Language

Estampas & Padrões
home » decoração têxtil lar »

Atualidades

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Invista apresenta macrotendências para design

Pesquisa realizada pela equipe da marca Antron® de filamento contínuo de alto desempenho para tapetes e carpetes da Invista, aponta quatro grupos de tendências opostas: Minimalismo Urbano e Novo Boho, Militar e Romântica, Retro anos 40 e Tecnologia Moderna, Retro anos 60s e Folclore. Intitulada “Reinterpretações: O sinal dos tempos”, a pesquisa apresenta as macrotendências social, econômica e política existentes em âmbito global e que influenciam o design da atualidade, inclusive a seleção de cores, padrões e texturas. “Quando abordamos as tendências a partir da perspectiva do design, precisamos examinar os seus impulsionadores de forma mais holística”, explica Maria Pia Delfrate, gerente comercial de fios para carpetes e tapetes da Invista para a Argentina. Ela acrescenta que o objetivo deste trabalho é trilhar novos caminhos para além das cores, e “ampliar o conhecimento para compreender as raízes das tendências gerais do design”. Confira, a seguir, a síntese de cada tema:

Minimalismo Urbano: é a mais austera das tendências. Ela não trata da desconstrução da ruína urbana, muito pelo contrário; o Minimalismo Urbano é uma tentativa de jogar fora tudo que é supérfluo e chegar a um estado puro e essencial que tenha significado. Trata-se de um diálogo de alto refinamento, simplificação e enfoque intenso. A frugalidade é importante, mas não à custa da qualidade – é um exercício de subtração. A palheta de cores é composta de tons neutros mais escuros e quentes com tonalidades vermelhas. Os tons cinza são puxados para a cor púrpura reconfortante, o marrom é quente não amarelado. O aspecto primordial dessa tendência é o contraste controlado e bem refinado de acabamentos: fosco/brilhante, texturizado/liso em cores similares.

Novo Boho: é o contraponto do Minimalismo Urbano. Explora o otimismo, assim como sua expressão individual. Boho é um termo veiculado há algum tempo, geralmente em um contexto étnico. Embora tenha suas raízes em uma configuração global, expandiu seu enfoque para abranger os conceitos de não permanência, exploração e pluralismo cultural.  A palheta de cores é esmerada e saturada variando em todos os tons, entre o médio e escuro da escala.  Os acabamentos metálicos prevalecem; adornos espelhados e reflexivos são complementares.

Militar: Em tempos de incerteza, com pouco segurança e a sensação de isolamento, há o desejo de controlar. Esse Militar não se trata de camuflagem, batalhas ou guerras, mas de formalidade, formação, ornamentos e detalhes. A tendência Militar é uma expressão altamente estilizada de uniformes de gala. Cores puramente tradicionais, neutras e com acentos metálicos compõem a história dessa tendência. Simetria e refinamento expressam essa formalidade. Plaids e Tartans - padronagens xadrez, com sua rica herança prevalecem.

Romântica: Essa tendência entra em contato com todas as coisas femininas e seu lado humano mais delicado inerente. Os detalhes são discretos, a aparência é sutil, etérea ou transparente. A linha Romântica celebra o que é precioso, sofisticado e super refinado. A fluidez e o movimento são aspectos fundamentais nessa orientação. As cores suaves predominam veladas por tons neutros de pele. Materiais clássicos são evidentes como, por exemplo, renda, pelica, cetim e acabamentos perolizados e iridescentes. Quando combinados, essas duas tendências diferentes oferecem a volta no tempo em busca de conforto e um meio de satisfazer nossa necessidade de controle.

Retro anos 40: A década de 40 do século passado pode ser dividida em duas partes: o período da 2a Grande Guerra Mundial e o pós-Guerra que vai além o início dos anos 1950.  A década de 40 é caracterizada por um período de estresse extremo e frugalidade e depois por  sentimentalismos e doçura. Na metade dessa década, a prosperidade material ainda não havia sido estabelecida e as casas eram pequenas. Considerando essa realidade, o período pós-Guerra é a era de otimismo voltado para o futuro. Os avanços tecnológicos desenvolvidos para a guerra estavam centrados agora em bens para as massas. Durante esse período, a palheta inicialmente mais escura clareia e é dominada por cores suaves como rosa, menta e azul-esverdeado. Já na década de 50, as cores eram em tom pastel. O uso de contrastes entre as cores e padrões prevalece. Era uma época na qual o lar estava o centro do universo.

Tecnologia Moderna: é o contraponto ao crescimento do consumismo da década de 40. Ela baseia-se na ciência e na tecnologia, mas também em nossa obsessão com as redes sociais, filmes de ficção científica, como Avatar,  e nossa constante busca da utopia, robótica e androides. Incluí todas as coisas técnicas: carros, telefones, edifícios e tecidos inteligentes.  Há uma abordagem de atração de opostos para combinar cores em uso, resultando no contraste de tons complementares (vermelho/verde, amarelo/púrpura, azul/alaranjado) em excelentes valores de brilho. As formas são volumosas e acolchoadas. 

Retro anos 60s: a geração sênior desse período veio da 2a Grande Guerra Mundial e considerava os anos 50 como um período de relativa segurança (apesar da preocupação crescente com o comunismo). À medida que se aproxima dos anos 1960, o estilo era impulsionado pela juventude com atitudes completamente diferentes daquelas mantidas por seus pais. Temas do período: contra-revolução, Rock and Roll, Ídolos bad boys - James Dean, Movimento Feminista, questionamento dos modelos raciais e exploração e aceitação do uso de drogas.  Formas fluídas e esculturais, geométricas ou inspiradas na natureza, foram interpretadas, não copiadas. É comum a expressão visual da música popular da época, mostrando a qualidade “psicodélica" na década de 60. A qualidade arrojada, gráfica e em grande escala das padronagens é o ponto fundamental, incorporada pelos tecidos Marimekko da Escandinávia. A cor em si é lisa, forte e usada principalmente em alto contraste.

Folclore:  O Folclore não trata do valor étnico global, mas da celebração da arte e sua linha consistente, transpassando gerações. Especificamente, essa tendência tem origem em sociedades assentadas em regiões montanhosas do planeta com clima tipicamente mais frio: Nórdica, Inuíte, Andina e Tibetana. São apresentadas duas orientações distintas de palhetas para essa tendência.  O solo e a terra natural são expostos criando uma palheta marrom rica e quente. O uso de materiais encontrados naturalmente, especialmente pele e lã, é um adorno predominante. Abundante em textura, padrões e tradições com um elevado grau de trabalhos manuais e de qualidade, o Folclore representa tudo que é durável e forte de nosso passado.

A Invista é uma das maiores produtoras integradas de polímeros e fibras sintéticas do mundo, especialmente para aplicações de náilon, spandex e poliéster. Presente em mais de 20 países, possui um grande portfólio de marcas globais que inclui Lycra®, Tactel® Antron®, Avora®, Coolmax®, Supplex®, Thermolite®, entre outras. Para maiores informações, visite o site www.invista.com.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Edição: Marcia Mariano
Fotos: Divulgação
Fonte: Alfapress

Data de publicação: 14/02/2012

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Inspiração oriental para decorar ao presentear as mães
O Dia das Mães está próximo, e a maioria das pessoas já começa a imaginar o que dar à figura materna que é tão importante na vida de cada um. Como a data se repete todos os anos e é alternada com outras datas festivas nas quais as mães também são presenteadas, é necessário criatividade para inovar e agradar não somente a elas, mas também as sogras, irmãs e esposas.  2014-04-17 - Tags: espaco til dia das maes decoracao design oriente

Sinergia entre Itália e Rússia na decoração
A casa é o denominador comum para três setores de excelência na produção italiana: construção, decoração e mobiliário. Este é o valor potencializado na sinergia entre FederLegno Arredo e Fiera Milano, que juntos darão maior força para as empresas que levarão o estilo italiano ao mundo. A aliança estratégica entre Federlegno, a associação que representa o mobiliário na cadeia de suprimentos, e Fiera Milano, um líder na organização de feiras do setor, irá insuflar nova vida para as exportações italianas graças a uma grande oportunidade de alcançar com sucesso o mercado internacional.  2014-04-16 - Tags: decoração homewear décor feira federlegno arredo fiera milano i saloni worldwide moscow homi russia mobiliário design italia moscou russia

Lider Interiores e Victor Dzenk firmam nova parceria
A coleção Atlantis Verão 2015, assinada pelo mineiro Victor Dzenk, ultrapassou os limites das passarelas e transformou-se em peças decorativas criadas pela Lider Interiores, confirmando que moda e decoração caminham juntas, proporcionando várias novidades que inspiram os consumidores.  2014-04-11 - Tags: atlantis verao 2015 lider interiores victor dzenk minas trend preview cadeira aurora joaquim tenreiro

Páscoa sem guloseimas na FOM
Nada de guloseimas na Páscoa da FOM, que traz duas fofuras que prometem ser um doce de presente (que não engorda). O coelho Rob, que possui o conforto já conhecido das peças da marca, ganhou a companhia do chaveiro cenoura. Eles fazem a dupla perfeita para quem quer presentear além dos chocolates.  2014-04-07 - Tags: fom pascoa poliamida microperolas de poliestireno decoracao decor

Altenburg aposta em novos produtos e amplia o mix de felpudos
De 02 a 04 de abril, a Altenburg participa da 26ª Exprotel – Feira de Produtos e Serviços para Hotéis – que acontece em Florianópolis. Nesta edição, a empresa apresenta travesseiros e toda a Linha Hoteltex, que compreende jogos de lençóis, edredons, colchas, pillows para colchões, protetores e saias box, além de roupões e lançamentos no segmento de felpudos.  2014-04-04 - Tags: altenburg exprotel florianópolis linha hoteltex felpudos blumenau

Estampas renovadas para a chegada do outono
Depois dos termômetros em todo o país atingirem altas temperaturas neste Verão, enfim as noites mais fresquinhas começam a chegar, dando boas-vindas ao outono!Com a entrada da estação é comum renovar o guarda-roupas para se adaptar ao vento gelado. E com o enxoval, por que seria diferente?  2014-03-24 - Tags: altenburg camboriu sc outono 2014 coleção blend elegance blend malha

Coleção Bebê Feliz é inspirada no carinho
A Karsten, referência nacional em cama, mesa e banho, lança a nova coleção Bebê Feliz que alia toque extremamente macio com conforto e carinho para os pequeninos. Com design delicado, divertido e elegante, que encanta em cada detalhe, a nova coleção Bebê Feliz se destaca pelas estampas coloridas e delicadas e por ser uma linha única no mercado brasileiro.  2014-03-19 - Tags: bebe feliz karsten infantil cama mesa banho antipilling algodao estampas delicadas

Feira chinesa da Messe Frankfurt mostra tecidos para casa
O salão Intertextile Guangzhou Hometextile começa neste dia 18 e vai até 22 de março na cidade chinesa de Guagzhou, mostrando os lançamentos em tecidos de decoração e para casa. Organizado pela Messe Frankfurt o evento terá um pavilhão inteiro dedicado às “soft decoratons”, para têxteis indicados aos pequenos objetos (almofadas, travesseiros, cortinados para camas, etc.).  2014-03-17 - Tags: intertextile guangzhou hometextile guagzhou messe frankfurt china international outdoor & leisure fair china international furniture fair soft decoratons

Mostra “Arte Vitrine” cria refúgio para o dia a dia
A Elgin, unidade da Alameda Gabriel Monteiro da Silva, promoveu no dia 10 de março, às 16h, mais uma mostra do projeto “Arte em Vitrine”, que é de autoria do renomado casal de arquitetos Andrea Cezar e Tele Sphaier. O projeto apresentado tem como objetivo Um refúgio para se isolar da correria do dia a dia e relaxar.  2014-03-13 - Tags: decoracao mostra vitrine design refugio elgin gabriel monteiro andrea cezar tele sphaier decor

Veludo figura como forte tendência para o inverno
O Veludo é um dos tecidos mais antigos do mundo. Seja nas passarelas ou na decoração, o tecido, foi muito usado pela realeza francesa e ganhou ao longo dos séculos ares de sofisticação. E é exatamente esse ar que ele confere ao ambiente decorado: além do aconchego pela maciez, o brilho.  2014-03-10 - Tags: veludo bem dito inverno 2014 decoracao design moveis mobiliario brasil almofadas estofados molhado

Tecnologia e tradição dão o tom da Heimtextil
Estes foram os temas que conduziram as tendências na HEIMTEXTIL 2014, as quais acabaram por receber maior importância na criação de um espaço individual. Tecidos e revestimentos permitem que se expresse sua personalidade no interior.A Heimtextil, a maior feira da casa do mundo, mostrou claramente a recuperação da indústria têxtil no último trimestre de 2013. Mais de 67.000 pessoas de 133 países compareceram à Heimtextil 2014, para ver as inovações propostas por 2718 expositores.  2014-02-28 - Tags: decoracao heimtextil tendencias direcionamento decor design textil janeiro 2014 temas

Papéis de parede com efeito 3D conquistam o mercado
Tendência mundial, os papéis de parede com efeito 3D têm conquistado cada vez mais espaço no mercado, já que além de inovadores, complementam a decoração com muito estilo e originalidade. O Mundo do Papel de Parede, conceituada loja que oferece produtos de altíssima qualidade, disponibiliza três coleções com efeito tridimensional para atender todos os gostos e estilos: a Reality, Virtual Reality e Kinetic.  2014-02-24 - Tags: decoracao decor papel de parede 3d design lar home casa

Móveis restaurados são um caminho para sustentabilidade
A restauração de móveis antigos como prática sustentável tem colocado cada vez mais em destaque empresas como a Bem Dito Canto. O atelier trabalha com restauração e customização de móveis antigos, além de personalização dos móveis de acordo com o gosto de cada cliente. "Em muitos casos encontramos objetos que permitem preservar as lembranças de família, infância e entes queridos e ao mesmo tempo trabalhamos a questão da sustentabilidade, de preservar móveis históricos e não descarta-los como lixo", comenta Andressa Bonn, Artista Plástica e sócia da Bem Dito Canto.  2014-02-18 - Tags: decoracao restauracao moveis mobiliario sustentabilidade bem dito canto atelier artes plasticas moveis antigos

Color blocking traz novos ares à decoração
O Brasil é um país tropical, multicolorido e de belas paisagens, então é natural e está super na moda trazer as cores que cercam os brasileiros para dentro dos ambientes, deixando a decoração ainda mais alegre e vibrante. Por isso, a Paranatex, empresa pertencente ao grupo Têxtil Apucarana e integrante do Comitê Têxtil de Decoração da ABIT, apresenta sugestões de tecidos inspirados na tendência Color Blocking.  2014-02-12 - Tags: decor decoracao desing lar cores ambientes casa interiores interiors decoration multicolorido tropical

Descontração e elegância na nova coleção Mix & Match
A Trussardi, referência em enxovais de luxo, lança a nova coleção Mix & Match que mistura a descontração do jovem e a elegância do clássico. Com design sofisticado que encanta em cada detalhe, os novos modelos Empire, Soho, Ellis, Beverly, Pier e Milano se destacam pelas cores dos macarons franceses e estampas elegantes como azulejos portugueses, listras, xadrez, formas geométricas e colorações em degradé.  2014-02-10 - Tags: decoracao trussardi mix&match jovialidade classico cama fronha lencol enxovais estilo empira soho ellis bervely pier milano

Objetos fun na cor orquídea radiante
Sempre uptodate com o as novidades do mercado de decoração e tendências nacionais e internacionais, a Imaginarium trouxe tabela com produtos na cor Orquídea Radiante (Radiant Orchid). O tom foi eleito pela Pantone, empresa que tem a paleta de cores mais famosa do mundo, a cor do ano de 2104.  2014-02-06 - Tags: decoracao imaginarium orquidia radiante pantone objetos fun 2014 cor

Teka apresenta novidades na 1ª TMT
A Teka participa nos próximos dias da 1ª TMT – Turnê do Mercado Têxtil, uma iniciativa inédita no mercado nacional idealizado pelo Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário (Sintex). O evento contará com um novo formato de negócios, com visitas de compradores “in company”, que terão a oportunidade de conhecer showrooms e processos de produção de dez das mais reconhecidas fábricas do segmento cama, mesa e banho para o lar, localizadas em Blumenau, Brusque, Joinville e São Bento do Sul.  2014-02-04 - Tags: teka decoracao turne mercado textil negocios design cama mesa banho sintex

Turnê do Mercado Têxtil terá lançamentos em cama, mesa e banho
Com o objetivo de reforçar a importância do pólo têxtil de Blumenau, o Sintex – Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário de Blumenau - criou uma nova possibilidade de negócios para lojistas do Brasil inteiro, que atuam no segmento de cama, mesa, banho e decoração.  2014-02-03 - Tags: cama mesa banho turne mercado textil decoração santa catarina blumenau sintex fevereiro 2014 altenburg

Coleção Tropicool traz a brasilidade para dentro de casa
Pra começar o ano em que os olhares do mundo estarão voltados para o Brasil, a FOM lança a coleção Tropicool, que traz a brasilidade natural em todos os seus produtos. São pufes, rolinhos, almofadas quadradas e em forma de frutas trabalhadas com inspiração nas cores e formas da natureza nacionais, representadas pela vibrante estampa Folha e pela deliciosa estampa Bananas, que vão garantir aos ambientes o alto astral e positividade do nosso país tropical e abençoado por Deus.  2014-01-30 - Tags: almofadas tropicool tropical brasil brazil 2014 folhas banana estampa verde amarelo copa do mundo fom pufes frutas

1ª turnê do mercado têxtil movimenta Santa Catarina
A Karsten, empresa nacional voltada a proporcionar bem-estar e renovação para os brasileiros com inovação tecnológica em produtos para cama, mesa e banho, participa da 1a Turnê do Mercado Têxtil – TMT –, que acontece de 2 a 6 de fevereiro, em Santa Catarina. O evento, organizado pelo Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário – Sintex –, reunirá uma comitiva com os 100 principais clientes desse setor no país e os levará para visitar as dez maiores empresas têxteis nacionais, entre elas a Karsten.  2014-01-27 - Tags: karsten decoracao design santa catarina blumenau brusque joinville turne textil empresas tmt sintex mercado