Language
home » decoração têxtil lar »

Atualidades

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Invista apresenta macrotendências para design

Pesquisa realizada pela equipe da marca Antron® de filamento contínuo de alto desempenho para tapetes e carpetes da Invista, aponta quatro grupos de tendências opostas: Minimalismo Urbano e Novo Boho, Militar e Romântica, Retro anos 40 e Tecnologia Moderna, Retro anos 60s e Folclore. Intitulada “Reinterpretações: O sinal dos tempos”, a pesquisa apresenta as macrotendências social, econômica e política existentes em âmbito global e que influenciam o design da atualidade, inclusive a seleção de cores, padrões e texturas. “Quando abordamos as tendências a partir da perspectiva do design, precisamos examinar os seus impulsionadores de forma mais holística”, explica Maria Pia Delfrate, gerente comercial de fios para carpetes e tapetes da Invista para a Argentina. Ela acrescenta que o objetivo deste trabalho é trilhar novos caminhos para além das cores, e “ampliar o conhecimento para compreender as raízes das tendências gerais do design”. Confira, a seguir, a síntese de cada tema:

Minimalismo Urbano: é a mais austera das tendências. Ela não trata da desconstrução da ruína urbana, muito pelo contrário; o Minimalismo Urbano é uma tentativa de jogar fora tudo que é supérfluo e chegar a um estado puro e essencial que tenha significado. Trata-se de um diálogo de alto refinamento, simplificação e enfoque intenso. A frugalidade é importante, mas não à custa da qualidade – é um exercício de subtração. A palheta de cores é composta de tons neutros mais escuros e quentes com tonalidades vermelhas. Os tons cinza são puxados para a cor púrpura reconfortante, o marrom é quente não amarelado. O aspecto primordial dessa tendência é o contraste controlado e bem refinado de acabamentos: fosco/brilhante, texturizado/liso em cores similares.

Novo Boho: é o contraponto do Minimalismo Urbano. Explora o otimismo, assim como sua expressão individual. Boho é um termo veiculado há algum tempo, geralmente em um contexto étnico. Embora tenha suas raízes em uma configuração global, expandiu seu enfoque para abranger os conceitos de não permanência, exploração e pluralismo cultural.  A palheta de cores é esmerada e saturada variando em todos os tons, entre o médio e escuro da escala.  Os acabamentos metálicos prevalecem; adornos espelhados e reflexivos são complementares.

Militar: Em tempos de incerteza, com pouco segurança e a sensação de isolamento, há o desejo de controlar. Esse Militar não se trata de camuflagem, batalhas ou guerras, mas de formalidade, formação, ornamentos e detalhes. A tendência Militar é uma expressão altamente estilizada de uniformes de gala. Cores puramente tradicionais, neutras e com acentos metálicos compõem a história dessa tendência. Simetria e refinamento expressam essa formalidade. Plaids e Tartans - padronagens xadrez, com sua rica herança prevalecem.

Romântica: Essa tendência entra em contato com todas as coisas femininas e seu lado humano mais delicado inerente. Os detalhes são discretos, a aparência é sutil, etérea ou transparente. A linha Romântica celebra o que é precioso, sofisticado e super refinado. A fluidez e o movimento são aspectos fundamentais nessa orientação. As cores suaves predominam veladas por tons neutros de pele. Materiais clássicos são evidentes como, por exemplo, renda, pelica, cetim e acabamentos perolizados e iridescentes. Quando combinados, essas duas tendências diferentes oferecem a volta no tempo em busca de conforto e um meio de satisfazer nossa necessidade de controle.

Retro anos 40: A década de 40 do século passado pode ser dividida em duas partes: o período da 2a Grande Guerra Mundial e o pós-Guerra que vai além o início dos anos 1950.  A década de 40 é caracterizada por um período de estresse extremo e frugalidade e depois por  sentimentalismos e doçura. Na metade dessa década, a prosperidade material ainda não havia sido estabelecida e as casas eram pequenas. Considerando essa realidade, o período pós-Guerra é a era de otimismo voltado para o futuro. Os avanços tecnológicos desenvolvidos para a guerra estavam centrados agora em bens para as massas. Durante esse período, a palheta inicialmente mais escura clareia e é dominada por cores suaves como rosa, menta e azul-esverdeado. Já na década de 50, as cores eram em tom pastel. O uso de contrastes entre as cores e padrões prevalece. Era uma época na qual o lar estava o centro do universo.

Tecnologia Moderna: é o contraponto ao crescimento do consumismo da década de 40. Ela baseia-se na ciência e na tecnologia, mas também em nossa obsessão com as redes sociais, filmes de ficção científica, como Avatar,  e nossa constante busca da utopia, robótica e androides. Incluí todas as coisas técnicas: carros, telefones, edifícios e tecidos inteligentes.  Há uma abordagem de atração de opostos para combinar cores em uso, resultando no contraste de tons complementares (vermelho/verde, amarelo/púrpura, azul/alaranjado) em excelentes valores de brilho. As formas são volumosas e acolchoadas. 

Retro anos 60s: a geração sênior desse período veio da 2a Grande Guerra Mundial e considerava os anos 50 como um período de relativa segurança (apesar da preocupação crescente com o comunismo). À medida que se aproxima dos anos 1960, o estilo era impulsionado pela juventude com atitudes completamente diferentes daquelas mantidas por seus pais. Temas do período: contra-revolução, Rock and Roll, Ídolos bad boys - James Dean, Movimento Feminista, questionamento dos modelos raciais e exploração e aceitação do uso de drogas.  Formas fluídas e esculturais, geométricas ou inspiradas na natureza, foram interpretadas, não copiadas. É comum a expressão visual da música popular da época, mostrando a qualidade “psicodélica" na década de 60. A qualidade arrojada, gráfica e em grande escala das padronagens é o ponto fundamental, incorporada pelos tecidos Marimekko da Escandinávia. A cor em si é lisa, forte e usada principalmente em alto contraste.

Folclore:  O Folclore não trata do valor étnico global, mas da celebração da arte e sua linha consistente, transpassando gerações. Especificamente, essa tendência tem origem em sociedades assentadas em regiões montanhosas do planeta com clima tipicamente mais frio: Nórdica, Inuíte, Andina e Tibetana. São apresentadas duas orientações distintas de palhetas para essa tendência.  O solo e a terra natural são expostos criando uma palheta marrom rica e quente. O uso de materiais encontrados naturalmente, especialmente pele e lã, é um adorno predominante. Abundante em textura, padrões e tradições com um elevado grau de trabalhos manuais e de qualidade, o Folclore representa tudo que é durável e forte de nosso passado.

A Invista é uma das maiores produtoras integradas de polímeros e fibras sintéticas do mundo, especialmente para aplicações de náilon, spandex e poliéster. Presente em mais de 20 países, possui um grande portfólio de marcas globais que inclui Lycra®, Tactel® Antron®, Avora®, Coolmax®, Supplex®, Thermolite®, entre outras. Para maiores informações, visite o site www.invista.com.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Edição: Marcia Mariano
Fotos: Divulgação
Fonte: Alfapress

Data de publicação: 14/02/2012

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Heimtextil expande gama de produtos
Entre os dias 10 a 13 de janeiro de 2017, em Frankfurt am Main, a Heimtextil, feira internacional de textil-lar mostra a mais ampla seleção mundial de produtos têxteis, tendências e inovações.  2017-01-11 - Tags: heimtextil 2017 decoracao textil lar olaf schmidt messe frankfurt trend area

Empresas lançam produtos desenvolvidos por alunos de moda e design no SCMC
Duas das principais empresas catarinenses adaptaram ideias desenvolvidas pelos estudantes através da interação proposta pela plataforma. Altenburg traz ao mercado um novo modelo de saia box e Karsten uma toalha para o Natal com luz de LED.  2016-12-20 - Tags: scmc santa catarina moda e cultura amelia malheiros karsten design camp altenburg

Casa pronta para o Reveillón
Marca Zelo aposta em itens que transformam a casa para a celebração de ano novo  2016-12-09 - Tags: ano novo reveillon zelo toalhas mesa aromaterapia branca

Almofadas coloridas e bordadas animam a casa
A Soul Home, e-commerce de decoração, especializado na essência e alma do lar, apresenta sua coleção Colorful Home para deixar sua casa mais colorida e alegre.  2016-10-20 - Tags: almofadas coloridas bordadas casa animam decoracao

Nova coleção da Zara Home traz tons suaves e estampas florais
A nova coleção da Zara Home explora um ambiente mais romântico. Cenários são preenchidos com estampas florais, e tecidos e objetos banhados em tons suaves de outono. Rosa, lilás, azul e verde limão são cores-chave para essa nova tendência, perfeitas para criar espaços aconchegantes para aproveitar o conforto de casa.  2016-10-05 - Tags: botanicals zara home decoracao textil lar florais

Da feira de negócios para a cidade
Um laboratório de tendências, um formato ainda mais inovador que dá forma a novos hábitos e apresenta acessórios e objetos que se tornarão parte de nosso dia a dia em um futuro próximo. HOMI, a Feira de Estilo de Vida, deu boas vindas a 62.800 profissionais, 17% das quais vieram de fora da Itália; os países mais representados foram Japão, França, Espanha, China, Rússia e a vizinha Suíça.  2016-10-04 - Tags: homi milao estilo de vida fiera milano comunita san patrignano

Lançamentos em toalhas térmicas
A Cipatex®, por meio da marca Decorelli®, lançou hoje quatro novas estampas de toalhas de mesa. As versões “Borboletas” e “Pássaros” complementam a linha da coleção Natureza; a “Cupcake” integra a Gourmet e a “Noite Feliz” chega como opção para celebrar o Natal.  2016-09-28 - Tags: cipatex toalhas termicas lancamentos decorelli borboletas passaros natureza cupcake gourmet

Estudantes do curso de moda do SENAI criam vitrine para Casa Döhler
Uma parceria com a Döhler, uma empresa de referência na indústria têxtil nacional, permitiu que estudantes do Curso Técnico em Produção de Moda do SENAI em Joinville colocassem em prática experiências e aprendizados adquiridos durante a formação.  2016-09-20 - Tags: casa dohler joinville senai joinville elisabeth döhler

Gloria Coelho assina design do novo Hotel Best Western
Gloria Coelho, nome reconhecido mundialmente no cenário da moda e design, foi convidada para desenvolver a ambientação, decoração e styling do novo Best Western Premier Arpoador Fashion Hotel by Gloria Coelho, primeiro hotel no Brasil em que o público poderá desfrutar de uma incrível parceria entre moda e hotelaria.  2016-09-08 - Tags: gloria coelho hotel best western best western premier arpoador fashion hotel by glória coelho decoracao hotel

Maison&Objet: Trade show de arte, design e decoração em Paris
A partir de amanhã (02) e até a próxima terça (06), Paris sediará mais uma edição da Maison & Objet, feira referência nos trades de arte, design e decoração. Em seu 21º ano, o principal objetivo não se resume apenas no lançamento de tendências, mas também na geração de negócios para expositores e visitantes.  2016-09-01 - Tags: maison objet paris decoracao vincent gregoire ilse crawford

Breton realiza venda beneficente das poltronas da ação “A vez dos Estilistas”
A Breton apresentou durante o DW! 2016 São Paulo Design Weekend ─ um dos maiores eventos do gênero na América, a ação “A vez dos Estilistas” em parceria com 13 estrelados nomes da moda brasileira.  2016-08-30 - Tags: breton breton dw a vez dos estilistas poltronas

Coleções exclusivas de tecidos decorativos
Alexandre Herchcovitch e Fábio Souza assinam modelos de inspiração vintage, enquanto o artista multimídia Alexandre Orion busca influência na megalópole paulistana  2016-08-29 - Tags: decoracao alexandre herchcovitch ecosimple fabio souza recicladas tramadas design exclusivo sustentabilidade originalidade

Entrevista exclusiva: lançamentos miram mercado AA de decoração
O Portal Textilia.net conversou com Vanderley Almeida Junior, gerente comercial e de marketing da Kacyumara, no momento quando a companhia lança a marca Casa K, exclusiva com posicionamento para as classes A e B. O uso do algodão PIMA e a escolha de peças que incluem jogos de cama, colchas, cobre leitos, mesa e a linha aromas ampliam as possibilidades de atuação da companhia.  2016-08-25 - Tags: vanderley almeida junior casa k kacyumara abup textil decoracao textil lar

Entrevista exclusiva: calendário de decoração com mais lançamentos
Conversamos com Angélica Giovannini, designer da Paranatex, sobre os lançamentos da empresa na feira ABUP Têxtil (Associação Brasileira das Empresas de Utilidades e Presentes) e sobre o novo calendário mais dividido do segmento.  2016-08-25 - Tags: paranatex textil lar decoracao abup textil angélica giovaninni

mmartan lança conteúdo interativo para revistas impressas
Marca aposta em comunicação digital para entreter ainda mais os seus leitores  2016-08-23 - Tags: mmartan blippar interativo conteudo tecnologia home aplicativo decoracao tendencias moda lifestyle

Florais e listras no enxoval do quarto
Altenburg lança Coleção Primavera/Verão 2017, da Linha Vida & Cor  2016-08-17 - Tags: florais listras altenburg colchas edredon dupla face acabamento estampado cama mesa e banho.

China HomeLife Brazil 2016 é oportunidade para modernizar empresas a custos acessíveis
Entre os dias 12 e 14 de setembro, 600 empresas chinesas ocuparão os pavilhões do Transamerica Expo Center em São Paulo com o objetivo de estabelecer vínculos duradouros com importadores, distribuidores e revendedores brasileiros dos segmentos têxtil & vestuário, móveis, materiais de construção, eletrônicos, Iluminação e artigos para o lar.  2016-07-12 - Tags: china home life decoracao descontos china chinesa pavilhoes importadores vestuario textil construcao moveis eletronicos artigos para o lar

Novo Pavilhão de Portugal na Intertextile Shanghai Home Textiles
A Lenzing estreia na Green Village para fornecer mais opções de fornecimento eco-friendly  2016-07-11 - Tags: portugal intertextile shangai home textiles lenzing pavilhao feira china

Zelo aposta em produtos funcionais para o inverno
O inverno está se aproximando e a Zelo selecionou produtos para aquecer a casa nessa estação. São diversas opções, entre elas o cobertor com manga que voltou para esquentar os amantes de filmes e séries e até os que não desgrudam do celular.  2016-06-09 - Tags: zelo shine zelo microfibra edredom

Codex Home marca presença na Casa Cor 2016
Os profissionais Bruno Gap, Gerson Dutra de Sá & Ana Lucia Salama, João Armentano, Leo Shehtman, Maicon Antoniolli e Nildo José elegeram peças da loja  2016-05-23 - Tags: codex home casa cor almofadas mantas acessorios decor casa alessandra lago cintia martins silvia napoli