Language
home » decoração têxtil lar » decor e lar » decoração

Decoração

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Minimalista e funcional

Minimalista e funcional
 
:: Com ênfase ecológica, Salão do Móvel de Milão aponta para o retorno das linhas retas, poucas cores e materiais alternativos
O branco, em contraste com tons sóbrios, dominaram tanto no estilo clássico quanto no contemporâneo
A tendência, se é que se pode usar este termo, já que linhas retas nunca saíram de moda nos móveis e estofatos, é o minimalismo, formas geométricas, design ousado e, claro, ergonomia e multifuncionalismo. A surpresa, cartela de cores com poucas variações. Imperam o branco, preto, marfim, algumas variações de verde e superfícies lustrosas ou foscas, além de transparentes. Laca, aço e acrílico estão entre os materiais mais utilizados.

Cozinha com fachada em cristal estampado
Na estamparia, porém, o frescor da primavera, expresso em florais de todos os tipos, realçam os detalhes, seja no revestimento de cadeiras decorativas ou almofadas. O ecletismo e as influências globais da moda marcaram a 47ª edição do Salão Internacional do Móvel de Milão, realizado de 16 a 21 de abril na cidade italiana. O evento, organizado pela Cosmit e considerado referência internacional para o setor moveleiro e decoração, atraiu 348 mil visitantes, 21% a mais que o ano passado, sendo 210 mil estrangeiros, vindos principalmente da Espanha, Rússia, Alemanha e países do Sudeste Asiático. Houve também um incremento de vistantes da América do Sul.

Banheira transparente em forma ovalada
O salão reuniu várias mostras simultâneas: Eurocucina (cozinhas); nova versão (veja box) do Salone Ufficio (móveis para escriório) que substituiu o Eimu - International Office Furniture Exhibition; Salone Internazionale del Bagno (móveis e acessórios para banheiro); Salone Internazionale del Complemento d’Arredo (revestimentos e acessórios para decoração) e Salone Satellite (dedicado aos novos talentos). Os espaços de banho e cozinha foram os que apresentaram maior dinamismo e inovação no que se refere a layout. Os dois ambientes hoje ocupam posição de destaque nos projetos arquitetônicos, já que saíram de cômodos reservados para interagirem aos demais ambientes. Numa cozinha, além do fogão e dos armários, é possível dar um toque de originalidade nas cores, como no caso do protótipo apresentado na Eurocucina que chamou atenção pela estampa floral impresa sobre cristal. Profissionais como Karim Rashid, Marcello Cutino e Silvano Barsacchi deram personalidade a alguns projetos apresentados no salão, confirmando que, para se diferenciar no mercado, os fabricantes estão vada vez mais investindo em design.
 
“Viva o verde”
Sofá multifunciona: inspiração ecológica
O Salão contou com a presença de importantes estúdios de arquitetura e design contemporâneo como Philippe Starck, Ron Arad, Antonio Citterio, Tokujin Yoshioka e Konstantin Grcic. Mas também abriu espaço para novos talentos, que apresentaram suas criações no “Salão Satélite”, cujo tema era “Viva o Verde”, dedicado à ecologia e sustentabilidade. Um dos trabalhos mais visitados pelo público foi o “Margaretae Sofá”, de Rossella Ongaretto, uma módulo multifuncional que pode ser adaptado para leitura ou relax. Formado por três elementos de pequenas dimensões em forma de planta, o estofado pode assumir várias formas conforme a conveniência do consumidor.
 
:: Fábrica criativa

A Bienal Internacional do Ambeinte de Trabalho mostrou tendências para móveis de escritório
A 14ª edição e o novo nome para o “Sallone Ufficio” dedicado aos móveis e acessórios, que passou a chamar-se Bienal Internacional do Ambeinte de Trabalho, deram ao evento um novo formato.

Não obstante o aspecto comercial da feira, houve também preocupação com a criatividade, visando transformar a exposição numa vitrine de produtos de valor agregado, cujo tema foi Fábrica Criativa.


A feira aconteceu em um período positivo para o mercado de móveis comerciais. Em 2007, o faturamento do setor aumentou em 12,8%, superando a cifra de 17 milhões de euros.

As exportrações, que alcançaram 48,4% deste total, foram responsáveis por boa parte deste faturamento. Participaram do salão 161 empresas expositoras, sendo 24 estrangeiras provenientes de 12 países.


A nova promposta visa incentivar as empresas a apresentar não só móveis, mas projetar espaços de trabalho que leve em consideração a atividade intelectual das pessoas, ou seja, ambientes que ofereçam não só praticidade tecnológica, mas também bem-estar e conforto. O objetivo é contribuir para se formar uma nova visão sobre os espaços dedicados ao trabalho. Nesse sentido, vários expositores apresentaram produtos com conceito de moda, como por exemplo, cadeiras de escriório com tecidos diferenciados, estampas alegres e design sofisticado.
 
Conceitos
Horto Botânico por Missoni Home
O Salão do Móvel reuniu 2.450 expositores que apresentaram suas propostas para ambientes em diversos estilos, do clássico ao moderno, seguindo a tendência da casa do futuro que preza o ecossistema. Nos pavilhões dedicados à Cozinha e Banho, a madeia certificada foi a grande protagonista do estilo clássico.
 
Poltrona em malha de couro, criada pelos designers Perrault e Prévost
Design de linhas retas, aliado à tecnologia dos materiais, surpreendem pela beleza estética e padrão de qualidade. Revestimentos em madeira como lebrano (claro) e wengé (escuro) se destacam pela textura e coloração que conferem aos móveis. Além da madeira, os laminados plásticos, em policarbonato, também se apresentaram como opção aos produtos naturais. Tecidos tecnológicos dividiram a atenção com os clássicos como seda, linho e algodão. Um exemplo foi a espreguiçadeira Little Birdy, da Emmei, desenhada por Ben Liney. Com pés em tubos de aço cromado e tecido de cor prata que reflete a luz, a cadeira tem forma alada. Outra novidade foi o sofá sideral, feito com tecido “Via Lattea”, cuja forma e aparência translúcida lembram uma bolha plástica.
 
O inusitado sofá com fios metálicos
A busca por novos efeitos táteis, visuais e cromáticos motivou os designers a realizar inúmeras combinações cujo principal objetivo é provocar impacto estético, sem contudo, esquecer o conforto. Dominic Perrault e Gaelle Lauriot-Prévost, por exemplo, criaram uma malha tricotada em couro para rervestir a poltrona cuja estrutura fluída e anatômica se ajusta aos movimentos do corpo.
 
Um raro momento de extravagância com os dourados
A cadeira Bouquet, criada por Tokujin Yoshioka para a Moroso, por sua vez, é uma obra de arte. Sobre estrutura de tubo metálico, o designer criou um vistoso buquê com diversos lenços de seda. Já o sofá Field, desenhado por Patricia Urquiola, apresenta uma geometria que une linha reta com suaves contornos nas extreminades. Revestido em poliéster acetinado, apresenta na parte de trás do encosto, um detalhe em costura aparente formado por fios metálicos.
 
Plácida contemplação na quase ausência de cores
A coleção de tecidos “Horto Botânico” da grife Missoni Home mescla cores solares e tons sombrios. As tulipas, flor da estação (primavera européia), sugerem com borboletas, poás, listras e cogumelos um alegre passeio no bosque, trazendo elementos da natureza para dentro de casa.
 
 
Por: Márcia Mariano
Fotos:
Saverio Lombardi, Alessandro Russoti, Luciano Pascali e Carola Merello
Interior Latin America 12
 

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Data de publicação: 31/07/2008

Conteúdo relacionado


Evento com espaço dedicado às criações autorais
CLUB&CASA Design marca presença na 10ª edição do BOOMSPDESIGN com espaço dedicado às criações autorais de seus associados. Ação própria entre escritórios de arquitetura, decoração e design associados à plataforma de relacionamento  2017-07-27 - Tags: club casa boomspdesign design associados plataforma relacionamento bienal arte arquitetura

Fernanda Yamamoto cria peças para Bertolucci
O ano de 2016 será especial para a Bertolucci e marcará os 60 anos de existência da empresa, referência em peças de iluminação. O período comemorativo terá início já no dia 6 de outubro, quando a marca fará o pré-lançamento da nova coleção, trazendo parcerias com nomes criativos: a estilista Fernanda Yamamoto; o escritório de arquitetura e design Atelier BAM; o designer Oswaldo Mellone, bem como a Oficina Bertolucci.  2015-10-07 - Tags: bertolucci fernanda yamamoto atelier bam oswaldo mellone oficina bertolucci

O universo style em Milão
Com um aumento de 15% em compradores estrangeiros, e uma diminuição dos italianos em -8% a feira HOMI Milano está redescobrindo um exclusivo e inovador, “Made in Italy”.  2015-09-21 - Tags: homi milano made in italy decoracao feira milao style

Heimtextil 2016
Os planos para a temporada 2016/17 começam em Frankfurt com as tendências na mesa de reunião. O Grupo WGSN, Estados Unidos, levou o conceito de design de "Theme Park"  2015-03-19 - Tags: theme park heimtextil mercado têxtil

Morar Mais por Menos (RJ) enfatiza soluções criativas para a casa
Reutilizar objetos triviais do dia a dia foi o desafio lançado a arquitetos e designers de interiores que participam da 11ª edição da Morar Mais por Menos do Rio de Janeiro. A mostra que reúne soluções criativas para o lar está aberta até dia 19 de outubro, na Barra da Tijuca.  2014-09-24 - Tags: morar mais por menos barra da tijuca

Boom moveleiro anima setor têxtil
O aumento na produção de móveis no país impulsiona os tecidos de decoração para estofados e cortinas.  2012-02-01 - Tags: texbrasil decor

O autêntico estado da arte
Orientador de tendências para decoração de ambientes, o Salão Maison & Objet, realizado em Paris, de 22 a 26 de janeiro, é um dos eventos mais aguardados do setor, por trazer inovações em materiais, criações de renomados designers e ser uma janela para novos talentos.  2012-02-01 - Tags: maison amp objet

Um sopro de Criatividade no lar
Os tapetes foram destaques na Têxtil House, nova feira de decoração que reuniu mais de 150 expositores em São Paulo.  2011-10-24 - Tags: textil house

Texturas ricas em cores sóbrias
Coleções lançadas na Proposte 2010 refletem clima de apreensão na Europa por conta da crise econômica.  2011-10-04 - Tags: vila erba cernobbio

Conceito Twins revela a pluralidade dos iguais
Conceito Twins revela a pluralidade dos iguais  2009-05-31 - Tags: texturas

Apelo sensorial nos tecidos da Decosit
Apelo sensorial nos tecidos da Decosit  2009-05-31 - Tags: cheniles boucles decosit

Minimalista e funcional
Com ênfase ecológica, Salão do Móvel de Milão aponta para o retorno das linhas retas, poucas cores e materiais alternativos  2008-07-31

Trama Global
Cheios de personalidade, os tecidos made in Brazil não economizam em cores, estampas e relevos.  2008-07-31 - Tags: x

Tecelagens de vanguarda
Visitando alguns expositores, percebe-se que o destaque da feira são realmente os tecidos.  2008-07-31 - Tags: gabriella zechini rubelli group carlos gomes

Redescobrindo o prazer de morar
Imagine-se em lugar tranqüilo, em plena megalópole, cercado de jardins floridos e árvores frondosas, num ambiente espaçoso, decorado com esmero e conforto, proporcionado pela beleza dos materiais e sofisticação tecnológica.  2008-07-31 - Tags: felipe camargo casa cor denise barretto

Proposte aponta direções 2009
Fios naturais, texturas trabalhadas e cartela de cores com ênfase na bicromia são os destaques das coleções européias  2008-07-31 - Tags: proposte armani casa missoni home la traviata

Salão do Móvel de Milão traz minimalismo nas formas e poucas cores
Com ênfase ecológica, Salão do Móvel de Milão aponta para o retorno das linhas retas, poucas cores e materiais alternativos.  2008-07-31 - Tags: salao do movel philippe starck ron arad

A designer Cecilia Machado usa cestaria para criar tapetes artesanais
Em palha, couro ou EVA, tapetes artesanais trazem aconchego aos ambientes  2008-07-31 - Tags: cecilia machado minas gerais borracha eva

Tecidos e Texturas – Naturais, tecnológicos e sofisticados se destacam nas coleções 2008
Cheios de personalidade, os tecidos made in Brazil não economizam em cores, estampas e relevos.  2008-07-31 - Tags: panamericana dohler biasi