Language
home » decoração têxtil lar »

Atualidades

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Invista apresenta macrotendências para design

Pesquisa realizada pela equipe da marca Antron® de filamento contínuo de alto desempenho para tapetes e carpetes da Invista, aponta quatro grupos de tendências opostas: Minimalismo Urbano e Novo Boho, Militar e Romântica, Retro anos 40 e Tecnologia Moderna, Retro anos 60s e Folclore. Intitulada “Reinterpretações: O sinal dos tempos”, a pesquisa apresenta as macrotendências social, econômica e política existentes em âmbito global e que influenciam o design da atualidade, inclusive a seleção de cores, padrões e texturas. “Quando abordamos as tendências a partir da perspectiva do design, precisamos examinar os seus impulsionadores de forma mais holística”, explica Maria Pia Delfrate, gerente comercial de fios para carpetes e tapetes da Invista para a Argentina. Ela acrescenta que o objetivo deste trabalho é trilhar novos caminhos para além das cores, e “ampliar o conhecimento para compreender as raízes das tendências gerais do design”. Confira, a seguir, a síntese de cada tema:

Minimalismo Urbano: é a mais austera das tendências. Ela não trata da desconstrução da ruína urbana, muito pelo contrário; o Minimalismo Urbano é uma tentativa de jogar fora tudo que é supérfluo e chegar a um estado puro e essencial que tenha significado. Trata-se de um diálogo de alto refinamento, simplificação e enfoque intenso. A frugalidade é importante, mas não à custa da qualidade – é um exercício de subtração. A palheta de cores é composta de tons neutros mais escuros e quentes com tonalidades vermelhas. Os tons cinza são puxados para a cor púrpura reconfortante, o marrom é quente não amarelado. O aspecto primordial dessa tendência é o contraste controlado e bem refinado de acabamentos: fosco/brilhante, texturizado/liso em cores similares.

Novo Boho: é o contraponto do Minimalismo Urbano. Explora o otimismo, assim como sua expressão individual. Boho é um termo veiculado há algum tempo, geralmente em um contexto étnico. Embora tenha suas raízes em uma configuração global, expandiu seu enfoque para abranger os conceitos de não permanência, exploração e pluralismo cultural.  A palheta de cores é esmerada e saturada variando em todos os tons, entre o médio e escuro da escala.  Os acabamentos metálicos prevalecem; adornos espelhados e reflexivos são complementares.

Militar: Em tempos de incerteza, com pouco segurança e a sensação de isolamento, há o desejo de controlar. Esse Militar não se trata de camuflagem, batalhas ou guerras, mas de formalidade, formação, ornamentos e detalhes. A tendência Militar é uma expressão altamente estilizada de uniformes de gala. Cores puramente tradicionais, neutras e com acentos metálicos compõem a história dessa tendência. Simetria e refinamento expressam essa formalidade. Plaids e Tartans - padronagens xadrez, com sua rica herança prevalecem.

Romântica: Essa tendência entra em contato com todas as coisas femininas e seu lado humano mais delicado inerente. Os detalhes são discretos, a aparência é sutil, etérea ou transparente. A linha Romântica celebra o que é precioso, sofisticado e super refinado. A fluidez e o movimento são aspectos fundamentais nessa orientação. As cores suaves predominam veladas por tons neutros de pele. Materiais clássicos são evidentes como, por exemplo, renda, pelica, cetim e acabamentos perolizados e iridescentes. Quando combinados, essas duas tendências diferentes oferecem a volta no tempo em busca de conforto e um meio de satisfazer nossa necessidade de controle.

Retro anos 40: A década de 40 do século passado pode ser dividida em duas partes: o período da 2a Grande Guerra Mundial e o pós-Guerra que vai além o início dos anos 1950.  A década de 40 é caracterizada por um período de estresse extremo e frugalidade e depois por  sentimentalismos e doçura. Na metade dessa década, a prosperidade material ainda não havia sido estabelecida e as casas eram pequenas. Considerando essa realidade, o período pós-Guerra é a era de otimismo voltado para o futuro. Os avanços tecnológicos desenvolvidos para a guerra estavam centrados agora em bens para as massas. Durante esse período, a palheta inicialmente mais escura clareia e é dominada por cores suaves como rosa, menta e azul-esverdeado. Já na década de 50, as cores eram em tom pastel. O uso de contrastes entre as cores e padrões prevalece. Era uma época na qual o lar estava o centro do universo.

Tecnologia Moderna: é o contraponto ao crescimento do consumismo da década de 40. Ela baseia-se na ciência e na tecnologia, mas também em nossa obsessão com as redes sociais, filmes de ficção científica, como Avatar,  e nossa constante busca da utopia, robótica e androides. Incluí todas as coisas técnicas: carros, telefones, edifícios e tecidos inteligentes.  Há uma abordagem de atração de opostos para combinar cores em uso, resultando no contraste de tons complementares (vermelho/verde, amarelo/púrpura, azul/alaranjado) em excelentes valores de brilho. As formas são volumosas e acolchoadas. 

Retro anos 60s: a geração sênior desse período veio da 2a Grande Guerra Mundial e considerava os anos 50 como um período de relativa segurança (apesar da preocupação crescente com o comunismo). À medida que se aproxima dos anos 1960, o estilo era impulsionado pela juventude com atitudes completamente diferentes daquelas mantidas por seus pais. Temas do período: contra-revolução, Rock and Roll, Ídolos bad boys - James Dean, Movimento Feminista, questionamento dos modelos raciais e exploração e aceitação do uso de drogas.  Formas fluídas e esculturais, geométricas ou inspiradas na natureza, foram interpretadas, não copiadas. É comum a expressão visual da música popular da época, mostrando a qualidade “psicodélica" na década de 60. A qualidade arrojada, gráfica e em grande escala das padronagens é o ponto fundamental, incorporada pelos tecidos Marimekko da Escandinávia. A cor em si é lisa, forte e usada principalmente em alto contraste.

Folclore:  O Folclore não trata do valor étnico global, mas da celebração da arte e sua linha consistente, transpassando gerações. Especificamente, essa tendência tem origem em sociedades assentadas em regiões montanhosas do planeta com clima tipicamente mais frio: Nórdica, Inuíte, Andina e Tibetana. São apresentadas duas orientações distintas de palhetas para essa tendência.  O solo e a terra natural são expostos criando uma palheta marrom rica e quente. O uso de materiais encontrados naturalmente, especialmente pele e lã, é um adorno predominante. Abundante em textura, padrões e tradições com um elevado grau de trabalhos manuais e de qualidade, o Folclore representa tudo que é durável e forte de nosso passado.

A Invista é uma das maiores produtoras integradas de polímeros e fibras sintéticas do mundo, especialmente para aplicações de náilon, spandex e poliéster. Presente em mais de 20 países, possui um grande portfólio de marcas globais que inclui Lycra®, Tactel® Antron®, Avora®, Coolmax®, Supplex®, Thermolite®, entre outras. Para maiores informações, visite o site www.invista.com.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Edição: Marcia Mariano
Fotos: Divulgação
Fonte: Alfapress

Data de publicação: 14/02/2012

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


​​Altenburg inicia o ano com participação em dois eventos internacionais
De olho nas tendências internacionais em produtos e varejo, a Altenburg começou 2018 com representantes em dois maiores eventos do mundo nestes segmentos. Uma comitiva da companhia, liderada pelo presidente Rui Altenburg, esteve em Frankfurt, na Alemanha, participando da Heimtextil.  2018-01-17 - Tags: altenburg rui altenburg frankfurt tiago altenburg ilton tarnovski

Travesseiros com fibras Tencel® chegam ao mercado após testes com manequim térmico
Fibras de liocel da marca Tencel®, produzidas pela empresa austríaca Lenzing, foram testadas para uso em travesseiros durante feira têxtil e agora já estão prontos para conquistar o mercado de têxteis-lar. Estudos mostraram que seu uso, além do conforto e bem-estar, proporciona melhor desempenho no que se refere ao gerenciamento de umidade, volume e facilidade de cuidados.  2018-01-12 - Tags: tencel thermal manikin sherlock test pillows fibers ohenstein institut fur textilinnovation ggmbh lenzing ag heimtextil 2018

Heimtextil torna o futuro tangível
Projete você mesmo e torne o futuro tangível. Esta e a experiência que todos os visitantes da Heimtextil – Trade Fair for Home and Contract Textiles estão usufruindo através do parque temático intitulado “O futuro e urbano”.  2018-01-11 - Tags: heimtextil trade fair for home and contract textiles trend area heimtextil navigator

Oeko-Tex® apresenta etiqueta para têxteis-lar na Heimtextil 2018
A conscientização do consumidor em relação aos produtos têxteis está em constante expansão e, hoje em dia, outras questões influenciam cada vez mais as decisões de compra. Um dos requisitos tem sido o segmento de toalhas e roupas de cama.  2018-01-09 - Tags: made in green georg dieners texteis lar oeko tex heimtextil 2018

Heimtextil 2018 olha para o futuro
De 09 a 12 de janeiro de 2018, no Messe Frankfurt, em Frankfurt am Main, a Heimtextil mostrará as novas tendências para a temporada 2018/2019, através do “Theme Park”.  2017-12-15 - Tags: color experience heimtextil 2018 olaf schmidt theme park the future is urban texteis lar decoracao

Decorelli® apresenta toalhas para decorar a mesa no Natal
Para receber os familiares e amigos na ceia ou almoço de Natal, a escolha certa da toalha que irá compor a decoração da mesa pode fazer toda diferença. Além de trazer o clima especial com cores e motivos natalinos, o item pode garantir praticidade e facilidade na hora da limpeza.  2017-11-13 - Tags: decorelli polipropileno natal toalhas de mesa isolamento acustico noite feliz

Amir Slama lança estampa exclusiva para Tok&Stok
Em parceria desde 2009 com a Tok&Stok, maior rede de móveis maior rede de móveis e acessórios do país, o estilista Amir Slama lança mais uma estampa exclusiva para a marca, intitulada Resort Noir. A coleção inédita de Slama reúne diversos produtos como louças, almofadas, toalha, entre outros.  2017-11-08 - Tags: tok&stok amir slama resort noir loucas almofadas toalhas lifestyle

Novo site Decorelli® tem ferramenta para visualizar as toalhas de mesa nos ambientes
Para auxiliar na escolha da estampa da toalha de mesa, seja da cozinha, sala de jantar, área gourmet ou de churrasqueira, a Cipatex® lança o novo site da linha Decorelli® (www.decorelli.com.br) com informações mais detalhadas sobre os produtos e funções interativas.  2017-10-27 - Tags: cipatex toalhas de mesa decorelli pvc decoracao textil

By Kamy participa da Casa Vogue Experience
A by Kamy participa do mais importante evento de design e arquitetura da Globo Condé Nast, o Casa Vogue Experience, que está em sua 3° edição. A mostra acontece de 18 a 22 de outubro, no EBAC (Escola Britânica de Artes Criativas), em São Paulo.  2017-10-17 - Tags: by kamy tapetes casa vogue experience 2017 ebac francesca alzati

Sexta empresa mais longeva do país, Karsten faz 135 anos e inaugura centro de memória
A Karsten, sexta empresa mais longeva do país, completa 135 anos celebrando sua história e o fato de ser uma das companhias mais inovadoras do país. Uma das líderes em cama, mesa, banho e tecidos para decoração, a companhia colhe os resultados de investimentos em gestão de marca e em tecnologias inéditas, como a SoftMax.  2017-10-06 - Tags: karsten 135 anos softmax memorias karsten johann karsten karsten karsten design karsten decor karsten ateliê casa in

Karsten lança coleção exclusiva em parceria com clientes
Ouvir e entender os consumidores é regra mais do que clara para a grande maioria das empresas. E, para que isso aconteça, é preciso fazer com que seu cliente tenha apego pela marca não só pelos produtos com qualidade, mas também pelo relacionamento e como ela conversa com seu público.  2017-09-29 - Tags: karsten blumenau decoracao textil lar guilherme graciano picolli

Heimtextil apresenta as tendências do outono/ inverno 2018-19
A urbanização é uma das palavras-chave do nosso tempo. Mais da metade da população mundial já vive nas cidades. As inspirações para o outono/ inverno 2018-19, localizadas no Theme Park, serão apresentadas na próxima Heimtextil que contecerá entre os dias 9 a 12 de janeiro de 2018, em Frankfurt am Main e revelará como a atual vida urbana poderá vir a afetar a maneira de viver e trabalhar no futuro.  2017-09-21 - Tags: tendencias home textil heimtextil flexible space the re-made space the healthy space the maker space

Área externa de reality recebe revestimentos de alta performance
Localizada em Itapecerica da Serra, na região metropolitana de São Paulo, a nova sede do reality show "A Fazenda" ganhou um estilo diferente das edições anteriores. Com uma decoração mais clean e moderna, o cenário mistura elementos rústicos e industriais, em uma composição que garante conforto e aconchego.  2017-09-15 - Tags: itapecerica da serra cipatex revestimento corano garden nautic plus michelangelo mazzotta a fazenda grupo cipatex

Celina Dias apresenta coleção de René Gruau
Celina Dias, referência em tecidos e papéis de parede, recebe com exclusividade no Brasil a coleção René Gruau, autor do icônico pôster do La Dolce Vita, filme de Federico Fellini. Lançamento da Zinc, marca internacional que pertence ao Grupo Romo, a linha de tecidos e painéis decorativos já está disponível para encomenda no showroom da Celina Dias, localizado na Alameda Gabriel Monteiro da Silva.  2017-09-14 - Tags: celina dias wallpaper rene grau decoracao tecidos decoracao la dolce vita

Altenburg lança travesseiros tecnológicos
Líder na fabricação, venda e distribuição de travesseiros no Brasil, com mais de 1 milhão de unidades/mês, a Altenburg Têxtil une a expertise de mais de 90 anos de mercado com a alta tecnologia e traz para consumidor brasileiro, a Linha Tech de Travesseiros Inteligentes.  2017-09-04 - Tags: altenburg store altenburg textil airflow thermosense tencel

Grife de tapetes apresenta peças protagonizadas por um dos símbolos de boa sorte orientais
De origem chinesa, a Carpa - que também é conhecida como Koi ou Karpa Koi - é um peixe que vive em água doce. Cheia de simbolismos, ela tem diversos significados místicos na cultura oriental, como um sinal de boa sorte, sucesso, virilidade, sabedoria e resistência.  2017-08-31 - Tags: by kamy colecao carpa tapetes textil algodao seda india

Estampas inspiradas na natureza são as novidades da Paranatex na 4ª Abup Têxtil
A Paranatex Têxtil fará o lançamento da coleção Paradiso na 4ª Abup Têxtil que acontece de 29 de agosto a 01 de setembro no Centro de Eventos Pro Magno, em São Paulo. A empresa com mais de 50 anos no mercado traz estampas inspiradas em elementos da natureza.  2017-08-30 - Tags: abup textil pro magno paranatex decoracao textil lar paradiso

Da moda à decoração sem escalas
Artefacto faz homenagem à grife de Zilah e Stephanie Garcia com a criação de loft inspirado na personalidade da marca  2017-08-23 - Tags: decoracao artegacto homenagem grife zilah stephanie garcia loft marca

Boas expectativa para têxteis lar em 2017
Alta na produção e nas importações devem movimentar o segmento de artigos têxteis para o lar em 2017, aponta IEMI  2017-08-21 - Tags: texteis para o lar abup iemi alta crescimento

Trousseau promove debate sobre ética e estética
Com mediação de Ana Raia, o público participa de talk show para tirar dúvidas diretamente com experts da área  2017-08-16 - Tags: trousseau debate etica estetica convite talk show duvidas