Language
home » decoração têxtil lar »

Atualidades

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Maison & Objeto apresenta crescimento

 

Cerca de 65.000 compradores freqüentaram a edição de janeiro da Maison & Objet, realizada em Paris Nord Villepinte. Segundo os organizadores, a feira apresentou um aumento de 15% no número de visitantes internacionais, vindos da Coréia do Sul, Suíça, Rússia, EUA, Índia, e Japão. A mostra evidenciou mais uma vez que o lar, mesmo sendo influenciado por tendências globais, enfatiza conforto, qualidade e funcionalidade, acima de idéias momentâneas. A demanda privilegiou cores, estilos e materiais com mais apelo visual. Compradores americanos, por exemplo, estavam otimistas, confiando no fato das pessoas preferirem passar mais tempo em casa com a família e amigos. François Helou, da empresa Hope and Phillips radicada na França, comentou: “Atualmente, as pessoas querem escolher. Somos artesãos, porém agradamos a um mercado amplo”. A companhia é especializada em estofamentos inspirados pela arte árabe, classicismo francês e a renascença italiana. Um dos pontos altos da feira foi a estréia do setor da Maison & Objet -1000m2 , dedicado a 40 marcas de prestigio internacional.

100% Design Moscou

A primeira edição no exterior da 100% Design, popular exposição de vanguarda anteriormente realizada somente em Londres, e que aconteceu em Moscou, em meados de março, no centro de exposições Gostiny Dvor, perto da Praça Vermelha. Cerca de 13.700 visitantes internacionais foram registrados, sendo o maior contingente da Rússia, como esperado. Os organizadores acreditam que em 2005 o evento dobrará em tamanho. Entre as 50 empresas presentes estavam Zimmer & Rohde, Designers Guild, Osborne & Little, Nina Campbell e Zoffany – representados pelo agente russo Lege Alto. Rolf Benz, Giorgetti e Cappellini estavam incluídos entre os nomes famosos expondo mobiliário.

Novidades para aviões

A Expo 2004 de Interiores de Aeronaves (foto), realizada em Hamburgo, Alemanha, no final de março, bateu recorde de expositores internacionais, que apresentaram produtos nos quais a leveza, a confiabilidade e as características anti-fogo são essenciais. Um dos pontos altos deste ano foi a primeira exibição na Europa do simulacro do interior utópico de um Boing 7E7. Kay-Metzler, com base no Reino Unido, lançou novas propostas e conceitos para assentos, inclusive almofadas inovadoras, incorporando um novo produto anti-fogo, enquanto os fabricantes de jacquards Les Tissages de Charlieu, colaboraram com Alpha Style no desenvolvimento de um revestimento descrito como mais leve e mais simples para limpar. Charlieu tem um catálogo com mais de 16.000 motivos para estampas.

Concorrência reduz presença na Pitti Casa

Na 28° edição de Pitti Casa, realizada de 30 de janeiro a 01 de fevereiro, em Florença, Itália, compareceram apenas 1.610 visitantes, bem menos do que o número registrado nas edições anteriores: 3.107 em março de 2003 e 4.917 em setembro de 2001. Os expositores também diminuíram das 87 empresas representando 103 marcas presentes em março passado, para 64 companhias correspondendo a 72 marcas, em 2004. Num relatório conciso, distribuído após o evento, os organizadores informaram que Pitti Immagine investiu e continuará investindo no evento, apesar do número inferior de visitantes. “A indústria de têxteis para o lar está atravessando um período difícil e isto repercute em todas as partes, direta ou indiretamente, envolvidas”, diz o relatório. Em entrevista durante a feira, o diretor da Pitti Immagine, Raffaello Napoleone, falou sobre o assunto: “Todo o setor de roupa branca e tecidos de estofamento da Itália valem 1 bilhão de euros, 50% dos quais provenientes de artigos para o lar. Entretanto, existem hoje no mercado cinco feiras atuando no setor (Feira de Móveis de Milão, Macef, Bianco Casa Mediterrâneo em Bari, Abitare il Tempo em Verona e Pitti Casa) que apresentam seções de cama, mesa e banho. É obvio que esta situação é insustentável”, disse ele.
Apesar do clima desanimador, alguns expositores que lideram as tendências disseram que os visitantes eram de alto nível e fizeram grandes pedidos. Entre eles, estavam representantes da Schweitzer Linen e Between the Sheets dos Estados Unidos, da cadeia espanhola El Corte Inglês, assim como compradores da Alemanha, Kuwait, Grã Bretanha e Bélgica.

Tendências confirmadas

A feira continua sendo um indicador das tendências de artigos de alto valor agregado. Entre as mais importantes destacamos:
• Cores fortes para cama, banho e mesa – tanto nos clássicos como nos mais informais. A última coleção de Dea incluía conjuntos de cama em amarelo, laranja, chocolate e azul-céu. Empresas formadoras de opinião como Bagnaresi Casa e Avec indicaram que, como na moda, o verde esta emergindo, já a C & C colocou o branco, preto e violeta em evidência.
• Materiais brilhantes e molengos como seda e cetim. Mastro Raphael mostrou lençóis em 100% seda pura, enquanto Cottimaryanne utilizou cetim de algodão jacquard.
• Debruns contrastantes em cobertas de cama.
• Romantismo sem ironia, inclusive bordas com renda, estampas e bordados florais clássicos, em tonalidades femininas sobre fundo branco, conceitos que se popularizaram inesperadamente.
• Florais mais ousados, flores chinesas e motivos de coral em aplicações contemporâneas. As propostas mais dramáticas foram as flores havaianas gigantes em vermelho sobre linho cru, lançadas pela Bagnanesi Casa.
Expositores como Benetton e Cotton Joy visaram um mercado mais jovem, com estampas vivas e custo mais baixo, (as toalhas de praia de Benetton com motivo de arco-íris são vendidas no varejo por aproximadamente 45 euros, na Europa). Um dos estandes mais movimentados foi Lino Russo, com matriz em São Petersburgo, cujo estilo e preço atendiam as necessidades de compradores preocupados com o preço.

La Biennale 2005

A 40° edição de La Biennale dos Editores da Decoração será realizada de 27 a 31 de janeiro de 2005 no Parc Floral de Paris no Bosque de Vincennes. Henri Farault, presidente da junta de diretores, anunciou que o evento, organizado pela Convenções França, já tinha mais de um terço de reservas de expositores franceses e estrangeiros, entre os quais Verrier Pere & Fils, Kenzo Casa, Bernard Daugert, Le Crin, Têxteis Marvic, Je Pansu, Christian Fishbacher e Gaggio. Farault espera receber, durante os cinco dias de duração do evento, compradores de mais de 70 países.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Márcia Mariano

Data de publicação: 05/12/2004

Conteúdo relacionado


Etna apresenta itens que aquecem o ambiente no inverno
Quando o mês de julho se aproxima já sabemos que a época mais fria do ano chegou. O inverno costuma ter temperaturas mais baixas do que o normal, por isso, a casa precisa de uma decoração muito acolhedora para suportar todo esse frio. Para aquecer os ambientes da sua casa não são necessárias mudanças complexas, alguns itens podem deixá-la quentinha e confortável.  2020-07-03 - Tags: decoracao inverno ambiente conforto aquecer decoracao mantas almofada

Nova marca de design estreia com projeto inovador e focado na nova economia
Em junho, vai ao ar a primeira plataforma baseada no desenho equilibrado e essencial, que valoriza tanto o trabalho artesanal quanto a tecnologia industrial: nasce a + 55 Design. Conceitualmente, o projeto conta com produtos complementares assinados com exclusividade, certificados com o selo de responsabilidade socioambiental FSC e com o Selo Origens - garantia de negócios sustentáveis na Amazônia que consideram a floresta e seus habitantes.  2020-06-26 - Tags: 55design tecnologia industrial trabalho artesanal responsabilidade socioambiental producao design decoracao arte clarissa schneider studio arthur casas

Intertextile Shanghai Home Textiles revela três temas para 2021
No mundo de hoje, a necessidade de construir um estilo de vida saudável e sustentável é inegavelmente maior do que nunca, e tudo começa com o lugar em que passamos a maior parte do tempo: nossas casas. Este ano, a Intertextile Shanghai Home Textiles, que acontecerá de 24 a 26 de agosto, se une novamente à Agência NellyRodi ™ para apresentar o tema do design para 2021 - "Bound" - junto com três tendências: Aquecimento, Futuro Passado; Choque.  2020-06-22 - Tags: intertextile shanghai home textiles outono tendencias 2021 xangai messe frankfurt associacao chinesa de texteis domesticos

Blue Gardenia lança fronha de seda pura Mulberry para beleza dos cabelos
Quem nunca sonhou em acordar ainda mais bonita do que quando foi dormir? Adormecer com a pele macia e os cabelos alinhados parece sonho, mas é realidade. Pensando nisso, a Blue Gardenia lançou a fronha Mulberry, confeccionada em seda 100% pura, produzida por lagartas de mariposa, que se alimentam, exclusivamente, de folhas de amoreira.  2020-06-18 - Tags: mulberry fronhas de seda pura blue gardenia seda antialergico decoracao cama

FOM fornece almofadas ergonômicas para Hospital das Clínicas SP
A FOM, tradicional fabricante de almofadas ergonômicas, desenvolveu um lote de coxins para pacientes com insuficiência respiratória devido ao covid-19 do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Os primeiros 100 kits vão ser entregues para testes, depois de concluída a primeira fase de ensaios com formatos, materiais e tecnologia de acabamento.  2020-06-15 - Tags: fom almofadas ergonomicas coxins covid 19 hospital das clinicas projeto prona pronada insuficiencia respiratoria

Camesa investe em produtos sustentáveis
Em 1972, a Organização das Nações Unidades (ONU) determinou que o dia 05 de junho seria destinado para reforçar a importância de cuidar do meio ambiente. Desde então, a data tem como objetivo chamar a atenção para os problemas ambientais e a necessidade da preservação dos recursos naturais.  2020-06-04 - Tags: camesa sustentabilidade dia do meio ambiente decoracao cama mesa banho onu meio ambiente

Etna lança campanha para ajudar cliente a encontrar o seu estilo de Décor
A Etna lança a campanha “Estilos” baseada nos padrões de decoração mais utilizados pelos amantes de décor e clientes Etna: Industrial, Retrô, Contemporâneo e Provençal. A marca realizou uma curadoria para os clientes descobrirem o próprio estilo e escolher produtos alinhados a ele para casa. Por isso, a nova aposta da empresa vem com um tom educativo, mostrando de maneira simples, fácil e visual os principais traços de cada estilo.  2020-05-29 - Tags: etna carina seixas faria estilos de decoracao decoracao estilo lifestyle industrial retro contemporaneo provençal

Stoll Itália mostra tendências para têxteis lar e decoração
A Stoll Italia sempre foi pioneira no campo de tricô inovadores para a moda. Seus padrões são apresentados regularmente nas feiras mais famosas do mundo, como Pitti Filati e ITMA. Agora, a empresa oferece inspiração para indústrias fora do seu habitual, apresentado as últimas tendências para têxteis-lar, como abajures, tapetes, cortinas, divisórias, painéis acústicos e decorativos, cadeiras, pufes e muitas outras propostas feitas com malha retilínea.  2020-05-27 - Tags: stoll italia pitti filati texteis lar decoracao malha retilinea interiores tecelagem tear de tecelagem

Fotógrafo registra a relação das pessoas com suas casas durante o isolamento
A plataforma ‘Sua casa, sua melhor companhia’, lançada em abril, pela Tok&Stok, contou com uma agenda de lives semanais comandadas pelo arquiteto e apresentador Maurício Arruda, que propôs a todos um novo olhar para suas casas e a oportunidade de, com isso, descobrir os prazeres que ela pode proporcionar, principalmente durante este difícil período de resguardo.  2020-05-22 - Tags: tokestock fotografia decoracao mauricio ferro pandemia covid19 mauricio arruda plataforma jorge bispo

Avanti Tapetes lança e-commerce para o mercado de decoração
Consolidada no mercado de decoração há 42 anos, a marca de tapetes Avanti acaba de estrear nas vendas online. Com duas lojas físicas nos maiores polos de decoração de São Paulo e do Rio de Janeiro, a Avanti passa a atender pedidos em uma loja virtual em seu site - www.avantitapetes.com.br/loja-online.  2020-05-12 - Tags: tapetes decoracao ecommerce avanti beatriz lettieri canais de atendimento loja virtual

Camesa sugere produtos para um dia das mães repleto de amor
Uma das datas mais especiais do calendário se aproxima, e traz consigo aquele desejo de presentear quem sempre está ao nosso lado. Comemorado anualmente no segundo domingo do mês de maio, o Dia das Mães é a ocasião perfeita para que os filhos possam demonstrar todo seu amor e carinho.  2020-05-06 - Tags: camesa presentes dia das maes decoracao produtos para casa mantas

Tecidos para estofados feitos a partir de resíduos marinhos reciclados
A marca Tessutica do grupo belga Beaulieu International Group (B.I.G.) anunciou sua nova linha Greencare de tecidos para estofados, criados a partir de pellets provenientes de resíduos plásticos marinhos, que podem ser reciclados novamente para novos usos. “Nossa coleção com tecidos 100% reciclados e recicláveis é certificada com o rótulo Global Recycle Standard (GRS).  2020-04-29 - Tags: beaulieu international group estofados tessutica greencare pellets residuos plasticos marinhos karl henderson residuos plasticos

Casacor Solidária: projeto ajudará instituições durante a pandemia
Reconhecida como a mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas, a Casacor, em parceria com a By Kamy, entende que somente a solidariedade e a ajuda aos mais necessitados podem conter a crise causada pela pandemia da Covid-19.  2020-04-24 - Tags: casacor casacor solidaria by kamy parceria doacoes instituicoes pandemia covid19

Camesa anuncia a campanha Mesa pra Todo Mundo
Há 40 anos, a Camesa , marca especialista em desenvolver a mais completa linha de cama, mesa, banho e decor do mercado, está presente na vida dos brasileiros. E nesse momento tão delicado de pandemia, a empresa se solidariza com a situação que está sendo vivenciada por muitas pessoas, que estão sem acesso a itens básicos de alimentação ou higiene.  2020-04-22 - Tags: mesa pra todo mundo camesa vaquinha virtual doacao cestas basicas iten de higiene colaboracao

Yamamura apresenta ideias para tornar o quarto mais relaxante
Não é segredo que o quarto é um dos cômodos preferidos do lar, em razão do conforto, bem-estar e sensação de paz que proporciona. Seja para dormir, relaxar, ver TV ou curtir uma leitura, o importante é apostar na luminosidade correta desse ambiente, evitando sensações de agitação ou desconforto.  2020-04-20 - Tags: lar casa decoracao iluminacao sensacao yamamura luminarias abajures quarto quarentena

Colchão com cristais triturados diminui ansiedade e estresse
A população das grandes metrópoles anda estressada e ansiosa. Segundo a Associação Brasileira do Sono, 73% dos brasileiros possuem algum problema para dormir e, com isso, têm a qualidade de vida comprometida. Dormir bem é essencial e o papel do colchão é importantíssimo neste processo. Pensando nisso, a Sossego Colchões acaba de trazer para o Brasil, com exclusividade, a tecnologia Biocrystal® para aplicar em seus produtos.  2020-04-15 - Tags: colchão sossego biocrystal associacao brasileira do sono feng shui decoracao

Quaker Decor lança tecido antimanchas Fibreguard
Pensando em facilitar a rotina e manter a durabilidade e as cores dos tecidos por mais tempo, a Quaker Decor possui diferentes tecnologias em seus produtos para garantir resultados duradouros. FibreGuard® é a combinação perfeita entre high-tech e proteção antimanchas que a empresa acaba de lançar no mercado.  2020-04-08 - Tags: benchmark pacific benchmark chinchila delux dove stauch azaleia stauch emerald quaker decor decoracao tecidos decoracao

Wallcovering traz ao Brasil as novidade da coleção Masureel 2020
A Wallcovering que é referência em design e tecnologia, apresenta as novas coleções que estarão disponíveis para venda no Brasil a partir deste mês. Sempre cuidadosos em oferecer ao público brasileiro o que há de mais moderno no seguimento, os diretores Rodrigo e Priscilla Schmidt foram até à Bélgica para fazer a seleção direto da fábrica de tudo o que irá compor seu catálogo em 2020.  2020-03-30 - Tags: wallcovering masureel priscilla schmidt max forrer folies bergere papel de parede decoracao

Sossego Colchões traz tecnologia Biocrystal® para o Brasil
A população das grandes metrópoles anda estressada e ansiosa. Segundo a Associação Brasileira do Sono, 73% dos brasileiros possuem algum problema para dormir e, com isso, têm a qualidade de vida comprometida. Dormir bem é essencial e o papel do colchão é importantíssimo neste processo. Pensando nisso, a Sossego Colchões acaba de trazer para o Brasil, com exclusividade, a tecnologia Biocrystal® para aplicar em seus produtos.  2020-03-24 - Tags: associacao brasileira do sono sossego colchoes biocrystall tecnologia

Quaker Decor lança coleção de tecidos para comemorar os 20 anos
Renovação. É o que a Quaker Decor sempre imprimiu em seus tecidos, e agora, reforça na coleção Twenties, seu maior e mais diversificado lançamento, em comemoração aos 20 anos da marca no Brasil. A coleção conta com uma releitura de diversos clássicos, desde os seus primeiros lançamentos, como o caso dos bordados florais, dos renomados veludos e das tramas de fibras naturais  2020-03-20 - Tags: decoracao quaker decor tecidos para decoracao fibras especiais textil lar