Language
home » decoração têxtil lar »

Atualidades

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Invista apresenta macrotendências para design

Pesquisa realizada pela equipe da marca Antron® de filamento contínuo de alto desempenho para tapetes e carpetes da Invista, aponta quatro grupos de tendências opostas: Minimalismo Urbano e Novo Boho, Militar e Romântica, Retro anos 40 e Tecnologia Moderna, Retro anos 60s e Folclore. Intitulada “Reinterpretações: O sinal dos tempos”, a pesquisa apresenta as macrotendências social, econômica e política existentes em âmbito global e que influenciam o design da atualidade, inclusive a seleção de cores, padrões e texturas. “Quando abordamos as tendências a partir da perspectiva do design, precisamos examinar os seus impulsionadores de forma mais holística”, explica Maria Pia Delfrate, gerente comercial de fios para carpetes e tapetes da Invista para a Argentina. Ela acrescenta que o objetivo deste trabalho é trilhar novos caminhos para além das cores, e “ampliar o conhecimento para compreender as raízes das tendências gerais do design”. Confira, a seguir, a síntese de cada tema:

Minimalismo Urbano: é a mais austera das tendências. Ela não trata da desconstrução da ruína urbana, muito pelo contrário; o Minimalismo Urbano é uma tentativa de jogar fora tudo que é supérfluo e chegar a um estado puro e essencial que tenha significado. Trata-se de um diálogo de alto refinamento, simplificação e enfoque intenso. A frugalidade é importante, mas não à custa da qualidade – é um exercício de subtração. A palheta de cores é composta de tons neutros mais escuros e quentes com tonalidades vermelhas. Os tons cinza são puxados para a cor púrpura reconfortante, o marrom é quente não amarelado. O aspecto primordial dessa tendência é o contraste controlado e bem refinado de acabamentos: fosco/brilhante, texturizado/liso em cores similares.

Novo Boho: é o contraponto do Minimalismo Urbano. Explora o otimismo, assim como sua expressão individual. Boho é um termo veiculado há algum tempo, geralmente em um contexto étnico. Embora tenha suas raízes em uma configuração global, expandiu seu enfoque para abranger os conceitos de não permanência, exploração e pluralismo cultural.  A palheta de cores é esmerada e saturada variando em todos os tons, entre o médio e escuro da escala.  Os acabamentos metálicos prevalecem; adornos espelhados e reflexivos são complementares.

Militar: Em tempos de incerteza, com pouco segurança e a sensação de isolamento, há o desejo de controlar. Esse Militar não se trata de camuflagem, batalhas ou guerras, mas de formalidade, formação, ornamentos e detalhes. A tendência Militar é uma expressão altamente estilizada de uniformes de gala. Cores puramente tradicionais, neutras e com acentos metálicos compõem a história dessa tendência. Simetria e refinamento expressam essa formalidade. Plaids e Tartans - padronagens xadrez, com sua rica herança prevalecem.

Romântica: Essa tendência entra em contato com todas as coisas femininas e seu lado humano mais delicado inerente. Os detalhes são discretos, a aparência é sutil, etérea ou transparente. A linha Romântica celebra o que é precioso, sofisticado e super refinado. A fluidez e o movimento são aspectos fundamentais nessa orientação. As cores suaves predominam veladas por tons neutros de pele. Materiais clássicos são evidentes como, por exemplo, renda, pelica, cetim e acabamentos perolizados e iridescentes. Quando combinados, essas duas tendências diferentes oferecem a volta no tempo em busca de conforto e um meio de satisfazer nossa necessidade de controle.

Retro anos 40: A década de 40 do século passado pode ser dividida em duas partes: o período da 2a Grande Guerra Mundial e o pós-Guerra que vai além o início dos anos 1950.  A década de 40 é caracterizada por um período de estresse extremo e frugalidade e depois por  sentimentalismos e doçura. Na metade dessa década, a prosperidade material ainda não havia sido estabelecida e as casas eram pequenas. Considerando essa realidade, o período pós-Guerra é a era de otimismo voltado para o futuro. Os avanços tecnológicos desenvolvidos para a guerra estavam centrados agora em bens para as massas. Durante esse período, a palheta inicialmente mais escura clareia e é dominada por cores suaves como rosa, menta e azul-esverdeado. Já na década de 50, as cores eram em tom pastel. O uso de contrastes entre as cores e padrões prevalece. Era uma época na qual o lar estava o centro do universo.

Tecnologia Moderna: é o contraponto ao crescimento do consumismo da década de 40. Ela baseia-se na ciência e na tecnologia, mas também em nossa obsessão com as redes sociais, filmes de ficção científica, como Avatar,  e nossa constante busca da utopia, robótica e androides. Incluí todas as coisas técnicas: carros, telefones, edifícios e tecidos inteligentes.  Há uma abordagem de atração de opostos para combinar cores em uso, resultando no contraste de tons complementares (vermelho/verde, amarelo/púrpura, azul/alaranjado) em excelentes valores de brilho. As formas são volumosas e acolchoadas. 

Retro anos 60s: a geração sênior desse período veio da 2a Grande Guerra Mundial e considerava os anos 50 como um período de relativa segurança (apesar da preocupação crescente com o comunismo). À medida que se aproxima dos anos 1960, o estilo era impulsionado pela juventude com atitudes completamente diferentes daquelas mantidas por seus pais. Temas do período: contra-revolução, Rock and Roll, Ídolos bad boys - James Dean, Movimento Feminista, questionamento dos modelos raciais e exploração e aceitação do uso de drogas.  Formas fluídas e esculturais, geométricas ou inspiradas na natureza, foram interpretadas, não copiadas. É comum a expressão visual da música popular da época, mostrando a qualidade “psicodélica" na década de 60. A qualidade arrojada, gráfica e em grande escala das padronagens é o ponto fundamental, incorporada pelos tecidos Marimekko da Escandinávia. A cor em si é lisa, forte e usada principalmente em alto contraste.

Folclore:  O Folclore não trata do valor étnico global, mas da celebração da arte e sua linha consistente, transpassando gerações. Especificamente, essa tendência tem origem em sociedades assentadas em regiões montanhosas do planeta com clima tipicamente mais frio: Nórdica, Inuíte, Andina e Tibetana. São apresentadas duas orientações distintas de palhetas para essa tendência.  O solo e a terra natural são expostos criando uma palheta marrom rica e quente. O uso de materiais encontrados naturalmente, especialmente pele e lã, é um adorno predominante. Abundante em textura, padrões e tradições com um elevado grau de trabalhos manuais e de qualidade, o Folclore representa tudo que é durável e forte de nosso passado.

A Invista é uma das maiores produtoras integradas de polímeros e fibras sintéticas do mundo, especialmente para aplicações de náilon, spandex e poliéster. Presente em mais de 20 países, possui um grande portfólio de marcas globais que inclui Lycra®, Tactel® Antron®, Avora®, Coolmax®, Supplex®, Thermolite®, entre outras. Para maiores informações, visite o site www.invista.com.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Edição: Marcia Mariano
Fotos: Divulgação
Fonte: Alfapress

Data de publicação: 14/02/2012

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Decameron leva para casa o Prêmio A' Design Award
Considerado um dos prêmios mais conceituados do mundo, o A' Design Award, que acontece todos os anos na cidade de Como, nos arredores de Milão, avalia projetos do mundo todo em 100 categorias diferentes, em quatro níveis: Platinum, Gold, Silver e Bronze.  2018-05-11 - Tags: poltrona hug a design award 2018 period winners furniture sofa spot

Campanha apresenta coleção Moda Casa Havan
O tempo pode até passar, mas a Havan acompanha você em todos os momentos. Com esta mensagem, a rede de lojas de departamentos lança a campanha “O tempo todo com você”, em que apresenta as novidades em Moda Casa. O objetivo é destacar, principalmente, os lançamentos de cama, mesa e banho com as tendências em cores e estampas para a estação mais aconchegante do ano.  2018-04-25 - Tags: marca havan havan moda casa decor casa havan cama mesa banho

Kartell e La DoubleJ anunciam colaboração que celebra o lifestyle italiano
Kartell e La DoubleJ anunciam colaboração que será lançada no Salone del Mobile, de Milão, em abril de 2018. A Kartell, mundialmente renomada por seu design de alta qualidade, e La DoubleJ, nova marca milanesa especializada em tecidos com estampas de inspiração vintage, se unem em um casamento entre o plástico e as estampas.  2018-04-20 - Tags: kartell la doublej lorenza luti jj martin estampas vintage mobiliario decoracao

Trousseau apresenta nova coleção de Inverno 2018 'Trousseau Special Moments'
Adriana e Romeu Trussardi Neto apresentam a nova coleção de Inverno 2018 Trousseau Special Moments. Inspirada no DNA da marca, a novidade imprime o lifestyle intrínseco Trousseau que, entre outros atributos, visa proporcionar momentos únicos. A campanha foi fotografada nas casas de clientes e amigos da marca e traz um pouco do olhar de cada um deles sobre o que é um momento especial.  2018-04-17 - Tags: trousseau special moments romeu trussardi neto trousseau lifestyle adriana trussardi inverno 2018

By Kamy participa de mostra A Casa como Casa
Para valorizar a história, ressaltando a importância do casal Bardi para a cultura brasileira, o Instituto Bardi/Casa de Vidro apresenta a exposição A Casa como Casa, que reproduz a decoração da sala da Casa de Vidro na época em que eles viviam ali, dos tapetes aos móveis.  2018-04-13 - Tags: instituto bardi by kamy francesca alzati casa de vidro a casa como casa

Cores de drinques famosos nos novos itens da coleção Blend Fashion
Blue Lagoon, Pink Lemonade e Espresso Martini combinam as referências mundiais com uma tendência das passarelas: o colorblock. Plush estampado é outra novidade no mix de uma das principais marcas do país no segmento.  2018-04-13 - Tags: blend fashion blue lagoon pink lemonade espresso martini patricio higino decoracao

Lar do futuro: tendências em estilo de vida urbano
Sob o lema "O futuro é urbano", a Heimtextil, feira internacional têxtil para o lar, realizada em Frankfurt, em janeiro, mostrou as tendências para 2018-2019, revelando que atualmente, mais da metade da população do mundo vive nas cidades, cujo fenômeno pode influenciar nosso ambiente de casa e trabalho.  2018-04-10 - Tags: messe frankfurt heimtextil oasis urbano minimalismo suave relaxe e recarregue tendencias em design parque tematico

Herchcovitch;Alexandre desenvolve três novas estampas para a Zelo
A marca Herchcovitch;Alexandre lança três novas estampas em parceria com a Zelo, referência em cama mesa e banho. Os novos produtos chegam às lojas de todo o Brasil oferecendo tendências de moda e aconchego para o quarto, em jogos de cama e edredons dupla face, confeccionados em percal 180 fios 100% algodão.  2018-04-06 - Tags: herchcovitch alexandre zelo edredons 180 fios algodao jogos de cama

Artefacto inaugura mostra com a sétima arte como inspiração
A Artefacto inaugurou no dia 9 de março, a mostra Decor+Cinema, reconhecida como referência em decoração e design. Com 10 ambientes assinados por renomados profissionais, inspirados pela sétima arte a homenagear títulos, temas, personagens, diretores, histórias ou cenas antológicas, que relembrem momentos dos longa-metragens e sua influência.  2018-03-13 - Tags: decor cinema da artefacto artefacto decoracao mostra showroom chris hamoui debora aguiar denise barretto erika queiroz fabio morozini joao armentano leo maia marta de sa mauricio karam patricia penna ricardo pessuto

Codex Home lança coleção Acqua Frame para área externa
A Codex Home apresenta a coleção Acqua Frame, composta por almofadas especialmente desenvolvidas para a área externa. As peças são fabricadas em lycra, um dos materiais mais usados na indústria têxtil, tem uma excelente absorção de umidade e acabamento macio, que proporciona um conforto especial ao produto. O material leve, possui secagem rápida e ótima elasticidade.  2018-02-26 - Tags: codex home acqua frame almofadas lycra studio codex silvia napoli decor

Abup Têxtil apresenta novidades para tecidos de decoracao
O ABUP Têxtil caminha para a sua quinta edição como o maior salão brasileiro de negócios para empresas, fabricantes e distribuidores do segmento. A feira exibe as principais novidades e dita as próximas tendências em tapetes, cortinas, almofadas, complementos, tecidos de decoração e produtos de cama, mesa e banho.  2018-02-21 - Tags: abup abup textil decoracao textil lar feira textil

Altenburg abre primeira unidade fabril no exterior
Com uma meta de crescimento de 25% em 2018, a Altenburg está com tudo pronto para a abertura de mais uma unidade fabril – a primeira no exterior. A quinta planta começa a operar nas próximas semanas em Ciudad del Leste, no Paraguai, com uma área de 4 mil metros quadrados e cerca de 40 empregos diretos.  2018-02-16 - Tags: altenburg ciudad del leste paraguai rui altenburg america latina unidade fabril

Mais espaços e maior sinergia na Heimtextil 2019
Heimtextil, a feira líder em têxteis-lar, está programada para os dias 8 a 11 de janeiro de 2019, em Frankfurt am Main, com mais espaço e novas sinergias para os compradores. Com base em discussões com expositores e também com pesquisa realizada entre os visitantes, a Messe Frankfurt desenvolveu um novo conceito da Heimtextil  2018-02-15 - Tags: heimtextil olaf schmidt messe frankfurt frankfurt janeiro 2019

Os principais lançamentos do mercado de decoração
Novo formato do ABUP SHOW após o ingresso das maiores indústrias nacionais, a ABUP HOME & GIFT é a maior e mais completa feira de decoração e utilidades domésticas da América Latina. A feira oferece a melhor seleção de produtos para casa e os principais lançamentos de decoração, presentes, utilidades domésticas, mesa posta e artigos para cama, mesa e banho das grandes marcas da indústria e de importados.  2018-02-07 - Tags: abup home & gift sao paulo expo projeto celula feira na rosenbaum elisabeth wey rita lobo

​​Altenburg inicia o ano com participação em dois eventos internacionais
De olho nas tendências internacionais em produtos e varejo, a Altenburg começou 2018 com representantes em dois maiores eventos do mundo nestes segmentos. Uma comitiva da companhia, liderada pelo presidente Rui Altenburg, esteve em Frankfurt, na Alemanha, participando da Heimtextil.  2018-01-17 - Tags: altenburg rui altenburg frankfurt tiago altenburg ilton tarnovski

Travesseiros com fibras Tencel® chegam ao mercado após testes com manequim térmico
Fibras de liocel da marca Tencel®, produzidas pela empresa austríaca Lenzing, foram testadas para uso em travesseiros durante feira têxtil e agora já estão prontos para conquistar o mercado de têxteis-lar. Estudos mostraram que seu uso, além do conforto e bem-estar, proporciona melhor desempenho no que se refere ao gerenciamento de umidade, volume e facilidade de cuidados.  2018-01-12 - Tags: tencel thermal manikin sherlock test pillows fibers ohenstein institut fur textilinnovation ggmbh lenzing ag heimtextil 2018

Heimtextil torna o futuro tangível
Projete você mesmo e torne o futuro tangível. Esta e a experiência que todos os visitantes da Heimtextil – Trade Fair for Home and Contract Textiles estão usufruindo através do parque temático intitulado “O futuro e urbano”.  2018-01-11 - Tags: heimtextil trade fair for home and contract textiles trend area heimtextil navigator

Oeko-Tex® apresenta etiqueta para têxteis-lar na Heimtextil 2018
A conscientização do consumidor em relação aos produtos têxteis está em constante expansão e, hoje em dia, outras questões influenciam cada vez mais as decisões de compra. Um dos requisitos tem sido o segmento de toalhas e roupas de cama.  2018-01-09 - Tags: made in green georg dieners texteis lar oeko tex heimtextil 2018

Heimtextil 2018 olha para o futuro
De 09 a 12 de janeiro de 2018, no Messe Frankfurt, em Frankfurt am Main, a Heimtextil mostrará as novas tendências para a temporada 2018/2019, através do “Theme Park”.  2017-12-15 - Tags: color experience heimtextil 2018 olaf schmidt theme park the future is urban texteis lar decoracao

Decorelli® apresenta toalhas para decorar a mesa no Natal
Para receber os familiares e amigos na ceia ou almoço de Natal, a escolha certa da toalha que irá compor a decoração da mesa pode fazer toda diferença. Além de trazer o clima especial com cores e motivos natalinos, o item pode garantir praticidade e facilidade na hora da limpeza.  2017-11-13 - Tags: decorelli polipropileno natal toalhas de mesa isolamento acustico noite feliz