Language
home » decoração têxtil lar »

Atualidades

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Invista apresenta macrotendências para design

Pesquisa realizada pela equipe da marca Antron® de filamento contínuo de alto desempenho para tapetes e carpetes da Invista, aponta quatro grupos de tendências opostas: Minimalismo Urbano e Novo Boho, Militar e Romântica, Retro anos 40 e Tecnologia Moderna, Retro anos 60s e Folclore. Intitulada “Reinterpretações: O sinal dos tempos”, a pesquisa apresenta as macrotendências social, econômica e política existentes em âmbito global e que influenciam o design da atualidade, inclusive a seleção de cores, padrões e texturas. “Quando abordamos as tendências a partir da perspectiva do design, precisamos examinar os seus impulsionadores de forma mais holística”, explica Maria Pia Delfrate, gerente comercial de fios para carpetes e tapetes da Invista para a Argentina. Ela acrescenta que o objetivo deste trabalho é trilhar novos caminhos para além das cores, e “ampliar o conhecimento para compreender as raízes das tendências gerais do design”. Confira, a seguir, a síntese de cada tema:

Minimalismo Urbano: é a mais austera das tendências. Ela não trata da desconstrução da ruína urbana, muito pelo contrário; o Minimalismo Urbano é uma tentativa de jogar fora tudo que é supérfluo e chegar a um estado puro e essencial que tenha significado. Trata-se de um diálogo de alto refinamento, simplificação e enfoque intenso. A frugalidade é importante, mas não à custa da qualidade – é um exercício de subtração. A palheta de cores é composta de tons neutros mais escuros e quentes com tonalidades vermelhas. Os tons cinza são puxados para a cor púrpura reconfortante, o marrom é quente não amarelado. O aspecto primordial dessa tendência é o contraste controlado e bem refinado de acabamentos: fosco/brilhante, texturizado/liso em cores similares.

Novo Boho: é o contraponto do Minimalismo Urbano. Explora o otimismo, assim como sua expressão individual. Boho é um termo veiculado há algum tempo, geralmente em um contexto étnico. Embora tenha suas raízes em uma configuração global, expandiu seu enfoque para abranger os conceitos de não permanência, exploração e pluralismo cultural.  A palheta de cores é esmerada e saturada variando em todos os tons, entre o médio e escuro da escala.  Os acabamentos metálicos prevalecem; adornos espelhados e reflexivos são complementares.

Militar: Em tempos de incerteza, com pouco segurança e a sensação de isolamento, há o desejo de controlar. Esse Militar não se trata de camuflagem, batalhas ou guerras, mas de formalidade, formação, ornamentos e detalhes. A tendência Militar é uma expressão altamente estilizada de uniformes de gala. Cores puramente tradicionais, neutras e com acentos metálicos compõem a história dessa tendência. Simetria e refinamento expressam essa formalidade. Plaids e Tartans - padronagens xadrez, com sua rica herança prevalecem.

Romântica: Essa tendência entra em contato com todas as coisas femininas e seu lado humano mais delicado inerente. Os detalhes são discretos, a aparência é sutil, etérea ou transparente. A linha Romântica celebra o que é precioso, sofisticado e super refinado. A fluidez e o movimento são aspectos fundamentais nessa orientação. As cores suaves predominam veladas por tons neutros de pele. Materiais clássicos são evidentes como, por exemplo, renda, pelica, cetim e acabamentos perolizados e iridescentes. Quando combinados, essas duas tendências diferentes oferecem a volta no tempo em busca de conforto e um meio de satisfazer nossa necessidade de controle.

Retro anos 40: A década de 40 do século passado pode ser dividida em duas partes: o período da 2a Grande Guerra Mundial e o pós-Guerra que vai além o início dos anos 1950.  A década de 40 é caracterizada por um período de estresse extremo e frugalidade e depois por  sentimentalismos e doçura. Na metade dessa década, a prosperidade material ainda não havia sido estabelecida e as casas eram pequenas. Considerando essa realidade, o período pós-Guerra é a era de otimismo voltado para o futuro. Os avanços tecnológicos desenvolvidos para a guerra estavam centrados agora em bens para as massas. Durante esse período, a palheta inicialmente mais escura clareia e é dominada por cores suaves como rosa, menta e azul-esverdeado. Já na década de 50, as cores eram em tom pastel. O uso de contrastes entre as cores e padrões prevalece. Era uma época na qual o lar estava o centro do universo.

Tecnologia Moderna: é o contraponto ao crescimento do consumismo da década de 40. Ela baseia-se na ciência e na tecnologia, mas também em nossa obsessão com as redes sociais, filmes de ficção científica, como Avatar,  e nossa constante busca da utopia, robótica e androides. Incluí todas as coisas técnicas: carros, telefones, edifícios e tecidos inteligentes.  Há uma abordagem de atração de opostos para combinar cores em uso, resultando no contraste de tons complementares (vermelho/verde, amarelo/púrpura, azul/alaranjado) em excelentes valores de brilho. As formas são volumosas e acolchoadas. 

Retro anos 60s: a geração sênior desse período veio da 2a Grande Guerra Mundial e considerava os anos 50 como um período de relativa segurança (apesar da preocupação crescente com o comunismo). À medida que se aproxima dos anos 1960, o estilo era impulsionado pela juventude com atitudes completamente diferentes daquelas mantidas por seus pais. Temas do período: contra-revolução, Rock and Roll, Ídolos bad boys - James Dean, Movimento Feminista, questionamento dos modelos raciais e exploração e aceitação do uso de drogas.  Formas fluídas e esculturais, geométricas ou inspiradas na natureza, foram interpretadas, não copiadas. É comum a expressão visual da música popular da época, mostrando a qualidade “psicodélica" na década de 60. A qualidade arrojada, gráfica e em grande escala das padronagens é o ponto fundamental, incorporada pelos tecidos Marimekko da Escandinávia. A cor em si é lisa, forte e usada principalmente em alto contraste.

Folclore:  O Folclore não trata do valor étnico global, mas da celebração da arte e sua linha consistente, transpassando gerações. Especificamente, essa tendência tem origem em sociedades assentadas em regiões montanhosas do planeta com clima tipicamente mais frio: Nórdica, Inuíte, Andina e Tibetana. São apresentadas duas orientações distintas de palhetas para essa tendência.  O solo e a terra natural são expostos criando uma palheta marrom rica e quente. O uso de materiais encontrados naturalmente, especialmente pele e lã, é um adorno predominante. Abundante em textura, padrões e tradições com um elevado grau de trabalhos manuais e de qualidade, o Folclore representa tudo que é durável e forte de nosso passado.

A Invista é uma das maiores produtoras integradas de polímeros e fibras sintéticas do mundo, especialmente para aplicações de náilon, spandex e poliéster. Presente em mais de 20 países, possui um grande portfólio de marcas globais que inclui Lycra®, Tactel® Antron®, Avora®, Coolmax®, Supplex®, Thermolite®, entre outras. Para maiores informações, visite o site www.invista.com.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Edição: Marcia Mariano
Fotos: Divulgação
Fonte: Alfapress

Data de publicação: 14/02/2012

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Abicol comemora três anos de representatividade no setor colchoeiro
Neste mês, a Associação Brasileira da Indústria de Colchões (Abicol) comemora seu terceiro ano de representatividade junto aos associados, governo, entidades, associações nacionais e internacionais, imprensa e população em geral no que diz respeito aos assuntos do segmento.  2014-08-20 - Tags: abico setor colchoeiro

15ª Office Solution traz líderes do setor de decoração, arquitetura e design
Entre os dias 2 e 5 de setembro acontecerá a 15ª Office Solution Arquishow Facility Show, a maior feira bienal de arquitetura, decoração e design da América Latina, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.  2014-08-19 - Tags: decoração feira office solution arquishow facility show bienal de arquitetura design

Exclusivo: Intertextile Shangai - tendências 2015 para Moda Lar
A Messe Frankfurt apresentou os resultados de pesquisa de seu fórum de tendências, coordenado pela trendsetter Nelly Rodi (Agência NellyRodiTM). O material foi compilado e distribuído pela Intertextile Shangai Home Textiles, Feira Internacional Chinesa de Têxteis para o Lar/Decoração e Acessórios, que anualmente mostra os direcionamentos de lançamentos têxteis no segmento.  2014-08-07 - Tags: messe frankfurt nelly rodi intertextile shangai home textiles lyfestile themes

Decorhabit apresenta novas coleções para 2015
O comitê de tecidos para decoração da Associação Brasileira da Indústria Têxtil de Confecções (ABIT), agora conhecido por DecorHabit começa o segundo semestre com novidades exclusivas e apresenta seus lançamentos com novos tons de cores fortes e estampas que se destacam na composição do tecido.  2014-08-06 - Tags: decorhabit abit

Dicas para decorar ambientes de diferentes perfis masculinos
Caseiro, conservador ou moderno. É possível transformar espaços masculinos de acordo com o estilo e personalidade de cada um, e ainda mantê-lo em harmonia com os outros ambientes da casa. Para os mais clássicos, vale apostar em uma cor mais escura em uma das paredes do quarto; tons mais fechados de azul, como o Escuridão, da Suvinil, ou verde, Voo Livre, dão um toque de elegância e sofisticação ao espaço quando combinados com tons de cinza como o das cores Inox e Chuva de Prata.  2014-08-05 - Tags: suvinil decoracao masculino

FOM lança a coleção “Meu pai, meu campeão!”
Para comemorar o dia do campeão dos nossos corações, a FOM criou uma coleção inspirada nos momentos mais divertidos entre pais e filhos. As aventuras e brincadeiras chegam em forma de almofadas descontraídas e confortáveis que prometem agradar os papais, sejam eles atletas profissionais ou até mesmo de sofá.  2014-08-01 - Tags: fom almofadas

Design e conforto em hospedagem
Design é cultura, é criatividade e é, também, sinônimo de conforto. Já pensou em hostels com uma decoração impecável e design super criativo? Os chamados hostels com design, estabelecimentos feitos com conceito, configuração e projetos com ambientes bem decorados, objetos criativos e com diversas temáticas.  2014-07-29 - Tags: hostelbookers hostelworld concept design hostel we hostel design uvaia hostel zbra hostel oztel hostelworld brasil

Decorhabit lança tendências do setor têxtil na Formobile 2014
O comitê de tecidos para decoração da Associação Brasileira da Indústria Têxtil de Confecções (ABIT) se prepara para anunciar uma grande novidade para o setor: a partir de agora passa responder por DecorHabit. Junto com a nova marca, que reúne as maiores empresas do setor têxtil para decoração do país, serão apresentados os lançamentos das coleções 2014 e a primeira edição da Cartela Têxtil de Cores/2015.  2014-07-17 - Tags: decorhabit abit formobile

Cobertor com mangas: Zelo aposta na tendência para o inverno
Que tal ficar embaixo das cobertas e ainda navegar pela internet sem o contratempo de se descobrir e passar frio toda vez que for digitar? Essa é a proposta dos cobertores com mangas da Zelo. Além de manter o usuário confortável e aquecido, a coberta conta com duas mangas que permitem ao cliente mexer no computador ou realizar outras atividades sem qualquer dificuldade ou mínima chance de passar frio.  2014-07-14 - Tags: zelo decoaracao homewear

Karsten estará presente na 2ª Turnê do Mercado Têxtil
A Karsten, empresa nacional referência em estilo, bem-estar e renovação tecnológica em produtos para cama, mesa e banho, participa da 2a Turnê do Mercado Têxtil (TMT), que acontece de 28 de julho a 1 de agosto, em Santa Catarina. O evento organizado pelo Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário (Sintex) manterá o formato da primeira edição, onde serão realizadas visitas guiadas a 10 das fabricantes de cama, mesa, banho, tapetes, cortinas e decorações de Blumenau, Brusque, Joinville e São Bento do Sul mais importantes e qualificadas.  2014-07-10 - Tags: karsten turne do mercado textil sintex

Novos prints da Tea, see...do
Conhecida e reconhecida por seus prints autorais, a estilista Adriana Barra lançou a marca de tecidos para decoração a Tea, see..do! em 2012 e já está presente nas melhores lojas de decoração do pais, e a Europa, onde é distribuída pela italiana Moroso.  2014-06-30 - Tags: adriana barra decoracao moroso

Lançamento da Cartela de Cores Têxtil 2015
O Comitê Brasileiro de Cores (CBC) está lançando, em parceria com o Comitê de Tecidos para Decoração (DecoraHabit), a primeira edição da Cartela Têxtil de Cores do Centro de Estudos de Cor para a América Latina (Cecal), para o biênio 2014/2015. A novidade será apresentada no dia 29 de julho, durante a “6ª Feira Internacional de Fornecedores da Indústria Madeira e Móveis (ForMóbile)”, em São Paulo.  2014-06-27 - Tags: comite brasileiro de cores decorahabit centro de estudos de cor para a america latina formobile

Micasa - Peça premiada Cappelini
NOM é uma série de mesas de apoio empilháveis. Cada objeto é dobrado a partir de uma folha de alumínio cortada a laser que se transforma na forma final através de um molde de flexão. O conceito do projeto é combinar as dobraduras de origami com dobras naturais. Isto é conseguido através do dobramento das pernas do objeto em dobras planejadas e precisas que criam efeitos laterais de alongamento e flexão do material.  2014-06-26 - Tags: micasa nom design award 2014 ran amitai gilli kuchik bakery studio

Emilio Pucci celebra a Monumental Pucci
Na última terça-feira (17.06), a Maison italiana Emilio Pucci recebeu convidados no Palazzo Pucci para comemorar a instalação de arte "Monumental Pucci", realizada pela Pitti Immagine em comemoração ao 60º aniversário da Firenze Hometown of Fashion.  2014-06-24 - Tags: design the dream palazzo pucci emilio pucci pitti immagine firenze hometown of fashion

Do design de interiores à joalheria
A empresária Silvia Cesar deu um passo além e colocou sua criatividade em ação, em parceria com a Talento Jóias, desenvolvendo a coleção Feng Shui por Silvia Cesar. Para tanto usou toda sua expertise, uma vez que atua há alguns anos como consultora dessa arte milenar chinesa.  2014-06-11 - Tags: silvia cesar talento joias feng shui

Beaulieu lança Carpete Mistral
Fabricado com fios de nylon (SDN) - Resistain®, que asseguram mais solidez de cor além do baixo custo de manutenção e durabilidade prolongada, a Beaulieu no Brasil apresenta o carpete Mistral, ideal para projetos open space pois possui excelente propriedade de isolamento térmico e acústico, além de proporcionar ambientes mais seguros e saudáveis.  2014-06-09 - Tags: carpete mistral beaulieu grupo belgotex international decoracao

Morada digna das divas do cinema
Das telonas para os desfiles de moda. Das passarelas para o lar. O estilo lady like chegou para trazer um toque delicado superfeminino à morada. A tendência é uma releitura dos anos 1950 e 1960, onde imperavam como símbolo de beleza Marilyn Monroe, Audrey Hepburn e as eternas divas de Hitchcock Janet Leigh, Tippi Hedren e Kim Novak.  2014-06-05 - Tags: lady like anos 50 romantico contemporaneo decoracao

Toalhas estampadas pela artista plástica Yayoi Kusama
A Galeria Nacional recebe toalhas com estampas clássicas da artista plástica japonesa Yayoi Kusama. As peças, feitas no Brasil com 100% algodão, medem 150cm x 180cm e custam R$410,00. Idealizadas pela Art Production Fund, fundação americana que utiliza obras de arte para compor utilitários para o dia-a-dia, trazem a estampa de Yayoi na semana de abertura da exposição da artista, em São Paulo, no Centro Cultural Tomie Ohtake nesta quinta-feira, 22 de maio.  2014-06-02 - Tags: yayoi kusama centro cultural tomie ohtake galeria nacional art production fund

Trussardi sugere enxoval para dia dos namorados
Com a aproximação do Dia dos Namorados os casais procuram conforto, beleza e aconchego para passar essa data tão romântica. Pensando nisso a Trussardi, referência líder de enxovais de luxo, oferece linhas de cama e banho que farão esse momento especial muito mais estiloso.  2014-05-29 - Tags: trussardi dia dos namorados decoracao cama mesa banho

Cores que refletem brasilidade para torcer pela seleção
O mês de junho está chegando e, este ano, os brasileiros têm um motivo especial para reunir parentes e amigos em casa: os jogos do campeonato mundial de futebol. Para entrar no clima da torcida pela seleção, a Suvinil apresenta algumas dicas de como transformar os ambientes da casa para essa ocasião.  2014-05-26 - Tags: basf suvinil copa do mundo seleção curaçau blue pau-brasil quindim decoração