Language
home » decoração têxtil lar »

Atualidades

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Invista apresenta macrotendências para design

Pesquisa realizada pela equipe da marca Antron® de filamento contínuo de alto desempenho para tapetes e carpetes da Invista, aponta quatro grupos de tendências opostas: Minimalismo Urbano e Novo Boho, Militar e Romântica, Retro anos 40 e Tecnologia Moderna, Retro anos 60s e Folclore. Intitulada “Reinterpretações: O sinal dos tempos”, a pesquisa apresenta as macrotendências social, econômica e política existentes em âmbito global e que influenciam o design da atualidade, inclusive a seleção de cores, padrões e texturas. “Quando abordamos as tendências a partir da perspectiva do design, precisamos examinar os seus impulsionadores de forma mais holística”, explica Maria Pia Delfrate, gerente comercial de fios para carpetes e tapetes da Invista para a Argentina. Ela acrescenta que o objetivo deste trabalho é trilhar novos caminhos para além das cores, e “ampliar o conhecimento para compreender as raízes das tendências gerais do design”. Confira, a seguir, a síntese de cada tema:

Minimalismo Urbano: é a mais austera das tendências. Ela não trata da desconstrução da ruína urbana, muito pelo contrário; o Minimalismo Urbano é uma tentativa de jogar fora tudo que é supérfluo e chegar a um estado puro e essencial que tenha significado. Trata-se de um diálogo de alto refinamento, simplificação e enfoque intenso. A frugalidade é importante, mas não à custa da qualidade – é um exercício de subtração. A palheta de cores é composta de tons neutros mais escuros e quentes com tonalidades vermelhas. Os tons cinza são puxados para a cor púrpura reconfortante, o marrom é quente não amarelado. O aspecto primordial dessa tendência é o contraste controlado e bem refinado de acabamentos: fosco/brilhante, texturizado/liso em cores similares.

Novo Boho: é o contraponto do Minimalismo Urbano. Explora o otimismo, assim como sua expressão individual. Boho é um termo veiculado há algum tempo, geralmente em um contexto étnico. Embora tenha suas raízes em uma configuração global, expandiu seu enfoque para abranger os conceitos de não permanência, exploração e pluralismo cultural.  A palheta de cores é esmerada e saturada variando em todos os tons, entre o médio e escuro da escala.  Os acabamentos metálicos prevalecem; adornos espelhados e reflexivos são complementares.

Militar: Em tempos de incerteza, com pouco segurança e a sensação de isolamento, há o desejo de controlar. Esse Militar não se trata de camuflagem, batalhas ou guerras, mas de formalidade, formação, ornamentos e detalhes. A tendência Militar é uma expressão altamente estilizada de uniformes de gala. Cores puramente tradicionais, neutras e com acentos metálicos compõem a história dessa tendência. Simetria e refinamento expressam essa formalidade. Plaids e Tartans - padronagens xadrez, com sua rica herança prevalecem.

Romântica: Essa tendência entra em contato com todas as coisas femininas e seu lado humano mais delicado inerente. Os detalhes são discretos, a aparência é sutil, etérea ou transparente. A linha Romântica celebra o que é precioso, sofisticado e super refinado. A fluidez e o movimento são aspectos fundamentais nessa orientação. As cores suaves predominam veladas por tons neutros de pele. Materiais clássicos são evidentes como, por exemplo, renda, pelica, cetim e acabamentos perolizados e iridescentes. Quando combinados, essas duas tendências diferentes oferecem a volta no tempo em busca de conforto e um meio de satisfazer nossa necessidade de controle.

Retro anos 40: A década de 40 do século passado pode ser dividida em duas partes: o período da 2a Grande Guerra Mundial e o pós-Guerra que vai além o início dos anos 1950.  A década de 40 é caracterizada por um período de estresse extremo e frugalidade e depois por  sentimentalismos e doçura. Na metade dessa década, a prosperidade material ainda não havia sido estabelecida e as casas eram pequenas. Considerando essa realidade, o período pós-Guerra é a era de otimismo voltado para o futuro. Os avanços tecnológicos desenvolvidos para a guerra estavam centrados agora em bens para as massas. Durante esse período, a palheta inicialmente mais escura clareia e é dominada por cores suaves como rosa, menta e azul-esverdeado. Já na década de 50, as cores eram em tom pastel. O uso de contrastes entre as cores e padrões prevalece. Era uma época na qual o lar estava o centro do universo.

Tecnologia Moderna: é o contraponto ao crescimento do consumismo da década de 40. Ela baseia-se na ciência e na tecnologia, mas também em nossa obsessão com as redes sociais, filmes de ficção científica, como Avatar,  e nossa constante busca da utopia, robótica e androides. Incluí todas as coisas técnicas: carros, telefones, edifícios e tecidos inteligentes.  Há uma abordagem de atração de opostos para combinar cores em uso, resultando no contraste de tons complementares (vermelho/verde, amarelo/púrpura, azul/alaranjado) em excelentes valores de brilho. As formas são volumosas e acolchoadas. 

Retro anos 60s: a geração sênior desse período veio da 2a Grande Guerra Mundial e considerava os anos 50 como um período de relativa segurança (apesar da preocupação crescente com o comunismo). À medida que se aproxima dos anos 1960, o estilo era impulsionado pela juventude com atitudes completamente diferentes daquelas mantidas por seus pais. Temas do período: contra-revolução, Rock and Roll, Ídolos bad boys - James Dean, Movimento Feminista, questionamento dos modelos raciais e exploração e aceitação do uso de drogas.  Formas fluídas e esculturais, geométricas ou inspiradas na natureza, foram interpretadas, não copiadas. É comum a expressão visual da música popular da época, mostrando a qualidade “psicodélica" na década de 60. A qualidade arrojada, gráfica e em grande escala das padronagens é o ponto fundamental, incorporada pelos tecidos Marimekko da Escandinávia. A cor em si é lisa, forte e usada principalmente em alto contraste.

Folclore:  O Folclore não trata do valor étnico global, mas da celebração da arte e sua linha consistente, transpassando gerações. Especificamente, essa tendência tem origem em sociedades assentadas em regiões montanhosas do planeta com clima tipicamente mais frio: Nórdica, Inuíte, Andina e Tibetana. São apresentadas duas orientações distintas de palhetas para essa tendência.  O solo e a terra natural são expostos criando uma palheta marrom rica e quente. O uso de materiais encontrados naturalmente, especialmente pele e lã, é um adorno predominante. Abundante em textura, padrões e tradições com um elevado grau de trabalhos manuais e de qualidade, o Folclore representa tudo que é durável e forte de nosso passado.

A Invista é uma das maiores produtoras integradas de polímeros e fibras sintéticas do mundo, especialmente para aplicações de náilon, spandex e poliéster. Presente em mais de 20 países, possui um grande portfólio de marcas globais que inclui Lycra®, Tactel® Antron®, Avora®, Coolmax®, Supplex®, Thermolite®, entre outras. Para maiores informações, visite o site www.invista.com.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Edição: Marcia Mariano
Fotos: Divulgação
Fonte: Alfapress

Data de publicação: 14/02/2012

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Marca made in Brazil aporta em Milão com peças exclusivas
O Studio Sette7, marca de design cem por cento nacional, participa pela primeira vez, de uma exposição, dentro da Università Degli Studi di Milano, em Milão - de 04 e 09 de Abril -, que acontece em paralelo do Salone Internazionale del Mobile, um dos mais importantes do mundo no setor.  2017-04-03 - Tags: milao design made in brazil pecas exclusivas salone internazionale del mobile exposicao

Finalistas do Prêmio Design Universitário 2016
Concurso busca diálogo entre mobiliário e a tecnologia e premia vencedores no dia 30/03  2017-03-31 - Tags: design tecnologia vencedores tok stok universitario premiacao

Lançamentos marcam a terceira edição da ABUP Têxtil
O 3º ABUP Têxtil, maior evento de têxteis do lar do Brasil, ocorrido de 21 a 24 de março de 2017 no centro de eventos PRO MAGNO em São Paulo, reuniu dezenas das mais importantes marcas de tecidos de decoração, tapetes, cortinas, itens de cama, mesa e banho e acessórios relacionados ao segmento têxtil casa.  2017-03-30 - Tags: abup textil textil lar pro magno abit decoracao textil casa

A terceira edição da ABUP Têxtil está repleta de novidades para casa e decoração
O ABUP Têxtil caminha para a sua terceira edição como o maior salão brasileiro de negócios para empresas, fabricantes e distribuidores do segmento. A feira exibe as principais novidades e dita as próximas tendências em tapetes, cortinas, almofadas, complementos, tecidos de decoração e produtos de cama, mesa e banho.  2017-03-13 - Tags: abup textil abit texbrasil comite brasileiro de cores nellyrodi evilasio miranda

Mostra Artefacto Decor + Fashion homenageia os principais nomes da moda brasileira
Por trás de cada móvel e acessório, a Artefato trará conceitos que têm tudo a ver com o novo modo de vida em casas dos mais diversos estilos, estabelecendo cada vez mais conexões entre o design e as propostas que desfilam pelas passarelas, por exemplo.  2017-03-10 - Tags: mostra artefacto decor fashion alexandre herchcovitch patricia bonaldi ricardo almeida costanza pascolato lino villaventura

Zelo lança coleção Select por Samuel Cirnansck
Zelo lança uma coleção assinada pelo estilista Samuel Cirnansck. Referência no mundo das noivas, o estilista cria peças com estamparia, bordados e moulage, desenvolvidas artesanalmente, fazendo com que sejam exclusivas.  2017-03-07 - Tags: zelo samuel cirnansck estamparia bordados moulage linha select cama mesa banho decoracao

Trousseau promove temporada de descontos em toalhas
Após a temporada de final de ano a marca oferece grandes descontos em sua linha de banho  2017-02-06 - Tags: trussardi temporada toalhas 2017 mesa banho descontis

34º ABUP Show mostra decoração, mesa posta e utilidades
O ABUP SHOW é um evento de negócios direcionados para lojistas e profissionais dos segmentos de decoração, presentes, mobiliário, mesa posta e utilidades domésticas.  2017-02-06 - Tags: abup textil mostra decoracao utilidades

Heimtextil expande gama de produtos
Entre os dias 10 a 13 de janeiro de 2017, em Frankfurt am Main, a Heimtextil, feira internacional de textil-lar mostra a mais ampla seleção mundial de produtos têxteis, tendências e inovações.  2017-01-11 - Tags: heimtextil 2017 decoracao textil lar olaf schmidt messe frankfurt trend area

Empresas lançam produtos desenvolvidos por alunos de moda e design no SCMC
Duas das principais empresas catarinenses adaptaram ideias desenvolvidas pelos estudantes através da interação proposta pela plataforma. Altenburg traz ao mercado um novo modelo de saia box e Karsten uma toalha para o Natal com luz de LED.  2016-12-20 - Tags: scmc santa catarina moda e cultura amelia malheiros karsten design camp altenburg

Casa pronta para o Reveillón
Marca Zelo aposta em itens que transformam a casa para a celebração de ano novo  2016-12-09 - Tags: ano novo reveillon zelo toalhas mesa aromaterapia branca

Almofadas coloridas e bordadas animam a casa
A Soul Home, e-commerce de decoração, especializado na essência e alma do lar, apresenta sua coleção Colorful Home para deixar sua casa mais colorida e alegre.  2016-10-20 - Tags: almofadas coloridas bordadas casa animam decoracao

Nova coleção da Zara Home traz tons suaves e estampas florais
A nova coleção da Zara Home explora um ambiente mais romântico. Cenários são preenchidos com estampas florais, e tecidos e objetos banhados em tons suaves de outono. Rosa, lilás, azul e verde limão são cores-chave para essa nova tendência, perfeitas para criar espaços aconchegantes para aproveitar o conforto de casa.  2016-10-05 - Tags: botanicals zara home decoracao textil lar florais

Da feira de negócios para a cidade
Um laboratório de tendências, um formato ainda mais inovador que dá forma a novos hábitos e apresenta acessórios e objetos que se tornarão parte de nosso dia a dia em um futuro próximo. HOMI, a Feira de Estilo de Vida, deu boas vindas a 62.800 profissionais, 17% das quais vieram de fora da Itália; os países mais representados foram Japão, França, Espanha, China, Rússia e a vizinha Suíça.  2016-10-04 - Tags: homi milao estilo de vida fiera milano comunita san patrignano

Lançamentos em toalhas térmicas
A Cipatex®, por meio da marca Decorelli®, lançou hoje quatro novas estampas de toalhas de mesa. As versões “Borboletas” e “Pássaros” complementam a linha da coleção Natureza; a “Cupcake” integra a Gourmet e a “Noite Feliz” chega como opção para celebrar o Natal.  2016-09-28 - Tags: cipatex toalhas termicas lancamentos decorelli borboletas passaros natureza cupcake gourmet

Estudantes do curso de moda do SENAI criam vitrine para Casa Döhler
Uma parceria com a Döhler, uma empresa de referência na indústria têxtil nacional, permitiu que estudantes do Curso Técnico em Produção de Moda do SENAI em Joinville colocassem em prática experiências e aprendizados adquiridos durante a formação.  2016-09-20 - Tags: casa dohler joinville senai joinville elisabeth döhler

Gloria Coelho assina design do novo Hotel Best Western
Gloria Coelho, nome reconhecido mundialmente no cenário da moda e design, foi convidada para desenvolver a ambientação, decoração e styling do novo Best Western Premier Arpoador Fashion Hotel by Gloria Coelho, primeiro hotel no Brasil em que o público poderá desfrutar de uma incrível parceria entre moda e hotelaria.  2016-09-08 - Tags: gloria coelho hotel best western best western premier arpoador fashion hotel by glória coelho decoracao hotel

Maison&Objet: Trade show de arte, design e decoração em Paris
A partir de amanhã (02) e até a próxima terça (06), Paris sediará mais uma edição da Maison & Objet, feira referência nos trades de arte, design e decoração. Em seu 21º ano, o principal objetivo não se resume apenas no lançamento de tendências, mas também na geração de negócios para expositores e visitantes.  2016-09-01 - Tags: maison objet paris decoracao vincent gregoire ilse crawford

Breton realiza venda beneficente das poltronas da ação “A vez dos Estilistas”
A Breton apresentou durante o DW! 2016 São Paulo Design Weekend ─ um dos maiores eventos do gênero na América, a ação “A vez dos Estilistas” em parceria com 13 estrelados nomes da moda brasileira.  2016-08-30 - Tags: breton breton dw a vez dos estilistas poltronas

Coleções exclusivas de tecidos decorativos
Alexandre Herchcovitch e Fábio Souza assinam modelos de inspiração vintage, enquanto o artista multimídia Alexandre Orion busca influência na megalópole paulistana  2016-08-29 - Tags: decoracao alexandre herchcovitch ecosimple fabio souza recicladas tramadas design exclusivo sustentabilidade originalidade