Language
home » decoração têxtil lar » decor e lar » decoração

Decoração

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Criação de Ambientes – Casa Cor 2008 resgata o prazer de viver bem com a natureza

Redescobrindo o prazer de morar
 
Casa da Árvore, criação de Fernanda Abs e Fred Benedetti
Imagine-se em lugar tranqüilo, em plena megalópole, cercado de jardins floridos e árvores frondosas, num ambiente espaçoso, decorado com esmero e conforto, proporcionado pela beleza dos materiais e sofisticação tecnológica. Mas não cercado de grades e câmeras de vídeo por todos os lados e, sim, de liberdade e do prazer de conviver em harmonia com a natureza e com as pessoas à sua volta. Este lugar existe? Sim, ou melhor, foi criado durante a última edição da Casa Cor que, sob nova direção, resgatou as charmosas vilas paulistanas do passado, em 6.500 metros quadrados de área no Jockey Club de São Paulo.

Felipe Camargo, vice-presidente da Casa Cor, explica que há tempos vem se observando o desejo do morador, especialmente das grandes cidades, de voltar às vilas, de redescobrir uma velha fórmula de viver mais humanista, fugindo dos grandes condomínios frios e impessoais. A pequena vila residencial do Jockey Club foi retratada como exemplar perfeito de um padrão de ocupação urbana, que teve seu apogeu nos primeiros decênios do século 20, servindo como fonte de inspiração para a montagem do evento deste ano.

Espaços de lazer ao ar livre não faltaram: sob árvores centenárias, canteiros de samambaias e de flores, cercas vivas, palmiteiros (com troncos envolvidos por uma fita negra em protesto ao corte indiscriminado), guapuruvus, jatobás, uma pequena horta e vastos jardins interagiram com a mostra, propiciando aos visitantes momentos de reflexão, comparáveis a “lounges a céu aberto” como definiu Daniela Sedo e Carlos Marsi na Praça das Boas Vindas, ambiente criado por eles na Casa Cor São Paulo.

Com um tema tão lúdico e, ao mesmo tempo, reflexivo não faltou criatividade aos designers para produzir espaços encantadores. A Casa da Árvore, autoria de Fernanda Abs e Fred Benedetti surgiu para substituir as tradicionais piscinas, churrasqueiras, quadras poliesportivas, ofurôs e outros itens que geralmente compõem uma área de lazer das residências de alto padrão. O espaço serve de refúgio para um descanso bem merecido, uma fonte energizante que traz bemestar ao corpo e à mente. Paredes, piso, móveis em cumaru, telhado em vigas de eucalipto e telhas de madeira ilustram bem o desejo contemporâneo por materiais naturais.
 
Entre quatro paredes
Destacamos, a seguir, alguns ambientes em que os materiais têxteis estão entre os protagonistas do novo estilo de morar.
 
• Estar com Mirante por João Armentano
Mix do contemporâneo com clássico e vintage prevalece no espaço criado pelo arquiteto João Armentano. Cores neutras – cinza, branco e preto – estofados revestidos com tecido rústico ou de couro, almofadas de todos os tipos, nos mais variados materiais (destacando-se uma em pele de vaca estampada), além do incrível sofá negro criado pela designer iraquiana Zaha Hadid integram o inusitado ambiente de 150 metros quadrados. “Na decoração atual a regra é não ter regras. A proposta da Casa Cor é permitir ao profissional total liberdade criativa, identificando seu estilo. O público tem a oportunidade de avaliar o trabalho de cada participante e definir quem melhor atende a seu próprio gosto”, diz Armentano.
 
• Estar de Saída por Zoe Gardini Com 200 metros quadrados e pé direito com quase cinco metros de altura, o espaço proporciona conforto ao visitante à saída do ambiente. Pufes, sofás e poltronas amplos e confortáveis privilegiam design de linhas retas revestidos com materiais de aspecto natural com textura agradável, tais como ultra-suede, linhões rústicos, pêlo de vaca, em tonalidades neutras. O projeto arquitetônico une o interno com o externo integrando a casa com a natureza. Cortinas em voil emolduradas por xales de linho enfatizam o clima contemplativo e aconchegante deste espaço, e marcou a primeira participação da arquiteta em Casa Cor.
 
• Casa Dourada de Brunete Fraccaroli
Idealizada para uma mulher independente, a casa de 82 metros quadrados integra num único ambiente sala, quarto e cozinha. O revestimento dourado foi aplicado no piso e nas paredes da cozinha, direcionando todo o tema da decoração. Contrabalançando o dourado presente também nas luminárias e nos xales de seda das persianas, o branco se faz presente nos criados-mudos de couro, nas paredes revestidas de seda, nas imponentes poltronas neo-barrocas do italiano Alessandro Mendini forradas de vinil, no sofá shantung de seda. Pela 20ª vez na Casa Cor, Brunete explica que o evento representa um verdadeiro laboratório no qual o profissional pode exercer toda sua criatividade. Para driblar a exiguidade do espaço, a arquiteta utilizou vários espelhos e móveis translúcidos em acrílico.
 
• Loft 24/7 por Fernanda Marques
A velocidade da vida urbana moderna inspirou a criação deste espaço. Tecidos sofisticados como o veludo molhado do sofá, a pele de coelho nas duas chaises, o couro cortado a laser da poltrona italiana, formando uma rede criativa, contrastam com a goiabeira, que faz o papel de uma escultura na cozinha, e com o muro verde da sala de jantar. Digno de nota o banco sinuoso de madeira desenhado pela arquiteta, peça ímpar na decoração do espaço.
 
• Estúdio do Bem-Estar por Patrícia Martinez
Os 85 metros quadrados do espaço materializam a sensação de leveza graças a elementos recuperados de lembranças afetivas, cores claras, materiais naturais, tecnologia apurada que facilita o dia-a-dia. Chaises revestidas de linho branco, tapete de lã e almofadas de seda e de pele de carneiro oferecem o conforto tátil, como pede a decoração contemporânea.
• Estúdio 2 por Alessandro Jordão e Kiko Sobrino
Verdadeira instalação de arte com 45 metros quadrados, tudo que consta no ambiente foi criado pelo Studio Mãos Contemporary Art, o ateliê da dupla. Cadeiras ergonômicas moldadas em acrílico Angel apresentam um encosto com contorno alado, como sugere o nome. Em oposição ao anjo, a Diablo Chair é vermelha, transparente, com rabo e chifres. As cadeiras e mesa Bullet Proof são estruturadas em inox, com assento, encosto e tampo de vidro blindado, cravejado por tiros de pistola 45 disparados pelo próprio Kiko. Sem dúvida, o ambiente mais pop da Casa Cor 2008.
 
• Cabana por Roberto Migotto
Vista pelo lado de fora parece uma caixa preta que não desvenda nada em seu interior. Porém, quando se atravessa a porta de correr, encontrase um espaço campestre convidativo, todo forrado em madeira. No living, um sofá chesterfield capitonê adaptado ao design contemporâneo: pés de metal cromado e estofamento em veludo camelo. Tapetes de lã, e seda tecidos no Nepal, poltronas assinadas pelo dinamarquês Hans Wegner em tonalidade manteiga, paredes de fundo cobertas por samambaias, jibóias e outras plantas, complementam o espaço desta Cabana confortável e luxuosa.
 
• Estúdio do Jovem por Mariana Albuquerque e Guilherme Ommundsen
Com uma única divisão interna, o Estúdio é praticamente todo em vidro. As cortinas que circundam a área são em tecido tecnológico furadinho, geralmente usado na fabricação de tênis, reforçando o conceito de que a moda e a decoração caminham lado a lado, revelando um estilo esportivo e despojado.
• Sala Íntima por Clarisse Reade
Mesclando o novo com o antigo, o ambiente reúne livros, esculturas, telas, gravuras... enfim, tudo que é precioso para o dono da casa. Poltronas de couro envelhecido, banquetas de pele de onça e sofá revestido em linho tornam o espaço intimista. Tapetes de pele de vaca e almofadas mostarda, verde e berinjela complementam o ambiente.
• Espaço do Lazer por Lionel Sasson
Local para relaxar, entreter os amigos, assistir à televisão em conforto, o espaço de 130 metros quadrados alia a criatividade da decoração ao máximo em automação, marca registrada deste designer de interiores. Sofás capitonês em doupion branco oferecem elegante aconchego ao home theatre, enquanto a inovadora área de cromo e aromaterapia atende ao bem-estar dos convidados com estética e tecnologia.
 
• Sala de Música por Denise Barretto
Preocupada com a acústica, a profissional revestiu as paredes do ambiente com placas acústicas estofadas, “embaladas” em chamois gris perfurado e tapete espesso off white.
 
• Living de Hóspedes por Roberto Negrete
Este ambiente acolhe o visitante com sofás, poltronas e texturas confortáveis, desde as paredes revestidas com linho laminado às cortinas em gaze de seda bordada e forro em tricoline lisa de algodão. As cores neutras contribuem para o total relaxamento do hóspede e para a harmonia do espaço.
• Lounge Bossa Nova por Débora Aguiar
Em parceria com a Camargo Corrêa Desenvolvimento Imobilário, a arquiteta rememora em seu ambiente de 320 metros quadrados os 50 anos da criação da Bossa Nova, com elementos da época para homenagear o maestro Tom Jobin. Inspirado na arquitetura modernista, o lounge foi dividido em três ambientes (lareira, piano e leitura) além de um terraço. Sofás em seda off white com almofadas em dois tons de bege e branco em penas de avestruz, poltronas flexform e tapetes tressé compõem o espaço da lareira, revestida em mosaico de madrepérola. No terraço de entrada, cortinas transparentes flutuantes parecem soprar com os ventos. Futons estofados com tiras de couro e lanternas convidam o visitante para um merecido relax.
 
• Estar da Piscina por Yeda, Carina e Sílvio Korman
Como uma piscina não poderia faltar na Casa Cor, a Korman Arquitetos criou um espaço para integração da família. Destacam-se os confortáveis sofás chaise, o estar à japonesa rebaixado com múltiplas almofadas, mesinha central e os criativos lustres com casulos brancos de bicho-da-seda.
• Sala de Jantar por Fernando Piva
Em tons de marrom, bege, cru e branco, o decorador imprimiu um toque contemporâneo à tradicional sala de jantar, selecionando texturas delicadas para os revestimentos incluindo palha indiana com toque de seda para recobrir as paredes.
Materiais, cores e tons em destaque
- Veludos liso, molhado, cotelê, vintage; cheniles com superfícies mais comportadas, camurças naturais e sintéticas, como suede e chamois perfurado; peles de vaca, carneiro, coelho, onça; sedas shantung, bourette, doupion, gaze; linho em versões para revestimento de paredes, estofados e tecido voile; rústicos naturais juta, aniagem; tressés, bouclês e tweeds; plumas de avestruz; couro e vinil tradicionais ou recortados a laser.

- Cores de base étnica dão um toque vibrante aos sofás (em almofadas), às paredes, pisos frios e painéis decorativos.

- Branco, off white, manteiga, bege.

- Marrons, fendi em destaque, capuccino.

- Preto e grafite.

- Metálicas, principalmente ouro e prata.
 
Interior Latin America 12
 
 

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Data de publicação: 31/07/2008

Conteúdo relacionado


Evento com espaço dedicado às criações autorais
CLUB&CASA Design marca presença na 10ª edição do BOOMSPDESIGN com espaço dedicado às criações autorais de seus associados. Ação própria entre escritórios de arquitetura, decoração e design associados à plataforma de relacionamento  2017-07-27 - Tags: club casa boomspdesign design associados plataforma relacionamento bienal arte arquitetura

Fernanda Yamamoto cria peças para Bertolucci
O ano de 2016 será especial para a Bertolucci e marcará os 60 anos de existência da empresa, referência em peças de iluminação. O período comemorativo terá início já no dia 6 de outubro, quando a marca fará o pré-lançamento da nova coleção, trazendo parcerias com nomes criativos: a estilista Fernanda Yamamoto; o escritório de arquitetura e design Atelier BAM; o designer Oswaldo Mellone, bem como a Oficina Bertolucci.  2015-10-07 - Tags: bertolucci fernanda yamamoto atelier bam oswaldo mellone oficina bertolucci

O universo style em Milão
Com um aumento de 15% em compradores estrangeiros, e uma diminuição dos italianos em -8% a feira HOMI Milano está redescobrindo um exclusivo e inovador, “Made in Italy”.  2015-09-21 - Tags: homi milano made in italy decoracao feira milao style

Heimtextil 2016
Os planos para a temporada 2016/17 começam em Frankfurt com as tendências na mesa de reunião. O Grupo WGSN, Estados Unidos, levou o conceito de design de "Theme Park"  2015-03-19 - Tags: theme park heimtextil mercado têxtil

Morar Mais por Menos (RJ) enfatiza soluções criativas para a casa
Reutilizar objetos triviais do dia a dia foi o desafio lançado a arquitetos e designers de interiores que participam da 11ª edição da Morar Mais por Menos do Rio de Janeiro. A mostra que reúne soluções criativas para o lar está aberta até dia 19 de outubro, na Barra da Tijuca.  2014-09-24 - Tags: morar mais por menos barra da tijuca

Boom moveleiro anima setor têxtil
O aumento na produção de móveis no país impulsiona os tecidos de decoração para estofados e cortinas.  2012-02-01 - Tags: texbrasil decor

O autêntico estado da arte
Orientador de tendências para decoração de ambientes, o Salão Maison & Objet, realizado em Paris, de 22 a 26 de janeiro, é um dos eventos mais aguardados do setor, por trazer inovações em materiais, criações de renomados designers e ser uma janela para novos talentos.  2012-02-01 - Tags: maison amp objet

Um sopro de Criatividade no lar
Os tapetes foram destaques na Têxtil House, nova feira de decoração que reuniu mais de 150 expositores em São Paulo.  2011-10-24 - Tags: textil house

Texturas ricas em cores sóbrias
Coleções lançadas na Proposte 2010 refletem clima de apreensão na Europa por conta da crise econômica.  2011-10-04 - Tags: vila erba cernobbio

Conceito Twins revela a pluralidade dos iguais
Conceito Twins revela a pluralidade dos iguais  2009-05-31 - Tags: texturas

Apelo sensorial nos tecidos da Decosit
Apelo sensorial nos tecidos da Decosit  2009-05-31 - Tags: cheniles boucles decosit

Minimalista e funcional
Com ênfase ecológica, Salão do Móvel de Milão aponta para o retorno das linhas retas, poucas cores e materiais alternativos  2008-07-31

Trama Global
Cheios de personalidade, os tecidos made in Brazil não economizam em cores, estampas e relevos.  2008-07-31 - Tags: x

Tecelagens de vanguarda
Visitando alguns expositores, percebe-se que o destaque da feira são realmente os tecidos.  2008-07-31 - Tags: gabriella zechini rubelli group carlos gomes

Redescobrindo o prazer de morar
Imagine-se em lugar tranqüilo, em plena megalópole, cercado de jardins floridos e árvores frondosas, num ambiente espaçoso, decorado com esmero e conforto, proporcionado pela beleza dos materiais e sofisticação tecnológica.  2008-07-31 - Tags: felipe camargo casa cor denise barretto

Proposte aponta direções 2009
Fios naturais, texturas trabalhadas e cartela de cores com ênfase na bicromia são os destaques das coleções européias  2008-07-31 - Tags: proposte armani casa missoni home la traviata

Salão do Móvel de Milão traz minimalismo nas formas e poucas cores
Com ênfase ecológica, Salão do Móvel de Milão aponta para o retorno das linhas retas, poucas cores e materiais alternativos.  2008-07-31 - Tags: salao do movel philippe starck ron arad

A designer Cecilia Machado usa cestaria para criar tapetes artesanais
Em palha, couro ou EVA, tapetes artesanais trazem aconchego aos ambientes  2008-07-31 - Tags: cecilia machado minas gerais borracha eva

Tecidos e Texturas – Naturais, tecnológicos e sofisticados se destacam nas coleções 2008
Cheios de personalidade, os tecidos made in Brazil não economizam em cores, estampas e relevos.  2008-07-31 - Tags: panamericana dohler biasi