Language
home » decoração têxtil lar »

Atualidades

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Invista apresenta macrotendências para design

Pesquisa realizada pela equipe da marca Antron® de filamento contínuo de alto desempenho para tapetes e carpetes da Invista, aponta quatro grupos de tendências opostas: Minimalismo Urbano e Novo Boho, Militar e Romântica, Retro anos 40 e Tecnologia Moderna, Retro anos 60s e Folclore. Intitulada “Reinterpretações: O sinal dos tempos”, a pesquisa apresenta as macrotendências social, econômica e política existentes em âmbito global e que influenciam o design da atualidade, inclusive a seleção de cores, padrões e texturas. “Quando abordamos as tendências a partir da perspectiva do design, precisamos examinar os seus impulsionadores de forma mais holística”, explica Maria Pia Delfrate, gerente comercial de fios para carpetes e tapetes da Invista para a Argentina. Ela acrescenta que o objetivo deste trabalho é trilhar novos caminhos para além das cores, e “ampliar o conhecimento para compreender as raízes das tendências gerais do design”. Confira, a seguir, a síntese de cada tema:

Minimalismo Urbano: é a mais austera das tendências. Ela não trata da desconstrução da ruína urbana, muito pelo contrário; o Minimalismo Urbano é uma tentativa de jogar fora tudo que é supérfluo e chegar a um estado puro e essencial que tenha significado. Trata-se de um diálogo de alto refinamento, simplificação e enfoque intenso. A frugalidade é importante, mas não à custa da qualidade – é um exercício de subtração. A palheta de cores é composta de tons neutros mais escuros e quentes com tonalidades vermelhas. Os tons cinza são puxados para a cor púrpura reconfortante, o marrom é quente não amarelado. O aspecto primordial dessa tendência é o contraste controlado e bem refinado de acabamentos: fosco/brilhante, texturizado/liso em cores similares.

Novo Boho: é o contraponto do Minimalismo Urbano. Explora o otimismo, assim como sua expressão individual. Boho é um termo veiculado há algum tempo, geralmente em um contexto étnico. Embora tenha suas raízes em uma configuração global, expandiu seu enfoque para abranger os conceitos de não permanência, exploração e pluralismo cultural.  A palheta de cores é esmerada e saturada variando em todos os tons, entre o médio e escuro da escala.  Os acabamentos metálicos prevalecem; adornos espelhados e reflexivos são complementares.

Militar: Em tempos de incerteza, com pouco segurança e a sensação de isolamento, há o desejo de controlar. Esse Militar não se trata de camuflagem, batalhas ou guerras, mas de formalidade, formação, ornamentos e detalhes. A tendência Militar é uma expressão altamente estilizada de uniformes de gala. Cores puramente tradicionais, neutras e com acentos metálicos compõem a história dessa tendência. Simetria e refinamento expressam essa formalidade. Plaids e Tartans - padronagens xadrez, com sua rica herança prevalecem.

Romântica: Essa tendência entra em contato com todas as coisas femininas e seu lado humano mais delicado inerente. Os detalhes são discretos, a aparência é sutil, etérea ou transparente. A linha Romântica celebra o que é precioso, sofisticado e super refinado. A fluidez e o movimento são aspectos fundamentais nessa orientação. As cores suaves predominam veladas por tons neutros de pele. Materiais clássicos são evidentes como, por exemplo, renda, pelica, cetim e acabamentos perolizados e iridescentes. Quando combinados, essas duas tendências diferentes oferecem a volta no tempo em busca de conforto e um meio de satisfazer nossa necessidade de controle.

Retro anos 40: A década de 40 do século passado pode ser dividida em duas partes: o período da 2a Grande Guerra Mundial e o pós-Guerra que vai além o início dos anos 1950.  A década de 40 é caracterizada por um período de estresse extremo e frugalidade e depois por  sentimentalismos e doçura. Na metade dessa década, a prosperidade material ainda não havia sido estabelecida e as casas eram pequenas. Considerando essa realidade, o período pós-Guerra é a era de otimismo voltado para o futuro. Os avanços tecnológicos desenvolvidos para a guerra estavam centrados agora em bens para as massas. Durante esse período, a palheta inicialmente mais escura clareia e é dominada por cores suaves como rosa, menta e azul-esverdeado. Já na década de 50, as cores eram em tom pastel. O uso de contrastes entre as cores e padrões prevalece. Era uma época na qual o lar estava o centro do universo.

Tecnologia Moderna: é o contraponto ao crescimento do consumismo da década de 40. Ela baseia-se na ciência e na tecnologia, mas também em nossa obsessão com as redes sociais, filmes de ficção científica, como Avatar,  e nossa constante busca da utopia, robótica e androides. Incluí todas as coisas técnicas: carros, telefones, edifícios e tecidos inteligentes.  Há uma abordagem de atração de opostos para combinar cores em uso, resultando no contraste de tons complementares (vermelho/verde, amarelo/púrpura, azul/alaranjado) em excelentes valores de brilho. As formas são volumosas e acolchoadas. 

Retro anos 60s: a geração sênior desse período veio da 2a Grande Guerra Mundial e considerava os anos 50 como um período de relativa segurança (apesar da preocupação crescente com o comunismo). À medida que se aproxima dos anos 1960, o estilo era impulsionado pela juventude com atitudes completamente diferentes daquelas mantidas por seus pais. Temas do período: contra-revolução, Rock and Roll, Ídolos bad boys - James Dean, Movimento Feminista, questionamento dos modelos raciais e exploração e aceitação do uso de drogas.  Formas fluídas e esculturais, geométricas ou inspiradas na natureza, foram interpretadas, não copiadas. É comum a expressão visual da música popular da época, mostrando a qualidade “psicodélica" na década de 60. A qualidade arrojada, gráfica e em grande escala das padronagens é o ponto fundamental, incorporada pelos tecidos Marimekko da Escandinávia. A cor em si é lisa, forte e usada principalmente em alto contraste.

Folclore:  O Folclore não trata do valor étnico global, mas da celebração da arte e sua linha consistente, transpassando gerações. Especificamente, essa tendência tem origem em sociedades assentadas em regiões montanhosas do planeta com clima tipicamente mais frio: Nórdica, Inuíte, Andina e Tibetana. São apresentadas duas orientações distintas de palhetas para essa tendência.  O solo e a terra natural são expostos criando uma palheta marrom rica e quente. O uso de materiais encontrados naturalmente, especialmente pele e lã, é um adorno predominante. Abundante em textura, padrões e tradições com um elevado grau de trabalhos manuais e de qualidade, o Folclore representa tudo que é durável e forte de nosso passado.

A Invista é uma das maiores produtoras integradas de polímeros e fibras sintéticas do mundo, especialmente para aplicações de náilon, spandex e poliéster. Presente em mais de 20 países, possui um grande portfólio de marcas globais que inclui Lycra®, Tactel® Antron®, Avora®, Coolmax®, Supplex®, Thermolite®, entre outras. Para maiores informações, visite o site www.invista.com.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Edição: Marcia Mariano
Fotos: Divulgação
Fonte: Alfapress

Data de publicação: 14/02/2012

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Paralela Móvel celebra 6ª edição com novidades do mercado de mobiliário e design
Principal evento de negócios em mobiliário e design, a Paralela Móvel realiza, de 15 a 18 de Fevereiro, no MuBE (Museu Brasileiro de Escultura), em São Paulo, a 6ª edição da feira que é ponto de encontro entre criadores, grandes marcas e compradores de todo país.  2016-02-10 - Tags: paralela movel feira negocios mube criadores design decoracao

ABUP lança feira voltada para o segmento têxtil-lar
Em 2016, a ABUP irá realizar o ABUP TÊXTIL uma nova feira direcionada para o mercado têxtil que apresentará as novidades em revestimentos para Casa e Decoração. A primeira edição está confirmada para acontecer entre os dias 17 e 20 de março no mais novo e moderno centro de eventos da cidade de São Paulo, o PRO MAGNO.  2016-02-05 - Tags: abup decor decoracao feira evento textil lar textil pro magno

Receber é uma arte
Líder no segmento de Mesa com imensa variedade de produtos, estampas, tamanhos e tecnologias aplicadas para cada tipo de uso a Karsten lança as novidades 2016, com um novo posicionamento de mercado apresentando o catálogo: Mesa, a arte de receber!  2016-02-04 - Tags: karsten decoracao linha mesa cama mesa banho estampas antiformiga textil lar

Tecidos de decoração são usados na confecção de camas para animais
Os tecidos de decoração da Paranatex inspiram a imaginação e muitas vezes são usados de maneira não muito óbvia. Uma forma diferente de usá-los é para confeccionar caminhas para gatos e cachorros, afinal com as diversas cores e estampas das coleções, os tecidos até podem combinar com o décor da casa.  2016-02-01 - Tags: dog pet decoracao cachorros decor paranatex

Traços, ângulos e formas na decoração
Direto dos livros de matemáticas para os interiores. A geometria invade a decoração dos ambientes trazendo um toque futurista  2016-01-14 - Tags: decoracao geometria angulo formas tracos melina mundim tapetes

Tapetes com até 70% de desconto na Tabriz Collection
A Tabriz Collection, marca conhecida por oferecer tapetes orientais modernos e clássicos, promove a Liquida Tabriz, que acontece entre os dias 15 de janeiro e 5 de março, com descontos de até 70% em produtos a pronta entrega, em sua loja, na av. Brasil, 2.065, Jardim América, em São Paulo.  2016-01-06 - Tags: tapetes desconto tabriz loja decoracao pronta entrega

Alemanha lança campanha em prol do têxtil na decoração
#GibDirStoff - A nova campanha da Textile Rooms Initiative (http://www.gib-dir-stoff.com) é projetada para atrair a atenção dos consumidores e estimular o seu interesse em decorar sua casa com os têxteis.  2016-01-04 - Tags: gibdirstoff textile rooms initiative eurodecor textil lar itr

HEIMTEXTIL 2016/17
Uma contínua busca por maneiras de conectar o que é natural com o que é artificial, além de respeitar a tecnologia e os produtos artesanais.  2015-12-11 - Tags: heimtextil 2016 tendencias decoracao alemanha trends frankfurt an main

Cores do ano Pantone ditam decoração
O Rosa Quartzo e o Azul Serenidade (Pantone 13-1520 & Pantone 15-3919) surpreenderam o mundo ao dar um olhar mais suave às cores em 2016: pela primeira vez a mistura de dois tons – rosa quartzo e o azul serenidade foram escolhidos como cores do ano.  2015-12-08 - Tags: pantone cores decoracao rosa azul rosa quartzo azul serenidade

Micasa realiza o Shopping Fever
Marca dedicada ao design nacional e internacional traz descontos de até 50%  2015-12-02 - Tags: micasa descontos verao decoracao moveis mesa liquidacao

Toalhas de mesa impecáveis
As toalhas de mesa e guardanapos dão as boas-vindas para as festas de final de ano. Descubra com a Lavasecco como deixá-las impecáveis  2015-12-02 - Tags: lavasecco toalhas de mesa guardanapos final de ano lavagem dicas

Cartela de cores para Carpetes e Tapetes em 2016
A INVISTA, um dos maiores fabricantes de polímeros e fibras do mundo, apresenta, através de sua marca ANTRON® de fios para carpetes e tapetes, sua cartela de cores e tendências para 2015/2016.  2015-12-02 - Tags: tapetes fios invista antron carpete polimero cartela de cores

Espaço Til apresenta coleção de verão 2016
Loja investe em parceria inédita com as marcas Green House e Quaker Decor  2015-12-02 - Tags: espaço til verao 2016 green house quaker decor gabriel monteiro da silva

Andre Razuk aposta em denim para vestir restaurantes
Em parceria com a Vicunha Têxtil, estilista traz originalidade a chefs paulistanos  2015-11-30 - Tags: andre razuk denim vicunha restaurantes

Marcelo Sommer lança coleções com Tok&Stok
Estilista assina peças que vão de móveis a acessórios, unindo tradição à linguagem contemporânea em aproximadamente 50 produtos  2015-11-25 - Tags: tok stok sommer colecao assinatura moveis acessorios

mmartan comemora 30 anos com exposição itinerante
"Sonhando acordado" - série fotográfica de Bob Wolfenson que registra o encontro de modelos, estilistas e personalidades ao longo de 20 anos de história da semana de moda -viaja o país e ganha livro  2015-11-25 - Tags: exposicao mmartan aniversario 30 anos spfw sonhando acordado

São Paulo recebe primeira marca exclusiva de almofadas
Empresa recém lançada deseja demonstrar como pequenas mudanças em nossas casas podem inspirar grandes transformações em nossas vidas  2015-11-25 - Tags: almofadas sao paulo sala 2 arquitetura boxx patterns colors

Marca de fios para tapetes e carpetes apresenta tendências de cores e influências para 2016
A INVISTA apresenta, através de sua marca ANTRON® de fios para carpetes e tapetes, sua cartela de cores e tendências para 2015/2016. Por meio de seu time internacional de especialistas em cores e produtos, a marca definiu quatro tendências que definem suas cartelas para o próximo período que vão orientar o mercado de decoração e designers.  2015-11-23 - Tags: invista antron carpetes tapetes 2016 cartela de cores

Heimtextil indica crescimento em estamparias digitais
Programada para 12 a 15 de janeiro a Heimtextil, feira internacional de tecidos para casa e decoração, espera crescimento no grupo de empresas dentro do setor “Estamparia Digital”.  2015-11-18 - Tags: heimtextil estamparia digital wtin messe frankfurt decoracao casa

Catarina Mia colabora com artesãos do Ceará
A marca cearense Catarina Mina, especializada em acessórios feitos à mão, colabora na concepção e se torna uma das principais parceiras do projeto FIA {oficina de artesãs}, que nasce da vontade de repensar os laços entre mercado, artesãos, designers e público.  2015-11-18 - Tags: fia catarina mina acessorios feitos a mao artesas fortaleza artesaos designers