Language
home » decoração têxtil lar »

Atualidades

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Invista apresenta macrotendências para design

Pesquisa realizada pela equipe da marca Antron® de filamento contínuo de alto desempenho para tapetes e carpetes da Invista, aponta quatro grupos de tendências opostas: Minimalismo Urbano e Novo Boho, Militar e Romântica, Retro anos 40 e Tecnologia Moderna, Retro anos 60s e Folclore. Intitulada “Reinterpretações: O sinal dos tempos”, a pesquisa apresenta as macrotendências social, econômica e política existentes em âmbito global e que influenciam o design da atualidade, inclusive a seleção de cores, padrões e texturas. “Quando abordamos as tendências a partir da perspectiva do design, precisamos examinar os seus impulsionadores de forma mais holística”, explica Maria Pia Delfrate, gerente comercial de fios para carpetes e tapetes da Invista para a Argentina. Ela acrescenta que o objetivo deste trabalho é trilhar novos caminhos para além das cores, e “ampliar o conhecimento para compreender as raízes das tendências gerais do design”. Confira, a seguir, a síntese de cada tema:

Minimalismo Urbano: é a mais austera das tendências. Ela não trata da desconstrução da ruína urbana, muito pelo contrário; o Minimalismo Urbano é uma tentativa de jogar fora tudo que é supérfluo e chegar a um estado puro e essencial que tenha significado. Trata-se de um diálogo de alto refinamento, simplificação e enfoque intenso. A frugalidade é importante, mas não à custa da qualidade – é um exercício de subtração. A palheta de cores é composta de tons neutros mais escuros e quentes com tonalidades vermelhas. Os tons cinza são puxados para a cor púrpura reconfortante, o marrom é quente não amarelado. O aspecto primordial dessa tendência é o contraste controlado e bem refinado de acabamentos: fosco/brilhante, texturizado/liso em cores similares.

Novo Boho: é o contraponto do Minimalismo Urbano. Explora o otimismo, assim como sua expressão individual. Boho é um termo veiculado há algum tempo, geralmente em um contexto étnico. Embora tenha suas raízes em uma configuração global, expandiu seu enfoque para abranger os conceitos de não permanência, exploração e pluralismo cultural.  A palheta de cores é esmerada e saturada variando em todos os tons, entre o médio e escuro da escala.  Os acabamentos metálicos prevalecem; adornos espelhados e reflexivos são complementares.

Militar: Em tempos de incerteza, com pouco segurança e a sensação de isolamento, há o desejo de controlar. Esse Militar não se trata de camuflagem, batalhas ou guerras, mas de formalidade, formação, ornamentos e detalhes. A tendência Militar é uma expressão altamente estilizada de uniformes de gala. Cores puramente tradicionais, neutras e com acentos metálicos compõem a história dessa tendência. Simetria e refinamento expressam essa formalidade. Plaids e Tartans - padronagens xadrez, com sua rica herança prevalecem.

Romântica: Essa tendência entra em contato com todas as coisas femininas e seu lado humano mais delicado inerente. Os detalhes são discretos, a aparência é sutil, etérea ou transparente. A linha Romântica celebra o que é precioso, sofisticado e super refinado. A fluidez e o movimento são aspectos fundamentais nessa orientação. As cores suaves predominam veladas por tons neutros de pele. Materiais clássicos são evidentes como, por exemplo, renda, pelica, cetim e acabamentos perolizados e iridescentes. Quando combinados, essas duas tendências diferentes oferecem a volta no tempo em busca de conforto e um meio de satisfazer nossa necessidade de controle.

Retro anos 40: A década de 40 do século passado pode ser dividida em duas partes: o período da 2a Grande Guerra Mundial e o pós-Guerra que vai além o início dos anos 1950.  A década de 40 é caracterizada por um período de estresse extremo e frugalidade e depois por  sentimentalismos e doçura. Na metade dessa década, a prosperidade material ainda não havia sido estabelecida e as casas eram pequenas. Considerando essa realidade, o período pós-Guerra é a era de otimismo voltado para o futuro. Os avanços tecnológicos desenvolvidos para a guerra estavam centrados agora em bens para as massas. Durante esse período, a palheta inicialmente mais escura clareia e é dominada por cores suaves como rosa, menta e azul-esverdeado. Já na década de 50, as cores eram em tom pastel. O uso de contrastes entre as cores e padrões prevalece. Era uma época na qual o lar estava o centro do universo.

Tecnologia Moderna: é o contraponto ao crescimento do consumismo da década de 40. Ela baseia-se na ciência e na tecnologia, mas também em nossa obsessão com as redes sociais, filmes de ficção científica, como Avatar,  e nossa constante busca da utopia, robótica e androides. Incluí todas as coisas técnicas: carros, telefones, edifícios e tecidos inteligentes.  Há uma abordagem de atração de opostos para combinar cores em uso, resultando no contraste de tons complementares (vermelho/verde, amarelo/púrpura, azul/alaranjado) em excelentes valores de brilho. As formas são volumosas e acolchoadas. 

Retro anos 60s: a geração sênior desse período veio da 2a Grande Guerra Mundial e considerava os anos 50 como um período de relativa segurança (apesar da preocupação crescente com o comunismo). À medida que se aproxima dos anos 1960, o estilo era impulsionado pela juventude com atitudes completamente diferentes daquelas mantidas por seus pais. Temas do período: contra-revolução, Rock and Roll, Ídolos bad boys - James Dean, Movimento Feminista, questionamento dos modelos raciais e exploração e aceitação do uso de drogas.  Formas fluídas e esculturais, geométricas ou inspiradas na natureza, foram interpretadas, não copiadas. É comum a expressão visual da música popular da época, mostrando a qualidade “psicodélica" na década de 60. A qualidade arrojada, gráfica e em grande escala das padronagens é o ponto fundamental, incorporada pelos tecidos Marimekko da Escandinávia. A cor em si é lisa, forte e usada principalmente em alto contraste.

Folclore:  O Folclore não trata do valor étnico global, mas da celebração da arte e sua linha consistente, transpassando gerações. Especificamente, essa tendência tem origem em sociedades assentadas em regiões montanhosas do planeta com clima tipicamente mais frio: Nórdica, Inuíte, Andina e Tibetana. São apresentadas duas orientações distintas de palhetas para essa tendência.  O solo e a terra natural são expostos criando uma palheta marrom rica e quente. O uso de materiais encontrados naturalmente, especialmente pele e lã, é um adorno predominante. Abundante em textura, padrões e tradições com um elevado grau de trabalhos manuais e de qualidade, o Folclore representa tudo que é durável e forte de nosso passado.

A Invista é uma das maiores produtoras integradas de polímeros e fibras sintéticas do mundo, especialmente para aplicações de náilon, spandex e poliéster. Presente em mais de 20 países, possui um grande portfólio de marcas globais que inclui Lycra®, Tactel® Antron®, Avora®, Coolmax®, Supplex®, Thermolite®, entre outras. Para maiores informações, visite o site www.invista.com.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Edição: Marcia Mariano
Fotos: Divulgação
Fonte: Alfapress

Data de publicação: 14/02/2012

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Estudantes do curso de moda do SENAI criam vitrine para Casa Döhler
Uma parceria com a Döhler, uma empresa de referência na indústria têxtil nacional, permitiu que estudantes do Curso Técnico em Produção de Moda do SENAI em Joinville colocassem em prática experiências e aprendizados adquiridos durante a formação.  2016-09-20 - Tags: casa dohler joinville senai joinville elisabeth döhler

Gloria Coelho assina design do novo Hotel Best Western
Gloria Coelho, nome reconhecido mundialmente no cenário da moda e design, foi convidada para desenvolver a ambientação, decoração e styling do novo Best Western Premier Arpoador Fashion Hotel by Gloria Coelho, primeiro hotel no Brasil em que o público poderá desfrutar de uma incrível parceria entre moda e hotelaria.  2016-09-08 - Tags: gloria coelho hotel best western best western premier arpoador fashion hotel by glória coelho decoracao hotel

Maison&Objet: Trade show de arte, design e decoração em Paris
A partir de amanhã (02) e até a próxima terça (06), Paris sediará mais uma edição da Maison & Objet, feira referência nos trades de arte, design e decoração. Em seu 21º ano, o principal objetivo não se resume apenas no lançamento de tendências, mas também na geração de negócios para expositores e visitantes.  2016-09-01 - Tags: maison objet paris decoracao vincent gregoire ilse crawford

Breton realiza venda beneficente das poltronas da ação “A vez dos Estilistas”
A Breton apresentou durante o DW! 2016 São Paulo Design Weekend ─ um dos maiores eventos do gênero na América, a ação “A vez dos Estilistas” em parceria com 13 estrelados nomes da moda brasileira.  2016-08-30 - Tags: breton breton dw a vez dos estilistas poltronas

Coleções exclusivas de tecidos decorativos
Alexandre Herchcovitch e Fábio Souza assinam modelos de inspiração vintage, enquanto o artista multimídia Alexandre Orion busca influência na megalópole paulistana  2016-08-29 - Tags: decoracao alexandre herchcovitch ecosimple fabio souza recicladas tramadas design exclusivo sustentabilidade originalidade

Entrevista exclusiva: lançamentos miram mercado AA de decoração
O Portal Textilia.net conversou com Vanderley Almeida Junior, gerente comercial e de marketing da Kacyumara, no momento quando a companhia lança a marca Casa K, exclusiva com posicionamento para as classes A e B. O uso do algodão PIMA e a escolha de peças que incluem jogos de cama, colchas, cobre leitos, mesa e a linha aromas ampliam as possibilidades de atuação da companhia.  2016-08-25 - Tags: vanderley almeida junior casa k kacyumara abup textil decoracao textil lar

Entrevista exclusiva: calendário de decoração com mais lançamentos
Conversamos com Angélica Giovannini, designer da Paranatex, sobre os lançamentos da empresa na feira ABUP Têxtil (Associação Brasileira das Empresas de Utilidades e Presentes) e sobre o novo calendário mais dividido do segmento.  2016-08-25 - Tags: paranatex textil lar decoracao abup textil angélica giovaninni

mmartan lança conteúdo interativo para revistas impressas
Marca aposta em comunicação digital para entreter ainda mais os seus leitores  2016-08-23 - Tags: mmartan blippar interativo conteudo tecnologia home aplicativo decoracao tendencias moda lifestyle

Florais e listras no enxoval do quarto
Altenburg lança Coleção Primavera/Verão 2017, da Linha Vida & Cor  2016-08-17 - Tags: florais listras altenburg colchas edredon dupla face acabamento estampado cama mesa e banho.

China HomeLife Brazil 2016 é oportunidade para modernizar empresas a custos acessíveis
Entre os dias 12 e 14 de setembro, 600 empresas chinesas ocuparão os pavilhões do Transamerica Expo Center em São Paulo com o objetivo de estabelecer vínculos duradouros com importadores, distribuidores e revendedores brasileiros dos segmentos têxtil & vestuário, móveis, materiais de construção, eletrônicos, Iluminação e artigos para o lar.  2016-07-12 - Tags: china home life decoracao descontos china chinesa pavilhoes importadores vestuario textil construcao moveis eletronicos artigos para o lar

Novo Pavilhão de Portugal na Intertextile Shanghai Home Textiles
A Lenzing estreia na Green Village para fornecer mais opções de fornecimento eco-friendly  2016-07-11 - Tags: portugal intertextile shangai home textiles lenzing pavilhao feira china

Zelo aposta em produtos funcionais para o inverno
O inverno está se aproximando e a Zelo selecionou produtos para aquecer a casa nessa estação. São diversas opções, entre elas o cobertor com manga que voltou para esquentar os amantes de filmes e séries e até os que não desgrudam do celular.  2016-06-09 - Tags: zelo shine zelo microfibra edredom

Codex Home marca presença na Casa Cor 2016
Os profissionais Bruno Gap, Gerson Dutra de Sá & Ana Lucia Salama, João Armentano, Leo Shehtman, Maicon Antoniolli e Nildo José elegeram peças da loja  2016-05-23 - Tags: codex home casa cor almofadas mantas acessorios decor casa alessandra lago cintia martins silvia napoli

Tendências das passarelas também estão na decoração
Considerada como uma das manifestações artísticas mais antigas, as formas geométricas estão em alta novamente. Para quem deseja um ambiente moderno, despojado e jovial, ao apostar nessa estampa também estará em sintonia com as últimas tendências da moda.  2016-05-16 - Tags: kian tapetes decoracao moda lar kilim tendencias

Leo Romano cria a Casa Braille para a 30ª Casa Cor São Paulo
O conceito é o elemento propulsor para a criação da Casa Braille, projeto que marca a segunda participação do arquiteto goiano Leo Romano na Casa Cor São Paulo, único profissional do Centro-Oeste convidado a participar da mostra. Para ele, o bom projeto de interiores deve ser sensorial, despertando no observador a ampliação dos sentidos.  2016-05-12 - Tags: leo romano casa cor sao paulo casa braille decoracao

Atrativa Decor ensina como deixar a casa mais aconchegante no inverno
A loja traz dicas para garantir que a temperatura não caia dentro de casa.  2016-05-09 - Tags: atrativa decor casa inverno aconchegante temperatura lancamentos decoracao

Heimtextil: designers definem as tendências 2017/18
Dez meses antes da próxima Heimtextil, Feira Internacional Têxtil-Lar, de 10 a 13 de janeiro de 2017, em Frankfurt am Main, diferentes criadores da França, Japão, Holanda, Reino Unido, Alemanha e EUA discutiram, em dois dias, as tendências das áreas de têxteis, arte, moda e arquitetura.  2016-05-02 - Tags: heimtextil textil lar decoracao frankfurt tendencias 2017 2018 messe frankfurt

Vértice inaugura novo conceito de empresa de iluminação
Nova sede vai proporcionar uma "experiência" em soluções de iluminação em um espaço exclusivo para os clientes.  2016-04-25 - Tags: vertice inauguracao iluminacao sede lancamento decoracao criacao estudantes

Kacyumara lança o jogo de cama #partiu com mochila como embalagem presente
A Kacyumara está lançando sua nova coleção para o Outono/Inverno. Um dos destaques é produto #partiu voltado para o público infantojuvenil que traz uma mochila como embalagem de presente para o jogo de cama. Destaque também para algumas estampas da linha que apostam na Tecnologia Illusion, exclusividade da empresa.  2016-04-13 - Tags: kacyumara textil lar decoracao cama mesa tecnologia illusion

Cia do Móvel lança marca alemã Cybex no Brasil
Empresa que é referência em móveis inova com a linha de carrinhos e cadeiras de luxo alemã  2016-04-07 - Tags: cybex bebe carrinho alema brasil movel nenem crianca