Language
home » decoração têxtil lar »

Atualidades

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Texfair: novos caminhos a percorrer

 

Desde que foi inaugurada em maio de 2000, na cidade Blumenau (SC), com apenas 120 marcas, a Texfair do Brasil – Feira Internacional da Indústria Têxtil vem se  consolidando como o principal evento lançador de artigos confeccionados para o varejo. A feira, que começou recebendo um público aproximado de 7 000 compradores, a maioria da região sul, hoje atrai visitantes de todo o país e também do exterior. A última edição, realizada em 2010, reuniu mais de 400 marcas de vestuário, malharia, cama, mesa, banho e decoração, recebendo um total de 24.600 visitantes. Devido a este crescimento, ultimamente vem se cogitando a sua segmentação, uma vez que o mercado de vestuário também mudou e as datas de lançamento das coleções estão cada vez mais antecipadas. Mas, por enquanto, "ainda não tem solução definitiva", garante Renato Valim, diretor executivo do Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário de Blumenau (Sintex), promotor da feira. Ele diz, porém, que fará uma pesquisa junto aos expositores, na próxima edição, (veja box) para definir novos rumos para o evento. Evolução e desafios Em seus dez anos de realização, a Texfair já recebeu mais de 185  mil visitantes.

A expectativa dos organizadores é que a visitação cresça ainda mais, já que o Brasil vive um bom momento econômico. Além disso, com a valorização do real e devido à crise econômica de 2008/09, as empresas têxteis, especialmente as do setor de cama, mesa e banho, que tradicionalmente exportavam para Europa e Estados Unidos, decidiram focar mais o mercado interno e sul-americano. O fato de ser a única feira têxtil abrangente no segmento de têxteis-lar (cama, mesa, banho e tecidos de decoração) a Texfair é aguardada com muita expectativa pelos fabricantes destes produtos, – que nela fazem o lançamento de suas coleções. Outra peculiaridade é que o evento é promovido pelo  Sintex, entidade que representa os interesses de 3.500 empresas, com base em 18 municípios e 40 mil trabalhadores. Quando inaugurou a primeira edição da Texfair, nos Pavilhões da Proeb, atual Vila Germânica, o presidente do Sintex, Ulrich Khun, tinha um desafio, fazer com que a feira situada na região sul do país se transformasse num pólo irradiador de lançamentos para o varejo nacional. “Apesar da grande  concentração de indústrias locais, a feira não foi regional. O setor passava por muitas transformações e as feiras têxteis existentes não satisfaziam as necessidades do mercado. Aí, criouse um vácuo. Faltava um local para um encontro profissional do setor.

Foi então que começamos a olhar o mundo”, disse na época o dirigente. De 2000 até hoje, a Texfair não só cresceu em número de visitantes e expositores como também  diversificou sua atuação. Em 2006, lançou o desfile/show Texfashion, uma forma criativa de exibir os produtos dos expositores. No ano seguinte, após a inauguração das novas instalações do Parque Vila Germânica, chegou a marca de 200 empresas participantes da feira. Com o apoio da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), por meio do Programa Estratégico da Cadeia Têxtil Brasileira (Texbrasil), criado em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) – a Texfair também passou a promover ações de intercâmbios comerciais e tecnológicos entre expositores e compradores de vários países.

Para a 11ª edição, que acontece de 18 a 21 de maio, o Sintex pretende dar continuidade ao projeto Al Invest, iniciado na Texfair 2009, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) que trouxe 13 empresas européias (italianas, suecas, polonesas e inglesas) para realização de negócios durante a feira. O Programa Al Invest foi criado em 1994 pela Comissão Européia e consiste em uma rede de operadores com a missão de facilitar e fortalecer a cooperação econômica entre a Europa e a América Latina.

Modelo Ideal

Conversamos com o diretor executivo do Sintex, Renato Valim, sobre o atual perfil da Texfair e suas possíveis mudanças. Acompanhe.

ITT Press: Depois de uma década de sucesso, este modelo de feira, que reúne num mesmo espaço confecção, malharia e têxteis-lar, ainda é ideal?
 

Renato Valim: Chegamos a 11º edição com a feira totalmente comercializada.
Deveremos ter mais de 200 expositores e acima de 400 marcas. Temos uma pressão maior do setor de cama, mesa e banho porque eles necessitam de estandes grandes para ambientar os espaços onde serão expostos os produtos.

ITT Press: Esta visibilidade maior dos têxteis-lar sugere que a Texfair é uma feira mais voltada para este mercado?

Renato Valim: Desde o seu início, a feira contempla os segmentos de confecção, cama, mesa, banho e malharia.

ITT Press: Mas algumas confecções e malharias têm deixado de expor na Texfair. Já se fala no mercado que a feira deveria ter duas edições, uma para vestuário e outra para moda lar. O que há de concreto nisso?

Renato Valim: O que está acontecendo é uma incompatibilidade de datas por parte de alguns segmentos específicos dentro do setor. As grandes malharias, que antes lançavam seus produtos em meados de junho, anteciparam para a última semana de maio, afim de atender o varejo que compra primavera/verão neste período. Já para as confecções, que possuem marcas próprias e/ou trabalham com sistema de private label, a data da Texfair em maio é considerada “tarde”, pois essas empresas disponibilizam seus produtos no mercado no início de abril. Muitas delas fazem até seis coleções para atender lojistas específicos. O problema é que para as confecções de pequeno e médio porte – grande maioria no país – o mês de abril é muito cedo para lançamento de coleção. Elas não têm a mesma logística e nem a mesma condição das grandes. Portanto, a data da Texfair está perfeitamente adequada para a maioria das indústrias do nosso setor.

ITT Press: Mas e o setor de cama, mesa, banho e decoração. Como fica nessa disputa de datas?

Renato Valim: Para este setor, a feira pode ser realizada tanto em abril, quanto maio ou junho. Eles só fazem um lançamento de coleção por ano e o período ideal é no primeiro semestre.

ITT Press: Para atender os interesses dos três segmentos que participam da feira não seria ideal fazer duas edições por ano, segmentadas?

Renato Valim: Há dois anos, o presidente do Sintex, Ulrich Kuhn, aventou a possibilidade de realizar uma feira para têxteis-lar e outra para confecção em função da nova dinâmica do mercado. Mas, por enquanto, não há nenhuma solução definitiva sobre isso. Anualmente fazemos uma pesquisa junto aos expositores para avaliar o evento. Este ano, faremos uma sondagem para discutir não só esta, mas outras questões de interesse dos expositores. Se for desejo do mercado, haverá duas feiras.

ITT Press: Com todo o crescimento da feira e, caso venha ocorrer duas edições por ano do evento, Blumenau está preparada para atender a demanda dos visitantes?
 

Renato Valim: Vamos continuar trazendo compradores, subsidiando a estadia, etc. A cidade está se adequando e já há projetos de uma nova rede hoteleira e da duplicação da rodoviária. Enquanto esta solução não vem, estabelecemos uma parceria com a rede hoteleira do Balneário Camboriú (distante cerca de 20 quilômetros do aeroporto de Navegantes), que tem capacidade para ofertar mais de 20 mil leitos. Não tenho dúvidas de que a 11 ª edição da Texfair do Brasil será, mais uma vez, um sucesso.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Fonte: ITT Press Trends
Edição: 77
Ano: 2010
Fotos: Edson Pelence

Data de publicação: 08/11/2010

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


ABUP na Maison & Objet Paris
Através do Projeto Setorial para internacionalização das empresas fabricantes do segmento Casa, a ABUP - Associação Brasileira das Empresas de Utilidades e Presentes, em parceria com a Apex-Brasil - Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, participa da Maison & Objet Paris, uma das maiores feiras de decoração e design com curadoria do mundo, de 6 a 10 de setembro, na capital francesa.  2019-09-06 - Tags: projeto setorial internacionalização abup apex brasil decoraçao maison objet

Karsten Decor se inspira na cultura escandinava para coleção Tramê
Utilizar tecidos para decorar os ambientes de uma casa é uma opção fácil e versátil. Existem possibilidades infinitas quando se trata de tecidos para decoração, já que há uma variedade enorme de cores, texturas e estampas no mercado. Em meio às novidades, a coleção Tramê 2019 da Karsten Decor transmite conforto e contemporaneidade em tecidos com tramas mescladas.  2019-09-02 - Tags: tecidos karsten decoraçao ambientes texturas cores estampas karsten decor

Döhler oferece curso de artesanato gratuito em São Luís
Após o sucesso em 2013, o evento “Momento Döhler” volta a São Luís, no Maranhão, com a participação contagiante de Marcelo Darghan, artesão e apresentador de TV com milhares de seguidores nas redes sociais e que ministra cursos de artesanato por todo o país.  2019-08-27 - Tags: dohler sao luis marcelo darghan rio poty hotel curso artesanato maranhao produtos dohler elisabeth dohler

Fabricante de têxteis-lar brasileira quer conquistar mercado americano
Com 45 anos de atuação no setor têxtil nacional e crescimento médio de 10% ao ano, o Grupo Frelanzza aposta na internacionalização para continuar sua trajetória de desenvolvimento e inovação, com um produto 100% fabricado no Brasil.  2019-08-23 - Tags: frelanzza textil brasil smartbed fabio monti pedro mario issa pedro

Loja faz promoção de estofados e lança serviço de impermeabilização
A Tok&Stok inicia a tradicional ação promocional em suas linhas de sofás e cadeiras. Mais de 600 itens poderão ser encontrados com preços até 40% off, colocando à disposição do público uma grande variedade de estilos e o melhor do design com preços especiais.  2019-08-21 - Tags: tok stok sofas office kids garden sao paulo estofados

Feiras para o segmento têxtil-lar acontecem simultaneamente em São Paulo
A 39ª Home & Gift e a 8ª Têxtil & Home, as duas melhores e mais completas feiras da América Latina nos segmentos de decoração, presentes, utilidades domésticas, mobiliário, têxtil decorativo e artesanato serão realizadas no período de 14 a 18 de agosto de 2019, no Pro Magno Centro de Eventos.  2019-08-09 - Tags: home gift textil america latina feira mercosul uniao europeia pro magno centro de eventos eventos decoracao presentes utilidades domesticas

ABCasa Fair contará com apoio e participação da ABVTEX
A ABCasa Fair já é um evento obrigatório para profissionais do setor, graças às inovações, tendências, serviços e o atendimento de excelência que oferece ao seu público. O evento que acontece na cidade de São Paulo, no Expo Center Norte, de 16 a 20 de agosto, conta com o apoio institucional e a participação da ABVTEX.  2019-08-02 - Tags: abcasa fair abvtex edmundo lima flavio pignataro abcasa programa abvtex

Casacor RP recebe ação para arrecadar fundos para projeto de prevenção ao Câncer
Vestir-se é como contar uma história. Entre os dias 7 de agosto e 22 de setembro a Casacor Ribeirão Preto, em parceria com a grife paulistana Onelady, traz diversas ações que aliam arquitetura e moda e colocam em evidência o poder e a versatilidade feminina.  2019-07-24 - Tags: casacor onelady vesatilidade feminina adriana fontana amigoh albert einstein hospital

Linha Decorelli Arte da Cipatex® ganha novas versões
A Cipatex®, líder em revestimentos sintéticos, anuncia o lançamento de dez novas estampas para complementar o portfólio da linha Decorelli Arte. Desenvolvido com vantagens técnicas e versatilidade, o produto atende os mercados de decoração e artesanato.  2019-07-02 - Tags: cipatex poa coracao estrelas star bolinhas xadrez gotinhas fox safari zig folk

Trapos&Fiapos apresenta estandartes e novos modelos de tapetes
A empresa piauiense Trapos&Fiapos, que há 35 anos transforma a matéria-prima brasileira em poesia para a casa, apresenta novos produtos exclusivos. São tapetes, passadeiras e estandartes criados pela idealizadora da marca, Tereza do Carmo Melo que, em parceria com o designer Sergio J.Matos, desenvolveu peças que exaltam o trabalho handmade de artesãos.  2019-07-01 - Tags: design trapos fiapos estandartes tereza do carmo melo sergio j matos artesoes piaui

Abup e Apex-Brasil assinam programa de apoio para setor de têxtil-lar
A ABUP- Associação Brasileira das Empresas de Utilidades e Presentes firmou com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) um convênio para a internacionalização das empresas associadas fabricantes do segmento Casa.  2019-06-28 - Tags: apex brasil abup decoracao produtos para casa mercado exportacao segmento casa

Trousseau apresenta coleção inédita assinada por Arthur Casas
Conhecida por produtos de altíssima qualidade e padrão irretocável, e reconhecida como uma das marcas de maior prestígio nacional em seu segmento, a Trousseau lança coleção assinada por ninguém menos que Arthur Casas.  2019-06-24 - Tags: atelier trousseau trousseau arthur casas pimacotton decoracao cama mesa banho

By Kamy marca presença em 30 ambientes da CASACOR São Paulo
Entre os dias 28 de maio e 04 de agosto de 2019, acontece no tradicional endereço do Jockey Club, a 33ª edição da CASACOR São Paulo. Sob o tema "Planeta Casa", a principal mostra de decoração do país reúne um time de profissionais renomados e jovens apostas do mercado, para exibir propostas surpreendentes de design.  2019-06-07 - Tags: casacor sao paulo planeta casa by kamy tapetes carpetes jockey club de sao paulo

Casa Moysés é destaque em todas as suítes da CasaCor São Paulo 2019
Explorar o significado de refúgio, conforto e luxo descomplicado em produtos que despertam o desejo e a vontade de ficar no acolhimento do lar é uma das expertises da casa moysés. Toda a versatilidade e design atemporal dos produtos estão expostos na CASACOR São Paulo 2019, que acontece entre os dias 28 de maio a 04 de agosto, no Jockey Club de São Paulo.  2019-05-31 - Tags: casacor sao paulo 2019 casamoyses lifestyle dolce villa todeschini otto felix consuelo jorge fernando piva duda porto casadesign

Conheça as estampas personalizadas do estúdio Kalii
Kalaii, studio criativo de estamparia e design, nasceu em 2016, fundada por Juliana Kalaigian para colocar em prática sua paixão pela arte. Sob a expertise da artista, a Kalaii constrói estampas personalizadas que são facilmente transportadas para itens de decoração, moda, papelaria entre outros.  2019-05-20 - Tags: juliana kalaigian kalaii studio criativo estamparia design de superficie estampas personalizadas

Quaker Decor apresenta sua coleção 2019 por meio de cenografia inspirada no mundo natural
Com mais de 1.000 tecidos contemporâneos, flexíveis, duráveis e eco-eficientes em seu acervo, a Quaker Decor apresenta seus lançamentos em 2019. As coleções Natural Blended Boutique Collection, Casa Couture, Tressé Window Collection e Basic Hits, possuem mais 225 tecidos que podem ser utilizados em móveis, cortinas, acessórios e decoração.  2019-05-13 - Tags: quaker decor olegario de sa natural blended boutique collection casa couture tresse window collection basic hits decor home textile decoracao

Presidente da Altenburg recebe homenagem da Confederação Nacional da Indústria
Uma das mais importantes condecorações da Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Ordem ao Mérito Industrial, será entregue a um empresário catarinense. Rui Altenburg, presidente da maior produtora de travesseiros do país, a Altenburg, recebe a homenagem em 24 de maio, na sede da Fiesc, em Florianópolis (SC).  2019-05-03 - Tags: confederacao nacional da industria cni ordem ao merito industrial rui altenburg altenburg

Casa Moysés apresenta seu lifestyle em evento no Rio de Janeiro
De 27 de abril a 05 de maio acontece na Marina Glória, localizada na Avenida Infante Dom Henrique - s/n, no Rio de Janeiro, a 22ª edição da Rio Boat Show, que reúne novidades do mundo náutico e conta com participação da casa moysés, grife de roupas para cama, mesa e banho, que exibe seus lançamentos em parceria com a fabricante italiana, Azimut Yachts.  2019-04-23 - Tags: rio boat show azimut yachts casa moyses linha day by day decoracao lifestyle

Acervo de tapeçarias da By Kamy traz obras de Tarsila do Amaral
Reconhecida como uma das maiores representantes brasileiras do modernismo, Tarsila do Amaral está super em alta e vem mostrando todo seu Savoir-Faire neste início de ano, depois de surpreender com uma exposição no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MOMA) e a venda da obra "A Lua" por uma cifra aproximada de US$ 20 milhões - a mais cara já vendida de um artista brasileiro.  2019-04-12 - Tags: tarsila do amaral masp tapecarias arazzos moma by kamy tarsila popular a cuca o mamoeiro sol poente periodo antropofagico

By Kamy expõe 4 peças na Semana de Design de Milão
Perpetuando tradições por meio da arte têxtil em tapeçarias e arazzos exclusivos, que são verdadeiras obras de arte, a By Kamy, a mais importante grife de tapetes do Brasil, participa da exposição Be Brasil da Apex em Milão, evento que reúne desde criações artesanais até produções industriais de diversas empresas brasileiras, de 8 a 14 de abril no Museo della Permanente.  2019-04-04 - Tags: by kamy museo della permanente francesca alzati apex be brasil salao do movel de milao