Language
home » decoração têxtil lar »

Atualidades

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Invista apresenta macrotendências para design

Pesquisa realizada pela equipe da marca Antron® de filamento contínuo de alto desempenho para tapetes e carpetes da Invista, aponta quatro grupos de tendências opostas: Minimalismo Urbano e Novo Boho, Militar e Romântica, Retro anos 40 e Tecnologia Moderna, Retro anos 60s e Folclore. Intitulada “Reinterpretações: O sinal dos tempos”, a pesquisa apresenta as macrotendências social, econômica e política existentes em âmbito global e que influenciam o design da atualidade, inclusive a seleção de cores, padrões e texturas. “Quando abordamos as tendências a partir da perspectiva do design, precisamos examinar os seus impulsionadores de forma mais holística”, explica Maria Pia Delfrate, gerente comercial de fios para carpetes e tapetes da Invista para a Argentina. Ela acrescenta que o objetivo deste trabalho é trilhar novos caminhos para além das cores, e “ampliar o conhecimento para compreender as raízes das tendências gerais do design”. Confira, a seguir, a síntese de cada tema:

Minimalismo Urbano: é a mais austera das tendências. Ela não trata da desconstrução da ruína urbana, muito pelo contrário; o Minimalismo Urbano é uma tentativa de jogar fora tudo que é supérfluo e chegar a um estado puro e essencial que tenha significado. Trata-se de um diálogo de alto refinamento, simplificação e enfoque intenso. A frugalidade é importante, mas não à custa da qualidade – é um exercício de subtração. A palheta de cores é composta de tons neutros mais escuros e quentes com tonalidades vermelhas. Os tons cinza são puxados para a cor púrpura reconfortante, o marrom é quente não amarelado. O aspecto primordial dessa tendência é o contraste controlado e bem refinado de acabamentos: fosco/brilhante, texturizado/liso em cores similares.

Novo Boho: é o contraponto do Minimalismo Urbano. Explora o otimismo, assim como sua expressão individual. Boho é um termo veiculado há algum tempo, geralmente em um contexto étnico. Embora tenha suas raízes em uma configuração global, expandiu seu enfoque para abranger os conceitos de não permanência, exploração e pluralismo cultural.  A palheta de cores é esmerada e saturada variando em todos os tons, entre o médio e escuro da escala.  Os acabamentos metálicos prevalecem; adornos espelhados e reflexivos são complementares.

Militar: Em tempos de incerteza, com pouco segurança e a sensação de isolamento, há o desejo de controlar. Esse Militar não se trata de camuflagem, batalhas ou guerras, mas de formalidade, formação, ornamentos e detalhes. A tendência Militar é uma expressão altamente estilizada de uniformes de gala. Cores puramente tradicionais, neutras e com acentos metálicos compõem a história dessa tendência. Simetria e refinamento expressam essa formalidade. Plaids e Tartans - padronagens xadrez, com sua rica herança prevalecem.

Romântica: Essa tendência entra em contato com todas as coisas femininas e seu lado humano mais delicado inerente. Os detalhes são discretos, a aparência é sutil, etérea ou transparente. A linha Romântica celebra o que é precioso, sofisticado e super refinado. A fluidez e o movimento são aspectos fundamentais nessa orientação. As cores suaves predominam veladas por tons neutros de pele. Materiais clássicos são evidentes como, por exemplo, renda, pelica, cetim e acabamentos perolizados e iridescentes. Quando combinados, essas duas tendências diferentes oferecem a volta no tempo em busca de conforto e um meio de satisfazer nossa necessidade de controle.

Retro anos 40: A década de 40 do século passado pode ser dividida em duas partes: o período da 2a Grande Guerra Mundial e o pós-Guerra que vai além o início dos anos 1950.  A década de 40 é caracterizada por um período de estresse extremo e frugalidade e depois por  sentimentalismos e doçura. Na metade dessa década, a prosperidade material ainda não havia sido estabelecida e as casas eram pequenas. Considerando essa realidade, o período pós-Guerra é a era de otimismo voltado para o futuro. Os avanços tecnológicos desenvolvidos para a guerra estavam centrados agora em bens para as massas. Durante esse período, a palheta inicialmente mais escura clareia e é dominada por cores suaves como rosa, menta e azul-esverdeado. Já na década de 50, as cores eram em tom pastel. O uso de contrastes entre as cores e padrões prevalece. Era uma época na qual o lar estava o centro do universo.

Tecnologia Moderna: é o contraponto ao crescimento do consumismo da década de 40. Ela baseia-se na ciência e na tecnologia, mas também em nossa obsessão com as redes sociais, filmes de ficção científica, como Avatar,  e nossa constante busca da utopia, robótica e androides. Incluí todas as coisas técnicas: carros, telefones, edifícios e tecidos inteligentes.  Há uma abordagem de atração de opostos para combinar cores em uso, resultando no contraste de tons complementares (vermelho/verde, amarelo/púrpura, azul/alaranjado) em excelentes valores de brilho. As formas são volumosas e acolchoadas. 

Retro anos 60s: a geração sênior desse período veio da 2a Grande Guerra Mundial e considerava os anos 50 como um período de relativa segurança (apesar da preocupação crescente com o comunismo). À medida que se aproxima dos anos 1960, o estilo era impulsionado pela juventude com atitudes completamente diferentes daquelas mantidas por seus pais. Temas do período: contra-revolução, Rock and Roll, Ídolos bad boys - James Dean, Movimento Feminista, questionamento dos modelos raciais e exploração e aceitação do uso de drogas.  Formas fluídas e esculturais, geométricas ou inspiradas na natureza, foram interpretadas, não copiadas. É comum a expressão visual da música popular da época, mostrando a qualidade “psicodélica" na década de 60. A qualidade arrojada, gráfica e em grande escala das padronagens é o ponto fundamental, incorporada pelos tecidos Marimekko da Escandinávia. A cor em si é lisa, forte e usada principalmente em alto contraste.

Folclore:  O Folclore não trata do valor étnico global, mas da celebração da arte e sua linha consistente, transpassando gerações. Especificamente, essa tendência tem origem em sociedades assentadas em regiões montanhosas do planeta com clima tipicamente mais frio: Nórdica, Inuíte, Andina e Tibetana. São apresentadas duas orientações distintas de palhetas para essa tendência.  O solo e a terra natural são expostos criando uma palheta marrom rica e quente. O uso de materiais encontrados naturalmente, especialmente pele e lã, é um adorno predominante. Abundante em textura, padrões e tradições com um elevado grau de trabalhos manuais e de qualidade, o Folclore representa tudo que é durável e forte de nosso passado.

A Invista é uma das maiores produtoras integradas de polímeros e fibras sintéticas do mundo, especialmente para aplicações de náilon, spandex e poliéster. Presente em mais de 20 países, possui um grande portfólio de marcas globais que inclui Lycra®, Tactel® Antron®, Avora®, Coolmax®, Supplex®, Thermolite®, entre outras. Para maiores informações, visite o site www.invista.com.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Edição: Marcia Mariano
Fotos: Divulgação
Fonte: Alfapress

Data de publicação: 14/02/2012

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Design Weekend maior festival urbano da América Latina
De 12 a 16 de agosto, o DW! Design Weekend, maior festival urbano de design da América Latina, invade a capital paulistana com mais de 100 eventos espalhados pela cidade, promovendo a cultura do design e suas conexões com arquitetura, arte, decoração, urbanismo, inclusão social, negócios, moda, gastronomia e inovação tecnológica. Todas as ações são independentes, simultâneas e integradas, como palestras educacionais, feiras, visitas guiadas em galerias e ateliês, exposições, instalações, intervenções artísticas e urbanas, circuitos temáticos, concursos, festas e lançamentos de produtos em lojas e showrooms. Confira alguns destaques e se programe...  2015-08-10 - Tags: dw! design weekend design arquitetura arte decoração urbanismo inclusão social negócios moda gastronomia inovação tecnológica amostra festivalurbano

Desapego e renovação da Moda Casa
A Trousseau, boutique de cama, mesa e banho, faz de julho o mês da renovação e lança campanha com tema ‘’Se renove neste inverno’’.  2015-07-16 - Tags: decoração trousseau

Retrofit o antigo repaginado
Retrofit é um termo utilizado, principalmente, em engenharia e construções para designar o processo de modernização de algum equipamento ou edifício já considerado ultrapassado ou fora de norma. Mas nunca se falou tanto em retrofit como nos últimos anos. O Estádio do Maracanã é uma grande demonstração das amplas possibilidades de aplicação do retrofit. Ele e outros estádios que sediaram os jogos da Copa de 2014 passaram pelo processo para que suas estruturas fossem adaptadas para o evento. O projeto rendeu ao estádio uma das premiações mais importantes da arquitetura mundial, o Mipim AR Future Project Awards.  2015-06-25 - Tags: fernanda rodrigues retrofit blogdalux.com.br arquitetura decoração decor

Mercado de luxo: da moda para decoração
Das passarelas para dentro de casa. Marcas consagradas como Zara, Le Lis Blanc, Diesel, Chanel, Dior, Armani e Fendi expandiram para o universo home e revelaram mercado promissor ao ampliar seus nichos. Dentro dessa tendência, a italiana Fendi foi uma das primeiras lojas do setor a se arriscar em terreno desconhecido.  2015-06-17 - Tags: decoracao textil lar fendi casa home collection zara le lis blanc diesel chanel dior armani erica giacomelli

CASA COR celebra a Brasilidade
De 26 de maio a 12 de julho as portas do Jockey Club – um dos espaços mais charmosos e icônicos de São Paulo – abre suas portas para receber o público na 29ª CASA COR. Com cerca de 70 ambientes, a maior e melhor mostra de arquitetura, decoração e paisagismo das Américas anuncia grandes novidades para 2015 e traz conceitos que irão ancorar esta edição: menos é melhor, compartilhamento e brasilidade.  2015-06-09 - Tags: decoração casa cor moda casa brasilidade

Feira Homi apresenta “estilos” na moda e na vida
Um conceito inovador acompanha a feira Homi, que acontece em Milão (Itália) há 4 anos e já se expandiu para Rússia e Estados Unidos: apresentar o estilo em suas mais diversas formas.  2015-06-03 - Tags: homi milano decoracao estilo de vida jardinagem joias creazioni and homi sperimenta homisphere atualidades

Espaço Til participa da Casa Cor São Paulo
A Espaço Til - especializada em um mix exclusivo e completo de estofados, móveis, tapeçaria, têxteis e objetos decorativos - está presente na 29ª edição da Casa Cor São Paulo, que acontece até 12 de julho, no Jockey Club de São Paulo.  2015-06-02 - Tags: decoracao casa cor atualidades espaco til 2015 sao paulo

Intertextile Shanghai Home Textiles antecipa tendências para 2016
EXCLUSIVO: Na continuação do foco cada vez maior no design e tendências na Intertextile Shanghai Home Textiles em anos recentes, o evento de 2015 apresenta um programa novo e expandido chamado InterDesign. Preview de tendências, designs conceituais, demonstrações de produtos e fóruns, desenvolvidos e guiados por especialistas da indústria, serão apresentados em um programa aprofundado, abrangente e prático. Na sua adição de 26 a 28 de agosto, a feira de negócios em têxteis domésticos líderes na Ásia vai também apresentar cerca de 1400 expositores expondo os tecidos de decoração, roupas de cama, toalhas, revestimentos de parede, carpetes e tapetes, acessórios de cortinas não têxteis e sistemas de proteção do sol, e produtos de design, recursos e ferramentas mais recentes.  2015-05-18 - Tags: agência nelly rodi™ intertextile shanghai home textiles decoração tendências home feira shanghai decor

19º Prêmio ABD Novos Talentos
A inscrição para o Prêmio Novos Talentos, promovido pela ABD – Associação Brasileira de Designers de Interiores, vai até o dia 31 de maio. A edição atual traz o tema Escolha Seu Cliente, e possui todos os ingredientes para estimular a imaginação dos estudantes de design de interiores de todo o Brasil.  2015-05-14 - Tags: abd associação brasileira de designers designers de interiores ricardo caminada decora aline fortunato maxcasa simone quintas revista casa e jardim ronaldo ferreira revista kaza monica barbosa revista living design premio deca

Nova coleção Armani/Casa é estilo puro
O fio condutor da nova coleção Armani/Casa é uma estética que assume em si estilos e formas de luxuosa essencialidade e que se inspira em um tipo de ‘novo príncipe’: um oriental cidadão do mundo, sensível à arte e ao design, que expressa com poucos toques precisos, mas inequívocos, a sua cultura transversal.  2015-04-17 - Tags: armani/casa décor giorgio armani

O poder inconfundível dos cristais
Cheio de brilho, luminosidade, delicadeza e glamour, os cristais ganham mais espaço nas moradas e passa a aparecer em outros elementos além de lustres e luminárias. Tudo para deixar o décor mais formidável  2015-03-16 - Tags: cristais decor e lar decoração

A revolução do preto nas decorações
Refletindo as tendências da moda, a cor preta ganha cada vez mais espaço na decoração, em projetos que provam que a tonalidade é sinônimo de sofisticação e contemporaneidade.  2015-02-25 - Tags: preto decoração casa tendências

Altenburg inova na linha banho com a coleção Dry Fit
As toalhas Dry Fit são uma verdadeira revolução no segmento, pela composição inovadora do tecido e pelos benefícios para o consumidor. O design moderno é também um grande diferencial de produto, além da maciez.  2015-02-18 - Tags: dry fit altemburg decoracao linha banho

Tonalidade de vinho é eleita cor do ano pela Pantone
Em diferentes tonalidades, marsala foi escolhida como a cor do ano pelo instituto de pesquisa de cores Pantone. Para a designer de interiores Analu Guimarães, o tom é perfeito para decorar desde paredes a adornos de decoração.  2015-01-19 - Tags: marsala pantone analu guimarães morar mais por menos 2014

Trussardi apresenta linha com foco em elegância e conforto
Novidade da grife Trussardi, a coleção Essenziale engloba quatro linhas que fazem referência ao conforto e à elegância. Como aposta, os bordados e os tons claros compõem os jogos de cama Laguna, Cammeo, Campiello e Fiore Cotone.  2014-12-11 - Tags: essenziale trussardi laguna cammeo campiello fiore cotone

Sustentabilidade é tema da Heimtextil 2015
Sustentabilidade é um dos grandes temas na área de decoração e têxteis da Heimtextil 2015, realizado de 14 a 17 de janeiro de 2015, em Frankfurt, na Alemanha. Na programação, ainda haverá premiação para uma nova geração de designers.  2014-12-03 - Tags: sustentabilidade heimtextil 2015 olaf schmidt green directory green village

Decoração homenageando a moda
Participando pela primeira vez da Casa Cor Minas, a designer de interiores Laura Santos e a arquiteta Ivana Seabra apresentam ambiente na 20ª edição do evento homenageando o estilista mineiro Victor Dzenk. O ambiente das profissionais na Casa Cor é o Loft do Estilista.  2014-11-17 - Tags: casa cor minas victor dzenk ivana seabra

Exclusivo: Heimtextil destaca tendências em design de interiores
Barômetro de tendências e referência para têxteis de alta qualidade, caracterizados por seu design excelente e funcionalidade inovadora, a Heimtêxtil adianta temas que irão nortear equipes criativas e designer de interiores no próximo ano.  2014-10-22 - Tags: heimtextil trendtable stijlinstituut amsterdam theme park messe frankfurt

Ambientes da Casa Cor Brasília priorizam conforto e estilo
Aberta ao público neste mês de outubro, a 23ª edição da Casa Cor Brasília apresenta novidades em projetos e decoração para o lar. Dessa vez, a mostra reúne 45 ambientes assinados por 72 profissionais de arquitetura e design de interiores.  2014-10-14 - Tags: casa cor brasilia arquitetura design de interiores decoracao

Maison&Objet Paris apresenta novidades para decoração e design de objetos
Realizada entre os dias 5 e 9 de setembro em Paris, a Maison&Objet Paris, feira de design de objetos e de interiores que inclui o setor têxtil focado em decoração, apresentou o tema “Compartilhar”. onhecida mundialmente como uma celebração ao design, ela trouxe o melhor do que é produzido na França e em outros países.  2014-09-26 - Tags: maison objet paris sp design weekend