Language
home » decoração têxtil lar »

Atualidades

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Invista apresenta macrotendências para design

Pesquisa realizada pela equipe da marca Antron® de filamento contínuo de alto desempenho para tapetes e carpetes da Invista, aponta quatro grupos de tendências opostas: Minimalismo Urbano e Novo Boho, Militar e Romântica, Retro anos 40 e Tecnologia Moderna, Retro anos 60s e Folclore. Intitulada “Reinterpretações: O sinal dos tempos”, a pesquisa apresenta as macrotendências social, econômica e política existentes em âmbito global e que influenciam o design da atualidade, inclusive a seleção de cores, padrões e texturas. “Quando abordamos as tendências a partir da perspectiva do design, precisamos examinar os seus impulsionadores de forma mais holística”, explica Maria Pia Delfrate, gerente comercial de fios para carpetes e tapetes da Invista para a Argentina. Ela acrescenta que o objetivo deste trabalho é trilhar novos caminhos para além das cores, e “ampliar o conhecimento para compreender as raízes das tendências gerais do design”. Confira, a seguir, a síntese de cada tema:

Minimalismo Urbano: é a mais austera das tendências. Ela não trata da desconstrução da ruína urbana, muito pelo contrário; o Minimalismo Urbano é uma tentativa de jogar fora tudo que é supérfluo e chegar a um estado puro e essencial que tenha significado. Trata-se de um diálogo de alto refinamento, simplificação e enfoque intenso. A frugalidade é importante, mas não à custa da qualidade – é um exercício de subtração. A palheta de cores é composta de tons neutros mais escuros e quentes com tonalidades vermelhas. Os tons cinza são puxados para a cor púrpura reconfortante, o marrom é quente não amarelado. O aspecto primordial dessa tendência é o contraste controlado e bem refinado de acabamentos: fosco/brilhante, texturizado/liso em cores similares.

Novo Boho: é o contraponto do Minimalismo Urbano. Explora o otimismo, assim como sua expressão individual. Boho é um termo veiculado há algum tempo, geralmente em um contexto étnico. Embora tenha suas raízes em uma configuração global, expandiu seu enfoque para abranger os conceitos de não permanência, exploração e pluralismo cultural.  A palheta de cores é esmerada e saturada variando em todos os tons, entre o médio e escuro da escala.  Os acabamentos metálicos prevalecem; adornos espelhados e reflexivos são complementares.

Militar: Em tempos de incerteza, com pouco segurança e a sensação de isolamento, há o desejo de controlar. Esse Militar não se trata de camuflagem, batalhas ou guerras, mas de formalidade, formação, ornamentos e detalhes. A tendência Militar é uma expressão altamente estilizada de uniformes de gala. Cores puramente tradicionais, neutras e com acentos metálicos compõem a história dessa tendência. Simetria e refinamento expressam essa formalidade. Plaids e Tartans - padronagens xadrez, com sua rica herança prevalecem.

Romântica: Essa tendência entra em contato com todas as coisas femininas e seu lado humano mais delicado inerente. Os detalhes são discretos, a aparência é sutil, etérea ou transparente. A linha Romântica celebra o que é precioso, sofisticado e super refinado. A fluidez e o movimento são aspectos fundamentais nessa orientação. As cores suaves predominam veladas por tons neutros de pele. Materiais clássicos são evidentes como, por exemplo, renda, pelica, cetim e acabamentos perolizados e iridescentes. Quando combinados, essas duas tendências diferentes oferecem a volta no tempo em busca de conforto e um meio de satisfazer nossa necessidade de controle.

Retro anos 40: A década de 40 do século passado pode ser dividida em duas partes: o período da 2a Grande Guerra Mundial e o pós-Guerra que vai além o início dos anos 1950.  A década de 40 é caracterizada por um período de estresse extremo e frugalidade e depois por  sentimentalismos e doçura. Na metade dessa década, a prosperidade material ainda não havia sido estabelecida e as casas eram pequenas. Considerando essa realidade, o período pós-Guerra é a era de otimismo voltado para o futuro. Os avanços tecnológicos desenvolvidos para a guerra estavam centrados agora em bens para as massas. Durante esse período, a palheta inicialmente mais escura clareia e é dominada por cores suaves como rosa, menta e azul-esverdeado. Já na década de 50, as cores eram em tom pastel. O uso de contrastes entre as cores e padrões prevalece. Era uma época na qual o lar estava o centro do universo.

Tecnologia Moderna: é o contraponto ao crescimento do consumismo da década de 40. Ela baseia-se na ciência e na tecnologia, mas também em nossa obsessão com as redes sociais, filmes de ficção científica, como Avatar,  e nossa constante busca da utopia, robótica e androides. Incluí todas as coisas técnicas: carros, telefones, edifícios e tecidos inteligentes.  Há uma abordagem de atração de opostos para combinar cores em uso, resultando no contraste de tons complementares (vermelho/verde, amarelo/púrpura, azul/alaranjado) em excelentes valores de brilho. As formas são volumosas e acolchoadas. 

Retro anos 60s: a geração sênior desse período veio da 2a Grande Guerra Mundial e considerava os anos 50 como um período de relativa segurança (apesar da preocupação crescente com o comunismo). À medida que se aproxima dos anos 1960, o estilo era impulsionado pela juventude com atitudes completamente diferentes daquelas mantidas por seus pais. Temas do período: contra-revolução, Rock and Roll, Ídolos bad boys - James Dean, Movimento Feminista, questionamento dos modelos raciais e exploração e aceitação do uso de drogas.  Formas fluídas e esculturais, geométricas ou inspiradas na natureza, foram interpretadas, não copiadas. É comum a expressão visual da música popular da época, mostrando a qualidade “psicodélica" na década de 60. A qualidade arrojada, gráfica e em grande escala das padronagens é o ponto fundamental, incorporada pelos tecidos Marimekko da Escandinávia. A cor em si é lisa, forte e usada principalmente em alto contraste.

Folclore:  O Folclore não trata do valor étnico global, mas da celebração da arte e sua linha consistente, transpassando gerações. Especificamente, essa tendência tem origem em sociedades assentadas em regiões montanhosas do planeta com clima tipicamente mais frio: Nórdica, Inuíte, Andina e Tibetana. São apresentadas duas orientações distintas de palhetas para essa tendência.  O solo e a terra natural são expostos criando uma palheta marrom rica e quente. O uso de materiais encontrados naturalmente, especialmente pele e lã, é um adorno predominante. Abundante em textura, padrões e tradições com um elevado grau de trabalhos manuais e de qualidade, o Folclore representa tudo que é durável e forte de nosso passado.

A Invista é uma das maiores produtoras integradas de polímeros e fibras sintéticas do mundo, especialmente para aplicações de náilon, spandex e poliéster. Presente em mais de 20 países, possui um grande portfólio de marcas globais que inclui Lycra®, Tactel® Antron®, Avora®, Coolmax®, Supplex®, Thermolite®, entre outras. Para maiores informações, visite o site www.invista.com.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Edição: Marcia Mariano
Fotos: Divulgação
Fonte: Alfapress

Data de publicação: 14/02/2012

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


FOM lança a coleção “Meu pai, meu campeão!”
Para comemorar o dia do campeão dos nossos corações, a FOM criou uma coleção inspirada nos momentos mais divertidos entre pais e filhos. As aventuras e brincadeiras chegam em forma de almofadas descontraídas e confortáveis que prometem agradar os papais, sejam eles atletas profissionais ou até mesmo de sofá.  2014-08-01 - Tags: fom almofadas

Design e conforto em hospedagem
Design é cultura, é criatividade e é, também, sinônimo de conforto. Já pensou em hostels com uma decoração impecável e design super criativo? Os chamados hostels com design, estabelecimentos feitos com conceito, configuração e projetos com ambientes bem decorados, objetos criativos e com diversas temáticas.  2014-07-29 - Tags: hostelbookers hostelworld concept design hostel we hostel design uvaia hostel zbra hostel oztel hostelworld brasil

Decorhabit lança tendências do setor têxtil na Formobile 2014
O comitê de tecidos para decoração da Associação Brasileira da Indústria Têxtil de Confecções (ABIT) se prepara para anunciar uma grande novidade para o setor: a partir de agora passa responder por DecorHabit. Junto com a nova marca, que reúne as maiores empresas do setor têxtil para decoração do país, serão apresentados os lançamentos das coleções 2014 e a primeira edição da Cartela Têxtil de Cores/2015.  2014-07-17 - Tags: decorhabit abit formobile

Cobertor com mangas: Zelo aposta na tendência para o inverno
Que tal ficar embaixo das cobertas e ainda navegar pela internet sem o contratempo de se descobrir e passar frio toda vez que for digitar? Essa é a proposta dos cobertores com mangas da Zelo. Além de manter o usuário confortável e aquecido, a coberta conta com duas mangas que permitem ao cliente mexer no computador ou realizar outras atividades sem qualquer dificuldade ou mínima chance de passar frio.  2014-07-14 - Tags: zelo decoaracao homewear

Karsten estará presente na 2ª Turnê do Mercado Têxtil
A Karsten, empresa nacional referência em estilo, bem-estar e renovação tecnológica em produtos para cama, mesa e banho, participa da 2a Turnê do Mercado Têxtil (TMT), que acontece de 28 de julho a 1 de agosto, em Santa Catarina. O evento organizado pelo Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário (Sintex) manterá o formato da primeira edição, onde serão realizadas visitas guiadas a 10 das fabricantes de cama, mesa, banho, tapetes, cortinas e decorações de Blumenau, Brusque, Joinville e São Bento do Sul mais importantes e qualificadas.  2014-07-10 - Tags: karsten turne do mercado textil sintex

Novos prints da Tea, see...do
Conhecida e reconhecida por seus prints autorais, a estilista Adriana Barra lançou a marca de tecidos para decoração a Tea, see..do! em 2012 e já está presente nas melhores lojas de decoração do pais, e a Europa, onde é distribuída pela italiana Moroso.  2014-06-30 - Tags: adriana barra decoracao moroso

Lançamento da Cartela de Cores Têxtil 2015
O Comitê Brasileiro de Cores (CBC) está lançando, em parceria com o Comitê de Tecidos para Decoração (DecoraHabit), a primeira edição da Cartela Têxtil de Cores do Centro de Estudos de Cor para a América Latina (Cecal), para o biênio 2014/2015. A novidade será apresentada no dia 29 de julho, durante a “6ª Feira Internacional de Fornecedores da Indústria Madeira e Móveis (ForMóbile)”, em São Paulo.  2014-06-27 - Tags: comite brasileiro de cores decorahabit centro de estudos de cor para a america latina formobile

Micasa - Peça premiada Cappelini
NOM é uma série de mesas de apoio empilháveis. Cada objeto é dobrado a partir de uma folha de alumínio cortada a laser que se transforma na forma final através de um molde de flexão. O conceito do projeto é combinar as dobraduras de origami com dobras naturais. Isto é conseguido através do dobramento das pernas do objeto em dobras planejadas e precisas que criam efeitos laterais de alongamento e flexão do material.  2014-06-26 - Tags: micasa nom design award 2014 ran amitai gilli kuchik bakery studio

Emilio Pucci celebra a Monumental Pucci
Na última terça-feira (17.06), a Maison italiana Emilio Pucci recebeu convidados no Palazzo Pucci para comemorar a instalação de arte "Monumental Pucci", realizada pela Pitti Immagine em comemoração ao 60º aniversário da Firenze Hometown of Fashion.  2014-06-24 - Tags: design the dream palazzo pucci emilio pucci pitti immagine firenze hometown of fashion

Do design de interiores à joalheria
A empresária Silvia Cesar deu um passo além e colocou sua criatividade em ação, em parceria com a Talento Jóias, desenvolvendo a coleção Feng Shui por Silvia Cesar. Para tanto usou toda sua expertise, uma vez que atua há alguns anos como consultora dessa arte milenar chinesa.  2014-06-11 - Tags: silvia cesar talento joias feng shui

Beaulieu lança Carpete Mistral
Fabricado com fios de nylon (SDN) - Resistain®, que asseguram mais solidez de cor além do baixo custo de manutenção e durabilidade prolongada, a Beaulieu no Brasil apresenta o carpete Mistral, ideal para projetos open space pois possui excelente propriedade de isolamento térmico e acústico, além de proporcionar ambientes mais seguros e saudáveis.  2014-06-09 - Tags: carpete mistral beaulieu grupo belgotex international decoracao

Morada digna das divas do cinema
Das telonas para os desfiles de moda. Das passarelas para o lar. O estilo lady like chegou para trazer um toque delicado superfeminino à morada. A tendência é uma releitura dos anos 1950 e 1960, onde imperavam como símbolo de beleza Marilyn Monroe, Audrey Hepburn e as eternas divas de Hitchcock Janet Leigh, Tippi Hedren e Kim Novak.  2014-06-05 - Tags: lady like anos 50 romantico contemporaneo decoracao

Toalhas estampadas pela artista plástica Yayoi Kusama
A Galeria Nacional recebe toalhas com estampas clássicas da artista plástica japonesa Yayoi Kusama. As peças, feitas no Brasil com 100% algodão, medem 150cm x 180cm e custam R$410,00. Idealizadas pela Art Production Fund, fundação americana que utiliza obras de arte para compor utilitários para o dia-a-dia, trazem a estampa de Yayoi na semana de abertura da exposição da artista, em São Paulo, no Centro Cultural Tomie Ohtake nesta quinta-feira, 22 de maio.  2014-06-02 - Tags: yayoi kusama centro cultural tomie ohtake galeria nacional art production fund

Trussardi sugere enxoval para dia dos namorados
Com a aproximação do Dia dos Namorados os casais procuram conforto, beleza e aconchego para passar essa data tão romântica. Pensando nisso a Trussardi, referência líder de enxovais de luxo, oferece linhas de cama e banho que farão esse momento especial muito mais estiloso.  2014-05-29 - Tags: trussardi dia dos namorados decoracao cama mesa banho

Cores que refletem brasilidade para torcer pela seleção
O mês de junho está chegando e, este ano, os brasileiros têm um motivo especial para reunir parentes e amigos em casa: os jogos do campeonato mundial de futebol. Para entrar no clima da torcida pela seleção, a Suvinil apresenta algumas dicas de como transformar os ambientes da casa para essa ocasião.  2014-05-26 - Tags: basf suvinil copa do mundo seleção curaçau blue pau-brasil quindim decoração

Enxoval para celebrar o Dia dos Namorados com estilo
O mês de Junho é repleto de romance porque é justamente nessa época que os casais apaixonados comemoram o amor e a união no Dia dos Namorados. Por se tratar de um momento tão especial para os apaixonados, a Karsten, referência nacional em cama, mesa e banho, disponibiliza produtos que irão aquecer e alegrar ainda mais a data. Com opções coloridas e cheias de estilo, além do casal poder aproveitar junto, esses produtos são uma ótima opção para presentear o amado ou a amada.  2014-05-23 - Tags: namorados festa romance karsten decoração cama mesa banho

Dicas de decoração para surpreender a todos os tipos de mães
Suvinil traz dicas de decoração para surpreender a todos os tipos de mães. Novas combinações de cores trazem a personalidade das mães para os ambientes da casa. Os produtos específicos para banheiros, cozinhas e áreas externas ajudam a transformar o ambiente em casa nova.  2014-05-08 - Tags: suvinil basf dia das mães decoração pintura cores

Reposicionamento de marca e nova roupagem
Sem alterações desde 2011, as embalagens da Karsten estão com uma nova roupagem. A nova identidade visual, adotada em todas as linhas de cama, mesa e banho, confere aos produtos o novo conceito e posicionamento da marca: mais criativa, colorida e padronizada. Rejuvenescer e ampliar a visibilidade da Karsten no ponto de venda e tornar a embalagem mais atraente ao consumidor foram as principais premissas que nortearam o trabalho da Pande, agência de design estratégico responsável pela criação das peças.  2014-05-05 - Tags: karsten pande peterson sironi embalagens cama mesa banho

Exchanging & Changing the Space: O Design Made in Italy
Exchanging & Changing the Space: O Design Made in Italy. Evento que acontece no MuBE em maio terá a presença de arquitetos e designers italianos e brasileiros, e contará com uma exposição sobre o tema. De 6 a 8 de maio, o Museu Brasileiro de Escultura (MuBe) recebe uma série de workshops, palestras e uma mostra que trará os vários aspectos que fizeram do design italiano um dos maiores patrimônios da terra da bota.  2014-04-24 - Tags: exchanging & changing the space design made in italy mube arquitetura designer exposição museu brasileiro de escultura (mube) workshops palestras design engineering design industrial lifestyle

Inspiração oriental para decorar ao presentear as mães
O Dia das Mães está próximo, e a maioria das pessoas já começa a imaginar o que dar à figura materna que é tão importante na vida de cada um. Como a data se repete todos os anos e é alternada com outras datas festivas nas quais as mães também são presenteadas, é necessário criatividade para inovar e agradar não somente a elas, mas também as sogras, irmãs e esposas.  2014-04-17 - Tags: espaco til dia das maes decoracao design oriente