Language
home » decoração têxtil lar »

Atualidades

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Texfair: novos caminhos a percorrer

 

Desde que foi inaugurada em maio de 2000, na cidade Blumenau (SC), com apenas 120 marcas, a Texfair do Brasil – Feira Internacional da Indústria Têxtil vem se  consolidando como o principal evento lançador de artigos confeccionados para o varejo. A feira, que começou recebendo um público aproximado de 7 000 compradores, a maioria da região sul, hoje atrai visitantes de todo o país e também do exterior. A última edição, realizada em 2010, reuniu mais de 400 marcas de vestuário, malharia, cama, mesa, banho e decoração, recebendo um total de 24.600 visitantes. Devido a este crescimento, ultimamente vem se cogitando a sua segmentação, uma vez que o mercado de vestuário também mudou e as datas de lançamento das coleções estão cada vez mais antecipadas. Mas, por enquanto, "ainda não tem solução definitiva", garante Renato Valim, diretor executivo do Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário de Blumenau (Sintex), promotor da feira. Ele diz, porém, que fará uma pesquisa junto aos expositores, na próxima edição, (veja box) para definir novos rumos para o evento. Evolução e desafios Em seus dez anos de realização, a Texfair já recebeu mais de 185  mil visitantes.

A expectativa dos organizadores é que a visitação cresça ainda mais, já que o Brasil vive um bom momento econômico. Além disso, com a valorização do real e devido à crise econômica de 2008/09, as empresas têxteis, especialmente as do setor de cama, mesa e banho, que tradicionalmente exportavam para Europa e Estados Unidos, decidiram focar mais o mercado interno e sul-americano. O fato de ser a única feira têxtil abrangente no segmento de têxteis-lar (cama, mesa, banho e tecidos de decoração) a Texfair é aguardada com muita expectativa pelos fabricantes destes produtos, – que nela fazem o lançamento de suas coleções. Outra peculiaridade é que o evento é promovido pelo  Sintex, entidade que representa os interesses de 3.500 empresas, com base em 18 municípios e 40 mil trabalhadores. Quando inaugurou a primeira edição da Texfair, nos Pavilhões da Proeb, atual Vila Germânica, o presidente do Sintex, Ulrich Khun, tinha um desafio, fazer com que a feira situada na região sul do país se transformasse num pólo irradiador de lançamentos para o varejo nacional. “Apesar da grande  concentração de indústrias locais, a feira não foi regional. O setor passava por muitas transformações e as feiras têxteis existentes não satisfaziam as necessidades do mercado. Aí, criouse um vácuo. Faltava um local para um encontro profissional do setor.

Foi então que começamos a olhar o mundo”, disse na época o dirigente. De 2000 até hoje, a Texfair não só cresceu em número de visitantes e expositores como também  diversificou sua atuação. Em 2006, lançou o desfile/show Texfashion, uma forma criativa de exibir os produtos dos expositores. No ano seguinte, após a inauguração das novas instalações do Parque Vila Germânica, chegou a marca de 200 empresas participantes da feira. Com o apoio da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), por meio do Programa Estratégico da Cadeia Têxtil Brasileira (Texbrasil), criado em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) – a Texfair também passou a promover ações de intercâmbios comerciais e tecnológicos entre expositores e compradores de vários países.

Para a 11ª edição, que acontece de 18 a 21 de maio, o Sintex pretende dar continuidade ao projeto Al Invest, iniciado na Texfair 2009, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) que trouxe 13 empresas européias (italianas, suecas, polonesas e inglesas) para realização de negócios durante a feira. O Programa Al Invest foi criado em 1994 pela Comissão Européia e consiste em uma rede de operadores com a missão de facilitar e fortalecer a cooperação econômica entre a Europa e a América Latina.

Modelo Ideal

Conversamos com o diretor executivo do Sintex, Renato Valim, sobre o atual perfil da Texfair e suas possíveis mudanças. Acompanhe.

ITT Press: Depois de uma década de sucesso, este modelo de feira, que reúne num mesmo espaço confecção, malharia e têxteis-lar, ainda é ideal?
 

Renato Valim: Chegamos a 11º edição com a feira totalmente comercializada.
Deveremos ter mais de 200 expositores e acima de 400 marcas. Temos uma pressão maior do setor de cama, mesa e banho porque eles necessitam de estandes grandes para ambientar os espaços onde serão expostos os produtos.

ITT Press: Esta visibilidade maior dos têxteis-lar sugere que a Texfair é uma feira mais voltada para este mercado?

Renato Valim: Desde o seu início, a feira contempla os segmentos de confecção, cama, mesa, banho e malharia.

ITT Press: Mas algumas confecções e malharias têm deixado de expor na Texfair. Já se fala no mercado que a feira deveria ter duas edições, uma para vestuário e outra para moda lar. O que há de concreto nisso?

Renato Valim: O que está acontecendo é uma incompatibilidade de datas por parte de alguns segmentos específicos dentro do setor. As grandes malharias, que antes lançavam seus produtos em meados de junho, anteciparam para a última semana de maio, afim de atender o varejo que compra primavera/verão neste período. Já para as confecções, que possuem marcas próprias e/ou trabalham com sistema de private label, a data da Texfair em maio é considerada “tarde”, pois essas empresas disponibilizam seus produtos no mercado no início de abril. Muitas delas fazem até seis coleções para atender lojistas específicos. O problema é que para as confecções de pequeno e médio porte – grande maioria no país – o mês de abril é muito cedo para lançamento de coleção. Elas não têm a mesma logística e nem a mesma condição das grandes. Portanto, a data da Texfair está perfeitamente adequada para a maioria das indústrias do nosso setor.

ITT Press: Mas e o setor de cama, mesa, banho e decoração. Como fica nessa disputa de datas?

Renato Valim: Para este setor, a feira pode ser realizada tanto em abril, quanto maio ou junho. Eles só fazem um lançamento de coleção por ano e o período ideal é no primeiro semestre.

ITT Press: Para atender os interesses dos três segmentos que participam da feira não seria ideal fazer duas edições por ano, segmentadas?

Renato Valim: Há dois anos, o presidente do Sintex, Ulrich Kuhn, aventou a possibilidade de realizar uma feira para têxteis-lar e outra para confecção em função da nova dinâmica do mercado. Mas, por enquanto, não há nenhuma solução definitiva sobre isso. Anualmente fazemos uma pesquisa junto aos expositores para avaliar o evento. Este ano, faremos uma sondagem para discutir não só esta, mas outras questões de interesse dos expositores. Se for desejo do mercado, haverá duas feiras.

ITT Press: Com todo o crescimento da feira e, caso venha ocorrer duas edições por ano do evento, Blumenau está preparada para atender a demanda dos visitantes?
 

Renato Valim: Vamos continuar trazendo compradores, subsidiando a estadia, etc. A cidade está se adequando e já há projetos de uma nova rede hoteleira e da duplicação da rodoviária. Enquanto esta solução não vem, estabelecemos uma parceria com a rede hoteleira do Balneário Camboriú (distante cerca de 20 quilômetros do aeroporto de Navegantes), que tem capacidade para ofertar mais de 20 mil leitos. Não tenho dúvidas de que a 11 ª edição da Texfair do Brasil será, mais uma vez, um sucesso.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Fonte: ITT Press Trends
Edição: 77
Ano: 2010
Fotos: Edson Pelence

Data de publicação: 08/11/2010

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


São Paulo recebe feiras simultâneas para o setor de têxtil-lar
De 14 a 17 de fevereiro de 2020, a Abup realiza a 40ª Home & Gift e a 9ª Têxtil & Home no São Paulo Expo. Juntas, formam a melhor e mais completa feira de negócios da América Latina do segmento casa com os lançamentos das principais indústrias.  2020-01-24 - Tags: decoraçao casa lar iluminacao evento casa de valentina blog abup home gift textil

Tendência de decoração para 2020 onde menos é mais
No início de 2019, uma pesquisa realizada pela agência norte-americana Union + Webster concluiu que 87% dos brasileiros preferem consumir produtos e serviços de empresas que praticam a sustentabilidade. Com imóveis adaptados para deixar o dia a dia mais funcional, o minimalismo está em alta também no design de interiores.  2020-01-22 - Tags: sustentabilidade decoraçao 2020 tendendicas lucas araujo reciclaveis trisul

Proposte celebra edição 2020 com ilustrações de Agostino Iacurci
A Proposte, mais completa e conceitual feira de tecidos para interiores da Europa, solicitou ao ilustrador, Agostino Iacurci, que projetasse a imagem do pôster de 2020 para a 28ª edição do evento, que ocorrerá de 27 a 29 de abril, no centro de exposições Villa Erba, de Cernobbio, Itália.  2020-01-17 - Tags: proposte feira tecidos europa agostino iacurci villa erba italia

Entenda porquê usar móveis coloridos na decoração
Quando vamos decorar um ambiente pensamos em todos os detalhes que vão transformar aquele espaço em um cenário bonito, funcional e harmonizado, mas a originalidade também é um fator importante. Uma boa solução para tornar qualquer composição única é apostar em móveis coloridos.  2020-01-16 - Tags: decoraçao cintia moveis coloridos arquitetura design interior

Medellín é o coração da America do Sul para o têxtil-lar
Além de Moscou, Mumbai, Xangai, Tókio, Nova Iorque e Frankfurt, na America Latina acontecera, em 2021 a primeira edição da Heimtextil Colômbia South America, entre os dias 27 e 29 de abril. É a Messe Frankfurt se posicionado fortemente no continente com as feiras Confemaq-Simatex-Emitex, em Buenos Aires, Argentina e agora a Heimtextil Medellin.  2020-01-10 - Tags: heimtextil colombia confemaq simatex emitex buenos aires medelin

Entenda como peças brancas renovam a decoração
O branco sempre esteve ligado à sensação de tranquilidade e harmonia, mas nem todo mundo conhece a versatilidade dessa cor. Com o uso certo pode adicionar elegância e referências instigantes sem abrir mão da suavidade.  2019-12-12 - Tags: decoraçao branco abc paulista pureza cor conceitos toque final clean

Intertextile Shanghai Home Textiles - Edição de Primavera retorna em março de 2020
A edição de Primavera da Intertextile Shanghai Home Textiles, dedicada aos lançamentos de têxteis-lar e decoração, retornará ao Centro Nacional de Exposições e Convenções, em Xangai, de 11 a 13 de março de 2020.  2019-12-02 - Tags: home textiles intertextile shangai home decoraçao lar textiles primavera

Ambientes corporativos ganham mais visibilidade na Heimtextil 2020
Na Heimtextil 2020, que acontece de 7 a 10 de janeiro próximo, em Frankfurt, designers de interiores, arquitetos e especialistas do setor hoteleiro poderão aproveitar uma gama ainda maior e mais extensa de produtos para seus projetos.  2019-11-30 - Tags: natureza decoracao habitacoes urbanas ambientes externos interativos ait dialog heimtextil 2020

Camesa dá dicas de produtos azuis para decorar ambientes
Sabe qual é a cor que pode ajudar no trabalho e nos estudos e, além disso, deixar o ambiente mais suave e tranquilo, afetando o humor e até a saúde? A Camesa, marca especializada em artigos de cama, mesa, banho e decoração, traz dicas de como utilizar o azul em vários ambientes.  2019-11-27 - Tags: camesa decoraçao azul calma tranquilidade cama mesa banho estilo

Heimtextil 2020: Uma edição de aniversário voltada a produtos mais sustentáveis
A 50ª edição da Heimtextil, feira internacional de têxteis para o lar e revestimentos, que acontecerá de 7 a 10 de janeiro de 2020, em Frankfurt am Main, será mais uma vez brilhante, não só pela maior variedade de produtos para o segmento de interiores têxteis, mas também pelo seu tão esperado fórum de tendências, o mais importante balizador internacional para têxteis de interiores.  2019-11-22 - Tags: heimtextil decoracao window interior decoration beautiful living auping

Tok&Stok lança coleção especial de decoração para as festas de fim de ano
As festas de final de ano se aproximam e ter a casa pronta para receber visitas, vai além de uma convenção social, costume cultural ou religioso. Decorar para este período é, acima de tudo, um sinal de afeto e neste sentido, todo detalhe importa.  2019-11-01 - Tags: xmas spirit encanto noel glowing star tokstok

Timeless é tema de coleção primavera/verão da casa moysés
Uma reflexão sobre o tempo, sobre como o gastamos ou sobre como desfrutamos dele. Esse é o tema da Coleção Timeless de Primavera/ Verão da casa moysés, tradicional marca de cama e banho, que tem como expertise a criação de produtos sofisticados, feitos a partir de matérias primas de altíssima qualidade e design para perdurar através do tempo.  2019-10-18 - Tags: colecao timeless casa moyses cama e banho produtos sofisticados

Calor e alegria pedem passagem em decoração inspirada na primavera
Os dias mais quentes e a presença intensa da natureza durante a primavera traz junto um clima leve e jovial. Na decoração, as peças podem acomodar as estrelas da estação que são as plantas ou apresentar a atmosfera fresca e agradável em seu próprio design.  2019-10-17 - Tags: toque final decor valeria redivo jordao primavera decoracao

Sherwin-Williams apresenta experiência interativa com realidade virtual no SPFW N48
A marca estreante no evento é uma das patrocinadoras oficiais, que nesta temporada apresentará no seu Lounge de 50 m², as últimas novidades do universo das cores e da decoração para o público que curte e acompanha a moda. E uma ação interativa com a criação de uma experiência de realidade virtual, por meio do app ColorSnap.  2019-10-15 - Tags: colormix 2020 patricia fecci spfw n48 sherwin williams color marketing group realidade virtual app

Rhodia e Ecosimple apresentam tecido desenvolvido para o mercado de decoração
A Rhodia, empresa do Grupo Solvay é apoiadora da 3ª Edição da Mostra+Sustentável, que acontece entre os dias 04 de setembro a 13 de outubro, na Fundação Síndrome de Down (FSD) em Campinas. Em parceria com a EcoSimple, empresa pioneira na produção de tecidos sustentáveis no Brasil, a Rhodia implementou o uso da sua poliamida biodegradável, Amni Soul Eco®.  2019-10-07 - Tags: rhodia grupo solvay mostra sustentavel ecosimple amni soul eco

Intertextile Shanghai Home Textiles comemora 25 anos
De um começo humilde, em outubro de 1995, a Intertextile Shanghai Home Textiles comemorou 25 anos de sucesso, por ocasião da edição de Outono, realizada no final de agosto, em Xangai. A feira reuniu 1.147 expositores de 27 países e regiões e 35 mil visitantes nacionais e internacionais.  2019-10-04 - Tags: messe frankfurt intertextile shanghai textiles feiras centro nacional de exposicoes e convencoes

Maison By Kamy recebe edição do Archaton pela segunda vez
Nos dias 4 e 5 de outubro, a Maison by Kamy recebe pela segunda vez, mais uma edição do Archaton – maior workshop Arch&Design das Américas, que tem como objetivo desafiar profissionais de arquitetura e decoração a projetarem um ambiente em um período de 24 horas e terá Francesca Alzati, arquiteta e diretora de identidade da grife de tapetes, como membro da Comissão Julgadora.  2019-09-27 - Tags: maison kamy archaton arch design alzati

Exposição Mesas Decoradas apresenta tendências para o setor
A edição 2019 da exposição "Mesas Decoradas" já está aberta para visitação no Riviera Shopping Center, o primeiro e mais charmoso centro de compras do litoral norte de São Paulo, em Bertioga (SP). O publico terá até o dia 10 de outubro para conferir dicas e tendências de decoração, trazidas por 11 especialistas, para montar a "mesa perfeita".  2019-09-19 - Tags: mesas decoradas exposiçao riviera shopping center bertioga mesa perfeita clara blumenfeld ana carolina dalla vecchia lucilia braga

ABUP na Maison & Objet Paris
Através do Projeto Setorial para internacionalização das empresas fabricantes do segmento Casa, a ABUP - Associação Brasileira das Empresas de Utilidades e Presentes, em parceria com a Apex-Brasil - Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, participa da Maison & Objet Paris, uma das maiores feiras de decoração e design com curadoria do mundo, de 6 a 10 de setembro, na capital francesa.  2019-09-06 - Tags: projeto setorial internacionalização abup apex brasil decoraçao maison objet

Karsten Decor se inspira na cultura escandinava para coleção Tramê
Utilizar tecidos para decorar os ambientes de uma casa é uma opção fácil e versátil. Existem possibilidades infinitas quando se trata de tecidos para decoração, já que há uma variedade enorme de cores, texturas e estampas no mercado. Em meio às novidades, a coleção Tramê 2019 da Karsten Decor transmite conforto e contemporaneidade em tecidos com tramas mescladas.  2019-09-02 - Tags: tecidos karsten decoraçao ambientes texturas cores estampas karsten decor