre fabricantes de móveis, marceneiros, beneficiadores de madeira, revendas, designers e outros profissionais do setor.
 

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Texto: Márcia Mariano
Fotos: Osvaldo F. e Divulgação

Data de publicação: 14/05/2006

Conteúdo relacionado


Intertextile Shanghai Home Textiles comemora 25 anos
De um começo humilde, em outubro de 1995, a Intertextile Shanghai Home Textiles comemorou 25 anos de sucesso, por ocasião da edição de Outono, realizada no final de agosto, em Xangai. A feira reuniu 1.147 expositores de 27 países e regiões e 35 mil visitantes nacionais e internacionais.  2019-10-04 - Tags: messe frankfurt intertextile shanghai textiles feiras centro nacional de exposicoes e convencoes

Fabricante de têxteis-lar brasileira quer conquistar mercado americano
Com 45 anos de atuação no setor têxtil nacional e crescimento médio de 10% ao ano, o Grupo Frelanzza aposta na internacionalização para continuar sua trajetória de desenvolvimento e inovação, com um produto 100% fabricado no Brasil.  2019-08-23 - Tags: frelanzza textil brasil smartbed fabio monti pedro mario issa pedro

Presidente da Altenburg recebe homenagem da Confederação Nacional da Indústria
Uma das mais importantes condecorações da Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Ordem ao Mérito Industrial, será entregue a um empresário catarinense. Rui Altenburg, presidente da maior produtora de travesseiros do país, a Altenburg, recebe a homenagem em 24 de maio, na sede da Fiesc, em Florianópolis (SC).  2019-05-03 - Tags: confederacao nacional da industria cni ordem ao merito industrial rui altenburg altenburg

Altenburg abre primeira unidade no Paraguai
Com uma meta de crescimento de 25% em 2018, a Altenburg, indústria têxtil brasileira, fundada em Santa Catarina há 95 anos, iniciou em fevereiro as operações de sua primeira unidade em Ciudad del Este, no Paraguai, ocupando uma área de 4 mil metros quadrados e gerando cerca de 40 empregos diretos.  2018-08-05 - Tags: rui altenburg investimentos industria textil textil altenburg ecommerce

Altenburg inaugura no Paraguai a primeira unidade fora do país
Um novo e importante passo para a história da Altenburg foi consolidado na última sexta-feira (16). A companhia, que é a líder nacional no mercado de travesseiros e referência também em cama e banho, inaugurou a primeira unidade no exterior.  2018-03-23 - Tags: altenburg hogar textil ciudad del este rui altenburg mercado textil lar

Quais são as tendências no varejo têxtil-lar para 2018?
Para quem trabalha no varejo há sempre muitas novidades no mercado, principalmente em se tratando de decoração, como as cortinas e toalhas de renda que garantem boas vendas por estarem sempre na moda e deixarem o ambiente moderno e elegante.  2018-01-31 - Tags: omniconsumidor interlar varejo mercado textil lar decoracao marketing whatsapp

Altenburg aposta em retomada do consumo e apresenta lançamentos no segmento de cama
Aproveitando a semana de SPFW, a Altenburg Têxtil entrou no clima das passarelas e apresentou nos dias 30 e 31 de agosto, em São Paulo, um desfile inusitado aos clientes lojistas.Com o tema “Jardim Secreto”, modelos entraram no catwalk em looks confeccionados com lençóis, colchas e revestimento de travesseiro, apresentando assim, os lançamentos da marca para as temporadas de Primavera/ Verão.  2017-09-06 - Tags: altenburg textil spfw travesseiros inteligentes colecao boulevard jardim secreto

Trussardi apresenta novo posicionamento em campanha publicitária
A Trussardi lança uma nova campanha publicitária e, com ela, apresenta um novo conceito. De acordo com a gerente da marca, Bianka Eickenberg, a Trussardi pensou na mulher para construir seu novo posicionamento.  2016-08-30 - Tags: trussardi onewg comunicação decoracao textil lar home textile

Setor de têxtil para decoração mostra lançamentos em São Paulo
A ABUP Têxtil, salão brasileiro de negócios para empresas, fabricantes e distribuidores do segmento de têxteis para decoração, completa sua segunda edição em São Paulo, mostrando tendências, lançamentos e reunindo fornecedores e compradores interessados em novidades no nicho.  2016-08-25 - Tags: paranatex kacyumara tramare abup textil

Resultados do Intertextile Shanghai Home Textiles
Pela primeira vez no Centro de Convenções e Exibições Nacionais, em Shangai, na China, a edição de outono do Intertextile Shangai Home Textiles teve alta aceitação de expositores e compradores, que consideraram o evento como o de maior sucesso até o momento. A feira foi a maior em seus 21 anos de história em termos de expositores (1402 de 30 países contra 1334 expositores em 2014) enquanto os visitantes tiveram uma pequena queda (foram 42.048 de 97 países contra 42.189 de 94 países no último ano).  2015-10-07 - Tags: intertextile shangai home textiles china messe frankfurt wendy wen intertextile design boutique espaco de estampas digitais tirotex moldova

23ª edição da Proposte 2015
EXCLUSIVO: A 23ª edição da Proposte, Cernobbio's World trouxe o Preview de tecidos de decoração e cortinas, foi um sucesso. Os estandes mantiveram um fluxo constante de compradores, de nada menos que 66 países diferentes, mais uma vez com grande ansiedade para examinar as ricas coleções de decoração de interiores em busca de novos elementos em termos de fibras, fios, design, tecelagem técnica, acabamento e cores.  2015-05-15 - Tags: decoração feira proposte 2015 milano têxtil

Exclusivo: Coleção infantil tem algodão 100% orgânico
A Lepper Baby lança coleção mini orgânica, produzida com algodão 100% orgânico e fibras naturais. Peças chegam às lojas em março e já estarão disponíveis no comércio de Joinville para depois conquistar o Brasil.  2015-02-10 - Tags: lepper colecao colore mercado textil lar algodao organico

Döhler dobra produção e aumenta share no Brasil
Carlos Alexandre Döhler, diretor comercial de uma das mais importantes e longevas indústrias têxteis do país, a catarinense Döhler, enfatiza falhas na gestão do segmento têxtil e aponta soluções para que este mercado volte a ser competitivo e envolva os novos hábitos do comprador brasileiro.  2014-09-19 - Tags: dohler carlos alexandre dohler santa catarina

Texfair: novos caminhos a percorrer
Maior feira brasileira de confeccionados para vestuário, têxteis-lar e malharia avalia segmentação de mercado.  2012-02-01 - Tags: texfair sintex

“Balzaquiana” com muito estilo
A Dalutex, uma das malharias mais modernas do País, completa 30 anos fazendo moda.  2012-01-26 - Tags: dalutex

Semana do design em São Paulo
A maior cidade brasileira se prepara para promover evento que valoriza a criatividade dos brasileiros  2008-08-31

São Paulo está organizando para novembro a Semana Internacional do Design
A maior cidade brasileira se prepara para promover evento que valoriza a criatividade dos brasileiros.  2008-08-31

Criadores de espaços discutem o futuro
Encontro em São Paulo debate questões sobre profissão e perspectivas para os designers de interiores  2008-07-31

Diva Castro, especialista em pesquisa e desenvolvimento de produtos, conta segredos da moda-lar
Especialistas e mercado percebem mudanças nas relações de consumo de têxtil-lar.  2008-02-28

Decosit reúne quatro eventos
Salões europeus promovem sinergia para atender ao mercado de decoração. Decosit acontece simultaneamente a quatro salões  2007-08-31 - Tags: decotec