Language
home » decoração têxtil lar »

Atualidades

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Invista apresenta macrotendências para design

Pesquisa realizada pela equipe da marca Antron® de filamento contínuo de alto desempenho para tapetes e carpetes da Invista, aponta quatro grupos de tendências opostas: Minimalismo Urbano e Novo Boho, Militar e Romântica, Retro anos 40 e Tecnologia Moderna, Retro anos 60s e Folclore. Intitulada “Reinterpretações: O sinal dos tempos”, a pesquisa apresenta as macrotendências social, econômica e política existentes em âmbito global e que influenciam o design da atualidade, inclusive a seleção de cores, padrões e texturas. “Quando abordamos as tendências a partir da perspectiva do design, precisamos examinar os seus impulsionadores de forma mais holística”, explica Maria Pia Delfrate, gerente comercial de fios para carpetes e tapetes da Invista para a Argentina. Ela acrescenta que o objetivo deste trabalho é trilhar novos caminhos para além das cores, e “ampliar o conhecimento para compreender as raízes das tendências gerais do design”. Confira, a seguir, a síntese de cada tema:

Minimalismo Urbano: é a mais austera das tendências. Ela não trata da desconstrução da ruína urbana, muito pelo contrário; o Minimalismo Urbano é uma tentativa de jogar fora tudo que é supérfluo e chegar a um estado puro e essencial que tenha significado. Trata-se de um diálogo de alto refinamento, simplificação e enfoque intenso. A frugalidade é importante, mas não à custa da qualidade – é um exercício de subtração. A palheta de cores é composta de tons neutros mais escuros e quentes com tonalidades vermelhas. Os tons cinza são puxados para a cor púrpura reconfortante, o marrom é quente não amarelado. O aspecto primordial dessa tendência é o contraste controlado e bem refinado de acabamentos: fosco/brilhante, texturizado/liso em cores similares.

Novo Boho: é o contraponto do Minimalismo Urbano. Explora o otimismo, assim como sua expressão individual. Boho é um termo veiculado há algum tempo, geralmente em um contexto étnico. Embora tenha suas raízes em uma configuração global, expandiu seu enfoque para abranger os conceitos de não permanência, exploração e pluralismo cultural.  A palheta de cores é esmerada e saturada variando em todos os tons, entre o médio e escuro da escala.  Os acabamentos metálicos prevalecem; adornos espelhados e reflexivos são complementares.

Militar: Em tempos de incerteza, com pouco segurança e a sensação de isolamento, há o desejo de controlar. Esse Militar não se trata de camuflagem, batalhas ou guerras, mas de formalidade, formação, ornamentos e detalhes. A tendência Militar é uma expressão altamente estilizada de uniformes de gala. Cores puramente tradicionais, neutras e com acentos metálicos compõem a história dessa tendência. Simetria e refinamento expressam essa formalidade. Plaids e Tartans - padronagens xadrez, com sua rica herança prevalecem.

Romântica: Essa tendência entra em contato com todas as coisas femininas e seu lado humano mais delicado inerente. Os detalhes são discretos, a aparência é sutil, etérea ou transparente. A linha Romântica celebra o que é precioso, sofisticado e super refinado. A fluidez e o movimento são aspectos fundamentais nessa orientação. As cores suaves predominam veladas por tons neutros de pele. Materiais clássicos são evidentes como, por exemplo, renda, pelica, cetim e acabamentos perolizados e iridescentes. Quando combinados, essas duas tendências diferentes oferecem a volta no tempo em busca de conforto e um meio de satisfazer nossa necessidade de controle.

Retro anos 40: A década de 40 do século passado pode ser dividida em duas partes: o período da 2a Grande Guerra Mundial e o pós-Guerra que vai além o início dos anos 1950.  A década de 40 é caracterizada por um período de estresse extremo e frugalidade e depois por  sentimentalismos e doçura. Na metade dessa década, a prosperidade material ainda não havia sido estabelecida e as casas eram pequenas. Considerando essa realidade, o período pós-Guerra é a era de otimismo voltado para o futuro. Os avanços tecnológicos desenvolvidos para a guerra estavam centrados agora em bens para as massas. Durante esse período, a palheta inicialmente mais escura clareia e é dominada por cores suaves como rosa, menta e azul-esverdeado. Já na década de 50, as cores eram em tom pastel. O uso de contrastes entre as cores e padrões prevalece. Era uma época na qual o lar estava o centro do universo.

Tecnologia Moderna: é o contraponto ao crescimento do consumismo da década de 40. Ela baseia-se na ciência e na tecnologia, mas também em nossa obsessão com as redes sociais, filmes de ficção científica, como Avatar,  e nossa constante busca da utopia, robótica e androides. Incluí todas as coisas técnicas: carros, telefones, edifícios e tecidos inteligentes.  Há uma abordagem de atração de opostos para combinar cores em uso, resultando no contraste de tons complementares (vermelho/verde, amarelo/púrpura, azul/alaranjado) em excelentes valores de brilho. As formas são volumosas e acolchoadas. 

Retro anos 60s: a geração sênior desse período veio da 2a Grande Guerra Mundial e considerava os anos 50 como um período de relativa segurança (apesar da preocupação crescente com o comunismo). À medida que se aproxima dos anos 1960, o estilo era impulsionado pela juventude com atitudes completamente diferentes daquelas mantidas por seus pais. Temas do período: contra-revolução, Rock and Roll, Ídolos bad boys - James Dean, Movimento Feminista, questionamento dos modelos raciais e exploração e aceitação do uso de drogas.  Formas fluídas e esculturais, geométricas ou inspiradas na natureza, foram interpretadas, não copiadas. É comum a expressão visual da música popular da época, mostrando a qualidade “psicodélica" na década de 60. A qualidade arrojada, gráfica e em grande escala das padronagens é o ponto fundamental, incorporada pelos tecidos Marimekko da Escandinávia. A cor em si é lisa, forte e usada principalmente em alto contraste.

Folclore:  O Folclore não trata do valor étnico global, mas da celebração da arte e sua linha consistente, transpassando gerações. Especificamente, essa tendência tem origem em sociedades assentadas em regiões montanhosas do planeta com clima tipicamente mais frio: Nórdica, Inuíte, Andina e Tibetana. São apresentadas duas orientações distintas de palhetas para essa tendência.  O solo e a terra natural são expostos criando uma palheta marrom rica e quente. O uso de materiais encontrados naturalmente, especialmente pele e lã, é um adorno predominante. Abundante em textura, padrões e tradições com um elevado grau de trabalhos manuais e de qualidade, o Folclore representa tudo que é durável e forte de nosso passado.

A Invista é uma das maiores produtoras integradas de polímeros e fibras sintéticas do mundo, especialmente para aplicações de náilon, spandex e poliéster. Presente em mais de 20 países, possui um grande portfólio de marcas globais que inclui Lycra®, Tactel® Antron®, Avora®, Coolmax®, Supplex®, Thermolite®, entre outras. Para maiores informações, visite o site www.invista.com.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Edição: Marcia Mariano
Fotos: Divulgação
Fonte: Alfapress

Data de publicação: 14/02/2012

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


By Kamy participa da Casa Vogue Experience
A by Kamy participa do mais importante evento de design e arquitetura da Globo Condé Nast, o Casa Vogue Experience, que está em sua 3° edição. A mostra acontece de 18 a 22 de outubro, no EBAC (Escola Britânica de Artes Criativas), em São Paulo.  2017-10-17 - Tags: by kamy tapetes casa vogue experience 2017 ebac francesca alzati

Sexta empresa mais longeva do país, Karsten faz 135 anos e inaugura centro de memória
A Karsten, sexta empresa mais longeva do país, completa 135 anos celebrando sua história e o fato de ser uma das companhias mais inovadoras do país. Uma das líderes em cama, mesa, banho e tecidos para decoração, a companhia colhe os resultados de investimentos em gestão de marca e em tecnologias inéditas, como a SoftMax.  2017-10-06 - Tags: karsten 135 anos softmax memorias karsten johann karsten karsten karsten design karsten decor karsten ateliê casa in

Karsten lança coleção exclusiva em parceria com clientes
Ouvir e entender os consumidores é regra mais do que clara para a grande maioria das empresas. E, para que isso aconteça, é preciso fazer com que seu cliente tenha apego pela marca não só pelos produtos com qualidade, mas também pelo relacionamento e como ela conversa com seu público.  2017-09-29 - Tags: karsten blumenau decoracao textil lar guilherme graciano picolli

Heimtextil apresenta as tendências do outono/ inverno 2018-19
A urbanização é uma das palavras-chave do nosso tempo. Mais da metade da população mundial já vive nas cidades. As inspirações para o outono/ inverno 2018-19, localizadas no Theme Park, serão apresentadas na próxima Heimtextil que contecerá entre os dias 9 a 12 de janeiro de 2018, em Frankfurt am Main e revelará como a atual vida urbana poderá vir a afetar a maneira de viver e trabalhar no futuro.  2017-09-21 - Tags: tendencias home textil heimtextil flexible space the re-made space the healthy space the maker space

Área externa de reality recebe revestimentos de alta performance
Localizada em Itapecerica da Serra, na região metropolitana de São Paulo, a nova sede do reality show "A Fazenda" ganhou um estilo diferente das edições anteriores. Com uma decoração mais clean e moderna, o cenário mistura elementos rústicos e industriais, em uma composição que garante conforto e aconchego.  2017-09-15 - Tags: itapecerica da serra cipatex revestimento corano garden nautic plus michelangelo mazzotta a fazenda grupo cipatex

Celina Dias apresenta coleção de René Gruau
Celina Dias, referência em tecidos e papéis de parede, recebe com exclusividade no Brasil a coleção René Gruau, autor do icônico pôster do La Dolce Vita, filme de Federico Fellini. Lançamento da Zinc, marca internacional que pertence ao Grupo Romo, a linha de tecidos e painéis decorativos já está disponível para encomenda no showroom da Celina Dias, localizado na Alameda Gabriel Monteiro da Silva.  2017-09-14 - Tags: celina dias wallpaper rene grau decoracao tecidos decoracao la dolce vita

Altenburg lança travesseiros tecnológicos
Líder na fabricação, venda e distribuição de travesseiros no Brasil, com mais de 1 milhão de unidades/mês, a Altenburg Têxtil une a expertise de mais de 90 anos de mercado com a alta tecnologia e traz para consumidor brasileiro, a Linha Tech de Travesseiros Inteligentes.  2017-09-04 - Tags: altenburg store altenburg textil airflow thermosense tencel

Grife de tapetes apresenta peças protagonizadas por um dos símbolos de boa sorte orientais
De origem chinesa, a Carpa - que também é conhecida como Koi ou Karpa Koi - é um peixe que vive em água doce. Cheia de simbolismos, ela tem diversos significados místicos na cultura oriental, como um sinal de boa sorte, sucesso, virilidade, sabedoria e resistência.  2017-08-31 - Tags: by kamy colecao carpa tapetes textil algodao seda india

Estampas inspiradas na natureza são as novidades da Paranatex na 4ª Abup Têxtil
A Paranatex Têxtil fará o lançamento da coleção Paradiso na 4ª Abup Têxtil que acontece de 29 de agosto a 01 de setembro no Centro de Eventos Pro Magno, em São Paulo. A empresa com mais de 50 anos no mercado traz estampas inspiradas em elementos da natureza.  2017-08-30 - Tags: abup textil pro magno paranatex decoracao textil lar paradiso

Da moda à decoração sem escalas
Artefacto faz homenagem à grife de Zilah e Stephanie Garcia com a criação de loft inspirado na personalidade da marca  2017-08-23 - Tags: decoracao artegacto homenagem grife zilah stephanie garcia loft marca

Boas expectativa para têxteis lar em 2017
Alta na produção e nas importações devem movimentar o segmento de artigos têxteis para o lar em 2017, aponta IEMI  2017-08-21 - Tags: texteis para o lar abup iemi alta crescimento

Trousseau promove debate sobre ética e estética
Com mediação de Ana Raia, o público participa de talk show para tirar dúvidas diretamente com experts da área  2017-08-16 - Tags: trousseau debate etica estetica convite talk show duvidas

Artefacto Beach & Country inaugura mostra com grandes nomes do design e da moda
A mostra Beach & Country abre suas portas no próximo dia 6, para apresentar 15 ambientes assinados por renomados profissionais, entre eles arquitetos, designers de interiores e paisagistas. Com o tema “O Loft do Fashion Designer e Como Vivem”, os profissionais criaram ambientes intimistas e com personalidade, levando em consideração toda a expertise e o lifestyle da marca atrelada à praia e ao campo, como sugere o próprio nome.  2017-08-03 - Tags: mostra beach & country artefacto decoracao ambientes moda

Heimtextil busca novo nicho de mercado
As soluções têxteis para design de interiores, arquitetura e mobiliário hoteleiro agora ganharam espaço exclusivo a partir da próxima Heimtextil, a principal feira mundial de moda-lar, que acontecerá entre os dias 9 e 12 de janeiro de 2018, em Frankfurt am Main, a Interior.Architecture.Hospitality Expo.  2017-07-28 - Tags: heimtextil frankfurt am main architecture heimtex

Lançamentos e as tendências que inspiram o mercado
35º ABUP SHOW DECORAÇÃO, MESA POSTA E UTILIDADES De 02 a 06 de agosto de 2017  2017-07-27 - Tags: abup lancamentos tendencias mercado presentes utilidades mesa

Venda especial de peças de inverno
A Trousseau, marca de cama, mesa, banho e lifestyle, apresenta dentre os dias 31 de julho e 10 de setembro a sua clássica venda de produtos em special sale. As peças desenvolvidas com exclusividade para a linha de inverno ganham preços especiais de até 40% off.  2017-07-26 - Tags: trousseau cama mesa e banho lifestyle produtos special sale inverno off

Tecidos com estampas de cachos e folhas de bananas decoram mesas e ambientes
A Paranatex Têxtil apresenta a impressão de cachos de bananas amarelas na coleção Magna Casa fabricada em 100% algodão e também a estampa de folhas verdes de bananeiras.  2017-06-26 - Tags: alp artes e decoracoes magna casa paranatex paranatex textil decoracao

colchões sustentáveis da Serta
O Selo Trisoft foi criado para atestar a qualidade e a sustentabilidade de produtos com Petfom em seu interior, e agora está nas novas linhas de colchões da Serta, a número um na lista das 15 melhores fábricas dos Estados Unidos.  2017-06-21 - Tags: serta colchoes sustentaveis trisoft

Empresa de lingerie continua expansão com participação na ABF Expo 2017
Fundada em 1996, a Intimissimi, empresa que faz parte do tradicional grupo italiano Calzedonia, com sede em Verona, participa pela terceira vez da ABF Expo, feira que será realizada de 21 a 24 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo.  2017-06-06 - Tags: intimissimi lingerie evento abf expo underwear italia calzedonia

Ideias brilhantes para a decoração
Complementos, móveis e revestimentos ganham um toque especial de brilho, tendência que veio da moda e que a decoração abraçou e adaptou com sucesso  2017-05-23 - Tags: decoracao ana livia wedine almofadas textil brilho moveis