Language
home » decoração têxtil lar »

Atualidades

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Heimtextil apresenta as tendências do outono/ inverno 2018-19

A urbanização é uma das palavras-chave do nosso tempo. Mais da metade da população mundial já vive nas cidades. As inspirações para o outono/ inverno 2018-19, localizadas no Theme Park, serão apresentadas na próxima Heimtextil que contecerá entre os dias 9 a 12 de janeiro de 2018, em Frankfurt  am Main e revelará como a atual vida urbana poderá vir a afetar a maneira de viver e trabalhar no futuro. 

Como parte do preview oficial que foi apresentado no dia 30 de agosto de 2017, em Frankfurt, o estúdio de design de Londres FranklinTill deu uma visão inicial do novo conceito de tendência. Sob o título "O futuro é urbano", Kate Franklin e Caroline Till apresentaram o novo Heimtextil Trendbook. Juntamente com Anne Marie Commandeur, da Stijlinstituut Amsterdam e Anja Bisgaard Gaede da SPOTT Trends & Business, publicaram suas previsões para o futuro do design de interior.

Segundo o vice-presidente de têxteis e tecnologia têxtil da Heimtextil, Olaf Schmidt, o estúdio londrino FranklinTill e todos os especialistas em tendências envolvidos conseguiram fornecer à indústria internacional do têxtil de interior uma excelente fonte de inspiração para usar em seus desenvolvimentos de produtos. Com o novo book de tendências, os fabricantes de têxteis, designers, instaladores e mobiliários terão uma valiosa visão geral dos desenvolvimentos de design. O Parque Temático ou área de tendências também fornecerá informações aprofundadas sobre novos temas de design e questões referentes a: Como vamos viver, trabalhar, comprar e coabitar? Quatro espaços fornecerão uma plataforma para tendências de estilo de vida, além de inúmeros projetos pioneiros e trabalhos criativos. São eles: 

Flexible Space
Esta tendência de estilo de vida mostra soluções para os habitantes das grandes cidades que vivem cada vez mais como nômades modernos e em apartamentos cada vez menores. Designers, arquitetos e planejadores abordam esse desafio com muita engenhosidade e otimizam o espaço disponível com design conversível e adaptável.
 

The Healthy Space
Já percebemos, há muito tempo, o efeito de longo alcance que os espaços em que vivemos, trabalhamos, aprendemos e relaxamos podem nos proporcionar bem-estar. Designers, arquitetos e cientistas estão, cada vez mais, buscando um design inovador que promova nossos níveis de saúde, satisfação, atenção e produtividade. Da integração de plantas dentro de casa às novas direções do bem-estar, o espaço saudável está em ascensão.
 
The Re-Made Space
Outro fenômeno da urbanização é a rápida geração de resíduos. Pela primeira vez na história a quantidade de resíduos produzidos nas cidades está crescendo mais rápido do que a própria urbanização. Para conquistar esta enorme montanha de resíduos, as cidades devem entender que o futuro é colocar os resíduos em pé de igualdade com recursos. Isso tornará o lixo um ponto de partida para o novo design.
 
The Maker Space
A indústria desencadeou uma revolução na fabricação de objetos de design de interiores e, graças à democratização da tecnologia de fabricação digital permite que todos desenvolvam seus próprios produtos personalizados onde quer que estejam.
 
Os especialistas em tendências também trabalharam no desenvolvimento de cinco temas adicionais que dão uma visão das cores, materiais e projetos. São eles:
 
Relax/Recharge
As cores são conhecidas por influenciar atitudes e sentimentos. Em contraste com as visualizações atuais, o azul mostrou ser estimulante e o vermelho calmante. Relax / Recharge é uma opção de design transformadora que usa o poder das cores para tornar o equilíbrio energético dos mundos urbanos superestimados de volta ao equilíbrio. Paredes, pisos e móveis estão completamente imersos em cores.
 
Perfect Imperfection
Indigo, um dos corantes mais antigos do mundo, está atualmente muito em voga entre inúmeras marcas e designers atuais. Eles estão redescobrindo a tintura índigo em todas as suas nuances. Com base na filosofia japonesa de Wabi-Sabi ("aceitando o imperfeito"), materiais e produtos trazem os traços da maneira como foram feitos. As pinceladas e costuras são visíveis e recebidas como parte da documentação poética do processo criativo. 

Soft Minimal
Os sistemas de vida urbana são multifuncionais e podem ser adaptados. Soft Minimal se concentra em projetos de interiores e produtos que atraem por sua funcionalidade e são valorizados para toda a vida. Materiais aconchegantes como fios de lã, feltro, linho e bouclé oferecem um espaço minimalista de calor e personalidade. Uma paleta de cores que vai do pastel e tons neutros complementados por preto fosco garante elegância e atemporaneidade. 

Adapt+Assemble
Liberados de todo o excesso de frescura, os projetos apelam com formas e materiais geométricos e intercambiáveis ​​que são perfeitos para embalar e transportar, viajar e se mover-se facilmente. As técnicas têxteis utilizadas são simples e confiáveis. Os materiais são reinterpretados e convertidos para o uso doméstico. As cores primárias brilhantes garantem uma aparência divertida.

Urban Oasis
Os designers transformam interiores em oásis verdes, ou seja, usar a natureza para alcançar uma maior sensação de bem-estar. O verde é considerado a cor mais relaxante para o olho humano. Os tons verdejantes são usados ​​para atualizar o corpo e a alma. A floresta escura e os verdes são misturados com rosa fosco. As texturas que imitam a natureza garantem uma sensação plena e suave.
 
Além das tendências "Theme Park", a Heimtextil dará respostas a questões relativas ao design urbano sustentável, bem como aos regulamentos de proteção contra incêndio e aos requisitos estruturais, através do novo formato de exibição, a Interior.Architecture.Hospitality Expo. 

Mais informações: www.messefrankfurt.com  |  www.congressfrankfurt.de  |  www.festhalle.de

 

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Por: Carlos Simões
Fotos: Divulgação

Data de publicação: 21/09/2017

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Decorelli® lança toalha 'Trenó' para decorar no Natal
Chega o fim do ano e o clima de Natal começa a invadir as residências. Seja na sala de jantar, na cozinha ou área gourmet, uma toalha com motivos natalinos pode proporcionar um visual especial na decoração. Inspirada no tema, a Cipatex®, por meio da marca de toalhas de mesa Decorelli®, lança este ano a estampa “Trenó”.  2018-12-14 - Tags: cipatex natal decorelli noite feliz motivos natalinos toalhas de mesa

Karl Mayer mostra tecnologia para têxteis-lar na Heimetextil
Pela primeira vez após 40 anos, a Karl Mayer, grande fabricante alemão de máquinas têxteis, estará presente na Heimtextil 2019, maior feira mundial do setor de decoração, que ocorrerá entre 8 e 11 de janeiro, em Frankfurt, participando do espaço Obertshausen, no segmento de malharia de urdume.  2018-12-14 - Tags: heimtextil 2019 karl mayer frankfurt weft fashion terry eco setor de decoracao

Marcelo Sommer lança nova coleção com duas linhas inéditas: Toile Urbaine e Lucky
O universo lúdico de Marcelo Sommer transforma-se em mais uma coleção para a Tok&Stok. O estilista preparou duas linhas inéditas, batizadas de Toile Urbaine e Lucky, para trazer mais design, sofisticação e peças incríveis e assinadas para a decoração. Os produtos acabam de chegar em todas as lojas da marca e poderão também ser encontradas no site  2018-12-07 - Tags: marcelo sommer toile urbaine lucky tok&stok toile du jouy decoracao design interiores

Decorelli Arte chega para dar estilo descontraído aos ambientes
A Cipatex® aposta em estampas descontraídas e multicoloridas para lançar uma nova linha de revestimentos sintéticos. Em 12 versões, o material pode ser usado para revestir móveis, como poltronas e pufes, levando charme e personalidade aos ambientes. É o estilo perfeito para sair do padrão tradicional e criar um ar mais despojado e criativo.  2018-12-03 - Tags: cipatex revestimentos sinteticos love paris marine cactos azulejo portugues e ornamental mosaico route locations placas marine cactos fauna quadrinhos puzzle

Toalhas de praia da Altenburg chegam com quatro estampas exclusivas
Na praia, no campo, parque ou piscina, a toalha é um item essencial para curtir o verão. Sucesso na Europa, agora a peça em formato redondo também ganha espaço na nova linha da Altenburg, uma das principais marcas de cama e banho do país.  2018-11-23 - Tags: altenburg colecao brasileirissimas patricia higino farol tropicalia iara ipanema toalhas de praia

Tok&Stok mostra como preparar a casa para as Festas de final de ano
A Tok&Stok acredita que a casa pode ter o estilo de seu morador. Assim, a coleção Festas 2018/2019 contempla também os amantes do fun design com a linha Migos&Risos. Repleta de cor, amor e com uma pitada de ousadia e irreverência, ela desperta os melhores sentimentos para as comemorações de fim de ano.  2018-11-14 - Tags: tokstok festas 2018 migosrisos papais noeis caleidocolor decoracao

Karsten lança coleção de Natal celebrando o Tempo
O tempo do Natal nos convida a preparar a casa e o coração e experimentar mais uma vez aquela nostalgia acolhedora que nos envolve a cada ano. O Natal tem o poder de encantar, de reunir e renovar a esperança no amor. É tempo de agradecer, presentear e dividir o melhor de nós com quem mais amamos. Para celebrar o Natal e o Tempo, a Karsten preparou uma coleção especial com 17 lançamentos.  2018-11-01 - Tags: tempo do natal karsten natal decoracao tempo toalhas de mesa sempre limpa venturini

Arte têxtil aparece novamente nas paredes mostrando novas interpretações e usos
Tire da cabeça a ideia de que tapeçaria e arazzo são coisas do passado. Eles voltaram a enfeitar os ambientes, agora em versões únicas, que evidenciam os mínimos detalhes. E qual é a diferença entre arazzo e tapeçaria? Francesca Alzati, diretora criativa da By Kamy, pioneira em explorar novas plataformas de arte, explica a diferença.  2018-10-18 - Tags: by kamy francesca alzati arazzo tapecaria mezzo punto decoracao arte textil artes decorativas

Heimtextil expande oferta em móveis e tecidos decorativos
Com mais de 400 fabricantes internacionais, a gama de produtos decorativos, bem como estofados e couro artificial está mais ampla do que nunca. A principal feira mundial de têxteis para o lar que acontecerá entre os dias 8 a 11 de janeiro de 2019, em Frankfurt am Main para a temporada 2019/2020, estará expandindo ainda mais a oferta de produtos e serviços.  2018-10-11 - Tags: frankfurt am main heimtextil 2019 gruppo mastrotto manifattura tessile di nole martinelli ginetto mca prosetex e sirio tendaggi. boelert & moens de poortere frères symphony mills decoracao interior architecture hospitality expo

Feira homenageia os artistas e artesãos no Unibes Cultural
A próxima edição da Feira na Rosenbaum também homenageia os artistas e artesãos da Ilha do Ferro. O povoado, localizado no município de Pão de Açúcar, em Alagoas, fica na margem do Rio São Francisco e concentra uma das maiores populações de artesãos do Brasil.  2018-10-02 - Tags: unibes cultural feira na rosenbaum cris rosenbaum fabiano al makul

32 anos produzindo têxteis para decoração de forma ecológica e sustentável
O Brasil é o quinto maior produtor textil do mundo, atrás da China, Índia, Estados Unidos e Paquistão. E tem a oportunidade de ganhar relevância global nas áreas de algodão orgânico, de acordo com o estudo “Cadeia Global de Valor”, da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT). A previsão é de maior destaque para produtos que envolvam sustentabilidade na sua produção.  2018-09-28 - Tags: ecocert paraiba santa luzia redes armando dantas embrapa slow living pet

Ronaldo Fraga na melhor conexão com o hotel Grand Mercure
Grand Mercure é a marca da AccorHotels mais enraizada nas tradições e histórias das localidades onde se encontra, proporcionando uma rica experiência aos seus clientes. Para trazer ainda mais personalidade à marca no Brasil, a AccorHotels escolheu um embaixador que capta a essência da cultura brasileira: Ronaldo Fraga.  2018-09-28 - Tags: grand mercure accorhotels ronaldo fraga artigos para casa grand mercure recife boa viagem

Altenburg lança travesseiro com regulagem de altura voltado para hotelaria
Maior produtora de travesseiros do Brasil e uma das mais importantes marcas de cama e banho do país, a Altenburg traz novidades também para um segmento fundamental para o negócio: as hospedagens e spas. Com uma divisão dedicada especialmente ao setor, a companhia lança em setembro um produto inovador: um travesseiro com regulagem de altura.  2018-09-21 - Tags: equipotel altenburg rose molon smart zip toque de pluma travesseiros hotelaria

Estilista carioca imprime sua moda autoral e autêntica em móveis e objetos
Inaugurado em agosto no Shopping Leblon, o primeiro endereço do ad.studio por Paloma Danemberg reafirma sua vocação para levar o antiquário ao século 21 com o lançamento de uma seleção de móveis e objetos customizados por Isabela Capeto. Nome de peso da moda carioca, Isabela aplicou tecidos com estamparia exclusiva em objetos garimpados mundo afora por Paloma Danemberg como cadeiras, poltronas, abajures e chaveiros.  2018-09-19 - Tags: shopping leblon isabela capeto paloma danemberg antonio bokel decoracao mobiliario

'Toward Utopia' norteia as tendências que serão apresentadas na Heimtextil 2019
Heimtextil, a maior e mais importante feira internacional de têxteis-lar, será realizada de 8 a 11 de janeiro de 2019, em Frankfurt am Main. Sendo a primeira feira do ano do setor, ela é um barômetro para todo o ano comercial. O evento considerado líder congrega, além do design e das tendências de interiores, fabricantes, distribuidores e designers internacionais que apresentam seus produtos e inovações para uma grande audiência de visitantes e profissionais de todo o mundo.  2018-09-06 - Tags: heimtextil frankfurt am main toward utopia heimtextil 2019 franklintill toward utopia embrace indulgence escape reality pursue play

Adriana Barra assina espaço conceitual durante para a Vallvé
A designer Adriana Barra, precursora de uma onda de estamparia no país, emprestou seu olhar e curadoria para desenhar um espaço conceitual criado para a Vallvé, marca brasileira tradicional no conceito de salas de banho. O ambiente trata-se de uma sala de banho idealizada por Adriana Barra e batizada de Botaniponica.  2018-09-04 - Tags: adriana barra vallve botaniponica japonismo arnaldo danemberg decoracao estamparia papel de parede

WGSN aposta na Neo Mint para cor do ano de 2020
Um tom de verde suave, mentolado e relaxante, chamado de "Neo Mint", vai dominar o décor e as passarelas em 2020 segundo a WGSN, empresa líder mundial em tendências e previsões. Outras cores que já apareceram em anos anteriores, como laranja, amarelo, roxo e azul, voltarão com novas nuances para agradar uma geração moderna e conectada.  2018-08-29 - Tags: wgsn neo mint nasa purist blue cassis cantaloupe mellow yellow 2020

Métodos tradicionais e novas técnicas se fundem nas coleções de Paula Ferber Casa
Depois de anos de trabalho na indústria da moda, em especial a calçadista, Paula Ferber cria coleção de objetos para casa em 2017, um alegre enclave de peças inspiradas em experiências criativas de sua vida. Ao herdar uma fábrica de artesãos em Muzambinho – MG, a designer dá continuidade ao ofício do artesanato em tressê e crochê realizados por moradores da cidade preservando saberes e desenvolvimento local.  2018-08-28 - Tags: paula ferber paula ferber linha casa paula ferber muzambinho paula ferber vernah dw

Donatelli Tecidos apresenta coleção assinada por Maraí Valente
Assinada pela designer Maraí Valente do estúdio Pellle, a coleção WOODBLOCK tem como inspiração a técnica de estamparia conhecida como Woodblocks, blocos esculpidos em madeira. A técnica de impressão originária da China, dinastia Tang 618-906, foi introduzida na Índia, no estado do Rajastão, há apenas quatrocentos anos e hoje é mundialmente conhecida como Bagru.  2018-08-24 - Tags: woodblock marai valente estudio pellle estamparia tecelares xilogravura donatelli tecidos

Design Weekend: Manifesto Tramas das Artes
"A arte pode ser qualquer coisa desde que o artista diga que sim.". Icônica frase de Marcel Duchamp, artista francês tido como o mestre da ideia de ready made como objeto de arte, transportando com audácia elementos da vida cotidiana para o universo desbravador das artes.  2018-08-17 - Tags: design weekend luisa editore monica millan nicole tomazi niobe xando gilvan samico di cavalcanti tarsila do amaral daniella bauer by kamy manifesto tramas das artes